origem
Eusébio +10: O fundo que nos manda ao fundo

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O fundo que nos manda ao fundo

Compreendo a importância que o Fundo tem no equilíbrio da tesouraria do Benfica. Em momentos de aperto, é fácil vender 10% aqui mais 20% ali sem que ninguém faça ondas e o despesismo galopante continue a imperar.

Já me custa mais que me tentem passar por otário quando dizem com fanfarronice que ao Benfica "basta vender 3 jogadores para ganhar 60 milhões de euros", quando sabemos cada vez melhor que o dinheiro que é propalado nos jornais nunca entra na sua totalidade nas contas da SAD.

Analisemos então em mais pormenor esta transferência. Segundo o comunicado emitido pelo Benfica, é fácil calcular o valor do passe de cada jogador:
- Gaitán (15% por 2.025.000) - 13.5 Milhões de euros
- Jara (10% por 600.000) - 6 Milhões de euros
- Nolito (20% por 1.300.000) - 6.5 Milhões de euros
- Bruno César (15% por 1.035.000) - 6.9 Milhões de euros
- Garay (10% por 1.175.000) - 11.75 Milhões de euros

Estranho que o prodígio criado por Fergusson seja avaliado em menos de meio-Coentrão. Estranho mais ainda que Nolito, que é um predestinado e um fora-de-série, esteja no mesmo patamar de Jara ou Bruno César, e valha 1/5 de DiMaria.

São gostos obviamente... mas digam-me sinceramente, se um árabe qualquer aparecesse a bater estes valores por qualquer um destes jogadores, quantos consideraríamos um bom negócio?

Deixo a minha opinião: Gaitan e Bruno Cesar, pelos valores propostos, até lhes fazia um embrulho com um laçarote. Do Jara, com a quantidade de avançados que temos, não ia ficar com muitas saudades. Em relação a Garay, nunca, jamais, em tempo algum. E Nolito? vão roubar para a estrada!!!! Não vendia por 6 nem por 12, e ia me doer vender por 24.

E assim, anel a anel, se caminha para o precipício...

12 comentários:

Águia Preocupada disse...

São as negociatas modernas que só servem para esconder, enganar e confundir.
Quando Vieira sair, bolas nunca mais vejo o dia!!!, vão aparecer mais buracos que na ilha da Madeira!
Alguém há-de pagar!

Rui disse...

O passe de Coentrão, à altura, foi vendido ao fundo por 3 milhões, por 20% do passe. Estes negócios dão sempre margem para lucros do fundo, porque doutro modo não haveria razão para que o fundo investisse. O fundo ganha com o diferencial entre o valor do passe tal qual o fundo o adquire e o valor de uma venda futura, logo o valor estimado tem sempre de favorecer o fundo. É o que se paga por ter de se vender.

Anónimo disse...

ei, diz-me uma coisa, alguma vez passa-te a matematica? opah, o fundo ia avaliar, por exemplo, o gaitan, em 30 milhoes, para deepois nao ganhar nada, ou quase nada?
o fundo, para investir, tem de ganhar... eles para ganhar um milhão de euros, o benfica tem de vender o gaitan pelo menos 30...

e ainda continuas a achar o bruno cesar mau jogador? opah, eu o gaitan ainda aceito, pela falta de competitividade que ele demonstra, apesar de ser um fora-de-serie, agora o bruno cesar? por amor de deus, se nao percees nada de futebol, deixa de escrever, para nao dizeres asneiras...

ZePissa disse...

E pq colocar o gaitan no fundo se e' o jogador com mais potencial de venda??? Segundo o Nazaré as finanças estão uma maravilha, disse ele na assembleia de hoje...

João disse...

Anónimo, acho q acabaste de dar razão... Eu devo ficar feliz por o fundo andar a comprar jogadores abaixo do seu real valor de mercado? Ainda por cima certezas como GAray, gaitan ou Nolito?

Acho bem que o Benfica reduza o risco de algumas contratações Com a entrada de fundos de investimento, que compram barato o que pode vir a ser caro (Jara por exemplo)... Mas vender certezas com enorme valor de mercado por tuta e meia não percebo.... Ou melhor, ate percebo muito bem... Gente que se serve do Benfica para se orientar...

Enquanto não for publico quem são os investidores do Fundo, enquanto este não for aberto aos sócios do Benfica, para mim será sempre algo de muito obscuro.....

João disse...

Rui, eu percebo mto bem como funciona o fundo... O q eu critico é o Benfica ontem andar a dizer que as finanças estão 5 estrelas e sorrateiramente vai vendendo os anéis que tem... Os investidores do fundo correm obviamente um risco na compra de percentagens de jogadores. Mas onde esta o risco em jogadores como Gaitan, Garay ou Nolito?! Nesses tb eu metia as minhas poupanças... Eu gostava era de ver o fundo a investir nos Wass, Carole, Mora..... Mas aí está quieto....

Anónimo disse...

Se fizéres as contas a quanto perdemos se vendermos o Gaitan por exemplo por 20M€, perceberás que não perdemos assim tanto.

Rui disse...

João,

Eu compreendo e concordo que seria preferível não usar este fundo, mas é uma realidade comum a quem tem de comprar como o Benfica, no panoramana nacional. Os lagartos, apesar do especialista da banca de que os dirigia superiormente ter dito mal, passaram a fazê-lo e, pelo menos no Benfica, não se vendem os passes a empresas de testas de ferro, como fazem os corruptos (o passe do moutinho foi vendido a uma empresa de 2 sócios do Porto, por exemplo).

O Benfica Stars Fund tem comprado passes de jogadores menos "badalados". Vê este link, por exemplo:

http://www.enotes.com/topic/Benfica_Stars_Fund

Tens lá nomes como o Roderick, o Shaffer, o Yeartey e até o Halliche.

Ninguém dá nada a ninguém e o fundo tem de ganhar. È claro que se o Benfica pudesse não o fazer, seria melhor mas, repito, pelo menos é feita a um fundo gerido por um banco conhecido e não a empresas de testas de ferro.

Unknown disse...

João, para não me repetir, verifica o comentário que fiz no ontem vi-te no estádio da luz. Acho natural que o fundo os compre abaixo do valor esperado de venda, não acho bem que seja muito abaixo ou que seja quase igual ao valor de compra quando só adquirem os passes depois de os jogadores já se terem valorizado. A verdade é que sem saber quem são os subscritores do fundo fechado e sem saber efectivamente as contas do Benfica, quer do clube quer da SAD dificilmente podemos ter uma opinião muito fundamentada sobre estes negócios pois não conhecemos a realidade da tesouraria e a realidade económico-financeira das duas entidades. PS - alguém me consegue confirmar quanto custou o Bruno césar ?

João disse...

5.3 milhoes de euros

Unknown disse...

não querendo pôr em causa esse número, qual é a fonte, é que nem o Benfica nem o Corinthians confirmaram o valor do negócio

João disse...

imprensa brasileira... vale o que vale...