origem
Eusébio +10: Venham mais cinco...

domingo, 9 de março de 2008

Venham mais cinco...

... de uma assentada que eu pago ja'...

O reu dos ultimos meses foi condenado e num acto de auto-clemencia, argumentou que o tribunal nao tinha competencia para o condenar 'a morte, pelo que se auto-condenou ao desterro. Adeuzinho, obrigado pelos servicos, pelas gentis palavras de despedida, e ate' sempre. Quando passar por Lisboa, uma saltada ao camarote, ha' sempre la' uma cadeirita para si. No banco, e' que nao me parece.

Agora que a carcaca ainda esta' quente, ja' os abutres esvoacam. Quem e', quem e', quem e'. Para mim, ha' duas respostas possiveis.

1) Ninguem. O Joao Alves sabe mais de futebol que 95% dos putativos candidatos. Ele e o Chalana tem capacidades mais que suficientes para fazer o servico ate' ao fim da epoca. Vantagem: o plantel precisa de um banho de benfiquismo, e estes cairam no caldeirao da pocao magica quando eram pequninos.

2) Alguem. Se vier, vem para o que resta deste ano e para a epoca seguinte. A vantagem e' que podia ir preparando a nova epoca. A desvantagem e' que se o que resta desta correr mal, fica ja' queimado e como nao o vao correr ao fim de tres meses, ficaria a epoca seguinte perdida tambem.

Confesso que preferia a opcao 1. Uma estrategia tem que ter auto-sustentacao para golpes destes. Para se mostrar que o projecto e' mais importante que as pessoas, nao se pode fazer de entradas e saidas um circo de vaidades.

Benfica esmaga!

2 comentários:

Diogo disse...

Pois e'. Comeca a parece que estamos a perder um pouco o rumo...

O Camacho era o alvo facil, admito. Admito ate' que eu o condenei umas poucas vezes ao longo da epoca. Mas todos sabemos que todos os treinadores em todos os clubes do mundo passam por momentos mais dificeis. Continuo a achar que o Camacho nao e' treinador para o Benfica, mas desde a historia do pai dele que ele deve ter estado com a cabeca noutro lugar, o que se percebe. Tentou, mas nao se deu bem. Que tenha sorte para onde for. No Benfica e' que nao. Tentou 2 vezes, com mais ou menos sucesso.

Depois da noticia, o Rui, como grande benfiquista e grande profissional que e', admitiu que o problema nao estava so' no Camacho, mas sim na atitude de alguns jogadores. E como nos nos fartamos de dissecar durante a epoca, alguns daqueles rapazes nao sabem o que e' vestir o manto sagrado.

Mas alguma culpa tambem tem de ser dada ao LFV: preparar uma epoca com o FS para o despedir 'a primeira jornada e esperar que o Camacho chegue e ganhe a Champions, a Liga, a Taca da Liga e a Taca de Portugal e' um bocadinho irresponsavel. O Camacho, ao demitir-se, esta' a dizer "quem vier que comece agora para nao haver tantos erros no futuro".

Tambem gostava de ter um staff que saiba o que e' ser benfiquista. Que tal Alvaro para principal, com o Chalana e o Joao Alves como adjuntos?

Joao disse...

Excelente post Nuno.

No fundo concluis o mesmo que eu, que o problema não é o treinador. Não só o Alves não é solução, como não será um grande nome (Trap, Koeman e Camacho o provam.

É verdade que não temos sido muito felizes. O Koeman claramente nunca esteve cá. O Santos é um infeliz. O Camacho tem mais em que pensar. E no entanto são sempre eles os culpados máximos quando alguem acima deles deveria arcar com as responsabilidades. São demasiados anos de épocas miseravelmente preparadas e planteis geridos como stock de mercearia.