origem
Eusébio +10: os gatos não mereciam

sábado, 12 de abril de 2008

os gatos não mereciam

Os gatos fedorentos têm proporcionado nas últimas semanas dos melhores momentos televisivos dos últimos tempos. Não me estou a referir ao "Espécie de Magazine" nem à publicidade para a PT. Estou sim, a falar dos anúncios que os Gatos fazem para cativar mais adeptos a irem ao Estádio da Luz. Ontem vi mais um desses anuncios onde os Gatos deixam uma duzia de top models abandonadas nas dunas porque estava na hora do jogo. Imagino que os Gatos ontem estivessem mesmo no Estádio, e não consigo imaginar quanto lhes terá doido ver a exibição do Benfica depois dos inúmeros apelos que têm feito aos adeptos.

Imagino que também tenha custado muito às centenas (ou milhares) de adeptos que ontem em cima da hora do jogo esperavam impacientemente nas intermináveis filas das bilheteiras. Muitas dessas pessoas iam com os seus filhos, porque era dia da águia e os menores não pagavam. Os milhares de jovens que ontem estavam na Catedral para ver o Benfica, acabaram por não o ver. Os mais pequenos (até aos doze anos) sairam do Estádio cabisbaixos e incrédulos, e os teenagers do alto da sua impertinencia ridicularizaram o que tinham visto.

Eu confesso que assisti provavelmente ao episódio mais triste da minha vida como adepto, e que vai demorar muito tempo até ao Benfica voltar a ganhar a minha confiança. Eu que me recuso a assobiar a equipa e apelido de Lagartos todos aqueles que fim de semana sim fim de semana não ameaçam cortar o cartão de sócio, confesso que ontem me passou a mesma coisa pela cabeça. Nem os 7 de Vigo me cairam tão mal... esse plantel não valia nada de nada, e este, como tão bem mostraram a semana passada, pode e deve fazer muito melhor.

Ontem cheguei ao Estádio bem cedo, vi os jogadores a entrar em campo e prestei muita atenção a todo o aquecimento. Não me lembro de ver nada assim desde os tempos do gajo escoces que por cá andou a embebedar-se. Bandalheira geral.... pareciam um grupo de solteitros e casados a preparar-se para a peladinha de domingo antes de irem enfardar uma dose alarve de cozido. Não há de ser nada pensei. Aos dois minutos cedemos o primeiro pontapé de campo e reparei que o jogador da Académica ganhou a bola nas costas do Luisão sem este ter sequer saltado... saiu muito por cima, mas eu pensei logo, temos aqui sarilho.

Dois minutos mais tarde e o Luisão conseguiu mesmo borrar a pintura. Foi apenas o primeiro incidente de uma das exibições mais infelizes (e aqui estou a ser politicamente correcto) que já vi. Durante 90 minutos foi um chorrilho permanente de erros infantis que culminaram numa agressão cobarde, que se não foram regados com muito vinho ao almoço, foram concerteza com uma dose absolutamente inaceitável de displicência e falta de profissionalismo. Quanto ao Luisão está tudo dito, foi absolutamente mau. Este idiota, se por acaso usou o jogo de ontem para tentar forçar qualquer coisa, para mim, passava o resto do seu contrato a treinar no Seixal às 7 da manha todos os dias, e nunca mais vestia a camisola do Glorioso.

Confesso que não me apetece desatar a cascar nos jogadores a torto e a direito pois isso seria demasiado fácil. Vou dizer apenas que o Rodriguez voltou a mostrar que 7 milhões pelo passe e 1.5 milhões ano de ordenados é uma pechincha. Petit, mesmo numa forma lastimável, mostrou que é um profissional sério. O Nélson tambem parece querer voltar ao que era, e ontem apesar de inconsequente, foi dos mais inconformados. Leo e Katsoranis mostraram que estão mesmo de saida e ontem fizeram o minimo dos minimos para não poderem ser acusados de maus profissionais. Rui Costa deve mesmo estar a passar uma fase dificil a nivel pessoal (segundo rezam as crónicas cor de rosa) , pois ontem foi uma sombra do que tem sido, inacreditável como esteve 90 minutos em campo... O Nuno Gomes, idem idem, mais uma exibição confrangedora. Cardozo passou todo o jogo em posição de fora de jogo, falhou mais duas ou três oportunidades flagrantes... lutou bastante e acabou por sair de campo pelo próprio pé quando se fartou... deve ter achado que por metade dos adeptos se terem ido embora depois do 3-0 ele tambem podia, esquecendo-se que é ele quem recebe e nós que pagamos.

24 horas passadas depois da vergonha que assistimos ontem e paira sobre a Catedral um silêncio funebre. LFV foi de novo ridicularizado, mostrando a toda a gente que a culpa do Benfica ir terminar o campeonato em 4º lugar é dele e não das arbitragens. Depois do chavascal que fez toda a semana, não há nada melhor do que os próprios jogadores provarem que não é de árbitros com isenção que o Benfica precisa. O nosso plantel é pior do que o dos nossos adversários, estamos pior organizados, pior preparados, e menos motivados. E do grande responsável por tudo isto nem uma palavra. Que bom é ter razão de queixa dos árbitros para não ter de enfrentar os verdadeiros problemas.

Do Sr LFV confesso que não espero nada de nada. Mas dos jogadores do SLBenfica, gostava muito que em vez daquela paneleirice do "assumir as responsabilidades" durante a flash interview, que escrevessem uma carta a todos os sócios e adeptos, a pedir desculpa pelo seu vergonhoso desempenho onde mostraram não ser dignos de vestir o manto sagrado.... e não quero um comunicando na sala de imprensa ou uma nota no site do clube. Quero uma carta escrita à mão, com selo lambido e tudo, e já agora uma mão cheia de golos aos lagartos e aos andrades nos próximos 7 dias.

2 comentários:

Nuno disse...

Bem dito, Joao.
Demasiada bandalheira.
Da-se a toda a gente a oportunidade de gozar com algo que e' maior que tudo - o Benfica.
Ate' o merdekas do treinador da Academica veio dizer, depois de as coisas lhe terem corrido como ele nunca sonhara, que sim senhor, tinha pensado em ganhar por tres no estadio da Luz.
E isto tudo ainda por cima no dia da 'aguia. Faz-me lembrar aqueles gajos que se embebedam, arreiam na mulher, e no dia a seguir prometem que nao volta a acontecer para ver se ela nao sai de casa. Ela acredita, e la' vao mais uns quantos hematomas uns dias depois...

Sinceramente, comeco a ponderar se nao deviamos dar uso ao artigo dos estatutos que preve a dissolucao.
Nao somos dignos da Historia do Benfica. E a porcaria do futebol que temos, e a porcaria da justica que temos, nao merece o Benfica. Portanto, agradecia-se aos fundadores o que fizeram, pedia-se desculpa pelos ultimos 20 anos de insulto continuo, e prestava-se homenagem aos primeiros 80. Fechava-se a loja e passavamos a entreter-nos a ver o pessoal que vive do ataque ao Benfica a cair de podre.

A proposito: se depois do que se passou ontem, o presidente ainda nao percebeu que o Leo e o Rodriguez sao para ficar, se os propalados 20 milhoes que tinhamos para atacar o mercado afinal nao existem, aqui vai uma sugestao: faz-se uma implosao do estadio, vende-se o terreno ao Colombo, e ja deve dar para o Rodriguez. O Leo, parece que e' so' manter o salario (por que raio e' que querem baixar o salario a um dos gajos mais consistentes?! pq tem 32 anos??!?!?! nao e' costume pagar a experiencia? ou agora desconta-se?). E' que sem jogadores, nao precisamos de estadio para nada. E sobretudo sem jogadores decentes, as bancadas para 200 macacos no Seixal devem sobrar.

Estou aterrorizado so' de pensar no que vai acontecer durante os proximos sete dias.

Anónimo disse...

A primeira mão cheia de golos já está.
Falta a segunda!