origem
Eusébio +10: uffff

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

uffff

Curto e grosso:

Primeira impressão, incrivel como o Celtic depois de vencer o Milao vem jogar à Luz para o pontinho... não tiveram vergonha de fazer antijogo desde muito cedo e de defenderem com 11 homens nos últimos 30 metros do campo. O nosso dominio foi assim tão avassalador ou apenas consentido?

Num jogo tão fechado contra defesas tão fortes, o Benfica tem que ter feito um jogo extraordinario para ter tido tantas oportunidades de golo. Camacho tem razão, estamos a lutar e a jogar bem e os golos hão de aparecer.

Heroi ou vilão? Cardozo perdeu muitas oportunidades, algumas escandalosas, mas marcou um excelente golo e teve pormenores de grande ponta de lança. Na minha opinião, thumbs up, o Paraguaio é bom jogador, elas vão começar a entrar com mais frequencia e o homem ainda nos vai dar muitas alegrias.

Da-me ideia que mais uma vez ficou um penalti por marcar a favor do Benfica... nem ai temos tido sorte porque todos esses lances têm caido contra nós.

Dadas as limitações conhecidas, grande jogo do Maxi e do Bynia. Os Benfiquistas podem estar descansados porque pode haver vida para além do Petit. Maxi, confere uma segurança e uma estabilidade que o Nelson ainda esta muito longe de oferecer.

Mais uma vez, excelente jogo de Rodriguez. 5 milhões é uma pechincha.

Grande Quim, que não merece que só nos lembremos dele quando erra.

A nossa defesa continua a tremer de mais. tabelas simples entre os adversarios parecem ser um pesadelo para a nossa defesa incapaz de acompanhar... preocupante a facilidade com que o Celtic criou perigo com pouqissimos homens na frente. Luisão parece continuar num péssimo momento de forma. Katso pareceu mais calmo e seguro a defender e na transição.

Não uma critica, mas uma constatação, Rui Costa fez um mau jogo, foi infeliz e isso acontece aos melhores. Preocupou-me mais a incapacidade da equipa reagir depois do Maestro (e do Rodriguez) darem o berro. Claramente não havia alternativas. Creio que Camacho deveria mesmo ter subido Katso mais cedo para o apoio ao meio campo. Rui Costa não devia ter estado tanto tempo em campo.

Fazendo a vontade aos benfiqusitas, Di Maria e Adu jogaram cerca de 30 minutos e na minha opinião ambos entraram mal no jogo. Não sei se coincidiu com o estouro do Rui Costa e do Rodriguez mas o meio campo nunca mais se encontrou, tudo passou a ser aos repelões e houve muito mais perdas de bola. É preciso ter muito cuidado antes de lançar estes miudos às feras. Notavel o passe do DiMaria para o golo, a contrastar com uma serie de lances disparatados com remates do meio da rua que mal chegavam à baliza.

Bergessio mais uma vez provou que não tem valor para o Benfica. Ser esforçado não chega.

Tão pouco publico na Luz...... que pena, porque esta equipa pelo que tem lutado merecia mais apoio.

4 comentários:

Diogo disse...

joao,
como sempre, posso contar contigo para uma analise detalhada e muito critica (no bom e no mau) das eventualidades do jogo.

eu nao vi o jogo na televisao por razoes de trabalho e porque a espn nao transmite jogos que nao tenham o real ou o manchester e por isso fiquei no escritorio de headphones nos ouvidos a ouvir a renascenca.

fiquei com a clara impressao de que hoje a equipa encontrou-se e pode estar aqui o pontape na serie de resultados menos conseguidos. gostei particularmente das palavras do rui costa depois do jogo.

do que ouvi:
bergessio -- nao ha' que esconder a realidade, parece-me ser um dos elos mais fracos e sem ser capaz de mostrar razoes para pensarmos o contrario.

bynia -- e' miudo, mas para colmatar a ausencia do petit e o recuo do katso, nao complicou muito. nao sera' titular indiscutivel, mas parece ter potencial para ser um jogador interessante. nunca sera' um makelele, mas pode ser que chegue longe.

rui costa -- custa dize-lo, mas hoje esteve apagado. acontece. deveria ter saido mais cedo, talvez rendido pelo romeu.

cardozo -- nunca duvidei que fosse bom. apenas andava preocupado com o fraco rendimento. sera' o renascimento? esperemos que sim. 2 no ferro, uma la' dentro, e muitos remates com objectividade.

rodriguez -- a quem e' que se passa o cheque?

maxi -- o improvavel substituto do nelson, nao complicou e parece ter a nocao de posicionamento muito bem presente na cabecinha.

luisao -- ai ai ai... tanta inseguranca... tanta dificuldade em voltar a ser o luisao... pode ser que as vitorias lhe devolvam alguma calma.

adu e di maria -- la' esta'. duas promessas, que pouco mostraram. muita vontade, mas muita cabeca no ar. e encostar o adu na direita para o di maria ir para o meio e' engenharia 'a la' FS.... fizeram os seus jogos na champions. vamos com calma em endeusa-los, mesmo que tenham o que e' preciso para serem deuses.

por fim:
QUIM -- somos sempre muito criticos do quim. incluo-me nesse lote. mas o quim e' capaz de ser um dos MVP's do benfica. muito atento. provavelmente dos melhores guarda redes do nosso campeonato. porque e' sem duvida o melhor do plantel.

3 pontos, $700K, e continuamos na luta. PARABENS RAPAZES!!!

Joao disse...

repara, eu não daria uma nota positiva ao Cardozo, não é aceitavel um ponta de lança falhar tantas ocasiões, uma delas de baliza aberta.

mas o homem tem tudo para ser grande, tem tecnica, mexe-se muito bem, luta, e o instinto de goleador esta todo la. O golo é o exempo disso. o homem não tem nada a ver com o Nuno Gomes q é completamente incapaz de atacar uma bola na área. Ontem o Benfica fez uma boa exibição, colocou muitas bolas na área e o Cardozo esteve sempre presente, quer por alto, quer nas sobras. Não marcou 3 golos por manifesta infelicidade e deixou bons apontamentos.

Como eu tenho vindo a dizer, a hora dele ainda não chegou, mas quando esta equipa estiver mais entrosada, ele vai engatar e vai marcar muitos muitos golos.

Nunca pensei dizer isto porque sempre fui contra a continuidade do Micolli no Benfica (nao tanto pelo preco mas sobretudo pela irregularidade; estranho os benfiquistas agora não se lembrarem de que o micolli so jogava quando lhe apetecia), mas, ontem dei por mim a pensar, o Micolli num dia sim no lugar do Bergessio e esta equipa seria o fim do mundo.


Uma que me esqueci de comentar foi a total ineficacia do Benfica quer nos cantos quer nos lancamentos do Bynia. Foram tantos e sempre tão mal marcados... uma equipa a jogar sobre brasas como o benfica tem que se agarrar a estes lances e treina-los até à exaustao. Não gosto nada da forma que o Rui Costa marca os cantos... cheio de supless com a bola muito devagarinho... os centros tem q ser tensos e não floreados.

dezazucr disse...

O Quim, tirando o ano passado em que esteve francamente mal, tem sido o melhor gr do Benfica.

O Cardozo ontem fartou-se de correr, sempre a procurar uma desmarcação nunca fungindo da bola e sem medo de atirar à baliza, mesmo que isso significasse falhar.

O Bynia e o Rodiguez, talvez aqueles de quem se esperava menos tal o desconhecimento do pessoal, acabam por ser os melhores reforços da ápoca (e o EdCarlos tb o será).

Falta Luisão voltar à forma (depois de lesões é difícil voltar à forma) e Petit de lesão (outro que não virá na melhor forma. Nota: O Berggessio fez o 2º jogo depois da lesão que o obrigou a parar 2meses - há q dar um desconto.

Não foi tudo bom mas tb não está tudo mal... continuamos demasiado tenrinhos na defesa.

O Di Maria e o Adu só podem entrar na 2ª parte, qdo os adversários já estão cansados sendo presas mais fáceis para eles, tornando-se logo mais consequentes. O que levanta um problema: tirando o Di María é o único gajo rápido do plantel. Sem ele, não há ninguém para aproveitar um contra-ataque rápido :( Lembro-me de na outra passagem do Camacho por aqui de marcarmos muitos golos de contra-ataques em cantos contra nós (o inverso tb acontecia). Miguel, Simão e Geo fazem muita falta.

Diogo disse...

joao,
ate' comeca a ser regra de ouro no futebol moderno: bolas paradas sao para contabilizar em golo. por bolas paradas entenda-se TODAS as bolas paradas, e nao so' os livres directos a 15 metros da baliza. alem de que, nao aproveitar um canto contra uma equipa como o barcelona, o liverpool, o manchester, ou uma equipa qualquer muito bem trabalhada e venenosa, pode resultar num contra ataque fatal para as nossas aspiracoes. voltamos a insistir naquilo que o trap tanto trabalhou, nao e'?

e quem marca cantos? como muito bem disseste um canto deve ser marcado de forma tensa. nao interessa se ao 1o ou 2o poste, ou mesmo para a marca de penalty. deixemos a pontape' floreado para o livre directo, onde essas pequenas nuances fazem a diferenca (mais spin, mais curvatura na bola, mesmo com pouca velocidade, podem enganar o guarda redes).

quanto ao micolli (e a outros blogs que choram pelo simao, por exemplo): o miccoli e' um jogador muito bom quando joga 'a bola -- leia-se, quando trabalha ou quando nao anda magoado. faria maravilhas neste plantel? talvez. mas isso nunca se sabera'. os que estao sao os que fazem falta, nunca deixando de agradecer ao miccoli (ou ao simao) tudo o que ele fez pelo benfica. mas agora esta' na altura de um outro "rato" arregacar as mangas e mostrar que e' essencial ao clube. quem? nao sei. mas e' bom que apareca. rato ou mesmo ratazana.