origem
Eusébio +10: O andar triste

sexta-feira, 14 de março de 2008

O andar triste

Tenho andado a ler blogs do nosso clube apos mais um desaire da nossa equipa, desta vez em Madrid. Metade dos bloguistas desanca na equipa, a outra metade desanca no LFV. Mas todos desancam. Isto levou-me a pensar no nosso clube, no que o clube representa e do que o clube precisara'.

Mas, acima de tudo, queria comecar por dar o meu apoio a 90% dos jogadores do nosso clube. Uma equipa que tem o Quim, o Moreira, o Leo, o David Luiz, o Katsoranis, o Petit, o Di Maria, o Adu, o Nuno Gomes, o Cardozo, o Mantorras, o Makukula, o Cristian Rodriguez, e o Rui Costa nao e' uma equipa vulgar. E' uma equipa de topo. Aceito que nao sao craques (tirando o Rui) para entrarem no Real Madrid e partirem a loica, mas sao os nossos craques. Acredito que andem tristes com a falta de resultados e alguma instabilidade. Mas nao foi entre Junho e Fevereiro que passaram de bestiais a bestas. E' preciso perceber que eles comecaram a epoca a ensaiar um 4-1-2-1-2 que foi mandado 'as urtigas para usar um 4-2-3-1 para o qual nao tinhamos jogadores. Em vez de se reforcar o lado direito com um extremo, foi-se buscar o Makukula e o Sepsi, posicoes para as quais estavamos mais ou menos. Acabamos a epoca sem um extremo direito de raiz (volto a dizer o que disse no inicio da epoca quando o Simao saiu que desde o Poborsky que nao temos um extremo direito de raiz -- o Simao era esse rapaz, mas jogava sempre do lado esquerdo).

Claro que ha' jogadores que estao a mais: Luis Filipe trouxe pouco, o Edcarlos e' uma nulidade (nao tem nada a ver com o David Luiz), o Maxi Pereira e' um polivalente que joga mal em qualquer posicao.

Mas o problema mais critico do Benfica nota-se na indefinicao de todo o clube: um presidente que acha que sabe muito de futebol mas contrata jogadores pelo nome, a falta de comunicacao entre as varias equipas de futebol -- falta um modelo de jogo a nivel de clube, 'a la' Ajax, e a falta de comunicacao entre os varios sub-departamentos do futebol (a ausencia de um director desportivo para o futebol abriu esta lacuna que nunca mais foi preenchida).

Mais que treinador -- que agora temos de ir buscar -- o Benfica tem de se re-organizar administrativamente. Precisamos de um director desportivo para ontem, precisamos de uma definicao do modelo de jogo (4-4-2, 1-2-3-4, 4-3-2-1, 4-2-3-1, 4-3-3, qualquer coisa!!!) que se adapte as todas as equipas de futebol, a partir dos infantis (o que faz com que a cantera possa entrar para a equipa principal para exactamente a mesma posicao, sem se notar dificuldades na adaptacao ao esquema tactico) e precisamos de uma visao para o futuro realista. Custa admiti-lo, mas o Benfica ainda nao tem capacidade para vencer a liga dos campeoes. Uma visao realista passa por organizar o clube a todos os niveis e dizer, abertamente, aos benfiquistas "so' podemos lutar pelo campeonato por agora. qualquer coisa mais e' bonus. o nosso treinador e' x e vai se-lo por mais uns anos, para implementar o modelo de jogo. nao vamos contratar estrelas mas prometemos que quem venha vai dar o seu sangue, suor e lagrimas pelo clube."

Sem directivas especificas, honestas e realistas nao sairemos da tristeza que neste momento nos assola. Por isso, vamos deixar de bater nos nossos rapazes, que sao os nossos craques, e vamos fazer votos para que isto mude num futuro MUITO breve.

Benfica Esmaga!!!

1 comentário:

Nuno disse...

Bem dito, Diogo.

Tambem tenho andado a pensar em termos parecidos. Parece-me que neste momento, seria uma bencao que um responsavel viesse dizer assim: "Contratamos o treinador X. Reconhecemos que o plantel esta' desequilibrado. Por isso resolvemos adquirir o passe do jogador Y, que e' extremo-direito, e do medio de ataque Z, que e' especialista no transporte de bola. Os jogadores A e B, que estavam em fim de contrato mas realizaram mais de 75% dos jogos a titular, tiveram o seu contrato renovado. O objectivo que pedimos ao treinador e' vencer pelo menos um campeonato durante as proximas tres epocas. Isto vale por dizer que durante estas tres epocas, nao havera' mexidas na equipa tecnica."

Nao da' mais para fazer as coisas em cima do joelho. Tem que se arrancar para a estruturacao. Chega de conjunturas, de mudancas de direccao, de guterrices. 'E preciso solidez e seriedade. Precisamos de admitir que nao podemos ganhar tudo para o ano? Entao admita-se. Nao e' agradavel, mas tem que ser. Quando estamos doentes, a cura comeca em reconhecer os sintomas. E acaba em trata-los. Os sintomas do que esta' mal, sao amplamente conhecidos, divulgados aos quatro ventos e debatidos nos cinco continentes. Agora vem a parte de resolver. Espero que o LFV (nao me parece que a contestacao seja toda espontanea... tenho para mim que ha' aqui dedinho a fazer cocegas 'a imprensa...) mostre a capacidade que mostrou em outros campos para resolver o problema. Senao, alguem ha'-de vir, de preferencia para nao fazer as mesmas asneiras outra vez.