origem
Eusébio +10: Época 2008/09

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Época 2008/09

Agora que já comeca a cheirar a pré-época, com os jornais a publicarem por dia três putativos reforcos para o campeonato que vem, e que mais cedo ou mais tarde vai ocorrer a habitual lavagem de roupa suja típica nas equipas que não alcancam os seus objectivos, eu resolvi abrir as hostilidades e comecar a planear o futuro mais longínquo. E digo mais longínquo na medida em que a época 2007/08 vai ser tempo perdido. Por um número de razões, que vão todas mais ou menos bater numa, maior que todas as outras, e que é fundamentalmente aquela pela qual esta época também foi tempo perdido. A razão: o gajo que insistem, desde junho do ano passado, em dizer que é treinador do Benfica.
As razões da razão: o homem pode ser muito boa pessoa, mas não é o treinador ganhador que deve sentar-se no banco de uma equipa que responde pelo nome de Sport Lisboa e Benfica. Com o devido respeito pelo Estrela da Amadora, AEK, e as outras duas ou três colectividades menores que o senhor representou enquanto treinador, o Benfica é areia demais para a camioneta que o engenheiro conduz. Isto não invalida, naturalmente, que o plantel tenha carências dramáticas, acentuadas assustadora e quase irresponsavelmente em Janeiro. Mas já vamos a essa parte. Comecemos pelas formas geométricas.
Independentemente de jogarmos em 4-3-3, em 4-2-4, em 4-1-3-2, em 1-2-3-4, em losango, quadrado, rectângulo, estrela de David, hexágono, aspecto fusiforme com semelhancas a um jaquinzinho, não podemos é ser pescadinha de rabo na boca: aquela equipa que enquanto se esfranga toda para marcar um golo, muitas vezes sem ter a mínima nocão de como o fazer, e muitas mais sem ter nocão nem talento para tal, acaba a levar golos completamente disparatados. Uma equipa que quer ser campeã, uma equipa ganhadora, não sofre três golos por jogo. Pode, eventualmente, ter uma tarde ou uma noite má. Não pode ter tardes/noites más em metade dos jogos fora. E não podemos, de cada vez que temos uma tarde/noite má e papamos três secas, ouvir o treinador em funcões dizer, pela enésima vez, que tem que falar com os jogadores. Como dizia o Artur Jorge, as coisas não se resolvem com meia-dúzia de berros durante os jogos, resolvem-se durante a semana a treinar. E pelo que vi (este ano posso dizer vi porque até consegui ver uns jogos), parece que metade do plantel treina na Luz, a outra metade no seixal, e um terco, aproximadamente, no hospital, encontrando-se depois meia-hora antes do jogo para tomar umas bejecas antes de se equiparem. Quando os ministros não se entendem, corre-se com o primeiro-ministro. Quando os jogadores não se entendem, arranja-se alguém que os faca entender. Costuma ser o treinador.
Um treinador para o Benfica tem que ser alguém que além de perceber as vertentes técnico-tácticas do jogo, saiba gerir um grupo de jogadores, saiba extrair deles algo que nem eles sabiam que tinham lá dentro, saiba torná-los melhores a cada treino, mais fortes a cada jogada, mais completos a cada jogo. Tem que ser, acima de tudo o mais, um líder. Alguém que os jogadores respeitem. Eu não consigo respeitar o gajo, e nunca joguei à bola, por isso imagino o que passa pela cabeca do Simão e do Luisão e do Rui Costa quando vêm o tipo a mandar palpites.
Um treinador digno de treinar o Benfica não põe o João Coimbra a jogar três minutos no final de cada jogo, para depois o lancar a titular assim sem mais nem menos quando as coisas apertam. Não ignora o efeito-Mantorras. Não desconfia do valor do David Luiz e recusa a deixá-lo jogar contra o Aves para depois, na ausência de um dos outros centrais, ter que o lancar ao fogo. Não manda vir o Derlei para jogar a médio-direito. Não tem o Miguelito e nunca o põe a jogar, nem que seja para o Léo descansar um bocadinho. Não é eliminado da Taca por uma equipa da segunda divisão (por causa de uma dessas, o Jesualdo foi despedido há uns anos). A única coisa bem feita que o tipo fez este ano foi trazer o Katsouranis. Infelizmente para nós, desde o fim de Fevereiro que o rapaz está todo rebentado, e tem-se notado isso no rendimento da equipa.
O treinador-em-funcões não mostrou qualquer capacidade de integrar malta jovem nas rotinas da equipa, simplesmente porque só parece contar com onze jogadores, e os outros só jogam quando alguém se lesiona. Gestão de grupos, zero à esquerda. Não tem capacidade de fazer substituicões sem ser nos últimos dez minutos dos jogos, mesmo quando às vezes a equipa se anda a arrastar pelo campo desde os vinte minutos da segunda parte. O treinador-em-funcões queixa-se que não tem alternativas, mas dispensou o Marcel, que parecia ser o único avancado com jogo de cabeca, e nunca ligou pevas ao Kikin Fonseca, que parecia ser o outro avancado capaz de jogar de cabeca. O treinador em funcões quis o Manu no plantel e deixou-o jogar qualquer coisa como quarenta e cinquenta minutos. O treinador em funcões não tornou melhor nenhum dos jogadores do plantel: pelo contrário, este ano vimos algumas das mais assustadoras e infelizes exibicões de rapazitos como o Anderson (onde está o gajo que o ano passado parecia inultrapassável?!?!?!) ou como o Nélson (onde está o gajo que o ano passado comia os avancados todos que lhe aparecessem pela frente, varria o corredor direito, e fazia assistências para golo?!?!).
Por todas estas razões, não me parece que da próxima época nada de bom venha. Por isso, o melhor que tínhamos a fazer era comecar JÁ a preparar a época 2008/09. E para isso, nada melhor do que contratar já um treinador, dar-lhe um ano se acostumar à equipa e para que a equipa se acostume a ele (porque de qualquer modo o ano que vem está perdido, perdido, perdido) e podermos ter esperancas para grandes vitórias em Maio de 2009. Se o treinador-em-funcões continuar na próxima época, então em Julho de 2008 vamos estar a apresentar um treinador novo, que vai precisar de três-quatro meses para pôr a equipa a jogar ao seu estilo, e vamos chegar a Janeiro de 2009 a dez pontos do primeiro lugar, e sabe-se lá a quantos do terceiro.
E finalmente, um ponto interessante: se o treinador-em-funcões continuar para o ano, quantos jogadores vão querer lá ficar? Os bons (os que jogam sempre) vão querer pisgar-se a toda a pressa, porque não estão para perder mais um ano da carreira deles com um treinador de segunda. Os maus (que nunca jogaram) vão querer pisgar-se, porque o treinador não confia neles. Pronto, ficamos com o Petit, o Quim e o Nuno Gomes, que parece não estarem interessados em ir a lado nenhum, e o Marco Ferreira, que não me parece que alguém esteja interessado em levar.

Há momentos, como este, em que desejo com todas as minhas forcas estar redondamente enganado. Infelizmente, acho que só estou redondo (aliás, tenho a certeza que estou redondo). Mas receio sinceramente não estar muito longe da verdade.

Época 2008/09, já!

Benfica esmaga, mas o actual treinador-em-funcões torna isso mais difícil.

4 comentários:

Joao disse...

Concordo em muito contigo.

Acho no entanto que grande parte das culpas tem que recair sobre a direccao.

E' inacreditavel o q se passou em Janeiro quando era visivel que a equipa tinha fragilidades enormes, havia dinheiro e nada se fez.

No mundo dos ses, pergunto-me onde estariamos hoje se o Ricardo Rocha tem ficado mais 4 meses. Na minha opiniao, nao andariamos todos a dizer mal do FS...

Joao disse...

Ainda no mundo do surreal, ouviram dizer que o Marco Ferreira esta lesionado com uma mialgia de esforço?!?
Podia ser piada, mas nao e'... a ultima proeza da nossa equipa tecnica e dept medico e' conseguir que um gajo que nao da uma pontape numa bola desde o ultimo eclipse solar ter uma lesao causado pelo excesso de esforco.
Nao sei porque mas gostava de conhecer a mulher do Marco Ferreira...

Nuno disse...

João, tens toda a razão que os desequilíbrios feitos ao plantel em Janeiro não são culpa do treinador. Mas ele aceitou-os: há uns anos, quando o Autuori treinava o Benfica e estava na frente do campeonato, o Damásio vendeu-lhe metade da defesa e ele demitiu-se por achar que não tinha condicões de trabalhar. O treinador-em-funcões não se queixou, também nunca fez mencão de usar os servicos do Alcides, portanto parece não se ter chateado muito com as vendas de Janeiro.
E em Janeiro estávamos para aí a uns dez pontos do primeiro lugar, portanto a barraca já vinha desde trás. E só não foi maior porque os bimbos desataram a disparatar também.
Quanto ao Marco Ferreira, achei delicioso que um gajo que não faz pevas se tenha lesionado com uma mialgia de esforco. Isto mostra que algo está a mudar: estão finalmente a lesionar os inúteis!

Diogo disse...

bom, que dizer? acho que o nuno expressou muito bem os meus sentimentos. sempre defendi que nao se pode bater no treinador por tuta e meia, mas neste ate' se encrontram razoes para bater por meia tuta.

nao se percebe como e' que uma equipa como o benfica e' tao descompensada. perdemos o luisao para lesao (e um treinador com cabeca tinha-lhe dito, no jogo em que ele jogou antes de se lesionar a serio, depois de uma semana de recuperacao e 2 horas de treino "tu tem juizo. jogas para a semana") e a defesa perdeu-se. o simao lesionou-se e o ataque ficou sem saber o que fazer. mas esta' tudo doido? sera' que se o liverpool ficar sem o gerrard ou o man u sem o scholes que a equipa treme que nem varas verdes? claro que nao, porque ha' cobertura para a posicao, nem que seja um jogador uns furitos abaixo do titular.

depois sao as irritantes substituicoes a 5 minutos do final, para ver se se safa alguma coisa. um treinador tem que perceber, quando chega aos 60-65 minutos, o que precisa de ser mudado e faze-lo nessa altura. o mourinho encostou o sabry por este levar 8 minutos a apertar os sapatos e com razao. esses 8 minutos mudam o jogo e a substituicao pelo sabry ja' nao faria sentido. nao e' por o joao coimbra a 1 minuto do fim que se da' tempo ao jovem ou se "lanca" o jovem. ele pouco tempo tera' de pegar na bola.

tambem nao se pode ignorar que se tem no plantel um jogador que personifica o benfica. nao pode jogar 90 minutos, mas de certeza que pode jogar 25 ou 30 e que fara' tudo para marcar 30 golos nesse espaco de tempo. e' preciso acreditar.

e nao estou a ver a epoca que se avizinha muito melhor. o simao deve estar perdido para fazer as malas para liverpool, o luisao deve sonhar com a juve todos os dias, o miccoli esta' de malas aviadas, o derlei volta 'a russia (porque e' que ele veio para jogar num lugar que nao e' o dele eu nao percebo...). Em contrapartida, recambiam-nos o Karadas. Ou seja, comece-se a pensar quem se quer ir buscar por esta altura do ano que vem...

uma ultima palavra em sintonia: como e' que um gajo que so' vai ao seixal passear tem esforco muscular? e' como o joao diz: a mulher do gajo deve ser uma doida...