origem
Eusébio +10: o melhor do mundo

quarta-feira, 11 de junho de 2008

o melhor do mundo

ainda acerca do melhor do mundo, vinha a pensar em o que significa ser o melhor do mundo (em termos de jogador da chicha) no meu caminho de casa. e pensei em alguns daqueles craques que, como miudos todos queremos ser e como adultos aprendemos a apreciar. pensei numa serie de nomes e depois comecei a pensar o que falta ao cristiano ronaldo para la' chegar. comecemos entao (sempre sabendo que isto e' so' uma pequena amostra e e' biased para os jogadores por quem sempre tive algum apreco).



anos 50-70: os reis e di stefano.

estes sao os anos de Pele', Eusebio e Di Stefano. 3 dos melhores jogadores de todos os tempos, amigos fora de campo, temiveis adversarios dentro de campo. A carreira de cada um deles nao e' preciso examinar ao detalhe. fala por si, para cada um deles. a capacidade de elevar os seus clubes e os seus paises a niveis nao antes vistos era assustadora. a imagem do eusebio a ir buscar a bola ao fundo da rede da baliza coreana no meio de uma reviravolta historica e' de chorar (ajuda o eusebio ser... o eusebio. e ser do benfica.)



cruyff: total football man

o jogador que fez da holanda uma power house do futebol mundial. ainda hoje e' visto como um dos melhores jogadores do mundo. toque de bola simples, fintas magnificas (a finta 'a cruyff continua a ser uma que eu tento fazer sempre que tenho uma bola nos pes... deve ser por isso que nunca consegui vingar como jogador da bola...) e uma visao de jogo fantastica elevam este rapazola magrito para um escalao superior.



anos 80: El Pibe e Platini

estes dois nao eram bons. estes dois nao eram mortais. um era atarracado, um pouco rechonchudo e com um centro de gravidade junto 'a relva. tirar-lhe a bola era quase impossivel. velocidade impressionante, toque de bola que dava vontade de rir de tao simples que parecia, e uma vontade de vencer que o fazia lutar, lutar, lutar. o outro, o mago frances, era somplesmente genial. a definicao do numero 10? talvez. nao fosse esse o dorsal que usava na seleccao gaulesa.



anos 90-presente: O checo e os brasileiros

3 numeros 10. Nedved, Ronaldinho, Kaka. Todos com uma coisa em comum: visao de jogo. Impossivel pensar no futebol recente da Juventus, do Barca ou do Milan sem pensar nestes nomes. Um ja' acabou de escrever a sua historia no livro do futebol mundial (obrigado Pavel!). Os outros estao em fases distintas das carreiras. Mas a marca que deixarao sera' sem duvida grande.



Olhando em retrospectiva, nao inclui muitos dos outros rapazes que sempre admirei (a maioria do benfica): Rui Costa, Paneira, Valdo, Magnusson, Ryan Giggs, Nene, Chalana, Poborsky, entre muitos outros. Todos eles grandes jogadores mas se calhar no panteao dos "Gandas craques". Mas o que tem todos os "eleitos" de diferente que os fazem tao bons? Sao jogadores de equipa que ganharam practicamente tudo o que havia para ganhar (excepcao feita ao Eusebio e ao Nedved). E' que ser o melhor do mundo e' isso: e' ganhar tudo, no mundo todo, em qualquer condicao, em qualquer equipa. E' elevar o potencial da equipa para niveis impensaveis. E' estar a perder por 3-0, entrar na segunda parte, e pensar "vamos conseguir dar a volta a isto".

O Cristiano Ronaldo e' um jogador fora de serie. Tem futebol para ser o melhor do mundo. Mas ate' agora ainda nao o conseguiu. Ainda lhe falta um bocadinho. Falta-lhe perder os actos individualistas excessivos, falta-lhe elevar o jogo da sua equipa (portugal, mu, real ou seja la' para onde ele for) e fazer de um grupo de atletas medianos ou medianamente bons realmente excepcionais. e falta-lhe ser humilde. porque um jogador melhor do mundo e' humilde e sabe que um penalty na final da champions e' fundamental e nao se deixa levar por excesso de confianca. porque o melhor do mundo nao tenta um penalty 'a panenka quando uma qualificacao para as meias finais de um euro estao em causa. quando o ronaldo aprender algumas destas coisas, ai sim, podera' ter uma hipotese a ser relembrado como um dos grandes jogadores de futebol de todos os tempos.

4 comentários:

Anónimo disse...

É uma falta de respeito nao falar em ZIZOU e RONALDO(fenómeno) lolol, os jogadores que mais vezes ganharam o trofeu de melhor do mundo, aliás Ronaldo ganhou-o com 19anos, é o recorde

Vasco

Unknown disse...

Diogo, tens toda a razão. Em termos de talento, de alegria de jogar, de capacidade fisica, de mediatismo, Ronaldo é de facto o melhor do mundo e com muito avanço para os Kakas e Messis.

No entanto, Ronaldo ainda não é um lider. Deles esperamos tudo, desde um slalon impressionante até às perdas de bola mais infantis. Ronaldo desiquilibra e é extremamente valioso por isso. Mas para ser o melhor do mundo tem também que equilibrar a equipa. Ronaldo tem que deixar de jogar tanto com os pés e mais com a cabeça.

Diogo disse...

nota:

eu disse que era uma ecolha biased aos jogadores que EU admirei ou admiro. Nunca gostei do Zidane, embora admita que foi um grande jogador (uma especie de box-to-box que se ficava mais pela frente). Por isso o deixei de fora.

O Fenomeno nunca entraria no panteao dos MEUS "Melhores do Mundo". Este Ronaldo teve um periodo bom: entre os 17 e os 20 anos. A partir dai foi-se apagando, foi engordando, e os golos deixaram de aparecer. Os melhores do mundo mantem o nivel sempre la' em cima, entre os 17 e os 34 (nisso, o Zidane tem muito mais de melhor do mundo que o Fenomeno).

Anónimo disse...

ha se era os seus melhores do mundo, peço dsc, erro meu. Se nao gosta do Zidane, okay, sao opinioes, mas dizer que ronaldo teve um período entre os 17-20 é que nao, os premios falam por si http://pt.wikipedia.org/wiki/Ronaldo_Naz%C3%A1rio#Pr.C3.AAmios
e joga-se até onde se pode, há factores que sao inexoraveis, lesoes por exemplo, é certo que é falta de profissionalismo engordar mas um gajo que é golos porra, e já agr comparando ronaldo a cristiano , ambos sao jogadores cuja principal arma é o porte fisico, o cristiano pode tambem ser alvo de sucessivas lesoes..(esperemos que nao)

Vasco; saudaçoes benfiquistas