origem
Eusébio +10: nada de novo

domingo, 24 de agosto de 2008

nada de novo

Bom, quem le o eusebio+10 já sabia como isto ia acabar. Há umas semanas previ o que iria acontecer nas 4 primeiras jornadas. Hoje dei-lhe mais uma achega. Se fosse assim tão fácil acertar o euromilhões já estava rico.

Por partes.

Mais:
- Carlos Martins é de longe o jogador mais importante do meio campo e sem ele a equipa perde toda a profundidade e combatividade.

- Semana após semana, Leo é sempre o melhor em campo. Maxi não teve tanta sorte em termos ofensivos (não foi por falta de atitude) mas foi irrepreensivel a defender. O pouco que conseguimos atacar foi sobretudo devido ao esforço e ousadia dos laterais.

- Quim está em excelente forma.


Assim-assim:
- Yebda é o pendulo da equipa, tem uma presença fisica importante, é muito bom nos lances de bola parada (uma bola ao poste) e normalmente passa sempre bem a bola. Dá no entanto pouca profundidade ao jogo e precisa de arriscar um pouco mais. Hoje jogou-se muito para o lado e em parte a culpa foi dele.

- Urreta e Amorim foram os sacrificados da falta de entrosamento da equipa. Super marcados (grande novidade) práticamente não foram capazes de ir à linha centrar uma bola. Balboa entrou numa altura boa do jogo e foi capaz de dar outro dinamismo às alas.

- Luisão e Katsouranis não estiveram bem nem mal. Não foram capaz de assumir grande autoridade mas também não comprometeram (foi o Katso que foi comido no lance do golo?). Nos últimos minutos deviam ter arriscado mais e ter tido uma postura mais agressiva ofensivamente.

- Cardozo é o que é, sem ovos não faz omeletes e foram tao poucas as bolas que chegaram à frente que não se lhe podia ter pedido mais.


Menos:
- o Aimar não joga a ponta dum peido. Insistir no homem como segundo ponta de lança então é de bradar aos céus. A única hipótese que ele terá para jogar é optar pelo losango ou então jogando em 4.3.3, onde o Aimar poderá jogar como médio ofensivo. Mesmo assim, tenho as minhas duvidas. O Aimar deve ser o jogador com mais perdas de bola da equipa e tem sido de longe o mais inconsequente em campo. Hoje demos 45 minutos de avanço em grande parte por culpa do Argentino. Atitudes de vedetismo incriveis, a fazer de passes de merda e a levantar os braços para os companheiros como se a culpa fosse deles. Não faz um sprint, não consegue dar seguimento a uma jogada de contra ataque e para culminar falha um golo feito no minuto 90. Por mim já tinhas ido, mas cheira-me que até à quarta jornada vais continuar a ter boa imprensa.

- Filipe Bastos entrou para o lugar do Carlos Martins e não foi capaz de construir uma jogada. Talvez venha um dia a ser um trinco razoável, mas esperar que contribua nos movimentos ofensivos é ridiculo. Na altura que mais precisávamos de atacar havia um fosso enorme entre os nossos dois trincos e a linha da frente. Eu sabia que ia dizer isto, só não sabia que ia ser tão cedo, mas lá vai: que saudades do Nuno Assis.

- Atitude. Ou falta dela. A equipa queria ganhar e no entanto é completamente incapaz de empurrar o adversário, de o sufocar, de o encostar ás cordas nos últimos minutos. males que vêm do passado.

- Por fim, claro, o inenarravel Xistra. Dois penaltis do tamanho do estádio e as infindáveis faltas de merda sempre contra o Benfica. nada de novo. Um penalti a favor do Benfica só em jogos da Taça da Liga, quando tivermos a ganhar 5-0 e, claro, inventado para a lagartagem poder fazer a conversa do colinho.


PS - Se querem um lateral direito, o miudo Miguel Lopes parece ser craque.

4 comentários:

Diogo disse...

joao,
tivemos uma ideia do jogo um pouco diferentes nalguns jogadores.

- achei que o yebda e' um jogador que esta' a ganar lugar na equipa a olhos vistos. bom trinco, nao tem medo do confronto com o adversario e faz faltas cirurgicas a meio campo muito inteligentes. se acaba por passar para o lado e' tambem fruto de alguma apatia ou de medo de arriscar.

-nao concordo com a leitura do aimar. encostado ao cardozo nao rende, sem duvida. mas assim que passou para a ala deu um ar da sua graca. o falhanco no fim e', de facto, um falhanco. mas teve apontamentos interessantes jogando mais recuado (como deveria sempre jogar, talvez?)

- o urreta tem vontade mas falta-lhe clarividencia. mas diga-se que entre ele e o balboa, talvez ele... achei o balboa algo apatico e pouco agressivo. o di maria sera' o extremo direito? ou o avancado movel, descendo o aimar?

concordo com a tua analise do felipe bastos e do carlos martins. mas diria mesmo: na falta do martins, nao deveria descer (outra vez) o aimar, entrando um gajo com mais agressividade que o argentino? tipo, makukula?

o ruben amorim anda a perder oportunidades (nao e' extremo... nao se faca dele o que ele nao e'...) e o maxi e' uma maquina a defender.


com o reyes e o di maria as coisas serao mais dinamicas. mas concordo com uma coisa: se o aimar e' para andar desaparecido atras do cardozo, mais vale nao jogar...

Nuno disse...

Agora e' que vi as imagens.
O Aimar devia levar uma marrada do Luisao por na ultima jogada nao ter passado a bola ao Cardozo, que estava sozinho, em vez de rematar...

Joao disse...

oh Nuno, o mais grave é que eu até acho que ele "tentou" passar a bola ao Cardozo.

Nuno disse...

Bom, vistas as coisas assim, e' realmente mais grave... :D