origem
Eusébio +10: 3 pontos que faziam falta

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

3 pontos que faziam falta

O actual momento do Benfica resume-se numa frase:

Não se corre para jogar, anda-se - como malucos - a jogar pra correr.
Quem o disse foi Calos Daniel no Inferno da Luz.


Ontem não foi diferente. O Camacho fez-me a vontade de voltar ao losango, tirando o Di Maria e dando a titularidade ao Binya. O Rui Costa volta para 10 e o Rodriguez e o Katso como interiores esquerdo e direito.

Nos primeiros 2 minutos deu para ver que o grande problema do actual plantel não está na imaturidade dos reforços DiMaria, Adu e Coentrão, na falta de eficácia dos avançados, ou na idade do Rui Costa. A nossa defesa é absolutamente confrangedora. O Maxi Pereira confirma-se cada vez mais como um jogador util mas limitado. O Leo tem metido água nos últimos 3 jogos de uma forma assustadora. EdCarlos continua macio e passivo. E o Luisão tem conseguido ser simplesmente pior que todos os outros juntos. Aquele penalti que ele cometeu no final da primeira parte (e é penalti porque a estupidez não serve de desculpa) é das coisas mais absurdas e idiotas que um jogador pode fazer... alguem se lembra de um tal de Miguel Vitor?

Para além da incompetência defensiva, quando jogamos contra equipas em 4x3x3, os nossos laterais ficam presos atrás e perdemos os nossos principais motores ofensivos pelas alas (essencias para o losango funcionar). Ontem o Leo e o Maxi quase não se viram... o Leo passou a noite a correr atrás de um tal de Sougou que não me pareceu nada mau.

O Binya voltou-me a surpreender pela positiva. Está longe de ter ganho a titularidade de uma forma indiscutivel mas creio que pode vir a ser um jogador muito útil e que pode ser uma forma segura de dar algum descanso ao Petit quando este regressar. Creio que o Binya precisa de controlar muito depressa a imagem de jogador durão, porque ele não é de forma nenhuma maldoso mas tem feito tantas faltas por entradas fora de tempo que é o tipo de jogador que se arrisca a ir para a rua por fazer duas faltas perigosas em 2 minutos.

Quanto ao Rodriguez continua a não haver muito a dizer. Desta vez acertámos na mouche e espero que o LFV compre depressa o passe do Uruguai em definitivo. É bom jogador, desiquilibra, luta e trabalha incansavelmente. E aqueles centros bem medidos são de chorar...

O Katso é daqueles que eu não sei avaliar... sinto que ele é uma clara mais valia e por outro lado sinto que podia sempre fazer algo mais... faz-me impressão ter um jogador como ele a interior direito mas talvez seja mesmo o melhor para a equipa uma vez que não vejo nenhuma alternativa válida. Quanto mais não seja, é um peso-pesado dentro da área e nós precisamos desesperadamente de transformar lances de bola parada em golo. O sucesso desta equipa, tão destroçada tactica e psicologicamente, passa por essas equipas especiais nos lances de bola parada. Qualquer americano sabe que os jogos se ganham na defesa, mas não se pode negligenciar as equipas especiais em detrimento do ataque. Os golos de canto (ou de lancamentos do Binya) valem tanto como as grandes jogadas de entendimento entre o Rui Costa, Rodriguex e NGomes.

O Rui Costa não só não jogou um peido como não se mexeu e demonstrou uma superioridade e um sobrancerismo preocupante... acho que precisa de descansar uma semanita, de bola e de entrevistas.

O Nuno Gomes marcou dois golos. Não só dois golos como dois golos à ponta de lança. Por si só seria assunto para um post inteiro... infelizmente, a lei das probablidades diz-nos que tal fenómeno só se deve voltar a repetir daqui por 3 eclipses lunares e como tal não me vou dar ao trabalho de elogiar algo que no fundo não é mais do que a sua obrigação.

Acho muito injustas as criticas ao Cardozo, sobretudo comparar a sua actuação á do Nuno Gomes. O Cardozo não foi feliz na área, mas revela um papel fundamental a ganhar e segurar bolas na frente . É um jogador fundamental quando a equipa não consegue fazer mais do que despejar bolas para a frente.


De uma forma geral fiquei agradado com o jogo de ontem. Foi mau em termos de entrega e péssimo em termos de ideas e fio de jogo. Mas por vezes à jogos que correm mal, e o jogo de ontem correu mal. E como diz o Mourinho, se correr mal ganhamos e se correr mal tambem ganhamos. Independentemente disso conseguimo-nos agarrar às nossas mais valias e aos poucos empurrar 0 adversário e esperar que um passe milimétrico de um dos nossos artistas conseguisse dar uma oportunidade aos avançados, e assim foi. A nossa defesa precisa muito de melhorar, e depois temos que nos manter realistas, aceitarmos as nossas limitações e aproveitarmos as nossas vantagens. Foi isso que fizemos ontem, se os adeptos forem pacientes ainda vamos ganhar mais uns jogos até ao final do campeonato....



Go Red Sox. Mets suck and Yankees swallow.

BeamerBall!!!

Sem comentários: