origem
Eusébio +10: mais 3!!!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

mais 3!!!

Viram o jogo da primeira volta? Não? Vejam o jogo de ontem e imaginem tudo ao contrário!

Primeiros 30 minutos confrangedores da parte do Benfica. Parecia que ainda estávamos no pântano de Guimarães tal a nossa incapacidade de controlar a bola e o recurso permanente ao chutão para a frente. Muito preocupante este arranque do jogo, aliás, muito na senda do que foi a primeira parte em Vila do Conde. O Maritimo beneficiou de vários pontapés de canto e num lance fortuito chegou a acertar no poste. A bola esteve muito tempo no nosso meio campo onde Aimar lutava muito e jogava pouco, completamente desamparado no povoado meio-campo do Marítimo.

Há meia-hora, praticamente no único lance em que conseguimos sair do meio campo com a bola controlada (mesmo com alguns ressaltos pelo caminho) Cardozo fica isolado, faz duas asneiras com o pé direito, e quando a bola finalmente cai no pé esquerdo assiste primorosamente Saviola. Um golo que nada fizemos por merecer mas que mudou completamente o jogo. Nos minutos seguintes os jogadores do Marítimo fizeram o favor de entregar o jogo numa salva de prata.

Erros clamorosos a apontar a João Ferreira só o penalti não assinalado sobre Aimar. O lance da primeira expulsão inequivocamente arrumou o jogo. Expulsões directas por protestos não são muito frequentes, ainda para mais aos 30 minutos. De certeza que nenhum Benfiquista ficaria indiferente se o mesmo sucedesse a um dos nossos. Esta aleatoriedade de critérios em relação aos protestos e à intimidação a que os árbitros estão sujeitos é incompreensível. Custa-me a acreditar que o jogador do Marítimo tenha dito algo mais grave do que o Guarin e o Alves disseram no final do jogo ao Costa. Não estou a criticar a decisão do João Fereira, mas é evidente que uma decisão tão rara tem obrigatoriamente de ser polémica (como polémicas deviam ser todas a vezes que as televisões captam um jogador a insultar um árbitro e estes nada fazem). Em nome da transparência e da credibilidade do futebol seria muito interessante que Victor Pereira divulgasse as afirmações que levaram à expulsão e que clarificasse de uma vez qual deve ser a resposta dos árbitros nestas situações. Aliás, Victor Pereira, depois do que se passou no Porto e em Coimbra, vai ter muito que dar ao dedo esta semana...

Individualmente há muito pouco a destacar... Maxi fez um jogo muito bom no ataque mas foi uma lástima a defender. Voltou a estar envolvido num lance perigoso dentro da área e confirmou a tendência para a asneira das últimas semanas. Procurei seguir o Éder Luiz... deu para ver que é rápido e que sabe levantar a cabeça, mas o jogador que ontem me encheu mesmo as medidas foi o Manú.

Terminou finalmente um ciclo teoricamente terrível. Ao contrário do mês de Novembro em que jogámos muito e pontuámos pouco, Janeiro começou com exibições desgarradas e pontos preciosos. O Campeonato descansa agora para recomeçar daqui por 15 dias com uma série de jogos complicados entre os nossos adversários mais directos. Será então a altura de encher a catedral e de arrancar para o titulo com mais uma vitória e exibição arrebatadora.

4 comentários:

Nuno disse...

Primeira meia-hora completamente inacreditavel. Ontem consegui ver o jogo todo e nem queria acreditar naquele chorrilho de disparates e asneiras.

O Maxi, desde que voltou da lesao, tem sido asneira atras de asneira. E' pena, que ele e' um bravo, mas nao ter concorrencia para aquela posicao e' mau, muito mau. (Evidentemente, o bidao nao e' considerado concorrencia.)

Tambem gostei muito do Manu, ontem, apesar de uma certa tendencia para ir ao pau. E gostei ainda mais do Baba, que sozinho fazia o que queria dos 2-3 defesas que lhe apareciam 'a frente.

Ontem estivemos completamente desastrados a defender - e nao estou so' a falar da defesa, toda a equipa defendia muito, muito mal, e so' as circunstancias estranhas do jogo nao fizeram o Quim ir busca-la la' dentro...

A proposito: ha' quantos jogos e' que o Quim nao sofre um golo?

Diogo disse...

um punhado de notas:

1) nuno, vai em 393 minutos em que o quim nao sofre golos. andar a pensar se e' merecedor de renovacao quando claramente e' titular indiscutivel nao se percebe. ainda para mais porque nao estou a ver o benfica ir buscar o buffon no fim da epoca...

2) o joao ferreira vai levar com a torre dos clerigos em cima esta semana. tudo porque expulsou 2 jogadores do maritimo (um por uma clarissima mao dentro da area a lembrar um certo porco aqui ha' coisa de mes e meio na luz...) e outro por palavras injuriosas. este ultimo nao podemos comentar, mas decerto que o arbitro sabera' explicar.

3) preocupa-me a forma do ramires e do maxi. um esta' claramente cansado e acho que estorou. o outro vem numa do disparate ha' umas semanas que nao consigo perceber. acho que um ou 2 jogos de descanso para ambos nao lhes faria mal.

4) gostei da calma do cardozo na assistencia ao saviola e *ainda bem* que o rapaz marcou golo. pode ser que agora nao ande tao desesperado para mandar a chicha la' para dentro.

5) comeco a ficar preocupado com as exibicoes confrangedoras nos inicios dos jogos. pode ser do inverno, mas ha' que puxar dos galoes porra! ontem o relvado nao estava mau e nao fizemos uma jogada de jeito na primeira meia hora. parece que a garra do inicio da epoca, a pressao alta, ficaram em casa nas ultimas semanas...

6) o manu (e o paulo jorge) tem aquele rancorzinho por nunca terem vingado no benfica. foi inteiramente por culpa deles. agora, dar paulada porque isso lhes aconteceu nao se percebe. manu no porto em 2010? vai uma aposta?

7) eder luis: corre muito mas baralha-se muito tambem. ainda nao me convenceu.

dezazucr disse...

Ainda falta o Guimarães em casa - dia 30. Vamos ver como corre. Eles normalmente são mais perigosos na Luz que em Guimarães.

Vamos ver como corre. Depois temos o Belenenses em casa e o Leiria (sempre perigoso) para começar Fevereiro. Faltam 4 meses para o final.

sloml disse...

Muito bem escrito. Concordo com tudo.

Off-topic: Para quem não chegou ainda a ver o documentário "Ser Benfiquista" que passou na ESPN, dêem um salto aqui ao meu cantinho e leiam este post:

http://gloriosachamaimensa.blogspot.com/2010/01/documentario-que-passou-na-espn-canal.html

Peço desculpa pela publicidade, mas acho que vale a pena!