origem
Eusébio +10: o cancro

terça-feira, 11 de março de 2008

o cancro

Enquanto a blogosfera e a imprensa escrita se entretem com a escolha do novo treinador do Benfica, eu confesso que estou cada vez mais pessimista relativamente ao futuro do meu clube.

O Benfica tem um cancro no cerebro! Todos os medicos (adeptos) o sabem, mas ninguem o quer diagnosticar. Aliás, é muito mais simples ir tomando umas aspirinas para disfarçar as dores do que proceder a uma cirurgia extremamente complexa e com probablidades diminutas de sucesso. Entretanto, e como as aspirinas começam a não fazer muito efeito, debatemos furiosamente se precisamos de tylenol, benuron, advil, ja para não falar dos muitos genéricos que para ai há, e claro, a medicina popular portuguesa através de uns xaropes de cacto.

E pronto, lá vamos andando contentes a discutir o nome do próximo treinador que vamos enterrar.

LFV disse hoje uma coisa espantosa, aliás, ele tem dito coisas espantosas todos os dias:
- primeiro, depois de camacho e rui costa assumirem as suas responsabilidades, LFV, do alto do seu pedestal não só sacudiu a água do capote como acrescentou que foi apanhado completamente de surpresa (pergunto-me se ele tem visto os jogos) e que o Benfica já tinha sobrevivido a coisas muito piores.
- segundo, disse que a experiencia lhe dizia que era má ideia mudar de treinador no final da época... mas mudar no inicio da época todos sabemos que é sucesso garantido.
- e terceiro, que encontrar um treinador para o Benfica não era um bicho de sete cabeças. Não sei de quantas cabeças será o bicho mas creio que o LFV já decapitou umas 6 (Mourinho, Jesualdo, Trap, Koeman, Santos e Camacho) e não me parece que tenha ainda acertado no homem certo para o Benfica... ou para ele.

Está na hora de LFV ser "promovido" a vendedor de kits. Obrigado por tudo, foi o homem certo na altura certa, mas o seu trabalho está feito. Se quizer continuar a vender kits entre o Mondego e a Guiné Conacri, nós agradecemos e prometemos que será o eterno vendedor do mês. Responsável pelo futebol do Benfica, nem mais um dia.

7 comentários:

Joao disse...

Os benfiquistas precisam de discutir o nome do futuro presidente e não o do treinador, da mesma forma que uma casa não se começa pelo telhado.

Eu gostava de ver um Benfiquista tipo Humberto Coelho como presidente - a cara do clube. Com uma equipa na direcçaõ de gente séria e competente que se saiba mexer bem nos meandros politicos e financeiros do pais como o Seabra ou o Felix, e gente do mundo do futebol como o Cunha Leal. O LFV seria a pessoa ideal para ficar com o pelouro das casas do benfica.

A estrutura de futebol ficaria muito bem entregue a uma pessoa de grande visibilidade como o Rui Costa, alguem que de sempre a cara pela equipa, alguem acima de qualquer suspeita, rodeado de uns duros como o Rui Aguas, Sheu, Alves, Alvaro etc.

A equipa de futebol devia ser liderada por um estrangeiro. Por muito competentes que os Carvalhais, Jesus, Cajudas possam ser, a mentalidade do pais da-lhes margem de manobra zero, e como tal não adianta insistir com esses casos. Esses treinadores, se de facto são bons têm que ir para o estrangeiro e regressar um dia pela porta grande (como os cientistas). Até lá, temos que ter alguem estrangeiro, um italiano qualquer com um nome de vedeta a quem os adeptos dêm margem de manobra.

Diogo disse...

joao,
excelente post e excelente comentario. concordo em absoluto com o que dizes. mas infelizmente (e sabes isso tao bem como eu e como qualquer pessoa com 2 dedos de testa), a unica posicao que esta definida no organigrama do clube e' a do rui costa. e todos sabemos que, se houvessem eleicoes, o humberto nao entraria na corrida. nem o simoes. nem o eusebio. tinhamos que gramar com o jaime antunes e outros que tais.

eu gostava, tal como tu, que o clube fosse gerido e tomado conta pelos nossos rapazes. aqueles que, independentemente de como as coisas lhes tenham corrido dentro ou fora do clube, nunca deixaram de ser do benfica. gostava de ter o humberto ou o simoes a presidente. o rui a director desportivo (a experiencia que ele traz de anos e anos de futebol mundial e' de aproveitar ao maximo), o rui aguas a treinador de cabeceamentos, o eusebio a inspirador de raca, o torres a ensinar o edcarlos, o alvaro a puxar pelos laterais e o chalana a mostrar ao di maria como se faz.

mas agora a serio: alguem escreva 2 cartas que eu nao tenho tempo. uma para o LFV a agradecer mas a dizer-lhe que, tal como os parquimetros, o tempo expirou. a outra aos jornais desportivos para, assim que acontece algo no benfica, nao comecarem a debitar os nomes que tem ali mesmo a jeito.

Nuno disse...

Concordo com o teu ponto de vista, Joao. Tal como aconteceu quando o Damásio, de má memória, despediu o septuagésimo sexto treinador pós-Artur Jorge. Na altura, o de má memória demitiu-se porque considerou que tinha falhado o projecto dele. Concluiu quase tudo certo, exceptuando a parte do projecto, porque ele não só não tinha nenhum como não faz ideia do que isso seja. O problema de despachar um presidente, é que invariavelmente implica eleger outro. E nós sabemos bem o que aconteceu a seguir ao de má memória, veio outro de ainda pior memória, e depois veio outro sem memória excepto para o Johny Walker.

Confesso que estou preocupado com a direccão. Quem vem a seguir, quem são as alternativas que se apresentam. Receio que alternativas com cabeca não tenham tronco e acabem a agarrar-se a membros como o vómito do Jaime Antunes e o seu amigo Manuel Bocanas Alegre. Confesso que com o sistema judicial que temos, se eu fosse alternativa viável, não me metia lá. Por isso não estou a ver o Fernando Seara a meter-se nisso. O Bagão Félix também não me cheira que lhe interesse, e até agradeco, porque a ideia de essa figura bolorenta das ideias ser presidente do Benfica provoca-me episódios de atáxia.
Eu concordo que é preciso mudar a direccão, substituí-la por uma que tenha mais valências na órbita do negócio número um do Benfica, o futebol, ao mesmo tempo que a sustenta no negócio numero dois, o dinheiro. Assim de repente, não estou a ver malta a chegar-se à frente. O Humberto seria, sem dúvida, uma boa escolha, tem perfil de líder. (Para presidente, como treinador, nem que a vaca tussa, mas obrigado pela oferta.) O Simões é demasiado lesto a criticar tudo e todos, acho que ele serviria mais próximo do relvado e, de preferência, calado.

O departamento de futebol está a comecar a ficar nos trinques. Rui Costa, Águas, João Alves, o Carraca. Ir buscar o Álvaro seria uma excelente ideia. Como disse na entrada anterior, o plantel precisa, urgentemente e em doses elevadas, de aprender a ser do Benfica. E isso só pode ensinar quem sabe, e quem sabe é o pessoal que ajudou a levar aquela camisola aos píncaros.
Isto leva à questão do treinador. Confesso que admiro o futebol das equipas do Jorge Jesus, de forma proporcional à confusão que me faz a verbalidade do senhor. (Também confesso que a evidente falta de academia no discurso dele, contraposta à excelente aprendizagem que fez com a experiência, me leva a respeitá-lo profundamente, admiro as pessoas se ensinam a si próprias, mesmo que por causa disso não consigam ter um discurso inteligível, desde que consigam ter um discurso inteligente. É, na minha opinião, o caso dele.) Mas concordo em absoluto que ele chegaria ao Benfica já com a tocha a flamejar e o processo de incineracão em curso. Qualquer treinador de equipas médias, por muito bom que tenha sido o seu trabalho, precisa, como o João notou, de um tirocínio lá (cá) fora. Precisa de provar que sabe. E para se provar que se sabe, em Portugal, é preciso provar no estrangeiro. Over and out. O Carvalhal, por outro lado, já provou que até pode ser que saiba, mas não pode, como se viu com a sua incapacidade de lidar com a pressão inerente a objectivos maiores em Braga e à sua dificuldade em controlar os egos dos jogadores. Além de que o gajo anda permanentemente a meter-se debaixo do Bimbo-mor, que até mete nojo.
A hipótese de se contratar o Humberto é completamente disparatada. O homem nunca provou nada como treinador, e se conseguiu algum resultado enquanto seleccionador foi porque o titular dele (o nojento do ex-sete lagartanhenho que batia em seleccionadores nacionais) se lesionou e o suplente (um tal de Nuno Gomes) partiu a louca toda.

Uma pequena atitude que me parece que ajudaria em muito, era o presidente, ou o director desportivo, ou whatever, dizer assim: "Os jogadores profissionais que têm contrato com o Benfica e que sejam considerados imprescindíveis para o plantel não são negociáveis, exceptuando pelo valor de eventuais cláusulas de rescisão pagas a pronto."

E outra medida que ajudaria, e em muito, era proibir-se o Luis Filipe de se treinar com o plantel, de se aproximar do centro de estágio, de entrar no estádio da Luz, e de aparecer em público. Tipo, prisão domiciliária, mas em Braga. Ou, cereja no topo do bolo, dar-se o gajo aos lagartanhosos.

Vitor Esteves disse...

Parabéns pelo blog, aínda bem que encontro benfiquistas com o cérebro intacto. Ser do BENFICA é ver as coisas sobre o prisma do clube e não das pessoas que lá estão em dado momento, digo eu.
Posto isto, é inegável que LFV pegou no clube numa situação terrivel, má de mais para ser verdade, e que fez um trabalho meritório em muitas vertentes sendo que o GLORIOSO de hoje, como clube, é bem diferente para melhor do que antes de LFV. Só que agora torna-se evidente que é necessário dar um salto qualitativo e é isso que LFV parece incapaz de fazer, pois a gestão do futebol tem sido ruinosa sobre todos os aspectos, com o semi anuncio das novas funções do Rui Costa incluido, pois para mim é obvio que um clube como o Benfica não pode ter um jogador/director da mesma forma que ninguém se lembraria de contratar um treinador/jogador. O problema põe-se noutro plano, eleições sim, mas... se não aparece uma lista capaz de dar o upgrade necessário? È que como sabemos uma coisa é a equipa ideal outra, bem diferente, é ela aparecer. Se me é permitido sonhar: Presidente - Humberto (Sério, honesto, institucional) Vice- responsável pelo futebol- Rui Costa (sábio, ponderado, mistico, mas sem matreirice para director desportivo) Director desportivo - Veiga (sim, esse mesmo, sabe da poda como poucos)Assembleia geral - Fernando Martins ( O simbolo vivo de um Benfica á Benfica) e para vice com a área financeira algum benfiquista que seja um grande profissional de preferência com low profile. vice para as modalidades - José Capristano (um grande benfiquista que fez uma má escolha no passado)Seja com estes ou outros, de igual valor, o que é preciso é falar verdade dizer claramente " meus senhores, não há condições financeiras por isso vamos arrumar a casa e durante x tempo só somos candidatos a fazer o melhor posssivel. E acima de tudo nem uma palavra sobre os lagartos ou os andrades nem uma seja em que circunstância fôr é que nós somos o Benfica eo Benfica nunca olha para baixo.

Saudações Benfiquistas,
SLB SEMPRE E PARA SEMPRE!

Joao disse...

eu tenho muito medo de uma direcção composta por ex futebolistas do Benfica. Os vicios de outros tempos são muitos... o Rui Costa, pela sua experiência, será sempre uma mais valia numa área técnica muito próxima do balneário. Mas é preciso gente que perceba de finanças, de comunicação, de marketing, e sobretudo, dos podres onde vive o futebol português.

Anónimo disse...

Benfica: Petição de indignação

http://www.PetitionOnline.com/Glorioso/petition.html


Depois da exibição vergonhosa desta noite do Sport Lisboa e Benfica frente ao Getafe, decidi manifestar a minha indignação relativamente à actual situação do clube. Penso que muitos adeptos do Benfica partilham, neste momento, a mesma preocupação e, por isso, temos de fazer ouvir as nossas opiniões junto dos que têm poder de decisão dentro do clube. Os sócios, adeptos e simpatizantes são a alma do Benfica e não podemos permitir que certas situações continuem a acontecer de forma descarada e que conduzem à desmobilização em torno da equipa de futebol. Se não há uma onda de vitórias e títulos não conquistamos novos adeptos e o clube poderá entrar em queda em termos de popularidade.

O treinador espanhol José António Camacho falou em falta de motivação dos jogadores (inexplicável como isto pode acontecer) na hora da sua saída e o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, prometeu que o grupo iria dar o seu melhor no jogo contra o Getafe. Ora isso esteve muito longe de acontecer esta noite, dia 12 de Março de 2008.

Há jogadores que não podem continuar a representar o Benfica. São uma ofensa para a instituição pelo seu fraquíssimo rendimento. Luís Filipe, Maxi Pereira, Edcarlos, Makukula, Di Maria e Nuno Gomes serão os casos mais flagrantes.

Em termos de gestão de plantel, o guarda-redes alemão Hans-Jörg Butt nunca devia ter sido contratado. O ordenado chorudo que se paga a esse jogador dava para segurar outros atletas de muita maior importância. Defendo, como outros benfiquistas, que é preferível aumentar o salário a jogadores como Simão Sabrosa (saiu para o Atlético de Madrid) ou Fabrizio Miccoli (está no Palermo) do que ter três ou quatro futebolistas de nível medíocre no plantel. Depois defendo a aposta nos juniores (discordo relativamente ao excesso de estrangeiros no actual plantel – situação a rever) em vez de Maxi Pereira e companhia.

Depois, pessoalmente, até simpatizo com Pedro Mantorras. É um jogador que mexe com as bancadas e tem sido até talismã em alguns jogos, mas está na altura de dizer aos adeptos se Mantorras pode jogar ou não os 90 minutos. Caso contrário, o Benfica não pode continuar a ser o abono de família do futebolista. Parece-me claramente protegido pelo presidente Luís Filipe Vieira. Está na altura de sair.

Falando do Sr. Luís Filipe Vieira, disse que esta era a melhor equipa dos últimos 10 anos, mas não é isso que estamos a assistir, antes pelo contrário. Deve explicações claras aos sócios e não andar com rodeios, falando em segundos objectivos. É verdade que o Sr. Luís Filipe Vieira continuou com o trabalho de recuperação financeira do clube, iniciado por Manuel Vilarinho, mas o problema é que prometeu títulos nos últimos anos e que íamos dominar o futebol português.
Vencemos um campeonato com Giovanni Trapattoni e uma Supertaça Cândido de Oliveira com Ronald Koeman, mas Fernando Santos não ganhou qualquer troféu, sendo que esta época muito dificilmente conseguirá o único troféu disponível (Taça de Portugal). Estamos a jogar muito mal e é preciso mudanças de fundo. É preciso lembrar que estamos a 14 pontos do FC Porto, repito 14!
Os adeptos querem títulos, mas também penso que querem estar na luta até ao final, ter uma equipa competitiva e o Benfica não tem. Depois contratámos um avançado (péssimo) e um defesa-esquerdo (poderá ter alguma qualidade) na reabertura de mercado de transferências, mas não temos um único extremo-direito de raiz no plantel. Isto tem algum nexo? Que gestão é esta?

Coloco igualmente em causa a decisão do Sr. Luís Filipe Vieira de dar trabalho a adeptos de outros clubes. Existem benfiquistas tão ou mais profissionais do que certos elementos que estão à enriquecer à custa do Benfica. Diria mesmo a minar o clube. Está, na altura, de acabar com essa situação. O Benfica é dos benfiquistas.

Outra questão é a dos lesionados. Nos últimos anos temos tido bastante jogadores com lesões. É necessário tentar inverter esta situação, verificar o que está mal na preparação dos atletas, pois é um ponto essencial no futebol actual.

Por fim, ressalvo que não pretendo qualquer tipo de protagonismo com esta petição. Fiquei apenas bastante chateado com o jogo de hoje e espero que todos os benfiquistas manifestam a sua indignação em relação ao actual estado de coisas. Com outra capacidade de decisão, espero que os sócios (já fui também) compareçam nas Assembleias-Gerais e demonstrem a sua força, tal como fizeram recentemente. É que os presidentes, dirigentes, treinadores e jogadores passam, mas os adeptos continuam. Não vamos deixar morrer o BENFICA. FORÇA BENFICA. Subscrevam!

Saudações benfiquistas

AK 47 disse...

Boas a todos os meus Benfiquistas!
Quem não sabe é como quem não vê!
O Sr. LFV usou-se do clube para limpar a imagem de traficante de diamantes promovido a pato-bravo que tinha na nossa praça! È tão benfiquista como Portista ou Flaviense... Eu desejava seriamente ter uma Pessoa do Benfica na Direcção do Clube...que de preferencia soubesse fazer o clube dar dinheiro... E isso não acontece com ex-futebolistas, porque nunca aconteceu, nem vai acontecer, isso so é possivel com uma Lista capaz em termos económico-financeiros, e essa lista teria a meu ver de ser encabeçada por um Joe Berardo qq...que queira fazer do Benfica, a marca que ela é....e que consiga motivar os apoiantes deste nosso benfica a meter 10€ no clube por epoca (ver os jogos online...o que for) + cotas + bilheteiras... porque isso representava no minimo 20 Milhoes de contos + cotas + bilheteiras... Epá e deixem-se de poesias e lirismos...que o Humberto nem uma escola de futebol tem capacidades para gerir...é um grande benfiquista, mas de €€€ não sabe nada!
È também de aproveitar a vontade do Rui "10" Costa em ser Director desportivo...sim e é de agradecer, pq hipotesse de fazer o que o Figo fez, tem ele muitas em Italia... e perguntar a qq benfiquista se o Sr Veiga é assim tão bom, o que esta a fazer no desemprego? Qualquer pessoa sabe que o Director Desportivo tem de ser uma pessoa isenta, e disso o nosso amigo tripeiro/marceneiro não tem nada, so contratava a quem lhe fazia vénias...e dos 100 jogadores de merda que entraram na epoca LFV, 75% vieram com ele! E dos Bons que se foram embora, 80% foi pq n podia ver o Veiga nem pintado!....
Um grande abraço...e metam o madeirense a pensar em €€€...