origem
Eusébio +10: sinais de desespero

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

sinais de desespero

Não tenho por hábito comentar a actualidade dos nossos adversários e há muito que não vejo um jogo de futebol em que não participe o Benfica.

Hoje não resisti às manchetes e li o discurso que PC fez na casa não sei de onde. Num impulso de masoquismo li ainda (e pela primeira vez em muitos meses) a crónica do seu fiel escriba MST.

Bom, começo por recomendar vivamente a leitura desses artigos pois trata-se das coisas mais cómicas que eu li há muito. Primeiro, PC diz-se ilibado de todas as acusações, parecendo ignorar o facto de que foi ele o primeiro a dar-se como culpado ao aceitar a sua suspensão pela Comissão de Disciplina da Liga. Mais, nunca até hoje ele negou ter recebido árbitros em casa ou o teor das escutas divulgadas publicamente. Do pouco que eu liguei aos vários processos, creio que toda a sua defesa se baseou na ilegalidade das escutas e na falta de honestidade da sua ex-mulher. Segundo, passa ao contra ataque, sugerindo a instauração de um apito encarnado, referindo-se ao que se passa "nos campos deste país"... obviamente não tem por onde pegar para acusar o Glorioso, manda antes tiros de pólvora seca para o ar. É pena, porque eu até gostava muito que de facto se abrisse um Processo Encarnado. Podia por exemplo inquirir a arbitragem do Elmano este fim de semana e o ENCARNADO mostrado ao guarda redes do Leiria. Podia também ser sobre o sangue ENCARNADO que escorria do nariz do dito guarda-redes do Leiria. Ou mesmo as orelhas ENCARNADAS do Falcão quando o dito guarde redes do Leiria lhe implorou que dissesse a verdade ao árbitro. Também ENCARNADO foi o cartão que viu o Cardozo em Braga por ter levado uma chapada e dois socos. De ENCARNADO continuam a jogar o Ney, o Vandinho e o Mossoró depois de cometerem agressões a menos de 2 metros de um árbitro assistente e amplamente divulgadas pela comunicação social. ENCARNADO de vergonha deve andar o responsável por esse inquérito... é que já passaram 73 dias desde o caso Túnel de Braga e 22 desde o caso Túnel da Luz e parece haver muito mais pressa em resolver o segundo que o primeiro.

Em relação ao MST, depois do banho monumental que levou do lagarto Zé Diogo Quintela, responde com uma crónica que é um monumento à desonestidade intelectual. Após a semana passada ter divulgado a sua promessa de não comentar arbitragens, começa a crónica de hoje com a descrição das 3 expulsões que foram perdoadas a jogadores do Benfica no jogo da Taça da Liga. É bestial ver a tese do colinho sustentada em expulsões perdoadas em jogos da Taça da Liga, sobretudo quando na recente visita do seu clube à Luz foram perdoadas expulsões evidentes ao Rodrigues e ao Pereira, e a forma perfeitamente ridícula como esta semana foi expulso o guarda redes do Leiria. Depois desculpabiliza os actos de Hulk e Sapunaru com o facto de ser proibida a presença de Stewards nos acessos aos balneários (uau!). Por fim, recusa-se a discutir com Quintela a inconsistência no seu discurso com o argumento que 8 juizes são mais credíveis que a Carolina, como se uma coisa tivesse alguma coisa a ver com a outra.

Resumindo e concluindo, PC regressou ao nível de outros tempos e MST mantém o (baixo) nível de sempre. Tanto um como o outro percebem que a equipa do Porto não vale a ponta de um chavo, que a triste figura que fizeram na recente visita à Luz vai ter consequências graves, e que para o ano o Porto provavelmente nem vai disputar as eliminatórias de acesso à Champions. Vai ser um Verão complicado no negócio do alterne quando os únicos anéis que há para vender são o Burro Alves e o super-herói. PC já tentou ressuscitar Pedroto mas duvido que tenha actualmente a força para por os seus acólitos a pedir Lisboa a Arder. Talvez faça mais sentido tentar ressuscitar o Calheiros e o Martins dos Santos, porque esses sim faziam milagres. Ou então vai ter de convencer o Vitor Pereira a escolher o Jorge Sousa para apitar todos os jogos do Benfica.

Fora de brincadeiras, o verdadeiro contra ataque vem aí. Os jogadores do Benfica têm de perceber que a partir desta semana os jogos deixam de se ganhar com fintas e tácticas, mas com inteligência, determinação e autoridade. Toda a estrutura técnica tem de ser capaz de proteger e mentalizar os jogadores para os obstáculos que se aproximam. A direcção tem que calçar as galochas e enfiar-se até ao pescoço onde as moscas (árbitros, dirigentes e jornalistas) andam.

As palavras de PC devem servir-nos de aviso e também como motivação acrescida. Quando o desespero substitui a fina ironia, significa que somos temidos. Orgulhe-mo-nos disso.

Caminhemos com elevação até à vitória final.

E Pluribus Unum

7 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico! De facto o FCP foi beneficiadíssimo contra o Leira! Dois golos anulados, quando o do Leiria foi validado (é o crítério "mata q é azul") e um penalti marcado aos 92m, é mesmo de quem quer beneficiar o FCP! A inteligência e lucidez abunda por estas bandas! E já agora, têm mesmo razão para estar preocupados...pq se o FCP...assim tão mal, tão miserável como o pintam, estar a 4 pontecos somente dos colossos lideres encarnados...imagem se melhora ligeiramente!!

Anónimo disse...

ok, ficamos a saber que a partir do minutos 92 não é permitido assinalar penaltis contra o fcp....

Nuno disse...

Excelente.
Excelente.
Excelente.
Excelente.
Excelente.

Excelente, porra!

Joao, espectacular! E' mesmo isto que e' para dizer. No campo, no tunel, fora de campo, na imprensa, tem mesmo que ser com muita, muita cabecinha, muito juizinho, muito trabalho e o talento do costume.
O resto e' conversa de alternadeiras.

Diogo disse...

ao primeiro anonimo,

eu pensava que andavamos a jogar futebol. mas parece que jogar andebol e' especialidade para os lados das antas. e' que o rodriguez nunca tocou a bola com a mao dentro da area no jogo com o benfica e o fernando nunca tocou a bola com a mao na area do leiria esta semana...

esta' esclarecido.

Diogo disse...

joao,

eu disse-te, por alturas da minha recente estadia em lisboa, que nao podia ler mais as cronicas da bola. o mst debita baldes de esterco atras de baldes de esterco, o eduardo barroso vai pelo mesmo caminho, e dos outros colunistas todos nao vejo isencao nenhuma. aquilo e' um descorrer de ataques nojentos que nao se percebe. ou melhor, percebe-se muito bem, dado o que se tem passado nos ultimos 30 anos.

eu nao gosto de ser faccioso, mas pede-se a um artigo de opiniao que de, de facto, uma opiniao, e nao seja um descorrer de nojo, coisa a que o mst nos obrigou em todo este tempo em que anda a escrever para a bola. as 2 cronicas que li dele enquanto estava em portugal (uma foi a que tu leste mas a da semana anterior vai pelo mesmo caminho) sao a coisa mais abjecta que se ve nos jornais desportivos. enfim.

Nuno disse...

As cronicas do MST e do Barroso sao apenas exercicios de spin. Sinceramente, agora que tenho oportunidade de ver os exercicios de spin aqui dos profissionais da politica amaricana (os verdadeiros mestres de spin, a uma grande distancia de todos os outros amadores e wannabes) ate' os acho um bocado limitaditos (aos exercicios, nao os colunistas) e simplorios.
E como os mestres e os factos aqui deste lado mostram, o spin pode ajudar, mas nao resolve tudo.
Por isso, desde que a gente continue a ganhar os jogorros todos, eles que vao spinando, que eu nao me importo.

Ja' voltaste para este lado do charco, camarada?

Diogo disse...

nuno,

ja' ca' tou. vamos a umas lagostas para os teus lados?