origem
Eusébio +10: um dia de esperança

quinta-feira, 8 de maio de 2008

um dia de esperança

8 de Maio de 2008 pode ficar na história do futebol português como um dia absolutamente revolucionário, por duas razões:

- A Liga de Clubes vai finalmente pronunciar-se sobre o processo apito dourado, esperando-se que possa finalmente castigar de uma forma exemplar, todos os clubes, dirigentes e árbitros que têm contribuido para a vergonha e descrédito do futebol português.

- O Benfica prepara-se para apresentar a nova estrutura técnica do departamento de futebol, esperando-se o início de um novo ciclo onde o futebol ficará entregue a profissionais sérios e competentes, que personifiquem a mistica benfiquistas, e que, espera-se, possam levar de novo o clube à glória a que habituou os seus adeptos.


8 de Maio de 2008 pode tambem ficar na história como mais um dia triste para o futebol português, por duas razões:

- A Liga de Clubes em vez de exterminar de uma vez todas as moscas que povoam a merda em que se tornou o nosso futebol, vai afugentá-las com um pano. Uma ou outra, as já moribundas, vão cair. Mas todas as outras vão regressar com mais pujança que nunca, em todo o seu esplendor e com o orgulho reforçado. O resultado deste longo processo está à vista, e eu arrisco-me a adivinhar: o moribundo Boavista desce de divisão o que culminará na sua inevitável Salgueirização; major e filho vão ser suspensos por dois anos o que é irrelevante pois já encheram os bolsos e abandonaram o barco; O FCP vai perder 3 ou 6 pontos no campeonato de 2004, o que em termos práticos representa rigorosamente nada; e PC e sua corja vão ficar suspensos por 2 meses durante o Verão o que como já sabemos não tem qualquer repercursão. Siga a banda. E de árbitros vendidos nem se vai ouvir falar...

- O SLB Benfica apresenta um treinador de curriculo aparentemente inatacável. Infelizmente esse treinador tem actualmente 60 anos, um fraco por mulheres novinhas, um ordenado superior a todo os avançados do plantel, e nos ultimos tempos mais apetência por investimentos imobiliários no Algarve do que propriamente por sucessos desportivos. Neste ponto, tem aliás muito em comum com o nosso Presidente. Erikson diz-se que revolucionou o futebol português nos final dos anos 80 e apesar de andar arredado destas bandas há práticamente 15 anos, há coisas que não mudam e ele ainda se deve saber equipar no túnel das Antas. Erikson mudou mentalidades, diz-se que na forma como abordava o treino (a sistematização táctica se preferirem), como forçava a competição interna entre o plantel, e também na prática das comissõesinhas. Erikson foi pioneiro na prática de comprar sempre através do mesmo empresário com a respectiva repartição de lucros. A nova estrutura do futebol benfiquista reune todas as condiçóes para ser um sucesso. Basta para isso amordaçar o presidente e dar-lhe a pasta de vendedor de kits. Aproveitar a experiencia, sensatez e benfiquismo do Rui Costa para liderar tudo o que tenha a ver com a formação e protecção do plantel. Preservar a mistica benfiquista salvaguardando valores como Sheu, Aguas, Chalana, Alves, Pietra e quem sabe promovendo Petit. Assegurar a disciplina e a competitividade com uns duros dentro do balneário como Álvaro e Mozer. E aproveitar os conhecimentos tacticos e capacidade de gestão e liderança de um grande treinador que terá certamente os adeptos e a imprensa do seu lado. Se a isto juntarmos os milhões de um Berardo qualquer e isto pode fazer-se... ou não... basta para isso que LFV mantenha a verborreia habitual, que Rui Costa entre por caminhos obscuros e que Erikson venha gozar a sua reforma dourada. Aceitam-se apostas... eu estou pessimista.

6 comentários:

Joao disse...

PS - ja que estamos à pesca por inglaterra, perguntem pelo ricardo rocha que parece que ainda tem uma perna boa o que sempre acaba por ser uma perna a mais que o Ed carlos, e já agora pelo Pedro Mendes que tem lugar de caras no plantel do Benfica.

Diogo disse...

joao,
boa posta. uma palavra acerca do teu pessimismo sobre o nosso clube.

eu espero MESMO que o LFV feche a bocarra daqui para a frente, depois de escolher o treinador. nao preciso de um presidente que passe a vida a mandar palpites.

o Rui Costa nao me parece que va' entrar por maus caminhos (nao me parece ser o seu caracter), mas nunca se sabe. eu quero e' que ele jogue bem no domingo para ter uma despedida em grande e depois mostre a mesma dedicacao como director desportivo.

quanto ao Eriksson, vamos ver. o Eriksson foi um treinador importante no Benfica, ganhou muita coisa, fez coisas muito bonitas. mas sera' que vem com a mesma motivacao? espero que sim! se forem precisas velhas glorias e antigos treinadores para por o clube no sitio, forca. se for preciso uma bruxa para acabar com a maldicao do bela, forca. se for preciso mandar o eusebio la' para dentro para meter uns golos, forca. a unica coisa que peco e' dedicacao e trabalho.

para finalizar: o apito. acho que as tuas previsoes pessimistas sao aquilo que vai acontecer. mas, como e' em portugal, esta' tudo bem...

Diogo disse...

ja' agora:

Pedro Mendes, Ricardo Rocha e um extremo direito capaz e a coisa comecava a compor-se....

Nuno disse...

Eu devo dizer que acho que isto e' um cocktail que tem tudo para correr mal. O Eriksson tem um CV de grande qualidade, mas se fosse cientista tinha que explicar porque e' que nao publica (ganha, em linguagem desportiva) ha' tantos anos...
E ainda vamos acabar a queimar o Rui Costa... Gostava que o Rui condicionasse a sua entrada para director desportivo 'a realizacao de eleicoes.
O Ricardo Rocha, se vier calado, e' muitissimo bem vindo. As parvoeiras comecaram o ano passado quando ele foi vendido quase ao desbarato. O Pedro Mendes e' o box-to-box que nos faz falta, e ja' vem com anos de atraso.

E o Ropdriguez, ja' se arranjou dinheiro para o pagar, ou vamos comprar estrume por metade do preco, para ser mais barato?

Joao disse...

a crónica do blogdabola diz tudo, isto no papel pode correr bem, mas na prática pode correr muito mal.

a liderança é fraca.

o director desportivo um novato.

o treinador acomodado.

e o plantel uma desgraça.

Diogo disse...

uma coisa que o BdB deixa bem claro e com a qual concordo inteiramente:

o Eriksson podera' ter no Benfica, a confirmar-se a sua vinda, o canto de galo ou o canto de cisne. Se for bem sucedido, como todos nos queremos que ele seja se ele vier, entao provara' que o que se passou em inglaterra tera' sido um erro de casting e/ou um acidente de percurso. Se as coisas correrem mal, entao a sua carreira como tecnico de futebol pode acabar bruscamente. De qualquer das formas, ambos os cenarios deveriam ser muito bem ponderados pela direccao: evitar grandes aventuras financeiras em relacao a salarios e clausulas de rescisao, mas salvaguardar os interesses economicos no caso de ser bem sucedido e alguem o querer levar antes do termo do contrato.