origem
Eusébio +10: Parabéns Felipão

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Parabéns Felipão

Um pouco contra a linha editorial deste blog, e contra mim mesmo que tantas vezes critiquei Scolari, as noticias do dia deixam-me resignado relativamente ao fim do periodo mais glorioso da história da nossa selecção.

Eu, confesso, tenho muita admiração pelo Felipão. Já o critiquei inumeras vezes, a começar na fixação pelo pateta do Ricardo e a acabar na agressão ao jogador da Sérvia. Mas os resultados estão à vista. Portugal tem tido uma série absolutamente fantástica de resultados, faltando apenas um grande titulo para coroar este percurso. Scolari foi capaz de demostrar uma enorme regularidade, não falhando a qualificação para uma única prova, fazendo simultaneamente a renovação do grupo, da geração de ouro para a geração Ronaldo. Temos ainda que reconhecer, que apesar de Scolari ter ao seu dispor alguns diamantes em bruto, tambem tem enormes limitações (do guarda redes ao ponta de lança) no plantel.

Podemos não gostar da sua abordagem familiar, mas de facto temos um grupo fantástico. Podemos não gostar da proximidade ao Jorge Mendes, mas um facto é que o Jorge Mendes representa todos os bons jogadores portugueses. Podemos não gostar dos luso brasileiros, mas reconhecemos que têm sido mais valias fantásticas.

Scolari tem gerido este plantel na perfeição, espremendo cada gota de sumo do que tem para dar. Petit, Deco e Nuno Gomes que foram absolutamente mediocres toda a época estão a fazer um Europeu notável. Particularmente o Deco que tem ofuscado completamente o Ronaldo. Scolari tem que ter desempenhado um papel importante na sua recuperação.

Acima de tudo, Scolari parece ser o primeiro seleccionador que assim que chegou não abriu logo a perna. Não baixou as calças ao Pinto da Costa e não baixou as calças à opinião publica. Não joga Baia e não joga Quaresma. Ponto final. E não jogam porque Scolari sabe que não se ganham campeonatos com trivelas. Ganha-se com jogadores que competem 90 minutos.

Confesso que estou triste, porque não vejo alguem que possa estar à altura de Scolari, e que consiga dirigir esta selecção com pulso de ferro, sem subserviencias, sem favores, e mantendo unido o espirito de selecção. Scolari foi capaz de abraçar e unir Portugal como nenhum outro Portugues o conseguiu. Mais do que qualquer titulo de campeão, devemos pelo seu "patriotismo" um grande obrigado ao Felipão.

Felipão não foi capaz de fazer ao Chelsea o que fez ao Benfica em 2004. A diferença deve ser uns 6 ou 7 milhões de euros.... não o censuro. Ainda bem que tem a vida dele definida e que se possa agora concetrar no Europeu. Quem nos dera que todos os nossos jogadores tivessem na mesma situação.

Comece agora o tiro ao novo seleccionador: eu aposto em Luis Figo... infelizmente Rui Costa não está disponivel para o lugar, tem uma nação bem maior para servir.

5 comentários:

Anónimo disse...

Zico?

vasco; saudaçoes benfiquistas

Unknown disse...

bom tiro Vasco, no entanto, e independentemente da qualidade do Zico, não me parece que tentar clonar Scolari seja a solução. temops de enveredar por um caminho completamente diferente, que eu confesso que tambem não sei qual seja. Para mim há um requisito fundamental, o seleccionador tem que ser de uma integridade à prova de bala. Se para alem disso perceber alguma coisa de bola, melhor.

Joao disse...

Só para dizer que o GESTÃO sou eu..
João

Nuno disse...

Confesso-me dividido.
Se por um lado nao suporto a obstinacao do Scolari com certos titulares absolutos, como o pateta do guarda-redes, ou o da-treta ate' ele se ter reformado, por outro lado nao posso deixar de lhe reconhecer merito na persistencia. Nao me parece que ele seja um bom treinador de clubes, mas sera' sempre um excelente treinador de seleccoes, sobretudo em fases finais. Apesar da incapacidade congenita de sair do que esta' escrito no livrinho: sai o ponta-de-lanca aos 65' para entrar um extremo e vai o Arnaldo para ponta; aos 85 mais uma troca, e aos 89 outra.
A estoria da birra dele com o Porto parece-me que foi exagerada a gosto das duas partes pela comunicacao social. Ele nunca teve problemas com o Porto (deixou de convocar um jogador que eles nao precisavam de valorizar) e o Porto nunca teve problemas com ele (metade da equipa valorizou-se mais ainda a jogar na seleccao), alem de que o trabalho que o Mourinho fez la' lhe deu muito jeito para juntar as pecas adicionais. Mas ambos ficaram contentes por terem mais um odio de estimacao. E os jogadores naturalizados vieram todos la' de cima, nunca ninguem questionou se outros nao dariam jeito tambem (tipo o mete-nojo do Liedson).

Se tacticamente o acho limitado, em termos de motivacao de grupos, o senhor e' um MESTRE. Daqueles Mestres de antigamente, com letra maiuscula, nao os mestres com MSc ou MBA de hoje em dia. E e' isso que o leva a, como escreveste, Joao, espremer o suminho todo todinho.

Nao me parece que va' ganhar titulos no Chelsea, ate' porque se nao falar bem ingles, esta' liquidado pela imprensa, primeiro, e pelos adeptos depois. Enfim, boa sorte para ele. Como escrevemos aqui depois da marrada no servio, adeus e obrigado pelos servicos. Que foram, independentemente do que acontecer no resto deste Europeu, os melhores que alguem fez na seleccao. Sem espinhas.

Agora, o cliente seguinte. Quem sera'? Seja quem for, acho que o Mardail devia aproveitar para se reformar, e a nova direccao faria a escolha. Eu acho que pelo que tem feito em Africa, o Manel Ze merece dois anitos de oportunidade. Ate' para ver se o calam: tipo, tens aqui, agora se fizeres merda, nao chateies. Embora considere que tenho em conta a podridao local, um estrangeiro desligado da estrumeira tem sempre melhores chances 'a partida.

Desde que quem vier nao estrague o que esta' feito, vamos nessa, Vanessa.

Anónimo disse...

O liedson disse que se jogasse pela selecçao era só pela brasileira, eu disse zico maas, maas, maas.. apesar da excelente campanha dos luso-brasileiros e do SARGENTAO, continuo na minha estamos em Portugal, jogam portugueses e treinam portugueses, mesmo que ganhassemos menos.. e nao venham com exemplos de Franças e Alemanhas.

Vasco; saudaçoes benfiquistas