origem
Eusébio +10: assim sim

domingo, 10 de agosto de 2008

assim sim

Parece que por qualquer razão que eu não compreendo muito bem, esta semana o Benfica reapreendeu a jogar à bola. Deu gosto ver uma equipa sólida, lutadora, ambiciosa e cheia de talento. Foi como da noite para o dia se pensarmos no que se passou a semana passada em Guimarães.

Da noite para o dia é como quem diz, de Bynia para Yebda. Já sei que os louros de ontem vão todos para Aimar e Cardozo, mas quem revolucionou a equipa foi Yebda que consegui ser um esteio no meio campo, defendeu bem sem fazer mais do que 2 ou3 faltas inteligentes e distribuiu jogo sem falhar um passe. O Benfica de Bynia fez 30 faltas e teve 35% de posse de bola, o de Yebda fez meia duzia de faltas e teve 60% de posse de bola. Sem querer embandeirar em arco, parece-me que começa em Yebda este novo ciclo do Benfica e a consagração de Rui Costa como a melhor coisa que aconteceu ao Benfica desde Cosme Damião.

De resto, uma nota muito positiva para Carlos Martins que enche o meio campo de raça e talento, sem duvida uma das melhores contratações do Benfica esta época. Que os deuses do futebol mantenham aquele espirito irrequieto sob controlo e temos ali um novo Carlos Manuel.

DiMaria, a malta do Eusebio+10 tem uma mensagem para ti. Se queres mesmo ir para o Chelsea, faz-te muito amigo do Urreta porque ele quando for para lá talvez precise de alguém para lhe limpar as botas. Custou mesmo 1 milhão de euros este menino?

Por falar em euros, quem é que custou 4 milhões de euros e está no banco porque um médio centro que veio a custo zero de uma equipa portuguesa do meio da tabela mostrou ser melhor que ele, mesmo jogando colado à linha?

Katsouranis jogou muito, a defesa parece outra com ele, Luisáo tambem parece mais seguro com ele ao lado. Leo mostrou que velhos são os pratos e fez um jogo fantástico, e Maxi continua a mostrar que quem o pôs a jogar do meio campo para a frente não via um boi um palmo à frente do nariz.

Uma nota para Aimar. Apesar da imprensa estar louca com ele, para mim continua a ser o elo mais fraco desta equipa. O talento, a cultura futebolistica, está tudo lá. É verdade que ontem fez uma assistência, mas de uma forma geral continua a ser completamente inconsequente sempre que toca na bola. Eu dou o braço a torcer, gosto de jogadores que trabalham 90 minutos de uma forma consistente e tenho pouco respeito por aqueles que alternam uma boa finta com 5 perdas de bola infantis. Aimar ainda não me convenceu....

Reyes jogou pouco mais de 5 minutos, tocou 2 ou 3 vezes na bola e jorrou talento. Mais importante que isso, estava contente, visivelmente feliz, como um garoto que não consegue esconder um sorriso. Isso para um Benfiquista deve valer muito mais do que qualquer golo que ele venha a marcar.

Para a semana vem o Inter, espero que Mourinho deixe o livro de cheques em casa. Só mesmo uma operação de resgate podia neste momento estragar a pré-época do Benfica.

10 comentários:

Diogo disse...

eu nao vi o jogo porque a rtpi preferiu passar o jogo da lagartagem em vez de passar o verdadeiro jogo de futebol do dia de ontem.

como a tsf nao anda a no melhor em termos de ligacoes, tive que me resignar a ouvir a antena1 e os comentarios idiotas do joaquim rita (porque e' que sera' que nunca temos comentadores que sejam benfiquistas? temos sempre que gramar ou com o joaquim rita ou com o bernardino barros? irra....)

do que fui ouvindo, coisas que deu para perceber: a defesa esta' solida como ha' muito (4 epocas?) nao andava. parece que descobrimos ouro para o lado direito, e parece que o luisao vai esperar ate' dezembro antes de comecar a aparvalhar a dizer que quer ir para aqui e para ali.

depois temos um meio campo cheio de vontade e cheio de raca, com o martins e o yebda. um meio campo tambem forte para a 2a e a 5a jornada: o yebda manda uma valente cabecada ao lucho e fica orientado, o carlos martins chega 'a retrete do campo grande e deve comecar 'a batatada ao minuto 2. mal posso esperar por esses 2 jogos!

depois outra coisa importante a retirar e' que o di maria vai ter de correr muito esta epoca. o urreta nao vai ser titular (deve ser o reyes), mas quem tem um "rei" em forma e um puto de 18 anos que tem 7 pulmoes, 3 coracoes e corre a 300 km/h, ate' ver nao precisara' muito do di maria (que tem 2 pulmoes e meio, mas so' corre a 150 km/h e quando lhe apetece).

o aimar... parece que anda deslocado. se ele jogar um pouco mais recuado a coisa talvez se componha. nao muito, mas um bocadinho. mas talvez seja a tal recuperacao fisica e mental de que fala o quique.

balboa: vai tendo cuidado rapaz. com o pouco que mostraste, o ruben vai dar cartas. a ver vamos como vai correr esta luta. deve ser interessante.

vamos apostar que o nuno gomes vai jogar imenso no banco? e que o nelson lhe vai fazer muita companhia? e que o moretto, chegada a jornada 10, vai comecar com birras?

palpites: quem mais saira'?

Joao disse...

bynia... eu apoiei sempre o homem, mas nesta fase não o quero nem no banco.

Diogo disse...

eu diria binya e um avancado (makukula)

o mantorras ganhou lugar cativo... pode parecer crime o que vou dizer, mas vou-me apoiar num post do nuno: ser profissional de futebol implica fazer sacrificios quando os medicos o exigem. vai para angola, nao faz o trabalho especifico e volta numa forma miseravel. que culpa tem o benfica? nao fizemos tudo por ele? esta' na altura de lhe dizer "mantorras, amigo, nao vais jogar mais 'a bola. obrigado por tudo". e pronto. agora, andar a suportar salario, medicos, viagens a angola, etc... nao somos instituicao de caridade. e' chato ter tido a lesao que teve, mas esta' na altura.

Nuno disse...

Estou 'a espera do jogo contra o Inter para ver se isto foi coincidencia ou evolucao. Tb so' ouvi o jogo porque as transmissoes piratas nao o deram, e tambem tive que gramar com o Quim Irrita, e a conclusao e' que vou comprar accoes da Renova. Ha' para ai' muito pessoal a ficar diarreico com as contratacoes do SLB para esta epoca. Devo dizer, a esse proposito, que nao me lembro de termos contratado tantos TITULARES como este ano - costumamos comprar uma equipa nova todos os anos, mas so' 1 ou 2 e' que jogam, o resto vai tudo discutir lugares no banco, na bancada e no emprestimo ao Olivais e Moscavide. O que implica uma coisa: o Rui Costa e o Quique jogam maneijare. Porque toda a gente que joga maneijare sabe que para se ganhar o campeonato com o Benfica, tem que se despachar metade do plantel e contratar ORGESTES uns sete ou oito titulares e dos bons...
Estou cheio de vontade de ver o Reyes a jogar. Eu por mim batia ja' os 8 milhoes da clausula de opcao para ficar com o passe todo...

So' continuo sem perceber a cena do Petit. Corre o rumor de que ele era rabeta e fazia mau balneario, e que isso e' que deu azo 'a saida. Sera verdade? Sera treta da tangueta? Who knows...

So para terminar, os jogadores do Benfica deviam ver com muita atencao os telejornais deste fim-de-semana. Alguem lhes devia dar os podcast, para eles nao se esquecerem. Isto a proposito do seguinte: uns merdosos quaisquer com a mania que valem alguma coisa (tipo um Rio Ave armado aos cucos, nao sei se me estou a fazer entender) resolvem atirar umas bombas e umas balas de artilharia a outros gajos igualmente na merda, mas com 30x mais merda. E depois queixaram-se de levar na pandeireta 'a grande e 'a francesa...
Era isto que eu propunha ao Benfica: que de cada vez que um ranhoso qualquer de uma equipa ranhosa qualquer (ou seja, todas) se armar em carapau de corrida, que soltem o bocadinho de russo que ha' dentro deles, e escavaquem o georgiano que ha' nos outros macacos por uns sete ou oito a zero. Tipo, naquela da amizade.

Joao disse...

eu acho que o Makukula pode vir a ser muito util. é evidente que não é, nem nunca será um titular. mas pode ser um gajo muito util para jogar os ultimos 10 minutos conra um autocarro enfiado em frente à baliza. uma espécie de 6th man, com os americans dão tanto valor na nba.



entrementes, o dimaria dá uma entrevista onde diz querer ser titular para mostrar o seu real valor. meu, titular, pequim, não sei se estás a ver o problema... não me parece que estejas a abordar a questão pelo prisma correcto

Nuno disse...

concordo na cena do Malucuca. O gajo nao e' um titular, mas tipo se o Cardozo precisa de descansar ou esta' lesionado/castigado, e e' necessario ligar a artilharia aerea, o Malucuca e' uma alternativa de contingencia. Depois e' um gajo maluco, isto e', quando o assobiam, ele resolve dar ao pedal para calar os assobios. Parece-me bem. E depois pode ser que seja suficientemente amalucado para enfiar uma bota nos dentes do Bruno Cacetalves, ou coisa assim.
Por mim, fica la'.

Ja' o Mantorra, por muita mistica que o rapaz tivesse ha' um-dois anos, nao ha' desculpa NENHUMA para todos os anos fazer a mesma merda com os tratamentos. E' mais ou menos a mesma coisa que se andar a recuperar um doente com cancro de pulmao, e ele quando pode dar mais umas passas. Ate' para o Mantorras aprender (e e' evidente que ele tem dificuldades de aprendizagem, que e' como quem diz e' mais calhau que o WC Bucha), este ano devia ser emprestado ao Desportivo da Suazilandia. Assim, ele podia partilhar a sua alegria de jogar com o povo de Angola, e no fim do ano comprava a cadeira de rodas do proprio bolso. Pessoal que se lixa pelo clube, a malta apoia. Pessoal que se lixa pelo clube mas se esta' a lixar para o clube, que se lixe!

O Bynia tambem o dispensava, para ele ir jogar um ano fora, a ver se nos descansa a nos e se descansa a imprensa, que cada vez que ele respira pede tres cartoes vermelhos. Ele 'as vezes ajuda, e' verdade, mas se um jogador do Benfica faz uma falta, e' logo um assassino. O Cacetalves distribui mais fruta que os Transportes Luis Simoes, no pasa nada. O Izmailov e o Moutinho e o Tonel e' de cinco em cinco minutos e para aleijar, e ninguem repara.

E o Edcarlos, quando e' que e' despachado? Parece-me que para esse o Benfica devia colocar uma clausula de nao-opcao: se o clube a quemse empresta o bicho nao quiser ficar com ele, o Benfica paga para eles mudarem de ideias.

Espero que nao vendam o Luisao e o Katsoranis. Rebentar com a defesa nesta altura e' a morte do artista. Se estao tristes, troquem comigo um mes, que eu ficaria muito contente de bater o salario deles e de vestir a camisola sagrada, sobretudo se puder jogar contra os corruptos e aumentar exponencialmente o numero de ossos contidos no corpo do traidor mais recente.

Diogo disse...

2 breves comentarios: makukula e di maria.

1) o makukula: pode ser util, sim. e' forte, feio e maluco, sim. mas o rui e o quique querem um avancado. ora, como o cardozo fica, o mantorras e' cativo, o nuno e' capitao... sobra o makukula. parece que o hull o quer. talvez tenha mais propensao para marcar golos em inglaterra...

2) o di maria. este menino deve pensar que chega da china e, independentemente de como acabar o torneio para a argentina e de apenas andar a jogar 20 minutos de cada vez, abanca lugar titular. o' jovem, tens de ter calma. podes ate ser o maior craque do mundo, mas a rapaziada que aqui esta' anda a dar no duro ha' mes e meio. tu vais chegar cansado (12 horas de diferenca horaria, jogos nas pernas, nao tiveste ferias...). por isso, nos primeiros 2 meses, mais ou menos, deves ver a bola e' no treino. ou seja, la' para outubro deves jogar uns minutos. ate' la', e sei que nao tens visto na tv senao andavas de bico calado, a rapaziada que anda por ca' esta' a dar muito boa conta do recado. alias, ou te poes a pau ou vais passar uns tempos a aquecer o banco. porque? porque o balboa e o amorim nao vao decansar. alem disso, eles sabem que o benfica e' o melhor clube do mundo. como no lado esquerdo esta' o incrivel reyes, devias andar preocupado. mas concentra-te la' nessa competicaozita de verao por agora. depois a malta mostra-te como tens andado enganado em relacao 'a tua imediata titularidade.


quanto a contratacoes: de facto, porcos e lagartos andam piores que estragados. e' que enquanto uns nao contratam e outros contratam herois de banda desenhada, o rui e o quique (mas principalmente o rui) viram o que precisavam e usaram tudo o que sabem e trouxeram nao 1, mas 2 jogadores de qualidade incrivel. para nao falar no amorim, no martins, e no yebda (o balboa ainda tem de correr um bocadinho mais para me convencer...). o benfica e' mesmo o melhor clube do mundo!


imaginem so':

quim
maxi, luisao, katso, leo
yebda
martins reyes amorim (ou dimaria)
aimar
cardozo


que plantel! uau! agora sim, temos equipa 'a altura da grandeza do clube. acabaram-se os hassans, os sabrys, os pandurus, os tavares, os nelos... com o rui a mandar, isto vai-se compor!

Nuno disse...

As ilusoes (ou delusoes) do Di Maria nao valem a pena. O rapaz vive na lua. Alias, ele nao era para ir para o Chelsea ja' este ano? Trinta milhoes para ca', Di Maria para la' e nao se fala mais nisso!!! :D:D:D:D:D
Nao percebo como e' que jogadores que jogam em ligas europeias e tem ambicoes de gloria se pisgam para jogar uma competicao que nao interessa a ninguem (nem percebo o que e' que o futebol tem de olimpico, mas isso sou eu que sou burro e tambem nao percebo por que e' que as setenta classes de vela sao olimpicas - ja' agora tb podiam fazer um torneio de formula 1, tb envolve uma componente fisica e uma altissima componente tecnologia...) em vez de estarem a fazer a pre-epoca nos clubes que lhes pagam o salario e lhes dao a fama. Ou alguem acha que consegue o contrato da vida deles por fazer uns bons jogos olimpicos em futebol? Dream on, Angel. E nao deixes de fumar coisas esquisitas que nao e' preciso. E sim, para o ano, se continuares assim, vais para um grande clube europeu. Tipo o Estrela da Amadora. Ya? Ya!!!

Nuno disse...

Eu acho que o Mantorras vai ficar la' mais nao conta como avancado. O plantel vai ser 25+Mantorras, e e' dos 25 que se vao contar os jogadores. O gajo-que-esta-todo-partido-mas-se-da-ao-luxo-de-nao-cumprir-o-plano-de-recuperacao-durante-as-ferias vai ficar so' a fazer companhia.

Joao disse...

nuno, convenhamos que o homem tem o salário em dia, aposto que ainda recebe um bónus por parte da federação argentina, anda a passear pela china com um grupo de 20 amigos. Alem do mais, aquilo deve estar a rebentar de mulheres infiltradas em testosterona com mais cio que uma égua que até um pateta orelhudo argentido devem querer comer. a vida deve ser bela pró bom do Angelito. Ele que goze, porque quando voltar vai penar a bom penar. espero que ande a exercitar bem os gluteos porque vai dar um jeitao para o tempo todo que vai passar sentado no banco.