origem
Eusébio +10: Alerta

sábado, 2 de agosto de 2008

Alerta

Não sei o que é mais preocupante no actual momento do Benfica: se a paupérrima qualidade técnica demonstrada, se o vazio táctico em que habita.

Comecemos pela táctica: ainda não saimos do 442 clássico, com dois extremos a servir 2 pontas de lança. É um sistema do qual eu até gosto. Convinha no entanto termos extremos (que não temos), e jogar de facto com dois pontas de lança (coisa que Aimar e Nuno Gomes não são). Hoje jogámos com o Bynia a trinco, Nuno Assis a extremo esquerdo (creio que não conseguiu ir uma unica vez à linha de fundo), Balboa a extremo direito (acho que não tocou na bola), e Carlos Martins a procurar ocupar uns 30 ou 40 metros de campo que separavam Bynia de Aimar. Não é de todo surpreendente que não tenha chegado uma bola à linha avançada... Quique continua a tentar encaixar circulos em quadrados. Por muito que ele queira, não tem jogadores para um 442 clássico... vamos continuar a ver exibições desgarradas e um monte de jogadores que mais parecem peixes fora de água. Terá hipotéticamente para um 433 (com a vinda de DiMaria), e certamente para um 442 losango, com um trinco, dois interiores e um dez, a servir dois pontas de lança altos e fortes.

No meu entender, o Benfica actualmente só pode jogar com:
Quim
Nelson Luisão Katso e Leo
Yebda
Carlos Martins e Jorge Ribeiro
Aimar
Cardozo e Nuno Gomes

(ou qualquer outra variação de jogadores mantendo o sistema, por exemplo, Bastos em vez de Yebda, Amorim em vez de Ribeiro, Assis em vez de Martins, Makukula em vez de Gomes, etc etc).



Técnicamente confesso que o jogo de hoje foi uma desilusão. Estive o jogo todo a relembrar o nosso meio campo das últimas 4 épocas e é assustador como tem regredido qualitativamente. Por partes:

- Maxi: tem sido uma das raras boas surpresa. não compromete a defesa direito e leva-me a crer que se na época passada em vez do bidon tem jogado ele a defesa outro galo cantaria.

- Sidney: não sei o que se passou no segundo golo mas se esquecermos esse lance, viu-se um jogador maduro e destemido... Luisão parecia ser o caloiro tantas vezes se deixou antecipar pela segurança do Sidney.

- Bynia: Tenho pena, porque um jogador com tamanha disponibilidade fisica e com aqueles biceps devia ser bem aproveitado. No entanto, hoje foi responsável por metade das perdas de bola da equipa. Para além disso, num jogo a sério teria visto 4 ou 5 amarelos... A posição 6, a mais importante na equipa, não pode ficar entregue a alguem com tão pouca cultura futebolistica. É para emprestar ou vender... vai ser muito útil ao Rio Ave.

- Balboa: Totte, Okunowo, Pesaresi.... tudo grandes vedetas da bola vindos dos mais ilustres clubes da Europa... não jogam a ponta dum peido.... Balboa é da mesma linha... Não engana... não tem velocidade, não tem drible, não é um extremo... 4 milhões deitados ao lixo. Será que não podemos devolver?

- Carlos Martins: com o seu inconformismo muito remou contra a maré . Não é um sobredotado mas acredito que seja uma das poucas boas aquisições desta época.

- Aimar: Alguém o viu? Já jogou? Tocou na bola? Hoje foram 45 minutos a segundo ponta de lança, mais 10 a extremo esquerdo. Praticamente não tocou na bola. Muito me perguntei eu ao longo deste defeso porque se fez tanto esforço para ir buscar um jogador que não encaixa na filosofia do treinador e continuo sem perceber....

Makukula: Não é tão bom como o pintaram há 6 meses nem tão máu como o querem fazer passar agora. Makukula será sempre um bom suplente para o Benfica. Alguem para jogar os últimos 20 minutos quando só lá vamos à bomba. Makukula devia estar orgulhoso em ser a arma secreta e os Benfiquistas deviam estar agradecidos por isso... Se ele vale 4 milhões já é outra questão. Eu se tivesse 4 milhões provavelmente tinha segurado o Petit e comprado 1 central de jeito.

Segunda-feira há mais...
Espero que o Quique tenha algum bom senso e comece a arrumar a casa depressa. Se não tem extremos jogue sem extremos... não ponha o Assis encostado à linha. Há situações que não adianta nada insistir. Balboa, Bynia, Luis Filipe... andor. E por favor, Aimar 20 metros mais recuado.

3 comentários:

Diogo disse...

joao,
claramente ainda andamos 'a procura de justificar vendas e compras.

binya: nao vale a pena. nao e' jogador para o benfica. um jogador de futebol nao pode ser apenas para lancamentos da linha lateral e partir pernas aos adversarios. este nao e' o desporto das special teams. que saudades do petit....

luis filipe: perdeu a corrida. um medio interior adaptado a lateral da' tanta mais seguranca...

jorge ribeiro: ontem fiquei assustado. nao fez nada de jeito a defesa. se era o suplente do nelson, estou um pouco preocupado.

nuno assis: continuo a gostar dele, mas nao e' extremo. com tanta dispensa, ficamos dependentes de um puto de 20 anos que vai chegar cansado da china. dispensamos o adu e o coentrao, que teriam mais aptencia para o lugar...

makukula: nao acho que o golo de ontem salve a honra. muito refilao, sempre irritado com os colegas... nao sei se nao preferia um avancado fixo (cardozo) e um muito mais movel ('a la' micolli).

urretavizcaya: muito novo, mas gosto do rapaz. pode ser uma alternativa para jogos de 3-0, em que entra para ganhar experiencia. uma boa aquisicao para o futuro.

carlos martins: vai-me convencendo, ainda que nao saiba se vai ser titular no 442 "final" em deterimento do aimar. e' um nuno assis com mais pujanca e muito inconformismo.

aimar: o craque da companhia ainda nao se viu. tambem nao admira, dado que anda a jogar a ponta de lanca. talvez o 442 se adapte a um 4411, mas o aimar precisa de recuar um bom bocado. a compatibilidade com o carlos martins poderia resultar num esquema interessante (4321)...

balboa: prometia muito, vai ser o flop da temporada. espero estar enganado...


tambem gosto muito do 442, mas parece-me que andamos a rodar os jogadores nas posicoes erradas. ha' jogadores que nao tem qualidade suficiente, ha' outros que andam perdidos no esquema tactico, outros que ainda nao apareceram ou que tem as malas feitas para outras paragens... espero que daqui por 15 dias, por altura do jogo com o inter, as coisas estejam arrumadas...

Nuno disse...

Eu sei que isto e' uma pergunta parva, e que ja' estamos todos a vomitar as figuras geometricas, e as tacticas de 4-7-3-1 e o raio que parta.
Mas o Rui Costa nao tinha dito que queria um modelo em 4-3-3 e que era para isso que o treinador seria contratado? Entao para que e' que se insiste num tal de 4-4-2 para o qual nao se construiu o plantel?
E por que raio se deixou sair um jogador DE BORLA que era titularissimo?
E sera' realmente necessario ainda andar a fazer experiencias? Parece-me que esta' na altura de trappatonice: estes onze, jogam. Se houver lesoes, logo se ve (tipo chama-se os juniores)...

Diogo disse...

nuno,
bem visto. alias, algo em que de vez em quando penso. bem vistas as coisas, estamos a jogar num 4-3-3 em losango, com um losango muito aberto e um medio criativo muito recuado. na realidade, so temos plantel para um 433 'a la' fernando santos:

quim; maxi, david luiz (espero que meta o luisao no bolso e lhe tire as peneiras), sidnei e leo; PETIT (agora talvez o yebda); carlos martins e nuno assis; aimar; nuno gomes e cardozo.

no fundo, o que o joao bem disse no post. agora, querer fazer omoletes sem ovos (ie, um 442 sem extremos) e' impossivel. temos trincos a mais, extremos a menos e pontas de lanca pouco eficazes para um 442 (cardozo fixo na area, claro -- mas quem e' o nosso ponta de lanca movel? o nuno gomes?). comeco a ver as compras um pouco descompensadas. mas, a bem ver, temos plantel para o ano 2015, quando o urreta, o adu, o di maria, o coentrao, o sidnei, o david luis, e o dabao forem crescidinhos...


enfim... 2a ha' mais, como disse o joao. ha' mais experiencias, porque ate' ver ainda falta muita coisa. a comecar por fio de jogo...