origem
Eusébio +10: GRANDES

terça-feira, 22 de maio de 2007

GRANDES

Continuamos a ser tão grandes que dois dia depois de perdermos o campeonato enchemos todas as capas dos jornais.

Antes de mais, parabéns aos Andrades que pela primeira vez nos últimos 20 anos ganharam um campeonato sem aparentes ajudas exteriores. Bastou ter um orçamento superior ao do Benfica e Sporting juntos para conseguir conquistar um precioso ponto a mais. Eles que tirem as devidas conclusões.

Parabéns também aos especiais que em certa medida ganharam o seu campeonato. A sua cobardia quando tiveram o Benfica encostado às cordas em pleno estádio da Luz custou-lhes o campeonato. Ou melhor, não custou nada porque o objectivo deles foi sempre ficar à frente do Benfica. Gente pequena com a qual não se deve perder muito tempo.

Parabéns ao Benfica que depois de tanta contrariedade é um autêntico milagre ao fim de quase 40 jogos acabar por ter apenas menos 3 pontos que os rivais.

Ao contrário da grande nação benfiquista não vou culpablizar o nosso treinador por nada. Para as expectativas que eu tinha em relação ao Fernando Santos, acabou por ser até menos mau do que eu estava à espera. Atente-se ao seguinte, se qualquer uma destas condições se tem verificado, provavelmente estariamos hoje a comemorar mais um titulo:
- o Simão em vez de se passear por Valencia faz a pré-epoca com os colegas e não temos de esperar até à 10 jornada para se perceber qual o modelo de jogo mais adequado ao plantel.
- se o Ricardo Rocha tem ficado até Maio.
- se uma das 4 bolas ao poste no jogo com o Boavista tem entrado na baliza.
- se tem sido validado o golo no 1o minuto do jogo com o Beira Mar.

Quantas destas condições foram influenciadas pela Treinador? Rigorosamente nenhuma. Bastava uma delas ter-se concretizado e provavelmente teriamos ganho o campeonato sem espinhas. Em vez disso, estamos prontos a chacinar o menos culpado pelos nossos desaires.

Antes que me linchem os meus colegas de blog, de forma alguma quero eu promover a continuidade do Fernando Santos à frente do Benfica. O que eu disse em Julho de 06 mantem-se. Não tem carisma para ser treinador do Benfica e não só deveria sair como nunca deveria ter entrado.

No entanto, não tolero que façamos dele bode expiatório. O Fernando Santos indiscutivelmente cometeu erros . Sobretudo errou quando teve oportunidades para fazer descansar o plantel e nao o fez. Disse ele na altura que a equipa precisava de minutos junta para se unir (o que eu até concordei) e que o Benfica não tinha um plantel que permitisse a rotatividade (que eu concordo inteiramente). Se há algo que me deprime são os benfiquistas que reclamam com o facto de o treinador não fazer substituições e depois dizem horrores do Manú, do Paulo Jorge, do Beto, do Marco Ferreira, do Derlei, do Nuno Gomes, e de outros tantos matrecos que para lá andam. Esquecem-se que ele colocou os suplentes contra o Varzim e fomos eliminados da Taça sem apelo nem agravo. Ou seja, a culpa é do homem por não fazer substituições e de por toscos a jogar quando as faz. Está sempre errado.

O Fernando Santos exigiu ter o plantel completo em meados de Junho. Na realidade já o campeonato estava a decorrer e ainda não se sabia qual seria o destino do jogador mais influente da equipa. Perdemos 11 pontos nos 9 primeiro jogos!!! ONZE PONTOS!!!

Sem influência do treinador perdemos toda a nossa segunda linha: Nuno Assis, Kariaka, Kikin, Ricardo Rocha e Alcides. Já para não falar do Rui Costa, carta fora do baralho meses a fio, e do Micolli que alternou lesões com mediocridade até Abril. Contratámos o Derlei (que vinha de umas férias de 2 meses e meio e uma lesão no joelho) e o David Luiz (um ilustre da terceira divisão brasileira). Só por milagre a equipa iria aguentar a segunda volta. E assim foi, com dois terços do campeonato decorrido sucediam-se as lesões e tinhamos uma equipa completamente nas lonas e sem alternativas. Foi um azar tremendo termos eliminado o PSG na UEFA. os dois jogos com o Espanhol foram o grão de areia que a nossa camioneta nao conseguiu carregar. Culpa do treinador? por favor... Que culpa tem o treinador quando inumeras vezes os avançados não conseguem empurrar uma bola a meio metro da baliza. Quando olha para o banco e o avançado suplente não sabe a lei do fora de jogo. Quando o patrão do meio campo esta lesionado toda a época. Quando o patrão da defesa se lesiona e a única alternativa é um miudo de 19 anos. Quando o outro defesa é quase tão máu como o miudo de 19 anos. Quando o defesa direito perde a bola 90% das vezes que lhe toca.... a lista é infindável... nao havia simplesmente condições.

A nossa direcção devia ser responsablizada por todos os desaires e ultimamente espingardam para todo o lado e não vem que a culpa é deles. Que moral tem o LFV de vir a público dizer que os atletas tem de trabalhar das 9 às 6 quando os nossos jogadores foram inexcedíveis em dedicação e entrega. Já disse aqui inúmeras vezes que a única coisa que podemos exigir aos nossos jogadores é o suor na camisola. E eles lutaram que nem herois. Os recentes jogos contra o Espanhol, contra o Porto e contra o Sporting bem o mostraram. Não foi por falta de empenho que não ganhamos esses jogos. Falta de sorte, uma condição fisica lastimavel e a total falta de alternativas não nos permitiram ir mais longe.

Louvores
- o Petit foi um monstro. Tanto mal disse eu aqui dele que acabou por ser o jogador mais valioso da equipa. Até ao ultimo sopro foi o jogador que nunca virou cara à luta. Correu correu correu contra tudo e contra todos. Mesmo lesionado nunca virava cara à luta e foi premiado com muitos e belos golos. Deixou de ser um pitbull, trocou os carrinhos por uma forma mais eficaz de defender e aumentou o seu raio de acção passando a ser um jogador de utilidade extrema dentro da equipa. Para mim, inquestionavelmente o MVP de 2006-07.

Outros artistas
- Simão é Simão. É sempre o melhor. É um digno capitão nao só pelo seu talento como pela sua competitividade. Não fora a patética aventura do início da época e seria ele o maior de todos.

- O pequeno Leo foi um gigante. Com 32 anos foi praticamente totalista e não sabe jogar mal. Para além de ter sido o defesa mais seguro foi inúmeras vezes o principal motor ofensivo.

- De proscrito a titular, Karagounis acabou a época como o jogador mais influente da equipa. Carregou a equipa com o seu drible curto e disparou disparou disparou. Tem um remate invejável mas a sorte não andou com ele. Tivesse ele uma área de intervenção um pouco maior e ainda estava em Milão. Parece demasiadas vezes limitado aos seus 100 m2 de relva. Espero que fique por cá mais uns anos.

- O Luisão não fez uma época espectacular, longe disso. Mas a sua lesão mostrou como é de facto importante. Espero que fique mais um ano e faça uma transição segura para quem o vier substituir.

- Ja disse que vai fazer mais uma época e eu agradeço. Até onde teria ido este Benfica se o Rui Costa não tem caido perante a incompetência do Dept Médico? Para o ano o saberemos... mas ele ainda tem mais futebol no dedo mindinho que o Paulo Jorge no corpo todo.

Para pensar melhor
- O Katsouranis passou de jogador mais influente da equipa na primeira volta para uma autentica nódoa na segunda. Só a total falta de alternativas levou a que se andasse a arrastar de uma forma patética nos últimos 3 meses. Ainda não percebi o real valor deste grego que tem facilidade de passe e muito poder de fogo, mas ao mesmo temp se aliena por vezes de uma forma indescritivel.

- O Nuno Gomes tera tido a sua pior época de águia ao peito. Marcou poucos golos, falhou muitos, e jogou quase sempre acompanhado no ataque. Creio que esta na hora de o deixar ir para as Arábias. O jogador mais caro do plantel não pode produzir tão pouco.

- Quim, Moretto e Moreira, serão todos equivalentes. Resume-se a sua época em poucos frangos e poucas defesas espectaculares. Nao poderão os benfiquistas sonhar com um pouco mais de qualidade?

- Micolli acaba a época idolatrado pelos benfiquistas. Esquecem-se que nos últimos dois anos fez bem menos de metade dos jogos possiveis e que em largos momentos se comportou como uma prima dona, praticamente sem se mexer durante jogos inteiros. Fará sentido o Benfica investir 50mil contos por mes num talento tão incontrolável.

- Ao lado do Luisão vai disfarçando, mas assim que perdeu o parceiro perdeu também o Norte. O Anderson fez uma época miserável que levou os Benfiquistas ao desespero. Será um útil terceiro central mas nunca mais do que isso. Conseguiu que muitos preferissem até o David Luiz. Para um rapaz de 19 vindo da terceira divisão nem foi muito mau. Poderia ter sido muito pior. Mas a aparente confiança nao disfarça as lacunas. Que bem lhe faria ir passar 2 anitos ao Paços de Ferreira para enrijecer e até lá o Fonte ou o Amoreirinha sao bem mais seguros como quarta alternativa.

- O João Coimbra enganou-me bem no jogo com o PSG. Desde então nunca mais se viu, talvez porque nunca joga mais de 2 minutos.

É preciso mudar:
- é inqualificável como o Nélson fez toda a época como titular. Admiro a sua coragem e determinação mas nos últimos seis meses nao fez um centro de jeito e 90% das vezes que toca na bola perde-a. Não pode ser. Precisam-se de alternativas urgentes.

- Do Derlei não esperava nada e foi isso que ele acabou por mostrar. espero que seja um pesadelo com fim à vista.

- se não são alternativa e nem ao Varzim se conseguem impor, a segunda linha do Benfica precisa de uma purga: Beto, Marco Ferreira, Paulo Jorge, Manu e Miguelito, boa viagem.

- precisa-se com urgência: 1 defesa direito, dois centrais, e um matador de créditos firmados.

Boas férias

1 comentário:

Diogo disse...

joao,
boa posta. nao podia concordar mais contigo. mas deixa-me que mande os meus bitaites.

depois de muito pensar no futebol do benfica (em especial, depois de comecar uma especie de introspeccao apos o 2o golo do porto), cheguei 'a conclusao que, dados os ultimos resultados, so' por milagre seriamos campeoes. sinceramente, e correndo o risco de ser trucidado, acho que desde cedo mostramos que nao mereciamos ser campeoes. sim, jogamos bem durante algumas jornadas consecutivas, ate' achamos que o paulo jorge era bom de bola no inicio do campeonato, e que tinhamos hipoteses de ir longe na champions.

mas nada disso se concretizou. o paulo jorge e' bom para o jaime pacheco, o manu e' um craque no estrela, mas nao queiram que rapazes deste calibre joguem taco a taco com o cristiano ronaldo, o giggs ou o maldini.

por falar em maldini: 38 anos, lateral esquerdo titularissimo do milan. dizem que a idade pesa mas nao se ve neste senhor. o nelson esta' a galaxias de distancia dele, e tem menos 16 anos... e' triste. e por falar em giggs, vai pelo mesmo caminho: 35 anos, continua a jogar e quer continuar a jogar e continua a ser um jogador influente na estrategia do man u, mesmo mais relegado para segundo plano. sao outras classes...

mesmo assim, e como tu dizes, os nossos jogadores foram inexcediveis. a quantidade de jogos que jogaram, a raca e o querer que sempre mostraram (especialmente quando o resto da nacao benfiquista ja' tinha baixado os bracos) e' de louvar. O Petit e', sem duvida, um dinamo. Nao faz malabarismos, mas um jogador de qualidade nao se ve so' pela quantidade de toquezinhos que consegue dar sem deixar a bola fugir.

E os outros demais que merecem mencao sao os do costume: o Simao, o Rui Costa, o Karagounis, o Leo e o Luisao. Palavras para que? Sao sem duvida a face do Benfica de hoje e quero que fiquem por mais uns anitos.

Os casos gritantes: o Micoli, que demorou 1 ano e 9 meses ate' comecar a jogar 'a bola (nao tenho paciencia para meninas que ficam ofendidas com as verdades: estava gordo sim senhor!); o Nuno Gomes, que desde que deixou de beijar o anel parece que tudo lhe sai mal; o Katsouranis, que tem alma e sabe jogar, mas que fez uma segunda volta desastrosa; o Nelson, que desde o jogo com o Liverpool da epoca passada que se acha o maior mas so' faz asneira; o Anderson, que compensou bem o Luisao durante epoca e meia mas que se viu ser um ui ui quando tem de assumir o controlo da defesa.

Os outros... nao vale a pena bater mais nos ceguinhos. Nao tem qualidade para vestir o manto sagrado. ponto final.

uma palavra de apreco ao mantorras: pode nao saber a lei do fora de jogo, tem so' 1/3 de joelho, mas quem da' tudo o que tem a mais nao e' obrigado. e provou-se que ele apenas precisa de uns minutinhos para marcar golos. fosse ele um jogador com 2 joelhos, nao estaria hoje no benfica. foi pena a carreira nao lhe ter corrido melhor...


Finalmente: LFV, ja' chega. A atitude do contra tudo e contra todos ja' comeca a entrar nos meus nervos. Acho que a direccao tem feito um trabalho fantastico no capitulo financeiro: foram capazes de por ordem no caos em que o clube se encontrava. Mas nao vamos assumir uma posicao 'a la' andrades dos anos 80. Vamos tratar de olhar para dentro e ver o que precisa de ser mudado para que o futebol profissional tenha mais sucesso. Ficar de fora da taca da Liga nao e' solucao e nao e' a imagem que tem de ser dada do clube. Temos todos o direito de exigir justica, mas nao vamos por a instituicao em causa por teimosias pessoais.


quanto a contratacoes: Zoro talvez seja interessante, estou curioso com o Fabio Coentrao. Quanto a matadores, vamos por o chinoca a jogar, o tal Yu Dabao dos sub-18.

mas mais a serio: nao vale a pena sonhar com nomes sonantes. prefiro ter um fred a marcar golo atras de golo que um sheva a olhar para a relva a crescer.