origem
Eusébio +10: o eclipse do rui

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

o eclipse do rui

por esta altura ha' um ano o benfica tinha o plantel fechado. tinham chegado jogadres de grande qualidade (saviola e ramires) e jogadores que tinham grande margem de progressao (javi, shaffer). todos eles, invariavelmente, tal como a contratacao de pablo aimar, pescados com mestria pelo rui costa (com mais ou menos influencia na transaccao de dinheiro mas com estreita intimidade de quem viveu o futebol por dentro e de quem sabe para onde quer levar o benfica). ao mesmo tempo, o benfica contrata um tecnico que tudo tem para ser brilhante. este tras para o benfica o cesar peixoto (com quem trabalhou em braga), o weldon e o julio cesar (clientes que conhecia do belenenses). de todas as caras novas, os "meninos do rui" entram de caras na equipa (excepcao feita ao shaffer) enquanto os "meninos de jesus" ficam com papeis secundarios (embora o julio cesar nao tenha comprometido na liga europa).

passou um ano e esse plantel (com mais ou menos ajuste, mais ou menos retoque na formacao base) foi campeao. sem espinhas. findada a epoca sairam 3 jogadores cruciais: quim, di maria e ramires. entretanto, as contratacoes parece que foram encomendadas a outros agentes e o benfica tarda em restablecer a harmonia no balneario. a entrada de roberto e' a mais badalada, mas a substituicao do di maria (primeiro pelo gaitan, depois pelo rodrigo e agora -- talvez -- pelo salvio) e do ramires (mesmos jogadores?) continuam a nao existir. parece-me algo coincidente com o eclipsar do rui costa como maestro negocial.

e era este o ponto ao qual queria chegar. se bem que os avencados andam sempre atras de sangue benfiquista, se bem que se mandam nomes ca' para fora como se estivessemos em plena praca de benfica, se bem que nos benfiquistas andamos nervosos por saber com quem se pode contar, o rui parece que foi posto de lado e apenas e' usado como "gajo que se senta ao lado dos jogadores durante a apresentacao para dizer a todos que os gajos sao bue' de bons e muita fixes". ou seja, como um assessor de imprensa. e isso causa-me estranheza. sera' que, de repente, o benfica nao consegue convencer jogadores como o robinho, o drenthe e outros que tais (espanta-me que gastemos 8.5 milhoes no roberto mas nao tenhamos 10 para dar pelo gorcouff, por exemplo) e que se ande na esperanca que jogadores de quem nunca ninguem ouviu falar, que podem ou nao jogar pelas seleccaos sub-19 e sub-21 dos seus paises, facam o frete de vestir o manto sagrado? e' assim tao mais relevante contratar o wesley, o maylson, o wendell e afins do que tentar o simao, o aquilani ou o diego?

sim, salarios sao um problema. mas entao porque e' que e' tao dificil ao makukula ir para a turquia? porque o benfica lhe paga um salario astronomico... algo me parece um tanto ou quanto paradgmatico...


BENFICA SEMPRE!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Disse algumas, mas ha mais aquisições com selo de JJ: Éder Luiz, Filipe Menezes, Kardec (vai dando pó gasto). Cómica a conferência de imprensa dele há dias..."queres que te diga nomes de jogadores do Ipatinga? Ou do Ponte Petra? Sei a equipa toda do S. Paulo e do Córintas!" Peça este JJ!

Miccoli_30 disse...

O Gourcuff "só" custou 22 milhoes de euros ao Lyon, perfeitamente ao alcance do Benfica LOL.

Concordo com a ideia base do texto e que a época do Benfica foi muito mal preparada porque outros valores(extra-futebol) se levantaram, mas deixemos de megalomanismos. O salário do Makukula é de facto elevado mas não se compara ao dos nomes que referiste. Para finalizar o Wendel é um dos melhores jogadores do campeonato francês e seria um grande reforço para o Benfica.

Diogo disse...

o exemplo do gorcouff e' exagerado sim, mas a ideia base e' que quando os jogadores tiveram o cunho pessoal do rui entraram nomes como o aimar, o saviola ou o javi, sem duvida titulares em qualquer equipa.

agora fala-se do hleb, mais em linha de conta com o que tem sido feito nos ultimos anos (jogador experiente, com estaleca europeia, e que de facto seria uma mais valia) e admito que nao conheco muito bem o wendell. mas sera' que o wendell e' mesmo craque, como o di, o fabio ou o ramires, ou e' um eder luiz on steroids?

Nuno disse...

"Um Eder Luiz on steroids"

:D :D :D :D :D

Espectacular, Diogo!

E' assim como dizer que o Roberto e' um guarda-redes mas em modo p**a: tudo o que vem, entra...