origem
Eusébio +10: receios

terça-feira, 28 de julho de 2009

receios

Há uma grande diferença entre ter bons jogadores e ter uma equipa campeã. A prova disso é que há 20 anos que em Portugal não ganha a equipa que normalmente dispõem de melhores valores técnicos. Não, não estou a falar de arbitragens (isso é outra conversa). Estou a falar de competitividade. Mais sobre este assunto aqui.

Não duvido que Aimar, Saviola e Dimaria são excelentes jogadores. A questão fundamental é como é que reagem quando estiverem a jogar na Trofa, numa noite de Inverno, enterrados num lamaçal, a serem escarrados cada vez que se aproximam da vedação, contra uma equipa que não se percebe muito bem se pratica kickboxing ou futebol. Aí é que se vê a fibra dos campeões.

Eu, infelizmente, vi com os meus olhos o Cardozo (ídolo actual dos Benfiquistas) a sair do campo por vontade própria e ir sentar-se no banco do Estádio da Luz com a equipa a perder 3-0 porque o jogo estava mesmo a terminar e ele já tinha levado porrada que chegasse... e eu até gosto muito do Cardozo, mas são estes pormenores que fazem a diferença.

Apesar da euforia que invade actualmente os benfiquistas, confesso que não estou assim tão optimista. É verdade que a contratação de Jesus impôs imediatamente um rigor e uma ambição que não se viam há muito tempo. Mas a fibra que outros têm, eu confesso que ainda não a vi. Tenho muita curiosidade para ver os próximos jogos em Guimarães. O talento está lá, a ambição também... haverá colhões?

3 comentários:

Diogo disse...

joao,
excelente post. eu tenho tentado refrear a minha euforia (sim, admito que ando optimista), ainda para mais em dia em que podemos ter mais um craque (parece que o miudo keirrison e' mesmo craque e poderia ser interessante no benfica).

mas a verdade nua e crua e' que tomates e' o que conta. saber que mesmo andando a enfardar o jogo todo, a correr o risco de ter fracturas expostas a cada entrada mais "nos limites da legalidade" (como diriam os avencados) o jogador nao vira a cara e vai para cima deles.

nao sabia esse pormenor do cardozo e espero que tenha sido mais um dos momentos sem cojones do quique e que o jorge jesus lhe pregue duas lambadas se a princesa fizer isso outra vez, mas e' preciso ver que dos poucos jogadores que devem saber o que e' vestir o manto sagrado e o que este representa, um nao tem joelhos, o outro aquece o banco, o ruben ainda tem pouca rotacao e o luisao ainda nao se sabe se fica. e acredito que mesmo destes apenas o que nao tem joelhos e' que era capaz de ir la' para dentro e partir a loica, lamacal ou nao, a chover ou a fazer sol.

no fundo, e como dizia o humberto na entrevista dele, no benfica nao se pode empatar. por isso, quando estiver a chover em novembro e estivermos a jogar num campo de batatas em olhao, e' preciso mostrar raca, colhoes ou o que quiseres chamar para a equipa se elevar.

mas o aimar e o saviola ja' jogaram na bombonera e o ambiente para com os jogadores do river nao deve ser agradavel. tenho fe' de que estes rapazolas tem tomatitos.

Diogo disse...

uma nota para o blog que deixaste no link:

bom post. concordo com quase tudo e acho que nao e' emfatizado, em suficiencia, o facto de a grande forca (creio que talvez a maior) seja a maneira como o odio ao benfica e' transmitido, atraves de manter na estrutura ex-jogadores (joao pinto, baia etc), que muita estalada devem dar a todas as novas contratacoes. esta ansia de ter de ser melhor que o benfica e' que os leva a ganhar um par de tubaros. e e' aqui que temos vindo a claudicar.

as juras de amor eterno ao benfica por ex-jogadores e actuais jogadores sao muitas. falta agora faze-los suar para que isso se demonstre no campo.

Nuno disse...

Ha' quantos anos andamos nos a pedir uns italianos de faca nos dentes aqui no blog... ui...