origem
Eusébio +10: entregar o ouro ao bandido

quarta-feira, 16 de abril de 2008

entregar o ouro ao bandido

Chalanix foi capaz do melhor e do pior e foi ele o grande responsável pelo desfecho do jogo desta noite.

Foi brilhante a ideia de apostar em DiMaria para o ataque. O Argentino fez o que quis rompendo em velocidade, perdeu uma ocasião flagrante aos 10 minutos em que tenta sacar um penalti (a gritaria que seria se fosse o Liedson), e deu dois golos a marcar. Di Maria foi genial e provou que pode e deve ser uma aposta, nunca como elemento do meio campo, mas num tridente de ataque. A ganhar por dois continuámos a controlar o jogo, não demos hipoteses ao meio campo do Sporting, vimos um golo anulado ao DiMaria com um fora de jogo arrancado a ferros, e um penalti clarissimo não assinalado por falta do Tonel sobre o Luisão.

Na segunda parte, Chalanix entregou o ouro tão brilhantemente conquistado ao bandido. Ao tirar DiMaria retirou o unico trunfo ofensivo em campo. Nuno Gomes voltou a ser uma nulidade, salve-se o golo em que o mérito é sobretudo dos jogadores que constrõem a jogada. Mais grave, permitiu que um desinspiradissimo Rui Costa se arrastasse em campo interminavelmente, e que o Petit, completamente esgotado, lutasse sozinho contra 3 ou 4 jogadores do Sporting que dominavam o nosso meio campo. Faço um parentesis para salientar que Paulo Bento teve muito mérito ao apostar em reforçar o meio campo ao invés de pôr avançados à maluca como tantas vezes tem feito.

Chalanix devia ter reforçado o meio campo e não o fez. Permitiu que o Sporting dominasse a belo prazer o meio campo, levando a bola sem problemas até à nossa grande área e a partir daí trocar a bola até esta cair no sítio certo. Ao intervalo Chalana devia ter retirado Rui Costa e Nuno Gomes e colocado Nuno Assis e Bynia. Era imperativo que anulássemos o meio campo do Sporting (o seu ponto forte) , povoando o miolo e recuando toda a equipa para o nosso meio campo fazendo pressão que mantivesse o Sporting longe da nossa baliza. Ao invés, acabámos por estender uma passadeira gigante até à nossa grande área onde o Sporting foi pacientemente, e com alguma sorte, capaz de colocar a bola no buraco da agulha. Atenção, não foi a nossa defesa que falhou ao sofrer 5 golos, foi o nosso meio campo que permitiu que o Sporting instalasse 6 e 7 jogadores em cima da nossa área e que criaram inúmeras situações de perigo junto à nossa baliza.


O jogo de hoje resume-se de uma forma muito simples:
- uma primeira parte em que fomos brilhantes tácticamente e onde fomos capazes de criar e aproveitar boas ocasiões de golo.
- uma segunda parte onde jogámos com 9 e permitimos que o Sporting dominasse livremente o meio campo e construisse inúmeros lances em cima da nossa baliza.

Uma palavra para o suspeito do costume que foi de uma disparidade de critérios gritante. Já referi os lances da primeira parte, na segunda foram faltas permanentes marcadas a favor do Sporting, um critério disciplinar absurdo ao perdoar amarelos (2) ao Abel e Derlei por faltas em tudo semelhantes às que originou o amarelo do Rodriguez, e uma entrada a matar sobre o Sepsi que ficou por marcar e deu origem ao quinto golo.

Confesso que o jogo de hoje não me doeu como o da Académica. Mostrámos bom futebol, táctica e técnicamente, e muito querer e vontade. Infelizmente não fomos capazes de segurar um excelente resultado construido na primeira parte. Teve mérito o Sporting que nunca perdeu a cabeça, e temos demérito nós que não fomos capazes de reagir ás lacunas gritantes que foram surgindo.

Que chegue Agosto depressa é o que eu desejo, e se puder sonhar, com LFV na Casa do Benfica de Bragança, com Rui Costa na tribuna, com um Italiano no banco, com Leo e Rodriguez de águia ao peito, e a preparar a pré-eliminatoria da Champs.

BENFICA ESMAGA SEMPRE
PS-Parabéns aos adeptos que foram hoje ao Retretáxia XXI

4 comentários:

Joao disse...

Luisão poem o dedo na ferida:


Como explica a mudança da primeira para a segunda parte?
«Não tem como explicar. Sofremos golos, consentimos o empate e não conseguimos sair de trás».

Disse às rádios que o Benfica na segunda parte mexeu mal na equipa, é uma crítica à equipa técnica?
«Tínhamos de reagir de alguma maneira, não é uma critica. Podia dar certo, mas acabou não dando».

Foi dos jogos mais loucos da sua vida?
«Foi um jogo em que não tinha meio-campo, é inexplicável».

Há um lance em que pareceu ter sido agarrado na área, foi agarrado?
«Fui, mas o juiz não viu e isso não muda nada».

Paulo disse...

Fomos, todos os 10 mil, realmente fantásticos. Aqueles jogadores não merecem uns adeptos assim.

O Benfica somos NÓS!

Basta!

Diogo disse...

eu nao vi o jogo. e tambem nao ouvi, por dificuldades tecnicas tsf-ianas. mas ia seguindo como podia, atraves da bola e do mais futebol. e ao intervalo, a ganharmos por 2-0, pensei "isto agora e' por trancas 'a porta...". mas nao. o chalana nao percebeu que o sporting ia entrar com tudo. consentir 5 golos em 45 minutos e' muito grave. ate' nem me parece, pelo que ia lendo, que a defesa estivesse uma nodoa ou que o quim tivesse tirado ferias. mas nao percebi as escolhas do chalana, pronto. a ganhar por 2-0, numa equipa com falta de confianca, tira-se quem rende menos ou anda cansado e segura-se o resultado de por onde der. entrava o binya, o nuno assis e mais um medio, passavamos para um 4-2-1-2-1 e acabavamos bem mais felizes. mas o chalana nao percebeu isso. e agora estamos f****** da vida.

eu nem quero pensar mais nesta epoca. acabar em 3o ou em 6o vai dar ao mesmo. venha maio depressa, para ver se se comeca a arrumar a casa. devia comecar-se por cima...

Nuno disse...

Concordo.
Que o raio do fim chegue depressa, para nao passarmos mais vergonhas.
Preferia que perdessemos os proximos jogos por falta de comparencia.
O Chalana e' um gajo porreiro, mas anda a ser humilhado por qualquer aprendiz de treinador, e dos de quinta categoria. Nao merece o que lhe fazem.

Benfica voltara' a esmagar.