origem
Eusébio +10: o fio, o brio, e o caneco

domingo, 26 de julho de 2009

o fio, o brio, e o caneco

** o caneco **

comecemos pelo ultimo. num dos mais prestigiados torneios de verao, o benfica foi a primeira equipa portuguesa a ganha-lo. o resto sao tretas. parabens benfica.



** o fio **

pois e'. o benfica comeca a apresentar um nocao do que e' jogar 'a bola. pressao alta, posse de bola, trocas de bola rapidas e com nexo, jogadores na frente em movimentacoes constantes, defesa mostrando sinais de que jogo a jogo fica mais solida. numa mao cheia de alteracoes que foram feitas nao se viu desaparecer o momento da equipa e os jogadores parece ja' terem percebido em que terrenos tem que pisar.

jogadores a ter em conta durante a epoca:

1) maxi. ou melhor, super maxi. o patric ate' pode ser muito bom, mas eu quero que o maxi fique por muitos anos na luz. e' que ele esta' um senhor lateral. mais um jogo excelente deste rapazola.

2) david luiz. a central nao engana e nas subidas nas bolas paradas e' sempre referencia. esta' confiante e a equipa pode ganhar com isso, desde que a confianca nao lhe suba 'a cabeca.

3) shaffer. bom a atacar precisa de mais consistencia defensiva. mas o rapaz entrega-se, e isso nao pode ser posto em causa.

4) javi garcia. foi caro, sim, mas sabe o que faz dentro de campo. pode ser a grande contratacao, depois da saida do katso e da provavel saida do yebda.

5) ramires. uau. o rapaz tem pulmao e aquelas pernas levam-no de uma ponta 'a outra em 3 passadas. so' e' preciso que a linha avancada o acompanhe, mas parece ser um jogador muito interessante. bom toque de bola e boa disputas nos lances, nao os dando por perdidos. gostei.


os outros ja' foram dissecados ao longo da pre-epoca (cardozo esta' tip-top shape, aimar a jogar mais recuado e' uma delicia, saviola tem pinta de craque, coentrao e' um caso serio de jogador da bola, dima esta' mais crescido e mais objectivo). esta equipa da-me esperancas para uma belissima epoca. mais canecos se seguirao, se continuarem assim.


** o brio **

o que me leva 'a parte do brio. andam cansados, queixam-se das intensas cargas de trabalho, mas devem levar tanto naquelas cabecinhas que entram em campo com a pica toda para ganhar. hoje o ajax poderia ter sido goleado. num esquema matreiro em que a posse de bola foi dada ao ajax mas em que a pressao era alta, o benfica marcou 3 golos excelentes (o toque do saviola para o golo do dima foi de genio) e nunca entrou em euforias. estava a jogar, atrevo-me a dizer, 'a benfica. hoje, ao ver o benfica jogar, pensei "venha o milan, o barca e o real. comemo-los a todos". a defesa do ajax tremia como varas verdes quando o benfica impunha velocidade e subia pelos flancos. ha' MESES que nao via isso acontecer. os rapazes andam a suar a camisola e isso agrada-me. cada vez mais parece que comecamos a ter entrosamento como equipa, e isso so' pode trazer coisas boas.


BENFICA SEMPRE!!!

12 comentários:

Nuno disse...

Nao deu para ver o jogo, mas quando espreitei o resultado e vi que estavamos a ganhar 2-0 cheirou-me logo a massacre.

Joao disse...

Diogo, desculpa ter postado logo por cima... não me apercebi quer tinhas escrito...

Joao disse...

Diogo, excelente post.

O que é de realçar nestes jogos, mais do que as vitórias ou o fio de jogo, é o brio com que os jogadores estão em campo. Acredito que nos estamos a aproximar de um Benfica à Benfica.

Também gostei do Garcia e do Ramirez (grandes atletas) mas confesso que o David Luiz e o DiMaria, que são dos mais queridos junto dos adeptos, para mim são duas espinhas atravessadas. Volto à minha teoria que independentemente das suas capacidades técnicas e físicas, não têm futebol na cabeça para jogar a este nível.

DiMaria é um desequilibrador, marcou um grande golo, mas isso não apaga o facto de tomar tantas decisões erradas ao longo do jogo... aquele remate a uns 25 metros da baliza quando estávamos em superioridade numérica é paradigmático.

David Luiz é diferente, é muito lutador, muito interventivo, mas é um "loose canon". Não me importo tanto que um avançado seja tresloucado, mas num defesa central isso assusta-me. David Luiz faz grandes desarmes e coisas muito interessantes a sair com a bola nos pés... mas também faz muitos erros infantis, imensas faltas, e um excesso de entradas a roçar a brutalidade. Se ele vestisse de azul não seria problema, mas esta-se mesmo a ver que os Xistras não o vão perdoar. David Luiz é empolgante mas também é o tipo de jogador que custa pontos.

PS - Como disse este fds o Ricardo Araújo Pereira, o Jesus não está a fazer milagre nenhum. Milagre é o Quique conseguir que um plantel tão bom jogasse tão mal.

Sry Lanka disse...

Vi 5 minutos, e deu pa perceber q o Garcia ou tem problemas de visão, ou está na modalidade errada!! Só via pernas!! 3 Cacetes em 5 minutos...pa isso ficavam com o Binya! Pa dar porrada e passar a bola pó lado, tava mais q bom!! E barato!

Diogo disse...

ja' faltava o comentario portista aos jogadores do benfica. nao sao capazes de passar um dia sem pensar no nosso clube. enfim...

quanto ao GRANDE javi, ja' ca' faltava a critica parola. se vestisse de azul e branco e fosse como o bruto alves, em que vale tudo ate' ao pescoco, era racudo. como e' um jogador de classe que veste o manto sagrado e que nao conseguiram desviar ja' nao presta. alias, o raul meireles nunca faz faltas. o malandro lopes nunca se mandou para a piscina. o paulinho santos e' que era um trinco com categoria. e por ai fora...

cambada de tristes...

mais uma nota: muito gosto me vai dar ver os fenomenais jogadores do benfica a deixarem pedrigers, falcoes e outros que tais com o rabinho entre as pernas.

ainda nao comecamos o campeonato e ja' destilam veneno. e' melhor comecarem a reservar as putas e a fruta, porque este ano nao vai ser para brincadeiras.

Diogo disse...

joao,
no problemo. bem descoberta a entrevista ao humberto.

fartei-me de rir com a frase do RAP. que verdade tao bem dita...

Diogo disse...

ja' agora. e antes que comecem a chover insultos a jogadores do benfica (que nao vamos permitir -- aviso previo).

ja' sei que vao dizer que o binya, o katso, o javi, o petit, o mozer, o david luiz, o roderick, o ricardo gomes, o humberto, o ricardo rocha etc etc etc sao jogadore maliciosos e violentissimos. ja' estou mesmo a ver o recapitular do episodio entre o anderson e o katso. que o katso deveria ser irradiado e o binya devolvido ao magreb.

mas pergunta ('a qual acho que ja' tenho resposta): foi o paulinho santos que deliberadamente partiu o maxilar ao JVP ou foi este que mandou o dito maxilar ao cotovelo da princesa quando esta se espreguicava? deve ter sido esta segunda hipotese. os jogadores do benfica e' que se mandavam aos pes dessa estrela mundial (o joao pinto) quando este se sentava no chao. pois e'. esqueci-me. afinal somos mesmo muito violentos.


nota: nao consigo encontrar a excelente compilacao feita pela voz da aguia (julgo) com as entradas "limpas" dos jogadores dos corruptos sobre os nossos rapazes. gaita.

Sry Lanka disse...

Nem precisei de me dar ao trabalho de enumerar os caceteiros das vossas bandas! Tás a ver como tu sabes?! E claro...tb já faltava a ida aos arquivos a preto e branco para terem um argumentozinho pa desculpar os ossos partidos do Anderson. Tava só a falar de bola óh maior. Não fiques nervoso, até pq o dinheiro q o garcia custou, não deve ter sido teu. É q tamos cheios de medo com os vencedores da Guadiana Cup e da Limpa Vidros Cup. E da pa rir o vosso "dejá vu" de vitórias de pré-época...mas percebe-se...a fome é negra...qq côdea serve!

Diogo disse...

e' fantastico. eu nunca leio blogs dos corruptos ou do zbordem porque nao tenho o minimo interesse em saber o que pensam por essa bandas. mas nao se pode dizer o mesmo dos adeptos desses clubes: vivem tao obcecados com o benfica que comentam todas as noticias e blogs sobre o glorioso.

assim se ve a pequenez que polula as mentes verdes e azuis...

quanto ao tratamento por tu, nem eu nem nenhum dos meus colegas blogueiros andamos consigo na escola. um pouco de respeito fica sempre bem e nao custa nada.

Sry Lanka disse...

Na minha terra, tratar por tu, não é falta de respeito...mas já sabia, que por essa bandas, vidrinhos de cheiro não faltam. Tudo serve para se sentirem atacados, ofendidos, e coisa e tal. Deve ser o complexo da inferioridade ou a mania da perseguição a atacar. Pra mais quem usa termos como "cambada de tristes, reservar as putas..." etc como por aqui se vê amiúde, devia ter mais atenção quando fala em respeito. Comigo, Vs/ Excas estão à vontade. Pequenez, como fala, revela quem pensa q o mundo gira á sua volta, e q o resto é paísagem. Pq quem tem capacidade para manter discussões com algum nível (já nem digo com muito nivel!)mesmo com gente de outras cores, nao revela pequenez, mas sim grandeza de espirito. Já o mesmo infelizmente nao posso dizer de SI. Mas isto é típico das vossas gentes, e depois quando as coisas correm mal a culpa é sempre de outra voisa qq, q não a incompetencia dos que vestem o manto sagrado. Se não comenta blogs de outros clubes, é pq não quer, e se não quer q o SEU seja comentado, é só dizer. Gosto de futebol, muito mais do meu clube, assim como vcs. Tudo o q diga respeito ao meu clube e a todos os outros que competem com o meu interessa-me. Sem deixar de ser fanático, pode-se não ser cego....ou nao.

Joao disse...

vou vos confessar uma coisa... o tipo para andrade não é totalmente estupido...

Diogo disse...

oh joao, nao e'. nem quis implicar que era. mas nao gostei do tom que as coisas estavam a tomar. como outros visitantes azuis que ja' tivemos, discussao desportiva nao me chateia. mas achar que se chega aqui e se comeca a cascar nos jogadores do benfica porque nao querem arranjar outros argumentos e' que nao.

sry lanka, nao se sinta ofendido. volte sempre. a discussao futeboleira e' sempre bem vinda, mas neste blog defenderemos o nosso clube, o glorioso benfica, ate' 'a morte. mas saiba que qualquer insulto ao clube, aos jogadores ou aos donos do blog terao, pelo menos da minha parte, severas reprimendas. como disse antes, eu nao vou aos blogs do porto ou do sporting mandar bitaites sobre os respectivos clubes ou jogadores. se a conversa for mantida num espirito de discussao inteligente tudo bem.

volto a referir: chamar por tu ate' e' aceitavel, desde que a discussao seja inteligente e nao facciosa e insultuosa.