origem
Eusébio +10: medo...

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

medo...

Acompanhei esta pré-época com completo e total desinteresse.

Pela primeira vez na minha vida não alimento a silly-season discutindo fervorosamente todos os potenciais reforços do Benfica, a dança de treinadores ou os melhores desenhos tácticos para a equipa.

Estou tranquilo, sinto que estamos em boas mãos. No fundo, Jesus é o Senhor.

Vi 2 ou 3 jogos da pré-época, vi alguns minutos dos nossos adversários e sinto que só um percurso histórico na Champions nos pode impedir de ganhar o campeonato com 20 pontos de avanço.

A qualidade e intensidade do nosso futebol mantém-se. O Sporting vendeu os seus últimos anéis, o Porto a sua mística, e acho que só o Braga (e os Xistras) podem estar mais fortes.

A crise Roberto não me incomoda minimamente. Tanto Júlio César como Moreira são muito melhores que os guarda-redes dos nossos adversários. O que me custa é termos enterrado mais uma vez uma fortuna num jogador medíocre. Javi e Saviola são excepções num conjunto de negócios incompreensíveis com nuestros hermanos: Tote, Okunowo, Reyes, Simão, Keirrisson e Balboa (ficando por provar Roberto e Rodrigo).

A saída de DiMaria foi ainda um brinde. Reconheço que foi um jogador que desequilibrou em muitos momentos, mas eu não suporto a imbecilidade estampada na cara de um jogador tão talentoso. Acredito que sem DiMaria vamos ter uma equipa muito mais equilibrada e consistente. Acho que um médio interior (ao estilo de Peixoto) apoiado por um super Coentrão farão uma ala esquerda muito eficaz. Podendo recorrer pontualmente a Coentrão como extremo, talvez fizesse sentido ter contratado um lateral de raiz... mas vamos ver...

O que me leva à questão da defesa onde tenho uma espinha entalada: o empréstimo de Miguel Victor - um excelente jogador que tem a infelicidade de ser da cantera e como tal vê-se ultrapassado por qualquer merda brasileira de 5 milhões por metade do passe. O Miguel tem mais de 20 jogos feitos a titular sempre com exibições muito seguras, para além de poder ainda jogar a lateral direito onde não temos qualquer alternativa a Maxi. Por outro lado, Sidnei mostra bons pés, alguns golos, mas parece cada vez mais mole e acumula erros a uma velocidade impressionante. Fábio Faria não mostrou nada. E Roderick (que tem imenso potencial) está a anos-luz de poder entrar nesta equipa. Uma lesão grave no Luisão ou no Luiz pode arruinar uma época, já para não falar da abertura do emrcado em Janeiro, das suspensões, dos sumaríssimos, etc...

Até que chegamos a Ramirez, um jogador que tem tanto de discreto como de preponderante. A perda de Ramirez abre uma grande brecha no plantel que Jesus terá muitíssima dificuldade em tapar recorrendo à prata da casa. Se Javi faz todas as compensações defensivas, Ramirez faz todo o serviço no meio campo. É o jogador que corre quilómetros compensando de forma invisível os seus colegas e desequilibrando no ataque. Jesus nunca vai encontrar ninguém com aquele pulmão e rigor. Ruben talvez tenha o rigor, algum do talento, mas não tem a passada larga e o pulmão. E Martins não tem rigor e muito menos pulmão, apesar da sua empatia com a bola de praia.

Se a venda do DiMaria foi um excelente negócio do ponto de vista financeiro e desportivo, a de Ramirez deixa-me (e acho que ao Jesus também) à beira de um ataque de nervos. Acredito que esta "nuance táctica" (como chama Jesus ao 4-3-3) é uma resposta à perda de Ramirez e não de DiMaria. Se por um lado acho que Jara pode entrar de caras nesta equipa e ser uma mais valia ofensiva, o recuo de Aimar e Martins (onde alternavam a posição 10) para interiores com mais responsabilidade defensivas preocupa-me muito.

Ou Jesus tira um coelho da cartola e vai buscar outro Ramirez a um Fortaleza da Bahia qualquer, ou Amorim se revela a médio direito, ou Aimar e Martins vão ter de dar muito à perna. Seja como for, o rombo é grande...

4 comentários:

Diogo disse...

joao,

100% de acordo (vindo de alguem que viu os jogos todos, que se escusou de comentar provaveis entradas, saidas ou tiros ao lado -- como o roberto claramente foi).

custa-me compreender como e' que nao se aposta no miguel para dar minutos a um gajo que para alem de gordo consegue fazer mais asneiras que eu quando jogo a central. a saida do di tira alguma explosao do lado esquerdo, mas temos la' o fabio e parece-me que o gaitan (pelo que vi) vai dar solidez e clarividencia ao meio campo (mesmo se gosta de jogar muito pelo meio). com um sistema em que 2 argentinos fazem a cabeca em agua 'as defesas e em que o paraguaio esta' la' para o ressalto e para os cruzamentos, fico so' com uma grande duvida em relacao ao aimar. nem e' ao carlos ou ao ruben. e' ao aimar.

isto porque me parece que, num 4-3-3, o aimar estoura ao 75 minutos e estoura de vez antes do fim da primeira volta. sera' que o wesley e' quem precisamos? talvez. mas o ultimo medio desconhecido que fomos buscar (o eder) foi mais um tiro ao lado...

resumindo: confio muito no jesus, e acho que a equipa, nesta pre-epoca, apresentou niveis competituvos muito fortes. temos muita capacidade para revalidar o titulo. mas e' preciso "keep the eyes on the ball" como se diz por aqui e trabalhar a serio.

Joao disse...

os teus receio são mto legitimos... e aplicam-se tanto ao Aimar como ao Martins. São os dois de Cristal, cansam-se depressa e não gostam muito de correr atrás dos outros.

Anónimo disse...

Simao????
Foi graças ao Simao que ganhamos um campeonato ao fim de 11 anos.

Joao disse...

ninguém colocou em causa a qualidade do Simão mas sim o valor pelo qual foi vendido....