origem
Eusébio +10: cansaco ou nao jogar 3 vezes por semana

terça-feira, 9 de outubro de 2007

cansaco ou nao jogar 3 vezes por semana

e 'a 7 jornada o campeonato volta a parar. desta vez por 12 dias. 12!! compromissos seleccionaveis, parece. eu ate' acho que os jogadores tem o direito de jogar pelo seu pais. ate' acho que e' honroso para o uruguai ter escalado o rodriguez, e para o paraguai ter escalado o cardozo. nao tenho nada contra jogos de seleccao desde que os jogadores nao voltem lesionados e cansados.

mas a FPF, a cada "espirro" que a seleccao da' (leia-se, a cada jogo da seleccao) decide parar os campeonatos profissionais de futebol. ora eu pergunto: porque? um clube como o benfica tem muitos jogadores internacionais e ainda bem. elevam o nome do clube a cada golo, a cada defesa, a cada partir de rins a um adversario. mas o pacos, o boavista, o setubal, e por ai fora, nao tem assim tantos jogadores profissionais. ou seja, ficam 12 dias a olhar para o boneco. nem a taca da liga consegue fazer com que os jogadores joguem mais jogos porque a liga e a federacao fecham para ferias sempre que ha' jogos da seleccao.

eu quase que aposto (nao sei de cor) que o campeonato ingles nao para sempre que a seleccao deles joga. e os clubes fazem, no minimo, 38 jogos por temporada. mais os da taca e da taca da liga. como e' que se resolve? promove-se o uso de equipas de reservas, de juniores, etc, por forma a nao afectar nenhum clube. se as estrelas do chelsea vao todas para a seleccao e o jogo de 4a feira for com o bolton, azar para o chelsea. tem de jogar com os reservas. mas o publico nao e' defraudado e nao fica 12 dias 'a espera de um jogo.

nao aceito conversas de cansacos de jogadores. eles no fundo sao pagos para andar a jogar 'a bola. com cabeca ate' se arranjava um campeonato mais competitivo. o que nao implicaria que o benfica nao acabasse por entrar na lista dos 5 ou 6 candidatos. mas implicaria, isso sim, que o pacos, o setubal, o belenenses e outros que tais tivessem mais hipoteses de lutar por lugares mais cimeiros.

nao admira que, mesmo contra reservas, o pacos, o belenenses e outros que tais levem tareias monumentais quando jogam na europa... mas ao menos o jogador portugues anda bem descansadinho...


12 dias... enfim...

8 comentários:

Nuno disse...

E' uma seca!!! A gente fica sem ver o Benfica esmagar para a equipa do Escolari ir jogar contra o Azerbeijao e o Cangalhadaqueficanaasiamasjoganaeuropaistao!!!!!
Nao percebo por que e' que os paises civilizados do futebol nao se recusam a competir nestas porcarias enquanto a UEFA e a FIFA nao comecarem a partir o ranking ao meio: os 20/30 melhores discutem as 10-15 posicoes disponiveis para o mundial/europeu, e os trezentos piores jogam entre eles e nao chateiam. Por que raio e' que seleccoes como a Italia ou Franca tem que andar a apanhar porrada das bestas dos albaneses ou dos ramapitecos dos turquemeniquestaneses?!?!?! Ja para nao falar da seca que e' para a Espanha jogar contra as ilhas Feroe, e para a Alemanha jogar contra Sao Marinho, e para Portugal jogar contra o Lichtenstein...
Ponham mas e' o Benfica a jogar e nao chateiem...

jose disse...

Diogo, em Inglaterra eles tambem param tudo, nao e nada de novo.
Tens e claro jogos da Coca Cola league (o equivalente a liga vitalis, ou divisao de honra, ou o raio que os parta que eles chaman agora a isto)
Nao he jogos da premiership porque qualquer equipa mediocre em Inglaterra ta minada de internacionais (nem que sejam Irlandeses,Escoceses,Galeses, do Burkina Faso....)

Diogo disse...

pronto, retiro o que disse. como referi, estava a falar de cor sem ter profundo conhecimento se acontecia ou nao.

jose disse...

na boa. Aqui a guerra e com os clubes e a seleccao. Porque estao lesionados e o clube nao quer que eles joguem, mas depois ja podem jogar na EPL, porque e um jogo a feijoes, bla,bla,bla

Tudo igual, lingua diferente

Diogo disse...

pois, deste lado do atlantico e' diferente. o joao e' que sabe as condicionantes do baseball, mas se bem me lembro ele me ter dito, cada pitcher joga uma media de 2-3 jogos seguidos. e seguidos quer dizer em 3 dias consecutivos, com viagens pelo meio e 3 horas a atirar bolas a uma media superior a 90 mph...

nao e' um desporto tao intenso como o futebol, mas nao e' estranho os jogadores de futebol serem por um lado uns atletas muito acima da media (em termos puramente atleticos -- niveis cardio respiratorios, de resistencia, etc) e depois nao conseguem fazer mais do que um jogo a cada 8 dias?

Joao disse...

no baseball cada equipa faz cerca de 6 jogos por semana, não sendo anormal haver jornadas duplas ao fim de semana com dois jogos por dia.

Atencao que os pitchers (os q lancam a bola) apenas jogam de 4 em 4 dias. Seria impossivel alguem atirar 60-70 bolas a 140 km/h todos os dias. Esses tem obrigatoriamente de descansar e têm um regime completamente diferente do resto da equipa

Diogo disse...

1 jogo a cada 4 dias. ok. se bem que acho que o clemens tenha feito 2 seguidos nestes ultimos jogos dos yanks... eheheh... out of the race baby! red sox all the way!

anyway, continuando. eu continuo a achar que o adu, o di maria, o coentrao, ou o bynia, mesmo tendo 18 anos cada um, tem mais capacidade aerobia que o youkilis, o clemens, o a-rod e o kg todos juntos. mas estes ultimos fazem mais jogos que os miudos. mesmo o rui costa, o petit ou o nuno gomes sao monstros comparados com muitos outros atletas. mas isso sao condicionantes do desporto que praticam.

mas mesmo que o schilling so' faca um jogo a cada 4 dias, nao conseguiriam os jogadores de futebol fazer o mesmo? acho que sim. mas assim que se fala no calendario de uma equipa, se tem mais de 5 jogos num mes e' logo um calendario durissimo.

ora, se fosse eu o treinador de uma equipa, obrigava os meus pupilos a jogar 2 jogos de 90 minutos por semana: o "oficial", para a liga que disputassem, e um "a feijoes" com os juniores, uma outra equipa, ou o que valesse. se pensarmos bem, seriam sempre 2 jogos a cada 8 dias, nada mais que um pitcher faz. e o pitcher nao e' o mais atletico dos desportistas...

Joao disse...

a tarefa dos pitchers é brutal... pega numa bola de tenis e manda-a com forca contra a parede e vais ver q a partir da 10 vais comecar a sentir o braco a querer sair do sitio.

Os homens tem imensas lesoes dos pes à cabeca... aqueles lancamentos requerem um esforco brutal no corpo inteiro... anyway, eles até podem jogar com menos de 3 dias de descanso, mas sabe-se (estatisticamente) que os jogadores que o fazem vao pagar muito caro no futuro.