origem
Eusébio +10: importante, moralizador e mto fraquinho

domingo, 11 de setembro de 2011

importante, moralizador e mto fraquinho

Nada de novo relativamente ao jogo de hoje. O destino estava traçado quando se viu a constituição da equipa. Regressámos ao 5-1-4 que Jesus tanto gosta. Desta vez saiu a fava a Witsel que ficou perdido no meio campo, a mostrar que não sabe jogar sozinho e que é a muleta de Aimar que o faz brilhar.

3 penalties caídos do céu devem representar a quota que tínhamos para a primeira volta do campeonato. O primeiro é indiscutível, o segundo não tenho a certeza, e o terceiro tb me parece claro. Até ao primeiro penalti pouco fizemos para merecer o golo. No final da primeira parte acelerámos muito e podíamos ter morto o jogo. Mas a segunda parte foi de uma mediocridade atroz e acabámos com o coração nas mãos.

Globalmente, a sensação que passa é que esta equipa, com tanta qualidade técnica, devia jogar muito mais do que o que joga. No entanto, jogo após jogo não se vê o mais ínfimo fio-de-jogo e continuamos a viver graças ao talento individual dos jogadores. Só Jesus parece acreditar que a equipa está em crescendo...

Individualmente, Artur e Garay ficaram mal no lance do golo do Vitória. Não deixam por isso de ser as duas melhores contratações (qualidade/preço) da época.

Maxi e Emerson são como o sol e a lua... um leva a equipa para a frente, o outro para traz. Pobre Capdevilla, que pior que não ser convocado, tem de ver um matraquilho a ocupar o seu lugar. Espero que esta semana seja a vez de Maxi renovar.

Nolito e Bruno Cesar têm muitas semelhanças... são morenos, baixos, esquerdinos... mas só um sabe jogar à bola. curiosamente, nem um nem outro são médios esquerdos.

Gaitan tem melhorado substancialmente nos últimos jogos. Mais dinâmico, e muito mais metido para dentro do campo, combinou muito bem com Maxi e Saviola... quarta feira vai sair um golo de bandeira.

Menos de 40 mil hoje na Luz... como é que todos os outros sabiam que o Aimar não ia ser titular?

Por fim, a sensação que Rui Vitória e Nuno Assim têm lugar de caras no Benfica.

14 comentários:

cadu1981 disse...

Só uma questão?

Ves que o Emerson não joga nada, e consegues ver que o Gaitan tem melhorado?

Realmente a mim pareceu-me mais o contrário!!!

MAs isto sou eu que não percebo nada do assunto...

Anónimo disse...

eu ainda gostava de saber onde vais buscar a ideia dos 5 defesas... e nao me venhas com a cena de o javi vir buscar a bola ca tras, pois mal a bola sai de la, ele tmbm... ee dizeres que nao ha fio de jogo tmbm é mentira, mas pronto, nao me aptece tar aqui a gastar o meu latim com gajos que so estao bem a criticar... apesar de concordar com algumas das cenas que dizes

João disse...

A saída para o ataque (qd não é ao bico para a frente) é sempre a mesma:
1. Javi desce para o meio dos centrais.
2. Os laterais sobem 5 metros em relação ao ultimo defesa.
3. Saviola encosta a Cardozo
4. Os médios encostam nas linhas 5 metros atras do Cardoso.
5.. O 10 fica perdido no meio.

A melhoria no Gaitan é q esta a procurar muito mais a bola vindo apoiar o 10 no meio... Relativamente aos primeiros jogos esta muito mais esforçado e ontem ate fez um ou dois desarmes.

João disse...

Javi (q para mim é um jogador fantástico) participa zero na manobra ofensiva... É graças a ele q medíocres como Gaitan e César se passeiam pelo campo sem preocupações.

Emerson é limitadisso... Forte a defender mas um susto com a bola nos pés. E é muito lento.... Suicida a ideia de Jesus o deixar ser o ultimo defesa qd subimos nas bolas paradas.

Anónimo disse...

desculpa, mas chamares mediocre ao gaitan e ao bruno cesar é de quem nao percebe nadinha...0 de futebol... o gaitan é um genio, se bem que anda a precisar de banco... o bruno cesar, o unico problema dele é que nao esta a jogar na sua posição... os dois golos que marcou foi no meio, e nao nas linhas... e quanto ao avi nao participar na manobra ofensiva é mentira. sempre que se recupera a a bola mais ou menos no meio campo, é ele que vai receber a bola para começar o ataque. om o emerson concordo, mas opah, nao vale de nada criticares, por isso apoia...

João disse...

ser um genio nao faz dele um jogador de futebol competitivo... já o escrevi aqui 20 vezes...

estamos a discutir a qualidade do seu pé esquerdo ou a sua mais valia para o Benfica?

João disse...

a falta de posicao é o menor dos problemas do Bruno Cesar.

com aquela fisionomia dificilmente será um jogador minimamente interessante. concordo que tem um bom remate, mas de resto tem o que? nao tem pique, nao tem rins, nao defende.... é uma espécie de carlos martins muito mais limitado...

João disse...

na manobra ofensiva, Javi tem exactamente o mesmo papel de Luisao ou Garay. Trocam a bola entre si à procura de uma linha de passe para o 10, ou enfiam um bico para a frente. Feita essa tarefa, a sua unica preocupação é posicionar-se para recuperar a bola.

Javi passa 95% do tempo a pensar como um defesa.

Isto nao é nenhuma critica ao Javi. SInceramente é o meu jogador preferido neste plantel. É graças a ele que este sistema suicida do Jesus vai funcionando. sem ele seria o caos.

João disse...

No blog Lateral Esquerdo (q percebe mto mais disto q eu):

"Quem vê o jogo despreocupadamente, seguramente que passará um bom bocado com Gaitán. É ímpar a forma como trata a bola, e extraordinariamente belas as soluções que por vezes inventa.

Está, contudo, bastante longe de oferecer o rendimento que se exige numa equipa que pretenda sagrar-se campeã. A sua displicência com a bola nos pés, e a pouca disponibilidade para as tarefas defensivas são traços imperdoáveis no seu jogar. O número quase pornográfico de perdas que soma a cada jogo, e tantas em zonas e situações delicadas para a equipa, como que permite concluir que apostar em Nico é um acto de fé.

Ainda que tenha talento como ninguém, a sua presença no onze é absolutamente injustificada quando um jogador ainda que menos talentoso, e menos rápido, mas com um rendimento muito superior, fruto das suas capacidades cognitivas como Nolito fica de fora. "

Diogo disse...

o post do lateral esquerdo e' na mouche. gaitan e' um roger argentino. nada mais. e bruno cesar e' um jogador que nao da' anda 'a equipa. mas numa equipa em que emerson e' titular em deterimento de capdevilla e em que aimar e nolito ficam no banco (alem de muitas outras escolhas apalermadas do jesus) nao se pode querer milagres.

nao perdermos com o manchester seria um milagre.

João disse...

Jesus tem momentos de alguma lucidez... so temos que ter esperança e esperar que quarta feira seja um deles...

mas eu estou com um pressentimento q quarta feira vamos ter mais surpresas... desconfio q witsel e cardozo nao vao ser titulares...

António disse...

O Gaitan esteve uma merda, ao contrário do que dizes. Se não estivesse lá o Maxi daquele lado e logo vias o deserto que aquilo era!!
Com o Emerson resolveste marrar, logo não há nada a fazer, nem que um dia ele fizesse uma exibição superior a um Coentrão e um Mancini somados, tu irias reconhecer...
O Nolito esquerdino?????só por aqui se vê a tua qualidade de apreciação dos jogadores.

João disse...

tens razao em relacao ao Nolito... mas depois meteste o Emerson e o Coentrao na mesma frase fodeste tudo...

João disse...

o gaitan é uma merda ha muito tempo... e eu estou farto de o dizer aqui e farto me de levar na tromba por causa disso.

no passado sabado, o gaitan fez dos jogos mais inteligentes (ou menos estupidos) dos ultimos tempos. so por isso resolvi destaca-lo. Tenho criticado muito o Gaitan mas reconheço o seu imenso talento. se ele usar a cabeça e meter um pouco mais de coração naquilo que faz pode vir a ser um grande jogador. por enquanto não é.