origem
Eusébio +10: Agosto 2008

domingo, 31 de agosto de 2008

ganhámos um ponto!!!

Se alguém vos dissesse que iamos jogar contra o Porto, que o árbitro era o arguido Jorge Sousa, que um traidor ia cometer um penalti no inicio da primeira parte e auto-expulsar no inicio da segunda, que 3 dos nossos jogadores se iam lesionar e que outros 3 andaram com caimbrãs desde os 75 minutos, e que mesmo assim iamos conseguir empatar o jogo, alguem acredita?

De facto, o jogo de ontem foi um grande espectáculo, temos que estar orgulhosos dos rapazes, satisfeitos com o resultado e olhar para o futuro com optismo.

Não vou fazer grandes comentários ao jogo porque não há muito a acrescentar ao que já disse 20 vezes. Continuamos a jogar com 10... é exasperante ver o Aimar a disputar bolas de cabeça com o Bruno Alves. Consigo ter saudades do Nuno Gomes (e que bem entrou ele ontem) e não vejo a hora do Suazo jogar. Acho suicida apostar-se em 2 avançados e 2 extremos que não defendem e não fazem o corredor. O Carlos Martins e o Yebda lutaram contra 4 ou 5 jogadores no meio campo e duraram 30 minutos na primeira parte e 20 na segunda. É muito giro dizer que jogamos com 2 avancados mais o aimar o reyes e o dimaria e de preferencia o Mantorras, mas na prática, isso não funciona nem no Subuteo.

Mais Mais:
Leo foi um gigante
Yebda é um achado
Cardozo é o melhor jogador a passar pelo Benfica nos últimos anos

Mais:
Maxi é de uma segurança e de uma competitividade assustadora
Carlos Martins lutou até ao limite das suas forças num combate desigual
Luisão foi autoritário durante toda a adversidade e ainda molhou a sopa duas vezes
Nuno Gomes limitou-se a fazer o que sabe fazer bem e foi muito melhor do que o que por lá andou antes dele.

Menos:
Reyes e DiMaria mostraram muita parra e pouca uva. Um tem talento outro velocidade, mas vistas as coisas não produziram nada de significante e foram uma nulidade a defender.

Menos Menos:
Aimar não ganhou uma bola em 45 minutos e foi uma sorte ter-se lesionado.

Execrável (exigo disciplina disciplina disciplina!!!!):
Katsouranis devia passar o resto do seu contrato na lavandaria do clube, 40 horas por semana, a limpar as botas dos jogadores com a lingua. Quando acabar o contrato pode ir para o Porto, para a Grécia ou para a cona da mãe.
O adepto que ontem agrediu o assistente limitou-se a fazer aquilo que todos nós gostariamos também de fazer. Mais, aposto que se o bandeirinha não tem antes levado nos cornos não tinha visto a bola do Cardozo dentro da baliza. O barbudo merece uma águia de ouro pela sua coragem e a proibição de entrar no estádio pela sua estupidez. É da mais inteira justiça que a Catedral seja interdita por 1 ou 2 jogos.
Jorge Sousa não decidiu um lance duvidoso a favor do Benfica, assinalou um penalti (claro) que nunca assinalaria do lado oposto, e intimidou de uma forma patética os jogadores do Benfica em todos os cantos.


PS - convido-vos a ler os posts de 9 e 10 de Julho para confirmarem que o Eusébio+10 sabe de bola para caralho!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

um renovado 4-4-2

agora parece que conseguimos o emprestimo do suazo. vai, por certo, jogar ao lado do cardozo. o que implica que o makukula esta' descartado e que o nuno vai passar a epoca no banco. podia ser pior. mas o que me intriga agora e' a colocacao das pecas no xadrez. o meu palpite e' a saida do carlos martins ou a integracao lenta do di maria. tenho entao 2 esquemas possiveis, para o 4-4-2 do quique. a ver:

1)


quim

maxi luisao david luiz/katso leo

di maria aimar yebda reyes

suazo cardozo



2)

quim

maxi luisao david luiz/katso leo

carlos martins aimar yebda reyes

suazo cardozo


no esquema 1 o carlos martins pode entrar pelo di maria ou pelo aimar, o balboa pode entrar pelo di maria, o ruben amorim sera' o suplente do yebda. no esquema 2 o di maria entra para render o carlos martins ou o suazo. claro que sao esquemas moveis e dinamicos, e nao me admirava na aposta de uma especie de losango muito dinamico, com 4 homens no apoio ao cardozo quando se tem a bola (ala direito, suazo e aimar, ala esquerdo) e recuando para um 4-4-2 quando nao se tem a bola, fazendo uma pressao alta e constante. outra alternativa e' a constante troca de flancos entre os alas, para baralhar as contas, podendo mesmo o aimar descair para uma das alas para dar espaco para a entrada de um ala pelo meio, ou proporcionando ao suazo "trazer" um central consigo, abrindo espacos para o cardozo. vai ser interessante ver a integracao do suazo na equipa.

de qualquer forma, mais uma excelente jogada do rui. 

David, o Eusebio +10 da'-te as boas vindas e deseja-te uma epoca cheia de sucessos de aguia ao peito. agora trata de suar a camisola.


BENFICA ESMAGA!!!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

perder tempo

antes de mais, devo dizer que acho que o rui costa tem feito um trabalho excelente. trazer o aimar, o reyes, o carlos martins nao deve ter sido pera doce. no entanto, acho que se apostou no cavalo errado durante muito tempo e agora o tempo escasseia.

quero com isto dizer que o rui e o benfica deviam ter mandado o espanyol dar uma curva e dizer ao luis garcia "desculpa la' pa'. nos ate' te queriamos mas nao vai dar." agora, a 5 ou 6 dias do fecho do prazo de transferencias, nao temos o tal avancado movel que o quique quer. fala-se no rodrigo palacio e no ewerthon. dos dois, venha o palacio. mas com 5 dias, confio que o negocio nao seja o melhor, qualquer que seja o negocio: o palacio vale nas calmas 15-17 milhoes, o suazo so' vira' com clausulas do tipo "1 ano de emprestimo e o di maria no inter de borla em 2009/10", o que tambem nao interessa. nao se afigura facil.

para complicar as coisas, o nelson saiu e precisamos de um lateral direito. por consequencias de uma ma' gestao dos valores jovens que passaram no clube, estamos interessados em 2 miudos que foram formados no benfica e, consequentemente, terao sempre o meu aval. nao obstante o joao pereira ter dito, ha' uns meses, que via com bons olhos uma transferencia para os porcos -- ficou um bocadinho atravessado. ora, acho que um acordo com o miguel lopes se faria em 20 minutos e com o joao pereira em 25. agora e' ter paciencia: dado o braga nao vender por menos de 3.5 milhoes, aplica-se a mesma estrategia que ao espanyol -- "jovem, ate' gostavamos que voltasses a vestir o manto sagrado e com sorte ate' jogavas com o 2 que em tempos foi do veloso, um dos grandes laterais direitos do benfica. mas esta' dificil e nao me parece que venhas... boa sorte!"

e pronto. a ver o que os proximos dias nos reservam. ate' la', venham os porcos, que vao todos sair da luz a guinchar!

BENFICA ESMAGA!!!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Apito Power

Desmascarou-se a vigarice no conselho de Justica, mas o Apito esta' mais dourado que nunca. Mesmo descaradamente, naquela de mostrar que manda quem pode e obedece quem tem juizo.

Jorge Sousa.

Palavras para que. Vamos ter mais um festival de douradinha.

domingo, 24 de agosto de 2008

nada de novo

Bom, quem le o eusebio+10 já sabia como isto ia acabar. Há umas semanas previ o que iria acontecer nas 4 primeiras jornadas. Hoje dei-lhe mais uma achega. Se fosse assim tão fácil acertar o euromilhões já estava rico.

Por partes.

Mais:
- Carlos Martins é de longe o jogador mais importante do meio campo e sem ele a equipa perde toda a profundidade e combatividade.

- Semana após semana, Leo é sempre o melhor em campo. Maxi não teve tanta sorte em termos ofensivos (não foi por falta de atitude) mas foi irrepreensivel a defender. O pouco que conseguimos atacar foi sobretudo devido ao esforço e ousadia dos laterais.

- Quim está em excelente forma.


Assim-assim:
- Yebda é o pendulo da equipa, tem uma presença fisica importante, é muito bom nos lances de bola parada (uma bola ao poste) e normalmente passa sempre bem a bola. Dá no entanto pouca profundidade ao jogo e precisa de arriscar um pouco mais. Hoje jogou-se muito para o lado e em parte a culpa foi dele.

- Urreta e Amorim foram os sacrificados da falta de entrosamento da equipa. Super marcados (grande novidade) práticamente não foram capazes de ir à linha centrar uma bola. Balboa entrou numa altura boa do jogo e foi capaz de dar outro dinamismo às alas.

- Luisão e Katsouranis não estiveram bem nem mal. Não foram capaz de assumir grande autoridade mas também não comprometeram (foi o Katso que foi comido no lance do golo?). Nos últimos minutos deviam ter arriscado mais e ter tido uma postura mais agressiva ofensivamente.

- Cardozo é o que é, sem ovos não faz omeletes e foram tao poucas as bolas que chegaram à frente que não se lhe podia ter pedido mais.


Menos:
- o Aimar não joga a ponta dum peido. Insistir no homem como segundo ponta de lança então é de bradar aos céus. A única hipótese que ele terá para jogar é optar pelo losango ou então jogando em 4.3.3, onde o Aimar poderá jogar como médio ofensivo. Mesmo assim, tenho as minhas duvidas. O Aimar deve ser o jogador com mais perdas de bola da equipa e tem sido de longe o mais inconsequente em campo. Hoje demos 45 minutos de avanço em grande parte por culpa do Argentino. Atitudes de vedetismo incriveis, a fazer de passes de merda e a levantar os braços para os companheiros como se a culpa fosse deles. Não faz um sprint, não consegue dar seguimento a uma jogada de contra ataque e para culminar falha um golo feito no minuto 90. Por mim já tinhas ido, mas cheira-me que até à quarta jornada vais continuar a ter boa imprensa.

- Filipe Bastos entrou para o lugar do Carlos Martins e não foi capaz de construir uma jogada. Talvez venha um dia a ser um trinco razoável, mas esperar que contribua nos movimentos ofensivos é ridiculo. Na altura que mais precisávamos de atacar havia um fosso enorme entre os nossos dois trincos e a linha da frente. Eu sabia que ia dizer isto, só não sabia que ia ser tão cedo, mas lá vai: que saudades do Nuno Assis.

- Atitude. Ou falta dela. A equipa queria ganhar e no entanto é completamente incapaz de empurrar o adversário, de o sufocar, de o encostar ás cordas nos últimos minutos. males que vêm do passado.

- Por fim, claro, o inenarravel Xistra. Dois penaltis do tamanho do estádio e as infindáveis faltas de merda sempre contra o Benfica. nada de novo. Um penalti a favor do Benfica só em jogos da Taça da Liga, quando tivermos a ganhar 5-0 e, claro, inventado para a lagartagem poder fazer a conversa do colinho.


PS - Se querem um lateral direito, o miudo Miguel Lopes parece ser craque.

arranque em falso

bom... la' se vao 2 pontos... como previsto em primeira mao por este blog, uma excelente actuacao do xistra (o penalty sobre o aimar e' clarissimo) e um autocarro estacionado em frente 'a baliza do rio ave.

os menos:
urreta: muito inconsequente, muito tempo. nota-se que ainda nao tem estaleca. perde muitas bolas e hesita muito.
felipe bastos: nao gostei muito da actuacao do rapaz. sentiu-se a falta do carlos martins.
ruben amorim: o jogo nao lhe correu muito bem. muitos passes falhados, pouco apoio ao lateral, poucos accao no jogo.

os mais:
yebda: muito inteligente na forma de fazer faltas, aparece bem na grande area. a bola 'a trave foi pena.
maxi e leo: grandes pulmoes. fartaram-se de correr e deram muito que fazer 'a defesa do rio ave.

nota para o carlos martins e para o aimar: o primeiro gosta de rematar de longe. e' bom, mas 'as vezes tambem interessa passar a bola. mas gosto da maneira como batalha. o segundo, assim que passou a deambular mais atras, foi um festival de futebol. boa visao de jogo, interessantes movimentacoes. sofreu uma falta para penalty clarissima.

palavra ao nuno gomes: declaracoes infelizes no fim do jogo. a uma pergunta sobre se estas chateado por nao seres opcao para o 11 titular nunca deves hesitar. jogas onde e quando o quique quiser...

estamos a crescer, mas no inicio da temporada gostava que ja' estivessemos na puberdade. parece que ainda nao passamos da escola primaria... o crescimento vira' com o reyes?

para a semana temos os porcos. entram reyes e di maria, saem urreta e amorim? talvez. na falta de um avancado movel ate' nem me importava de ter o aimar na direita e o di maria atras do cardozo.

estou um pouco desiludido...


BENFICA ESMAGA!

Quique entra a perder

Atenção, Quique está a dormir e já entrámos a perder!

Na sexta feira Jesualdo Ferreira dedicou grande parte da entrevista pré-jogo a desculpabilizar Bruno Alves e a tentar limpar a imagem do "jogador". É de facto preciso muita lixivia para limpar a imagem do maior sarrafeiro da nossa praça se queremos que ele mantenha a média de duas agressões por jornada e dois amarelos por campeonato. Já Paulo Bento passou grande parte da sua entrevista a dizer que estava muito preocupado com o que aí vinha em termos de arbitragens e ontem começou logo o choradinho porque lhe foi mal assinalado um penalti quando já ganhava 3-0. Este ano começam a chorar 3 jrnadas antes de virem à Luz. Pergunto-me se haverá xuxas para calar aquela gente toda. Já Quique optou por dizer que temos de ser dignos e humildes, o que em Futebolês quer dizer: toca a abrir as pernas para o Xistra não ter de se maçar muito.

Parece-me que o jogo de hoje tem tudo para correr mal. O que é verdadeiramente dramático se olharmos para os próximos 3 jogos. Não temos Reyes, não temos DiMaria (aquele nosso suplente que é o jogador mais quente do mercado), mas temos autocarro e Xistrada garantida. E isto vai ser só um aperitivo porque o prato principal só vai ser servido para a semana.

Quique, se ainda leres estas linhas antes do jogo, mete o Makukula e o Mantorras de inicio, mata umas galinhas no balneário, ve se arranjas uma imagem da Nossa Senhora daquelas que cabem no bolso e pede ao Chalana e ao Diamantino para irem para o banco. É porque se por qualquer milagre nós ganharmos os próximos 4 jogos, cheira-me que vamos ser campeões com 15 pontos de avanço.

sábado, 23 de agosto de 2008

Lateralmente falando

Pois o Nelson se fue'. Felicidades para o Nelson. Um jogador razoavel mas nao imprescindivel. So' fico um bocadinho incomodado por ser uma transferencia em cima do limite do fecho. Espero, sinceramente, que nao se facam asneiras e que se continue com calma....

Ora, no dia em que o Nelson sai, o Leo lesiona-se, o Reyes ainda nao tem certificado e o Di Maria faz um chapeu que vale ouro na china. Resumidamente, um dia bastante movimentado para as laterais benfiquistas. Tudo isto implica o que? Bom, para comecar, que o Maxi, o Jorge Ribeiro e o Urreta vao comecar o jogo amanha. E depois que quando o Angelito chegar que se devia sentar 'a mesa com ele e dar-lhe um pequeno "premio" (leia-se, aumento de ordenado) pela prestacao olimpica, e subir a clausula de rescisao para os $50M. So' para precaver investidas madrilenas ou bascas....

Voltando 'a saida do Nelson: parece entao que vamos precisar de um lateral direito. Como o Veloso esta' a ficar velho para as curvas, nao me importava que viesse aquele de quem se falava no inicio da silly season, o Belleti. Sempre dava luta ao Maxi...

Mas creio que o "maestro" tem tudo sobre controle e que ainda vamos ver mais 2 grande jogares a terem a honra de vestir o manto sagrado.


BENFICA ESMAGA!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Os Jogos Olimpicos e o elevador

O betinho de Cascais fez beicinho porque ficou em quarto lugar e ja' tinha ficado em quinto e sexto (que sao todos, note-se, excelentes classificacoes) e tem que treinar sozinho coitadinho buhuhuhuhu e pagam-lhe a ridicularia de 1000E por mes. O rapaz acha que esta' a ser explorado e que assim nao ha' condicoes.
Ponto por ponto: aparentemente, ha' condicoes, porque ele tem o barco (que nao deve ser coisa barata...) e consegue bons resultados (alem das boas prestacoes nos Jogos, foi aparentemente campeao europeu e mundial de qualquer coisa). Quando se chega 'a ridicularia dos 1000E por mes, e' que a porca torce o rabo. Ja' escrevi aqui que um assistente universitario ganha menos que isso. Milhares de doutorandos portugueses espalhados pelo mundo tambem ganham menos que isso. E esses deram-se ao trabalho de, nao encontrando condicoes perto de casa, fazer as malas e procurar as condicoes que lhes permitissem um desenvolvimento profissional adequado 'as suas expectativas e formacao academica. Eu sei que o betinho e' de Cascais e tem ar de quem saiu directamente da reuniao dos sete elementos que constituem as Juventudes Populares, ou la' como se chama agora os putos-que-quando-forem-grandes-querem-ser-como-o-Paulo-Portas, e que o papa' deve ter cacau, e que 1000E para o rapaz nem sequer devem chegar para tres jantares com os amigos, mais um fim-de-semana no Algarve para dar sol 'as gajas. Mas se ele perguntar ao papa' quanto e' que o papa' paga aos empregados do papa', fica rapidamente a perceber que quando ele recebe 1000E por mes para treinar, independentemente dos resultados, nao e' nada mau.
Depois ha' a estoria de ele dizer que recebe 1000E/mes para andar a ELEVAR o nome de Portugal pelo mundo. Eu acho esta conversa de cada vez que alguem ganha uma medalha se dizer que o nome de Portugal e' elevado o maior vomito de que ha' memoria. Sim, maior ainda que cada bujarda do Corrupto-mor. Como raio e' que uma medalha nos Jogos Olimpicos, ou um campeonato do Mundo, ou qualquer coisa da mesma magnitude, eleva o nome de Portugal? Todos os anos, ha' uns quantos Queninanos, Etiopes e naturais da Eritreia (que nao sei como se chamam... Eritreios? Eritreienses? Eritreianos? Isso...) que limpam medalhas e campeonatos sem espinhas. Alguem respeita mais o Quenia, a Etiopia e a Eritreia por causa disso? Os jamaicanos despacharam as corridas de velocidade. Houve algum aumento do PIB da Jamaica por causa disso?
Os Canadianos, os Suecos, os Dinamarqueses e coisa assim praticamente nao ganham medalhas - deixam de ser respeitados por causa disso? A India tem uma das maiores massas de intelectuais do mundo e estao a borrifar-se para o desporto. Daqui por dez ou vinte anos vamos andar a pagar-lhes patentes de tudo e mais alguma coisa. Alguem se chateia por eles nao terem lancadores de martelo?!

O que realmente eleva o nome de Portugal, todos os dias da semana, todas as semanas do mes, sao aqueles que tendo nascido em Portugal nao se deixaram contaminar pela conversa da "falta de condicoes" e se dao ao trabalho de as procurar ou de as construir. E que contrariamente ao betinho de Cascais, nao so nao sao falados de quatro em quatro anos, como NUNCA ninguem lhes liga nenhuma. O que realmente eleva o nome de Portugal sao os portugueses que imunes aos fados nacionais da incompetencia congenita e da inveja rancosa se atiram de cabeca nao para a piscina mas para o trabalho. Cada vez que um desses portugueses se faz respeitar noutro pais cujo nome ja' esta' uns andares mais acima no elevador, ai' sim, o nome de Portugal eleva-se.

Com o devido respeito ao Carlos Lopes, e 'a Rosinha (Deusa! Deusa!) e 'a Vanessa, e ao Nelson, e a todos os desportistas portugueses que conseguem resultados de valor, eu conheco pelo menos uns cem ou duzentos gajos e gajas que nunca aparecem nos jornais, que nao se queixam de nao ter vida para nao-sei-que, que ganham salarios ao nivel de mulhe r-a-dias apesar de andarem a estudar e a valorizar-se ha' mais de dez anos, que elevam mais o nome de Portugal do que esses grandes atletas alguma vez farao ou terao feito.

O que eleva o nome de um pais, de um povo, sao os feitos ESTRUTURAIS e nao os feitos conjunturais. Vale mais um Fernando Pessoa do que dez estafetas de 4x100. Vale mais um Vasco da Gama do que cinco maratonistas. Vale mais um Einstein do que todas as aldeias olimpicas desde sempre para sempre, elevadas ao factorial do numero de atletas que por la' passaram. Os atletas podem fazer lendas. Os outros, os que contam mesmo, fazem progresso. Na Grecia antiga, ja' havia jogos olimpicos e competicoes e tudo e tudo e tudo. Mas nao havia antibioticos. (Tipo, por exemplo.)

O desporto e' giro, saudavel (excepto para aqueles casos como uma certa barbuda que desde que ficou sem barba nunca mais ganhou nada...), entretem, da' energia. Mas nao me venham com tretas de que e' o desporto que eleva os povos. Perguntem aos quenianos.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Post 500 dedicado 'a "nossa" Vanessa

Pois para celebrar o post #500 deste blog, decidi escrever umas palavras acerca da prestacao olimpica portuguesa (ou a falta dela). De facto, e ate' ver, a Vanessa mostrou mais uma vez porque e' que e' hepta-campea da europa de triatlo. E foi preciso esta miuda, de 22 anos, ganhar uma medalha com muito suor e muito esforco, para que as pessoas abrissem os olhos um bocadinho.

Numa demonstracao ENORME de caracter e daquele bocadinho (que e' um grande bocadao) que faz da Vanessa tao campea, a Vanessa nao teve papas na lingua e disse, sem medos nem pudores, que se e' para andar a brincar aos atletas, entao deixem-se ficar em casa. Ora, dos 95 que foram 'a china, apenas a Vanessa (ate' ver) teve direito a bilhete. O resto, foi tudo passear que nem chulos.

Pondo o dedo na ferida, e ferindo susceptibilidades dos pobres de espirito, a Vanessa disse ao seus companheiros "atletas" (que de atletas muito pouco tem) que ser atleta de alta competicao nao e' ser chulo do estado. E' trabalhar no duro, 12,14, 16 horas por dia, e' fazer do desporto escolhido a sua vida. Numa comparacao com um musico, e' o mesmo que ser violinista e dormir com o violino ao lado. No fundo, e' VIVER a profissao que se decidiu envergar.

Mas como Portugal e' uma amostra de pais, as coisas andam todas na rebaldaria. Ninguem pede justificacoes a ninguem. Foi preciso a Vanessa suar como uma campea para o Vicente Moura ficar ofendido com as prestacoes portuguesas, depois de uma atleta ter dito que desistia por causa da competicao. Olhe, sr. Vicente, eu vou telefonar ao Quique e ao Rui Costa e vou-lhes dizer que para a proxima vez que jogarem com o Milan, o Real ou o Manchester United que mais vale poupar o bilhete de aviao, por causa da concorrencia.

Como o Joao dizia e bem: nos outros paises compete-se; em Portugal brinca-se ao desporto.

Um grande MUITO OBRIGADO 'a Vanessa, pelo seu caracter e pelo seu espirito desportista. Hoje nao interessa se es do Glorioso ou nao (mas que estou MUUUUUUIIIIIITO contente por seres, ai isso estou!)

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Uma ideia...

Tive esta ideia a partir de um comentario a um post do D'Arcy no blog dele ("Diario de um adepto benfiquista"). E se o nosso novo avancado movel fosse um puto argentino de 20 anos, franzino e irrequieto, que anda pela china a jogar 'a bola? Recuava-se o Aimar para 10, o Martins e o Reyes nas alas, o Yebda a trinco, Di Maria e Cardozo na frente... Sera' assim uma ideia tao descabida? Poupavam-se os 10 milhoes e podia-se ir buscar um lateral direito capaz...

domingo, 17 de agosto de 2008

Comentarios

Para evitar cenas disparatadas como a do doente que anda para aqui a zurrar, ou la' o que e' ele, alterei os comentarios alem de nos os quatro para requererem aprovacao.
Pelo menos ate' o bicho se cansar.
Se nao acharem boa ideia, mudem outra vez, mas e' disparatado estarmos a perder tempo com esta criatura.

Peco desculpa aos utilizadores normais, espero que nao desistam de aparecer aqui por causa disto.

Este blog, como diz ali em cima, e' do Benfica. Nao quer dizer que so' pessoal do Benfica aqui venha comentar, ou ler, isto esta' aberto a toda a gente. Mas nao esta' aberto a energumenos que querem vir aqui descarregar diarreia mental. Por isso, o autoclismo esta' puxado.

De qualquer forma, obrigado pela escolha. Nao tinha nocao que somos assim tao importantes.

o circo vai começar!!!!

Se o que se passa actualmente no reino dos Andrades sucedesse com o Benfica, meus amigos, os jornais desportivos estavam a publicar 3 edições por dia, que espremidas até sangue pingavam.

Entre o amuo do Quaresma, as bocas do Luxo, o terem levado um banho de bola dos Especiais, contratarem heróis de banda desenhada, irem no 34 lateral esquerdo desde 2005 (que para não variar não joga um peido), e claro, ainda não terem comissionado nada este ano, as coisas estão complicadas (e eu que até acreditava que o Manchester ia dar 50 milhões de euros pelo Burro Alves).

Não muito complicadas, porque Bruno Paixão (e tantos outros) têm contrato vitalicio. Foi engraçado ver o Mourinho a rir-se com os disparates do Paixão... concerteza trarão boas recordações ao Special One... "este Paixão é um castiço, gostava de romenas rapadinhas e é capaz de fazer com que o Gondomar ganhe ao Barcelona só roubando uns lançamentos laterais aqui e ali."

Quem não gostou do Paixão foi o Leo, que invariavelmente é sempre o melhor do Benfica. Quem também tem jogado muito bem é o Maxi Pereira. Estes dois juntamente com o Katsoranis (e apesar do Luisão) fazem da defesa do Benfica uma máquina.

Quem joga muito, mas os jornais parecem não pegar é o Yebda. Tem quase 1.90m mas mais toque de bola no dedo mindinho que o Bynia no corpo todo. Já para não falar de cultura futebolistica que aí ganha de capote ao Camanho e ao Fernando Santos juntos. De quem os jornais gostam muito é do Aimar, que continua a mostrar ser o maior barrete dos últimos anos. O "palhaço" tem tanto de genial como de inconsequente, o que para uma equipa que quer ser competitiva não dá lá muito jeito. Para o que o Aimar lá anda a fazer, joguemos antes com o Makukula que mal por mal, sempre é grande e quando marra em alguem deve doer mais.
Quem dói de ver jogar é o Carlo Martins. Dói à lagartagem, quero eu dizer... porque o homem é bom de bola e corre que se farta.

Quem é mesmo muito bom é o Reyes, mesmo em 45 minutos, não engana. Com Cardozo e com Urreta ou DiMaria vão fazer um tridente ofensivo terrivel. Só não percebo a obsessão com Luis Garcia... vai entrar para o lugar de quem? do Aimar? quer isso dizer que andamos a gastar 7 a 10 milhões de euros por suplentes... e já agora, quem era o árabe que estava sentado ao lado de LFV na tribuna e porque é que eu acho que o Benfica é mais dele que meu (que até sou sócio e accionista)?

Para a semana começam os jogos a sério. Se Quique já teve direito a uma amostra com a recente performance do Paixão, agora vai conhecer o resto do circo com uma deslocação a Rio Ave. Quique, a malta sabe que tu tens boas intenções, que queres jogar bem à bola e que até usas cenas informáticas. Se ao intervalo a coisa não estiver a dar grandes resultados caga-te nisso tudo, mete o Makukula e o Mantorras (sim, aquele sem perna) que as coisas compõem-se.


PS - Sempre que jogam os Andrades com os Especiais, torço furiosamente pelas contracturas, luxações, fracturas, roturas e deslocamentos. O jogo de ontem prometia. Havia o Bruno Moraes, o Hulk, o Caneira, o Tonel, o Rochemback e o Derlei. Estava convencidissimo que até ia dar direito a umas fracturas da cervical. Que desilusão. A maca nem entrou em campo.... confesso que fico preocupado com o estado actual do futebol português, se a imagem que tem para dar é a de jogadores como Reyes, Aimar e Cardozo. Isto assusta-me. Só faltava qualquer dia termos um seleccionador que escolhe os jogadores em melhor forma e, sacrilégio dos sacrilégios, mete o Quim na baliza.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Jogos Olimpicos e a treta das desculpas

De quatro em quatro anos, como se nada se pudesse fazer para mudar isso, temos a ladainha dos derrotados-cronicos.
Pseudo-atletas (e note-se o prefixo!) de nacionalidade portuguesa metem-se num aviao pago pelo Comite Olimpico Portugues (i.e., por dinheiros publicos) e vao fazer turismo para o sitio onde os Jogos decorrem. Sao criaturas das mais ecleticas preferencias: tiro ao alvo, equitacao, vela e cenas dessas.
'A chegada 'a aldeia olimpica, a esperanca das medalhas, a garantia de "fazer o meu melhor". Normalmente na frase "vou TENTAR fazer o meu melhor". Tentar fazer o melhor. Tentar. A imprensa da-lhes o tempo de antena que nega a todas as outras nulidades nacionais durante todo o resto do tempo. Eles rejubilam, estrelas cadentes.
Chegam as provas. Um atras de outro, eliminados. Eliminados. La' ha' um ou outro que se qualifica para essa coisa aberrante e disparatada que e' designada por "final B".
E chegam tambem as lamurias, a da "falta de condicoes", a da "egua que ficou assustada com o ecran gigante", a do pequeno-almoco que fez diarreia (esta era da Fernanda Ribeiro pos-barba, porque enquanto teve barba nao tinha problemas intestinais), a das bolsas que sao curtas, etc., etc., etc..
Hoje li que houve uma nulidade que correu os 3000m barreiras e nao se apurou para a final. E apesar de estar tambem qualificada para as eliminatorias dos 5000m, decidiu que nao valia a pena correr porque as africanas sao muito fortes.
QUE MERDA E' ESTA!??!!?!??!?!?!?!
Mas a bicha nao foi la' para competir? Ou nos andamos a pagar turismo a estas criaturas? Pela parte que me toca, pessoal que nos Jogos nao iguala, pelo menos, a sua melhor marca devia ser obrigado a devolver ao Estado cada centimo que receberam nos ultimos quatro anos.
E tambem nao percebo por que e' que se mandam criaturas destas para os Jogos. Nao se devia limitar o acesso a todos aqueles que tem marcas suficientes para chegar 'as finais? Ou acha-se mesmo que um toto' qualquer que demora 45 minutos para correr os 10Km normalmente, tem condicoes para se qualificar para as finais nos Jogos?
Eu sei que o COI e o CO Portugues, mais o seu nojento presidente vitalicio, querem e' protagonismo, e portanto quanto mais cabrada na bagagem, melhor. E resultados, ninguem lhes pede? Para que raio e' que esta criatura dos 3000m barreiras foi a Pequim, se acha que nao vale a pena correr porque as adversarias sao muito fortes? Entao, ficasses em casa, porra!
Este espirito de amadorismo, de derrotismo cronico, de lassidao, e' de um nojo compulsivo. E nao me venham com a treta de que o importante e' participar. Para quem VIVE do desporto, os Jogos sao a maior competicao, a maior gloria possivel. Ninguem se lembra de quem e' o campeao mundial de 100m, mas toda a gente sabe quem e' o campeao olimpico. Olimpico. Os humanos que se fazem imortais. Perguntem ao Phelps se ele foi la' porque nao tem mais nada que fazer na vida, e e' giro participar na festa. Perguntem, va' la'. Ou ao Tyson Gay. Ou, por falar nisso, ao Obikwelu, ou 'a Vanessa Fernandes (faz merda e vais ver o que te acontece...).
Um panhoca qualquer que ganhou um combate de judo e acabou em 9.o daquela categoria (onde deviam ter concorrido uns 15, imagino...) veio ainda reclamar da bolsa, que "mil euros nao dao para nada". Jovem, camone: um assistente universitario, depois de andar uns dezassete anos a estudar (e com sucesso), ganha menos que isso, tem obrigacao de concluir um grau academico superior num prazo determinado, trabalha umas 12-14h por dia, e ainda paga impostos. E se nao fizer isso tudo, leva com os patins nao demora nada. E tu, meu merdas, ainda te queixas do dinheiro que te cai para andares a treinar uma ou duas horas por dia, provavelmente sem qualquer plano de treino que chegasse para um aluno de primeio ano de educacao fisica ter nota positiva num relatorio de aula pratica.
Merda para estes inuteis, que sao mesmo as ventas do povo que os pariu. Da-se!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Balboa

Este vem hoje dizer que nao ha' diferencas entre o Benfica e o Real Madrid.
Eu percebo o que ele quer dizer. Mas isto so' mostra que ainda nao percebeu bem nem onde esta' nem de onde vem.
Este gajo nao me agrada.

domingo, 10 de agosto de 2008

assim sim

Parece que por qualquer razão que eu não compreendo muito bem, esta semana o Benfica reapreendeu a jogar à bola. Deu gosto ver uma equipa sólida, lutadora, ambiciosa e cheia de talento. Foi como da noite para o dia se pensarmos no que se passou a semana passada em Guimarães.

Da noite para o dia é como quem diz, de Bynia para Yebda. Já sei que os louros de ontem vão todos para Aimar e Cardozo, mas quem revolucionou a equipa foi Yebda que consegui ser um esteio no meio campo, defendeu bem sem fazer mais do que 2 ou3 faltas inteligentes e distribuiu jogo sem falhar um passe. O Benfica de Bynia fez 30 faltas e teve 35% de posse de bola, o de Yebda fez meia duzia de faltas e teve 60% de posse de bola. Sem querer embandeirar em arco, parece-me que começa em Yebda este novo ciclo do Benfica e a consagração de Rui Costa como a melhor coisa que aconteceu ao Benfica desde Cosme Damião.

De resto, uma nota muito positiva para Carlos Martins que enche o meio campo de raça e talento, sem duvida uma das melhores contratações do Benfica esta época. Que os deuses do futebol mantenham aquele espirito irrequieto sob controlo e temos ali um novo Carlos Manuel.

DiMaria, a malta do Eusebio+10 tem uma mensagem para ti. Se queres mesmo ir para o Chelsea, faz-te muito amigo do Urreta porque ele quando for para lá talvez precise de alguém para lhe limpar as botas. Custou mesmo 1 milhão de euros este menino?

Por falar em euros, quem é que custou 4 milhões de euros e está no banco porque um médio centro que veio a custo zero de uma equipa portuguesa do meio da tabela mostrou ser melhor que ele, mesmo jogando colado à linha?

Katsouranis jogou muito, a defesa parece outra com ele, Luisáo tambem parece mais seguro com ele ao lado. Leo mostrou que velhos são os pratos e fez um jogo fantástico, e Maxi continua a mostrar que quem o pôs a jogar do meio campo para a frente não via um boi um palmo à frente do nariz.

Uma nota para Aimar. Apesar da imprensa estar louca com ele, para mim continua a ser o elo mais fraco desta equipa. O talento, a cultura futebolistica, está tudo lá. É verdade que ontem fez uma assistência, mas de uma forma geral continua a ser completamente inconsequente sempre que toca na bola. Eu dou o braço a torcer, gosto de jogadores que trabalham 90 minutos de uma forma consistente e tenho pouco respeito por aqueles que alternam uma boa finta com 5 perdas de bola infantis. Aimar ainda não me convenceu....

Reyes jogou pouco mais de 5 minutos, tocou 2 ou 3 vezes na bola e jorrou talento. Mais importante que isso, estava contente, visivelmente feliz, como um garoto que não consegue esconder um sorriso. Isso para um Benfiquista deve valer muito mais do que qualquer golo que ele venha a marcar.

Para a semana vem o Inter, espero que Mourinho deixe o livro de cheques em casa. Só mesmo uma operação de resgate podia neste momento estragar a pré-época do Benfica.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

regra essencial do jogador da bola

epa', ha' coisas que me chateiam. uma e' ter papers rejeitados na nature. a outra e' ouvir (ou ler) alguns tipos que nasceram para dar pontapes no esferico. se ainda ontem pensei "pronto, la' se vai o nuno assis... que pena..." ouve deu-me vontade de apanhar um voo directo de boston a guimaraes para lhe dar uma chapada.

entao este camone vem agora criticar o benfica? entao este senhor nao esteve suspenso por nao sei quanto tempo por ter acusado doping (se era verdade ou nao, nao e' o caso) e com o benfica a pagar-lhe o salario e a renovar-lhe o contrato? agora vem-se queixar do benfica e por ninguem lhe ter dito que ia mesmo para guimaraes numa altura em que ainda nao se sabia quem ia e quam ficava?

o' assis: brincamos ou que?

para a proxima, nao te esquecas que quem te paga um principesco salario, quem te apoia quando nao podes jogar, quem te renova contratos quando estas suspenso, quem nunca te voltou as costas, foi o benfica. agora cospe no prato onde comeste. fosse por mim, levavas uma valente assobiadela assim que tivesses o privilegio de voltar a pisar o relvado da catedral.

isto ha' cada um....

regra fundamental para o jogador da bola (vai desde os juvenis ate' ao assis, passando pelo triste do cristiano e do palhaco do cigano): voces nao sao pagos para andarem a mandar palpites. por isso, ZIP IT!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A melhor noticia da pre-epoca (desculpa la' estares ca' metido, Assis)

06/08/2008 FUTEBOL
Transferências
Nuno Assis e Luís Filipe no Vitória de Guimarães

Os atletas Luís Filipe e Nuno Assis vão integrar o plantel do Vitória de Guimarães, embora com vínculos contratuais diferentes. Nuno Assis liga-se a título definitivo ao clube minhoto, emblema que representou durante várias épocas antes de ingressar na Luz.

Por seu turno, Luís Filipe representará o Vitória por empréstimo de um ano com opção de compra. Trata-se de uma nova fase na carreira do lateral-direito.

O Sport Lisboa e Benfica mantém direito de preferência sobre Nuno Assis, em caso de uma transferência futura, não podendo o atleta ingressar em qualquer outro clube português sem prévia autorização do Benfica.

A ambos os atletas, o Sport Lisboa e Benfica deseja as maiores felicidades, realçando o comportamento sempre profissional que tiveram ao serviço do Clube.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

la ganhamos...

Do jogo de ontem salva-se a vitória, que neste caso vale tanto como as derrotas anteriores, ou seja, nada.

Nunca pensei ver um jogo em que o Benfica tivesse 35 % de posso de bola, nem contra o Barcelona... Acho que diz muito do nosso fio de jogo actual e da capacidade técnica do nosso meio campo. No entanto a massa adepta parece estar deslumbrada com a conquista do prestigiado trofeu Cidade de Guimarães. Se na pré-época as derrotas e vitórias nada valem, vale talvez a capacidade de uma equipa jogar relativamente organizada e mostrar algum entrosamento. Aí, repito, 35% de possa de bola diz tudo sobre o nosso jogo de ontem.


thumbs-up:

- Urreta: parece ser um novo DiMaria, talvez não seja tão rápido mas parece ter mais nocões futebolisticas e pelo menos 4 pulmões. Correu desalmadamente e deu para ver que talento não lhe falta. Talvez não se consiga ainda afirmar mas está ali um senhor jogador.

- Miguel Victor: não deslumbrou, mas desde o ano passado que me parece que este miudo tem sido dos defesas mais consistentes do plantel. Enquanto Luisão acumula disparates, Katso não se decide, e David Luiz e Sidney não se afirmam, talvez a solução esteja dentro de casa. Este rapaz merece muita atenção da parte dos dirigentes. Se não ficar no plantel, que vá para qualquer lado onde possa evoluir.


thumbs-down:

- Aimar: é verdade que ontem fez de longe o seu melhor jogo. Recuou 20 metros no campo, esteve muito mais em jogo, procurou criar espaços jogando de primeira. No entanto, fez o papel de saco de porrada que durante anos esteve atribuido ao JVP e não conseguiu desiquilibrar uma única vez. Tem talento, muita entrega, mas até à data ainda nada produziu... e os minutos vão se acumulando.

- Carlos Martins: Tem sido dos melhores jogadores esta pré-época, mas ontem calhou-lhe a ele a fava de jogar a extremo direito e conseguiu ser tão inconsequente como até então tinham sido Balboa, Assis, Amorim e Bastos.


Contratações:

- A vinda de Reyes é uma excelente noticia para os Benfiquistas e para o futebol português em geral. Mesmo sem estarmos na Champions, Rui Costa tem o condão de conseguir manter o Benfica na alta roda europeia. O interesse em nomes como os que têm vindo a público são uma clara indicação da grandeza do Benfica. Confesso, como pelintra que sou, que me incomoda um pouco que o Benfica ande a comprar na loja mais cara da Europa. Eu, quando tenho de renovar o guarda roupa, não vou a Milão, vou ao C&A do Colombo, mas pelos vistos o Benfica tem plaffon no cartão de crédito para andar a pescar na La Liga. Resta saber quem vai pagar os juros...

- Parecendo ser um dado seguro que Cardozo tem lugar cativo na equipa, que Aimar vai mesmo jogar a segundo ponta de lança, e que ainda temos o Nuno Gomes, Makukula, DiMaria, e Mantorras, valerá mesmo a pena gastar 8, 10 ou 12 milhões por Luis Garcia? Não se arranja por aí um ou dois defesas centrais, experientes, que equilibrem um pouco a nossa defesa? E porque não outro extremo direito?

sábado, 2 de agosto de 2008

Alerta

Não sei o que é mais preocupante no actual momento do Benfica: se a paupérrima qualidade técnica demonstrada, se o vazio táctico em que habita.

Comecemos pela táctica: ainda não saimos do 442 clássico, com dois extremos a servir 2 pontas de lança. É um sistema do qual eu até gosto. Convinha no entanto termos extremos (que não temos), e jogar de facto com dois pontas de lança (coisa que Aimar e Nuno Gomes não são). Hoje jogámos com o Bynia a trinco, Nuno Assis a extremo esquerdo (creio que não conseguiu ir uma unica vez à linha de fundo), Balboa a extremo direito (acho que não tocou na bola), e Carlos Martins a procurar ocupar uns 30 ou 40 metros de campo que separavam Bynia de Aimar. Não é de todo surpreendente que não tenha chegado uma bola à linha avançada... Quique continua a tentar encaixar circulos em quadrados. Por muito que ele queira, não tem jogadores para um 442 clássico... vamos continuar a ver exibições desgarradas e um monte de jogadores que mais parecem peixes fora de água. Terá hipotéticamente para um 433 (com a vinda de DiMaria), e certamente para um 442 losango, com um trinco, dois interiores e um dez, a servir dois pontas de lança altos e fortes.

No meu entender, o Benfica actualmente só pode jogar com:
Quim
Nelson Luisão Katso e Leo
Yebda
Carlos Martins e Jorge Ribeiro
Aimar
Cardozo e Nuno Gomes

(ou qualquer outra variação de jogadores mantendo o sistema, por exemplo, Bastos em vez de Yebda, Amorim em vez de Ribeiro, Assis em vez de Martins, Makukula em vez de Gomes, etc etc).



Técnicamente confesso que o jogo de hoje foi uma desilusão. Estive o jogo todo a relembrar o nosso meio campo das últimas 4 épocas e é assustador como tem regredido qualitativamente. Por partes:

- Maxi: tem sido uma das raras boas surpresa. não compromete a defesa direito e leva-me a crer que se na época passada em vez do bidon tem jogado ele a defesa outro galo cantaria.

- Sidney: não sei o que se passou no segundo golo mas se esquecermos esse lance, viu-se um jogador maduro e destemido... Luisão parecia ser o caloiro tantas vezes se deixou antecipar pela segurança do Sidney.

- Bynia: Tenho pena, porque um jogador com tamanha disponibilidade fisica e com aqueles biceps devia ser bem aproveitado. No entanto, hoje foi responsável por metade das perdas de bola da equipa. Para além disso, num jogo a sério teria visto 4 ou 5 amarelos... A posição 6, a mais importante na equipa, não pode ficar entregue a alguem com tão pouca cultura futebolistica. É para emprestar ou vender... vai ser muito útil ao Rio Ave.

- Balboa: Totte, Okunowo, Pesaresi.... tudo grandes vedetas da bola vindos dos mais ilustres clubes da Europa... não jogam a ponta dum peido.... Balboa é da mesma linha... Não engana... não tem velocidade, não tem drible, não é um extremo... 4 milhões deitados ao lixo. Será que não podemos devolver?

- Carlos Martins: com o seu inconformismo muito remou contra a maré . Não é um sobredotado mas acredito que seja uma das poucas boas aquisições desta época.

- Aimar: Alguém o viu? Já jogou? Tocou na bola? Hoje foram 45 minutos a segundo ponta de lança, mais 10 a extremo esquerdo. Praticamente não tocou na bola. Muito me perguntei eu ao longo deste defeso porque se fez tanto esforço para ir buscar um jogador que não encaixa na filosofia do treinador e continuo sem perceber....

Makukula: Não é tão bom como o pintaram há 6 meses nem tão máu como o querem fazer passar agora. Makukula será sempre um bom suplente para o Benfica. Alguem para jogar os últimos 20 minutos quando só lá vamos à bomba. Makukula devia estar orgulhoso em ser a arma secreta e os Benfiquistas deviam estar agradecidos por isso... Se ele vale 4 milhões já é outra questão. Eu se tivesse 4 milhões provavelmente tinha segurado o Petit e comprado 1 central de jeito.

Segunda-feira há mais...
Espero que o Quique tenha algum bom senso e comece a arrumar a casa depressa. Se não tem extremos jogue sem extremos... não ponha o Assis encostado à linha. Há situações que não adianta nada insistir. Balboa, Bynia, Luis Filipe... andor. E por favor, Aimar 20 metros mais recuado.