origem
Eusébio +10: generation over-hyped

quinta-feira, 19 de junho de 2008

generation over-hyped

para acabar de vez com o tema seleccao e nos comecarmos a preocupar com o que nos consome mais (por exemplo, as nao contratacoes de jogadores para posicoes chave no nosso clube), eu gostaria de deixar aqui uma serie de pequenas notas em que pensei depois do jogo acabar.

em primeiro lugar, o scolari tem de ser agradecido pelo que fez com esta seleccao. foi sem duvida um dos melhores ciclos que vivemos e espero que seja para continuar.

mas, houve sempre coisas que nao me convenceram. para comecar, a rigidez do esquema tactico de portugal, sempre acompanhado pelas substituicoes sem risco algum. pensando no jogo com a alemanha, viu-se bem quem fez o trabalho de casa bem feito. um pouco de estudo tinha mostrado que os centrais alemaes eram lentos e que talvez jogando com um ponta de lanca fixo e outro mais movel podia ser fatal para eles (nuno gomes e hugo almeida talvez?). isso implicaria jogar num 4-4-2 com um bom medio criativo que soubesse recuperar bolas (deco) e um medio de contencao (petit -- que falta fez o maniche... enfim... ja' la' vou 'as escolhas). dois alas rapidos (simao ou nani na esquerda, ronaldo na direita) e as coisas talvez se compusessem. atacar e defender em bloco era fundamental.

depois, viu-se bem a imaturidade desta seleccao no falhanco do joao moutinho. um jogador nao pode hesitar um segundo quando esta' na pequena area. aquela bola ate' com o rabo entrava. com tanta hesitacao e a pensar tanto acabou pr sair por cima. podia ter sido o golo que mudava a historia do jogo. os tais 2 pontas de lanca poderiam ter dado muito jeito...

e por fim as escolhas. nao percebo como e' que esta lista de 23 foi compilada. ou melhor, percebo. sao os 23 do mendes. senao vejamos: 3 GR que nao valem a ponta de um corno, a inexistencia de um lateral esquerdo de raiz, uma cambada de jovens que nunca jogaram em torneio nenhum ou que estavam ja' com 60 jogos nas pernas, e uma linha avancada que mete do'. os unicos que se safaram? talvez o deco e o petit.

onde estavam o maniche, o nuno valente, o caneira, o makukula? nao que sejam craques, mas seriam opcoes mais validas. porque nao o pedro mendes? porque nao o filipe teixeira ou o manuel fernandes? cada vez mais me convenco que ha' gente na federacao que gosta muito de lamber rabinhos...

assim se passou um europeu. ao menos os alemaes e os suicos mostraram uma coisa aos portugueses que inflacionam constantemente os jogadores: que estes 23 nao passam de um bando de bons rapazes que sabem dar uns toques na bola. o milan andar atras deles todos e' delirio generalizado. o barcelona ir pagar 30 milhoes pelo moutinho e' de doidos. e ainda estou para saber como e' que o chelsea foi comido em mais uns milhoes... e' preciso que as pessoas se convencam que craques, na nossa seleccao, ha' 1 ou 2. o ronaldo e o deco, talvez. o resto, sabem jogar melhor que os putos do bairro deles mas pouco mais...

como disse o joao, "sao grandes, mas nao sao grande coisa".

5 comentários:

Diogo disse...

PS: sera' que ninguem da' uma chapada ao "melhor do mundo" pelas suas respostas infantis e idiotas?

"podia ter feito mais como podia ter feito menos"?
"jogo para a equipa como jogo para mim"?
"as vezes passo a bola outras vezes fico com ela, e' assim o meu jogo"?

que pena que eu tenho que ele vista o meu numero favorito gaita! um gajo ja' nem pode ter um numero 7 nas costas sem levar com um "ah! ronaldo!"... porque nao antes um "ah! POBORSKY!!"

Anónimo disse...

Cristiano Ronaldo - a grande desilusão - só ajudou Portugal a vencer a Rep. CHeca. Hoje ajudou a Alemanha a ganhar (tem culpa no golo de Klose pois faltou á marcação). só falam no gajo. fizeram dele a selecção. acabou-se ao menos para já com o protagonismo desse puto mimado.

Anónimo disse...

mesmo , where is pele, manuel fernandes, pedro mendes, maniche! caneira, n digo nuno valente pq já não sei o que aguenta, makukula porra é a maior anomalia q já vi no meu clube, scolari ẽ um treinador psicólogo, não um estratega táctico,a o Homem nunca rentabilizou o melhor do cristiano ronaldo, o nuno que hoje foi nuno golos n devia estar a jogar, ou o ronaldo solto a cair pas alas e reforçar o meio campo, ou o ronaldo a ponta lança e nas alas o nani e o simao enfin

Vasco; saudaçoes benfiquistas

Nuno disse...

Ao menos a malta do Benfica vai de ferias. A ver se o Nuno Gomes nao tem a desculpa da pre-epoca, que ja' enjoa...

Joao disse...

eu nao alinho muito nas criticas ao scolari porque o homem sabe coisas que nós não sabemos sobre os jogadores e porque de facto esta série de bons resultados deve-se sobretudo a ele. Podia ter sido melhor? se calhar podia, mas tambem podia ter sido muito pior. Um facto é que esta equipa é muito inferior à que jogou o Europeu de 96. Tem dois defesas centrais absolutamente fantasticos, um playmaker fabuloso, e o melhor do mundo às vezes. todos os outros jogadores são abolutamente medianos ou mediocres. E mesmo assim Scolari foi capaz de fazer mais um campeonato digno.

Ontem caimos mal... quem marca dois golos não pode perder. Erros próprios (incrivel como o melhor do mundo é comido no segundo golo) e do árbitro (não quis ver o empurrão do Balack nem agressóes ao Simão aos 3mns e ao Ronaldo aos 70.

Congratulo-me com uma coisa que tantas vezes tenho aqui falado. Conseguimos completar uma grande prova e sair com dignidade, sem agressões a árbitros, sem expulsões e sem mergulhos. Desta vez quem fez jogo sujo não fomos nós. Se conseguirmos repetir esta proeza durante os proximos 20 anos talvez consigamos afastar esta maldita reputação.

Venha a bola a sério. Estou ansioso por este novo Benfica que joga com 3 interiores esquerdos, 3 extremos esquerdos e 4 pontas de lança.