origem
Eusébio +10: passes

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

passes

meio mundo benfiquista anda chocado com a mais que provavel transferencia do ramires para o chelsea, por um valor muito abaixo do que nos queriamos. eu vejo as coisas de um ponto de vista mais pragmatico. sem querer ofender benfiquismos e sem querer vangloriar quem quer que seja, a transferencia do ramires e', no fim de contas, previsivel e nao da' muita margem para discussao.

vejamos: o benfica contratou o ramires ha' 1 ano por 7.5 milhoes de euros. passados 6 ou 7 meses apos a sua compra, no auge do campeonato nacional, quando o benfica se batia por estar em e manter o primeiro lugar, 50% do passe do jogador e' vendido por 6 milhoes de euros a um grupo de investidores cujo unico objectivo, sejamos francos, e' fazer dinheiro. desde que o ramires fez o primeiro jogo pelo benfica que todos sabiamos (sejamos sinceros) que o ramires nao ia ficar no benfica por muito tempo. assim de repente, lembrou-me o edilson: um talento enorme, grande demais para o futebol portugues, grande demais para o que o benfica podia pagar ao jogador.

vender o ramires nessa altura implicou que ganhamos algum estofo financeiro (para transferencias, pagar dividas ou o que o valha) com a entrada de 6 milhoes de euros direitinhos na conta bancaria. se esse dinheiro nao tem sido gasto, implicaria ter pago 1.5 milhoes pelo ramires (com isto eu nao concordo, ja' que o dinheiro tera' sido utilizado). de qualquer maneira, esses 6 milhoes de euros implicaram que o jogador, em apenas 6 ou 7 meses, valorizou-se em 5 milhoes (aproximadamente).

agora, depois de um campeonato do mundo que foi agri-doce para o ramires (de lembrar que nao era titular, embora nao tenha comprometido quando entrou), o chelsea esta' disposto a comprar o jogador. a unica coisa que o benfica pode fazer e' esticar a corda ate' aos 30 milhoes da clausula de rescisao. muitas vozes de levantaram contra a venda, dado que o jogador e' uma mais valia importante desportivamente, mas tambem porque o benfica nao realizaria muito dinheiro com a venda do ramires. e aqui e' que esta' o cerne da questao.

o benfica nao tem, hoje ou num futuro proximo, a capacidade negocial de clubes como o real, o milan, o liverpool ou clubes de novos-ricos como sao os casos do chelsea e do manchester city. por muitas razoes, financeiras e outras que nao sao de agora, o benfica nao pode viver na ilusao de que jogadores como o di maria, o ramires, o david luiz ou o cardozo, sao eternos e que ficarao no clube porque nos, da bancada, lhes pedimos a camisola ou lhes cantamos os parabens e lhes oferecemos livros. sim, isso faz de nos, adeptos, uma forca especial que lhes incute (aos jogadores) um orgulho tremendo de jogarem por tao grande clube. a venda de passes de jogadores a fundos de investimento ou a grupos de empresarios e', neste momento, uma dura realidade de como o benfica tem de ser gerido em termos financeiros, sem descurar o plano desportivo. quando o benfica vende o ramires 'a jazzy esta' a receber, de uma vez e sem espinhas, 6 milhoes de euros. a venda de parte do passe do miguel vitor ao fundo de investimento representa mais 1 milhao, a parte do cardozo mais 10 milhoes e por ai fora.

nos temos que nos capacitar que nao somos, financeiramente, tubaroes. o benfica nao pode pagar 30 milhoes pelo maicon, 16 pelo huntelaar, 15 pelo van der vaart, 30 pelo sneijder. assim como nao pode bater e aumentar as propostas salariais que sao oferecidas a jovens jogadores como o di maria ou o ramires que, embora sejam grandes jogadores, nao estao no benfica para ficar o resto da carreira. isso sempre nos custou admitir, mas contam-se pelos dedos de uma mao talvez os ultimos jogadores que ficaram por saberem que chegaram ao topo. talvez o ultimo tenha sido o bento.

resumindo: o ramires vai render ao benfica 17-7.5 milhoes, num total de 9.5 milhoes de euro. num ano. nao nos podemos queixar. sim, o ramires jogava a champions e vendiamos o ramires por 30 ou 40 milhoes. mas temos que perceber que o benfica ainda nao esta' nessa posicao.

eu desejo o melhor ao ramires, um grande obrigado pelo que ele deu ao clube, mas que tenha imenso azar se nos encontrarmos na nossa caminhada na champions. e o fabio esta' la' para o travar.

BENFICA SEMPRE!!!

7 comentários:

Nuno disse...

E' pena, mas e' a vida.
Concordo com tudo o que dizes, mas o facto de nao sermos tubaroes so' mostra mais uma vez o disparate que e' contratar um guarda-redes desconhecido por 8,5 milhoes...

Quando ao Ramires, obrigado pelo ano passado, esperemos que ele tenha gostado de estar num grande da Europa, e agora boa sorte nos clubes medios para onde ele for.

E' uma perda desportiva E-N-O-R-M-E, mas temos o George Geesus e ele vai dar a volta a isto.

Anónimo disse...

mas quem e BENFIQUISTA não quer ser mais papista que o papa ! quer ser serio e honesto com as suas atitudes e exemplos o resto e poeira para os olhos do povo ...
obrigado queniano e sejas muito feliz ...

Força BENFICA contra tudo e contra todos...

Gandaia disse...

Eu não diria melhor.

Quando oferecem ao Ramires 4 vezes mais o que ele ganha no Benfica é impossível ao Benfica igualar essa proposta.

Quando o Ramires veio já se sabia que ele só iria ficar 1 ano.

O Di teve cá 3 anos.

É complicado manter nesta liga jogadores de qualidade e que tem ambição de jogar ao mais alto nível.

O Benfica deve tentar te-los cá durante 3/4 anos e depois vai ter que os vender.

A situação do Ramires faz lembrar a do Aldair há uns anos atrás.

Joao disse...

Diogo, uma pequena correcção:

O Benfica não "decidiu" vender metade do passe por 6 milhões. Esse valor estava estipulado no contrato caso o Ramirez cumprisse x internacionalizações. Ou seja, quando o Benfica comprou o Ramirez por 8 (barato), comprometeu-se a vender metade do seu passe por 6 caso ele se valorizasse (através das internacionalizações).

Eu confesso que detesto este tipo de negócios. Não suporto ver o Benfica ao serviço de empresários, valorizando jogadores que acabam por não ser nossos. É o que se passou com Ramirez, Keirrisson e agora Rodrigo. É o que se passa com o Fundo que foi criado que alienou percentagens de todos os nossos jogadores mais promissores. Não só acho tudo isto financeiramente desastroso, como um atentado para os jovens da nossa academia. Nelson Oliveira é um produto do Benfica que não deve nada a este Rodrigo.

Infelizmente os tempos mudaram, e por muito que me custe, os clubes serão cada vez mais um entreposto de jogadores pertença de grupos financeiros mais ou menos obscuros. Infelizmente, o Benfica teve de entrar neste jogo para conseguir jogadores de qualidade para o seu plantel... é triste que assim seja, mas é a vida... Ramirez foi um exemplo de como estas parcerias podem trazer vantagens a todos os interessados. O tempo o dirá se foi a excepção ou a regra.

PS. Não conheço mais nenhum desporto no mundo cujo passe de jogadores seja cada vez mais controlado por grupos financeiros ao invés das entidades desportivas que representam. Creio que a Federação Inglesa está decidida a acabar com esta bandalheira. Convinha que a inutilidade da FIFA abrisse os olhos e fizesse alguma coisa em relação a este assunto.

Tiago disse...

O objectivo do benfica tem que ser descobrir jogadores, mantê-los algumas épocas no benfica e depois vendê-los tendo usufruido do seu contributo desportivo.

Assim não vejo grande sentido nas coisas e mais, neste momento a nossa prestação na champions está comprometida. 2 jogadores titulares do meio campo q sairam e q não tiveram substitutos à altura.

É muito giro termos um presidente q diz q basta vender alguns jogadores para eliminar o nosso passivo mas isso está a tornar-se cada vez mais mentira. Sim, porque os "nossos" jogadores começaram a ser nossos parcialmente.

Joao disse...

Este último ponto mete o dedo na ferida. LFV afirmou que podia fazer 60 milhões vendendo 3 jogadores. no entanto, esta alienação parcial dos passes leva a que cada vez tenhamos menos controlo na permanência dos nossos atletas e que ganhemos menos dinheiro por cada transferência.

É verdade que estamos a reduzir o risco quando somos meros parceiros na compra de jogadores, mas parece que os empresários só entram em valores seguros. Que eu saiba, ninguem se interessou em comprar metade do Roberto por 4 milhões...

Voltando ao LFV, depois da rábula dos 60 milhões e de que não saía ninguém abaixo da cláusula de rescisão, lá foram os dois jogadores com mais mercado e nem sei se embolsámos 30 milhões.

Diogo disse...

joao,

pontos validos sem duvida. a historia da carochinha com as clausulas de rescisao foi rapidamente posta a descoberto com a venda do di maria por 10 milhoes a menos, e agora do ramires, por 8 milhoes a menos e com a agravante de entrarem nos cofres da luz valores muito abaixo da clausula e do valor da venda.

o que a FA (porque e' que a nossa federacao nao e' como esta... ai...) quer fazer e' absolutamente genial. nao sei se repararam mas, antes da uefa e da fifa imporem regras, a fa mudou o sistema de numero de jogadores estrangeiros nos planteis para os campeonatos ingleses. as transferencias tambem sao bem mais transparentes e o facto de nao ser permitida a intervencao de terceiros e' muito relevante. ou seja, num mundo rendido ao dinheiro de novos ricos russos ou de arabes que nao sabem o que hao-de fazer ao dinheiro, a FA diz "comprem quem quiserem, mas se o liverpool quer um jogador do benfica, do real ou do notts county, nos nao vamos permitir que voces tenham algo a dizer no processo". pode ser que nao results, mas o principio esta' la'.