origem
Eusébio +10: Jogos Olimpicos e a treta das desculpas

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Jogos Olimpicos e a treta das desculpas

De quatro em quatro anos, como se nada se pudesse fazer para mudar isso, temos a ladainha dos derrotados-cronicos.
Pseudo-atletas (e note-se o prefixo!) de nacionalidade portuguesa metem-se num aviao pago pelo Comite Olimpico Portugues (i.e., por dinheiros publicos) e vao fazer turismo para o sitio onde os Jogos decorrem. Sao criaturas das mais ecleticas preferencias: tiro ao alvo, equitacao, vela e cenas dessas.
'A chegada 'a aldeia olimpica, a esperanca das medalhas, a garantia de "fazer o meu melhor". Normalmente na frase "vou TENTAR fazer o meu melhor". Tentar fazer o melhor. Tentar. A imprensa da-lhes o tempo de antena que nega a todas as outras nulidades nacionais durante todo o resto do tempo. Eles rejubilam, estrelas cadentes.
Chegam as provas. Um atras de outro, eliminados. Eliminados. La' ha' um ou outro que se qualifica para essa coisa aberrante e disparatada que e' designada por "final B".
E chegam tambem as lamurias, a da "falta de condicoes", a da "egua que ficou assustada com o ecran gigante", a do pequeno-almoco que fez diarreia (esta era da Fernanda Ribeiro pos-barba, porque enquanto teve barba nao tinha problemas intestinais), a das bolsas que sao curtas, etc., etc., etc..
Hoje li que houve uma nulidade que correu os 3000m barreiras e nao se apurou para a final. E apesar de estar tambem qualificada para as eliminatorias dos 5000m, decidiu que nao valia a pena correr porque as africanas sao muito fortes.
QUE MERDA E' ESTA!??!!?!??!?!?!?!
Mas a bicha nao foi la' para competir? Ou nos andamos a pagar turismo a estas criaturas? Pela parte que me toca, pessoal que nos Jogos nao iguala, pelo menos, a sua melhor marca devia ser obrigado a devolver ao Estado cada centimo que receberam nos ultimos quatro anos.
E tambem nao percebo por que e' que se mandam criaturas destas para os Jogos. Nao se devia limitar o acesso a todos aqueles que tem marcas suficientes para chegar 'as finais? Ou acha-se mesmo que um toto' qualquer que demora 45 minutos para correr os 10Km normalmente, tem condicoes para se qualificar para as finais nos Jogos?
Eu sei que o COI e o CO Portugues, mais o seu nojento presidente vitalicio, querem e' protagonismo, e portanto quanto mais cabrada na bagagem, melhor. E resultados, ninguem lhes pede? Para que raio e' que esta criatura dos 3000m barreiras foi a Pequim, se acha que nao vale a pena correr porque as adversarias sao muito fortes? Entao, ficasses em casa, porra!
Este espirito de amadorismo, de derrotismo cronico, de lassidao, e' de um nojo compulsivo. E nao me venham com a treta de que o importante e' participar. Para quem VIVE do desporto, os Jogos sao a maior competicao, a maior gloria possivel. Ninguem se lembra de quem e' o campeao mundial de 100m, mas toda a gente sabe quem e' o campeao olimpico. Olimpico. Os humanos que se fazem imortais. Perguntem ao Phelps se ele foi la' porque nao tem mais nada que fazer na vida, e e' giro participar na festa. Perguntem, va' la'. Ou ao Tyson Gay. Ou, por falar nisso, ao Obikwelu, ou 'a Vanessa Fernandes (faz merda e vais ver o que te acontece...).
Um panhoca qualquer que ganhou um combate de judo e acabou em 9.o daquela categoria (onde deviam ter concorrido uns 15, imagino...) veio ainda reclamar da bolsa, que "mil euros nao dao para nada". Jovem, camone: um assistente universitario, depois de andar uns dezassete anos a estudar (e com sucesso), ganha menos que isso, tem obrigacao de concluir um grau academico superior num prazo determinado, trabalha umas 12-14h por dia, e ainda paga impostos. E se nao fizer isso tudo, leva com os patins nao demora nada. E tu, meu merdas, ainda te queixas do dinheiro que te cai para andares a treinar uma ou duas horas por dia, provavelmente sem qualquer plano de treino que chegasse para um aluno de primeio ano de educacao fisica ter nota positiva num relatorio de aula pratica.
Merda para estes inuteis, que sao mesmo as ventas do povo que os pariu. Da-se!

11 comentários:

Diogo disse...

nuno,
excelente posta. ando eu ha' uns dias a pensar em escrever algo sobre os jogos olimpicos e a falta de olimpismo portugues e tu antecipaste-me.

eu nao diria melhor. esqueceste-te ainda de um pormenor (um pormaio, talvez?). o facto de um suposto campeao da europa de judo ser eliminado 'a primeira e ter A LATA de se queixar do arbitro.

eu sinceramente nao vejo o porque de se insistir em mandar malta para os jogos olimpicos se e' para fazermos a figura de um turquemenistao (com todo o respeito pelo turquemenistao e os seus atletas). eu sempre me questionei qual a finalidade e o orgulho de cumprir os minimos. alias, sera' que so' temos atletas para cumprir o absolutamente minimo? e' por essas e por outras que nao se vai a lado nenhum em portugal...

ja' agora que estamos numa de olimpiadas: porque e' que baseball, vela, tiro de pistola entre outros sao provas olimpicas? o que e' que estas enaltecem o factor atletico? sendo que as olimpiadas sao descendentes das provas atleticas gregas, que tinham por objectivo enfatizara forca, a agilidade e a resistencia do corpo humano. ora... vela?!? pistola?!? o que e' que um treino de pistola tem? capacidade de concentracao e exercicios no dedo indicador???

enfim....

J G disse...

parabéns pelo blog.
venho convidar para participar na fantasy league da premier:
http://encarnado-e- branco.blogsp...remiership.html

abraço

Nuno disse...

E afinal o Obikwelu tambem esta' no mesmo saco...

Nuno disse...

Ok, retiro o que disse no comentario anterior. O Obik teve a decencia de nao ter desculpas da treta e de agarrar o touro pelos cornos.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Diogo disse...

eu nem me vou dar ao trabalho de apagar os comentarios deste anormal que vem para aqui mandar bitaites. no fim de contas, deve ser azia da sua equipa de merda ter sido enrabada 'a grande por uma equipa mediana.

enfim... a pequenez dos outros clubes ve-se nisto: nao tem com que se entreter, vem mandar palpites para blogs que nao tem nada a ver com o estrume que eles tantam apreciam.

e' triste que a justica portuguesa seja patetica e reverente ao papa. num pais a serio estavam hoje a disputar as distritais....

Nuno disse...

Por acaso eu acho curioso que a bimbalhada so' ganhe titulos em modalidades que envolvem arbitros...

Joao disse...

enquanto o proxenetismo não for modalidade olimpica esses anormais vão continuar a vir para aqui zurrar... felizmente demora 3 segundos apagar um comentário.

Voltando ao olimpismo, digam-me lá se em mais algum país ou em qualquer outra lingua a expressão "na desportiva" significa "tou me a cagar embora lá mandar umas boladas que ganhar ou perder tudo é desporto"?

Não me parece... As várias federações continuam a ser vistas como sucursais da Santa Casa da Misericórdia para que um monte de atletas (a começar pelo fuebol) possam passear pelo mundo à pala.

Não é por acaso que a maioria dos nossos grandes atletas optam por imigrar o mais cedo possivel. Brevemente vamos ter uma supercampeã tenista que foi com 12 anos para uma academia na Flórida. E não é por acaso que as nossas estrelas do atletismo treinam todos em Espanha.

Em Portugal brinca-se ao desporto. Lá fora, compete-se.

Joao disse...

emigrar, obviamente

Nuno disse...

Realmente, nao ha' mais nenhuma linguagem (que eu conheca) assim. E tambem nunca ouvi em mais lado nenhum a cena do ganhar ou perder tudo ser desporto.

E' o povo que temos, mentalidades rotas do seculo passado que perdemos...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.