origem
Eusébio +10: o que é a atitude?

domingo, 8 de agosto de 2010

o que é a atitude?

A blogosfera divide-se relativamente às razões por trás de tão fraca exibição no jogo da SuperTaça.

Curiosamente, e felizmente, apesar dos nítidos erros de casting de Jesus, praticamente ninguém questionou as opções tácticas ou o jogo menos conseguido de alguns dos rapazes.

Na opinião da maioria dos adeptos a resposta para o mau jogo esteve aparentemente na atitude... o que eu aliás até concordo... disse-o imediatamente após o jogo. Mas faço uma ressalva: não foi por falta de ambição que o Benfica perdeu o jogo, não houve falta de querer, nem falta de profissionalismo, nem sobranceria, nem excesso de confiança. O que faltou foi exactamente o oposto: ESTOFO. Algo que eu disse nas últimas jornadas do campeonato passado que o Benfica não tinha, e aparentemente não conquistou ainda. Entrámos derrotados no jogo de ontem, tal como já o tínhamos feito nas Antas na época passada. O Porto entrou em campo pleno de confiança e com muita agressividade, sabendo que ganharia desse por onde desse. O Benfica não soube reagir à intensidade imposta, claudicou, e respondeu com agressões infantis à dureza do adversário, sendo visível o desnorte que ia na cabeça dos jogadores tal a diferença de mentalidade entre uns e outros.

O sinal mais visível desse desnorte foi a agressão infantil, patética e cobarde desse suposto pilar de autoridade e respeito que dá pelo nome de David Luiz. Andam a fazer dele uma coisa que ele (ainda) não é, e agora aguentem-se à bronca. Os dois ídolos dos adeptos, David e Rúben, têm vindo a acumular exibições totalmente confrangedoras nesta pré-epoca e ninguém parece querer dar por isso.

Porque este post não pretende analisar individualmente ninguém, deixo apenas uns lamirés para discussão futura:

- Confiança tem de começar entre os postes. Independentemente da qualidade técnica, será mesmo Roberto a melhor solução?

- Maxi, Luisão e Coentrão são o esteio da nossa defesa e não deviam começar o campeonato sem contratos renovados e sem serem regados em água benta para prevenir lesões.

- Independentemente do desenho táctico, Aimar e Martins não podem jogar nunca no mesmo 11. Ainda para mais por serem tão frágeis fisicamente, têm que alternar na posição 10 e nunca ser relegados para interiores.

- Nem Rúben nem Peixoto podem jogar como laterais.

- Airton é bom jogador, Javi é de outro mundo.

8 comentários:

Anónimo disse...

A super-equipa-hiper-favorita, só ganhou e por muitos, nos jogadores que deviam ter sido expulsos e não foram, porque o "João pode vir o João", não viu as agressões, bárbaras, de Cardozo, C.Peixoto, C.Martins e viu, mas só mostrou um amarelo, patético, a D.Luiz.

Se fosse o Bruno Alves...

A TVI também perdeu.
Para reconhecerem qualquer lance a favor do FCP parece que têm de pedir autorização superior... demoram uma eternidade a falar dos lances. Ou então nem falam, entretidos a referir outras coisas sem interesse.
Para além de verem coisas que não existem.

Diogo disse...

eu nao vi o jogo. era 'as 4 da tarde, estava na praia com a miuda e pensei esperar pela analise do joao. depois de mandar tudo as urtigas depois de passar pela blogosfera, fica o meu maior pet peeve destes ultimos tempos:

o guarda redes que era para garantir pontos ja' nos fez perder uma supertaca. merda pra isto.

Joao disse...

Diogo, o Roberto, a par do AIrton e do Saviola, foi dos menos maus.

Joao disse...

miuda?

Diogo disse...

miuda nova. ;)

se o roberto foi dos menos maus nao sei. os 2 golos foram asneiras defensivas? ma' compensacao dos centrais, erros dos laterais, ambos...? e o aimar e o martins estouraram aos 60 minutos, nao? e que tal o jara? vai explodir? e o gaitan, e' alguma coisa de jeito ou o que mostrou na pre-epoca e' tudo o que vale?

e porque o wesley ou o elias? nao se arranja ninguem com estofo, que e' o que precisamos?

www.gloriosasfera.com disse...

Este blogue foi seleccionado para "O 11 da semana" na Gloriosasfera.

Saudações Gloriosas

www.gloriosasfera.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joao disse...

fixe, ainda por cima pró lugar do Pablito Aimar...