origem
Eusébio +10: matar saudades

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

matar saudades

ser imigrante tem destas coisas. nao da' para decidir que jogos podemos ver ao vivo, em pleno estadio da luz, sentindo o cheiro da relva, o vibrar do publico. mas tive a oportunidade de rever o joao, o que e' sempre um prazer acrescido.

dia de bola implica nervoso miudinho, mesmo quando o adversario e' o nacional e a competicao em causa nao e' a mais interessante do nosso calendario. depois de um cacheol de 5 euros comprado fora do estadio por esquecimento do meu "old faithful", la' nos sentamos no piso zero, por tras do banco visitante. a aguia sobrevoa o publico bem perto e o jogo comeca ja' ja'. e' a primeira vez que vejo muitos destes rapazes que vestem de vermelho ao vivo, ja' que e' a primeira visita 'a catedral em quase 4 anos.

jogo vivo nos primeiros minutos, quezilias aqui e ali, muitos cantos e alguns golos que ficaram por marcar. chegamos ao intervalo 0-0, com um certo amargo de boca. vem a segunda parte e depois de uns bruaas o nuno gomes assiste o saviola para o golo. a garganta abriu-se para um muito reprimido grito de golo, com 4 anos de atraso. estava tao feliz como na primeira vez que vi um golo do benfica ao vivo. chegou o fim do jogo e o benfica ganhou, como eu queria. no fim, o saudosismo de saber que tao cedo nao voltarei aquele lugar sagrado e uma certa vontade de levar um bocadinho daquela relva para casa.

desculpem se nao dissequei o jogo. mas hoje foi um dia para viver o benfica como ha' muito nao o fazia. sabe bem ir 'a luz. sabe bem cantar o hino do benfica a bom som com toda a minha "familia". sabe bem ser deste glorioso clube.

3 comentários:

Joao disse...

Pois é Diogo, partilho das tuas palavras. Depois de tantos anos fora, ainda me arrepio quando entro no estádio e nunca me sinto sozinho quando vagueio pela Catedral. "Sense of belonging" é tudo o que nós precisamos para ser felizes...
Evidentemente que golos do Saviola também ajudam.

Acho muito bem que não tenhas esmiuçado o jogo, mas eu vou fazê-lo muito brevemente. Acho que foi um jogo muito típico desta época. Primeiro, quero realçar que apesar dos comentários de algum desalento que li hoje, este Benfica está a anos luz do que fez em anos anteriores... é sempre importante relativizar antes de criticar. Dito isso, não quer dizer que não haja aspectos a melhorar.

Do lado positivo, realço o entrosamento que se mantém e o facto de termos feito belíssimas jogadas durante os 90 minutos. Constato ainda o facto de Javi, Maxi e Saviola não saberem jogar mal. Coentrão voltou a fazer um grande jogo e acho que esteve particularmente brilhante a defesa esquerdo. O Weldon entrou muito bem no jogo e o Nuno Gomes voltou a mostrar que ainda pode ser muito útil.

Do lado negativo, tinha muita expectativa em relação ao Urreta mas acabei muito desiludido. Vai ser um grande jogador, sem sombra de duvida, mas ontem perdeu um número de bolas exasperante... não percebi porque esteve tanto tempo do lado direito quando ele parece render mais do lado esquerdo. Ainda compreendi menos porque foi o Weldon para a esquerda... Carlos Martins é um jogador que eu aprecio e parece-me que pode sempre ser um suplente interessante pela explosão e energia que traz ao jogo. Mas os seus pés (e a cabeça nem se fala) não fazem esquecer o Aimar e a equipa ressente-se muito disso.

David Luiz fez um jogo espantoso contra o Porto o que me levou a pensar que talvez me exceda muitas vezes quando falo dele. Ontem voltou a dar-me razão. Fez uma falta absolutamente desnecessária e idiota em cima da linha de área, e pouco depois um penalti clarissimo com mais uma entrada a rasgar dentro da área... mantenho a minha posição... não tem cabeça para ocupar aquele lugar e mais tarde ou mais cedo os seus disparates vão começar a custar pontos.

Por fim, a atitude de Luisão... nem discuto a absurdidade do lance... as imagens são suficientemente claras... o que me espanta é a indignação que os Benfiquistas demonstram quando este tipo de acções tem consequências graves. Em Olhão caiu toda a gente em cima do DiMaria como se ele fosse o grande culpado da derrota... mas o grande culpado não é ele. DiMaria tem protagonizado lances semelhantes em variadíssimas ocasiões. E a razão pela qual as continua a praticar é o simples facto de todos os problemas disciplinares no Benfica se resolverem com uma palmada na mão e um almoço. DiMaria vai ser titular em Rio Ave e Luisão vai continuar a ser o capitão da equipa. E nós vamos continuar a ver a idiotice vestida com o manto sagrada por causa da falta de autoridade e disciplina de quem manda no nosso glorioso clube

Nuno disse...

sei bem do que falas, camarada! Sempre que venho a Lisboa vou 'a Catedral, mas ou esta' tudo fechado (Julho) ou nao tenho a sorte de apanhar uma jogatana para ir vibrar.
Ja' nem sei quanto tempo vai desde a ultima vez que vi a bola a rolar naquela relva sagrada...

Diogo disse...

joao,
ainda bem que descreveste. e' que ha' coisas que me irritam e outras que me desanimam. primeiro, a atitude do luisao e a estupidez do david luiz (o penalty do david luiz, quanto mais vezes vejo as imagens mais fico com a sensacao que tu tiveste ao vivo -- aquilo era penalty...). a do luisao e' indescritivel. o david luiz e' um puto estupido que joga bem 'a bola mas tem o cerebro do tamanho de uma ervilhinha (dai ser um puto estupido).

admito (mal, mas admito) que um jogador do benfica tenho paragens cerebrais "futebolisticas". um clube que conta nas fileiras com o luis filipe ou que ja' teve marmelos como o amaral ou o pringle a vestir o manto sagrado nao se pode dar ao luxo de nao permitir paragens cerebrais futebolisticas. o que nao admito sao paragens cerebrais "emocionais". o que se passou ontem com o luisao e o que se passou com o david luiz em olhao e' inaceitavel. e como temos visto, o fabio e o roderick/miguel vitor podem muito bem fazer o lugar de senhores como sejam o luisao ou o dima. a falta de coragem de tirar estes gajos da equipa e os por na bancada durante uma ou duas semanas e' que propicia a continuacao de situacoes destas... enfim...

o urreta: pois. e' sempre assim. promete muito quando entra a suplente mas quando joga a titular e' um desastre. o jogo com os andrades subiu-lhe 'a cabeca e ontem so' fez asneiras... para quem queria jogar regularmente, nao justificou a aposta...

gostei imenso do fabio (que senhor jogador que o puto esta'!!!), do javi (sempre igual a si proprio) e do saviola (gritar o golo do saviola deu-me um prazer enorme!!). o weldon fez um jogo aceitavel (trabalhou, que e' o que se pede), o nuno esta' um jogador bem mais inteligente e bem mais altruista e o felipe menezes... comeco a pensar se sera' do nome fe(i)lipe que comeco a olhar para os gajos transviado...

no fim de contas, as experiencia de ir 'a luz engloba tudo isto. delirio com golos de estrelas de outra constelacao e frustracao por ver certas atitudes ou jogadores com o manto sagrado vestido...

mas ver o saviola