origem
Eusébio +10: quem de trinta tira sete... os tais 23

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

quem de trinta tira sete... os tais 23

Camacho disse recentemente que o plantel é grande demais e que não precisa de mais do que 2 jogadores por posição. Tenho que concordar. No entanto, para resolver esse problema aparentemente simples é preciso primeiro definir o que entende Camacho por "posição".

nada a dizer na baliza onde Quim esta seguro. Com o Moreira quase recuperado, Butt zangado e Bruno Costa na expectativa, quem sai? aposto no Butt... é caro e nada mostrou. Em alternativa é possivel que o Moreira seja o novo Mantorras e que o tal joelho o tenha arrumado ficando só a fazer número... assim, amuado ou nao o Butt terá de continuar a aquecer o banco e sai o Bruno Costa.

Na defesa é pacifico que jogamos com 4 defesas donde bastam 8 jogadores. Nelson e Maxi (saltando o Luis Filipe); Luisao, Zoro, David Luis e Ed Carlos (saindo o Miguel Victor); Leo e Miguelito. Espero que por este andar o Camacho já tenha percebido que o lugar do Maxi não pode ser no meio campo... (nota: destes centrais o Zoro parece-me ser o mais seguro e o Luisão o que pior tem jogado este ano)

Do meio campo para a frente tudo se complica... 4-4-2 ou 4-3-3? O adepto comum (passe a redundancia) pede ao Sr Camacho que se decida: é que se tenciona apostar em apenas 1 avançado, provavelmente não precisamos de ter cinco no plantel... dois devem chegar e sobrar.

No entanto concordo que é redutor discutir o número de avançados até porque tudo depende das caracteristicas dos mesmos. Convem ver que apesar de o Camacho já ter usado na posicao 10 o Rui Costa, o Di Maria e o Nuno Gomes, o esquema nunca mudou. Mudou na cabeca dos adeptos que vem um 4-4-2 quando está o Nuno Gomes e um 4-3-3 quando está o Rui Costa... mas o desenho tactico pouco muda, apenas a atitude: mais pausada e requintada com o Rui Costa; mais rapida e desorganizada com o Di Maria, e mais fisica com o Nuno Gomes. (uma nota, curioso como Di maria hoje usa a imprensa para se desmarcar de jogar ao centro dizendo que prefere estar nas alas, em contradição com o que disse há poucos meses)

Voltando ao universo Camachiano, é seguro dizer que jogará sempre com dois médios centro, dois alas, um médio/avancado, e um ponta de lança. Recuemos 3 anos e lá estão o Petit e Manuel Fernandes, Simão e Geovanni, Zahovic e Nuno Gomes. Na altura o debate era o mesmo: "tira o Zahovic e mete o Sokota, caralho!!!" O que a malta quer é dois pontas de lança... ser treinador do Benfica pode até não ser assim tão complicado...

Os médios centro: Petit e Binya é seguro que um jogará sempre, donde podemos tirar o Romeu Ribeiro. Com o segundo médio a coisa complica-se um bocado: Rui Costa, Katsoranis, Nuno Assis, Maxi, já todos tiveram uma oportunidade. De fora fica o Andrés Diaz (mistério), e o Nuno Assis que pouco mostrou no centro e ontem fez um bom jogo na direita. A minha aposta recai no Katsoranis, ocasionalmente substituido pelo Rui Costa, Maxi ou Assis mediante as necessidades. Não é de espantar que em Dezembro venha mais um jogador para esta posição ao estilo do Rochemback (uma previsão não um desejo)

Na ala esquerda já jogaram Rodriguez, Di Maria, Coentrão e até o Adu. O Coentrão voltou a provar este fim de semana que não só não tem lugar no Benfica como duvido que tenha lugar em qualquer equipa da 1a divisão. Quanto ao Adu parece-me uma pena andar a encostar o rapaz nas linhas.... Rodriguez tem estado muitissimo bem sobrando o Di Maria. A pseudo estrela Argentina fez alguns jogos bons na esquerda mas tem sido uma desilusão tanto no centro como na direita, como tal vai ter que se aguentar no banco e continuar a rezar para que aconteca alguma coisa ao Rodriguez.

Rodriguez parece que tem jogado no centro na selecção Uruguaia o que me parece bastante bem visto. Até que permitiria encaixar o Di Maria na esquerda. Para essa posição de médio/avançado já jogou o Rui Costa, Assis, Di Maria e Nuno Gomes. Curiosamente o Adu creio que nunca teve a oportunidade de jogar na sua posição natural. O Assis parece-me carta fora do baralho tal como o Di Maria. Sendo o Rui Costa a solução natural quem será o segundo jogador? Aposto no Nuno Gomes. Rodriguez e Adu desempenharão ocasionalmente essa função.

Na ala direita tem sido um total deserto de ideas. Bergessio é ridiculo a jogar na linha, não tem velocidade nem técnica. Di Maria foi fraco pois é incapaz de fazer um centro com o pé direito sendo sempre obrigado a meter para dentro, qualquer defesa o topa. Maxi também não tem velocidade apesar de ser muito certo a passar de primeira e a centrar, só não lhe peçam que vá em drible até à linha de fundo. Adu jogou algumas vezes mas não deu para ver muito. Rui Costa também por lá andou e até Katsouranis. Curiosamente Nuno Assis fez um excelente jogo este Sábado naquela posição. Aposto que dia 1 de Dezembro teremos novidades, pois é uma lacuna gritante do plantel. Até lá creio que o Nuno Assis ganhou o lugar e será ocasionalnente rendido pelo Rui Costa, ou por uma das sobras dos outros lugares (Di Maria, Adu, e porque não o Nelson?).

O ponta de lança é invariavelmente Cardozo. Será ocasionalmente substituido por Nuno Gomes. Aposto que aqui também haverá novidades em Dezembro. Dabao tem que ir rodar e Bergessio devolvido à precedência o mais rápido possível. Mantorras mantem o estatuto de jogador anti-bruxas, sendo chamado para partir tudo sempre que for preciso ganhar nem que seja à bomba.

Ora bem, de quem 30 tira 8 (Butt, Miguel Victor, Luis Filipe, Romeu Ribeiro, Andres Diaz, Coentrão, Dabao e Bergessio) fica com 22, junta-se o Mantorras, e zás 23, o número mágico que Camacho procura.

Em resumo:

GR: Quim, Moreira, Bruno Costa.
DD: Maxi e Nelson.
DC: Luisão, Zoro, David Luiz e Ed Carlos.
DE: Leo e Miguelito.
MC: Petit e Binya
MC: Katsouranis, Reforço (ate la Rui Costa, Maxi ou Assis,
ME: Rodriguez e Di Maria
10: Rui Costa e Nuno Gomes (eventualmente Rodriguez e Adu)
MD: Reforço, Nuno Assis, (Maxi, Adu, Rui Costa ou Nelson)
A: Cardozo, Reforço (ate la Nuno Gomes)

Mantorras está acima de qualquer plantel.

Adu é actualmente uma terceira opção para as posições da frente. Por muito que isto custe aos benfiquistas (e ao Sr LFV), não achava nada mal o Adu ser emprestado até ao final do ano a uma equipa tipo Belenenses.

Não duvido que na cabeça do Camacho as coisas não andem muito longe disto e a total desorganização e falta de um sistema de jogo sejam apenas uma ilusão de quem tem ainda umas lacunas no plantel e procura a melhor forma de as remendar. Para o bem e para o mal, este é o plantel que temos, e sinceramente não me parece que seja assim tão mau... falta entrosamento e sobretudo confiança. Falta o Luisão encontrar-se, o Petit recuperar, o Cardozo começar a enfia-las la dentro, não sofrermos golos em foras de jogo de 2 metros e quem sabe um ou outro penalti assinalado a nosso favor.

Nas proximas semanas vamos ter uma equipa mais equilibrada e as coisas vão comecar a correr bem. Até lá muita paciencia....



Go Red Sox!!!!

8 comentários:

dezazucr disse...

não o diría melhor.
Só não concordo com o Adu ser emprestado. Não me parece que os treinadores dessas equipas tenham paciência para esperar que o jogador renda.

Diogo disse...

joao,
excelente posta. excepcional jogo do Nuno Assis no sabado. Parecia que nasceu para aquela posicao. E' um jogador que nao se percebe muito bem, mas, pessoalmente, acho que e' um jogador acima da media. Talvez seja bom como box-to-box, 'a la Tiago, e ficamo ai com o 2o medio centro, enquanto o Petit nao esta' recuperado.

A questao dos avancados foi muito bem vista. O esquema e' mesmo um 4-2-3-1, e e' bom que encaixemos isso na cabeca. Nao interessa quem e' o homem atras do ponta de lanca, sera' sempre num 4-2-3-1.

Os casos jovens: o Di Maria, volto a dizer, parece-me ser um crime estar a encosta-lo 'a direita ou a po-lo no meio do terreno. A imprensa comentou no jogo excelente do Di Maria no sabado, mas nao o achei nada de especial. Acho que na esquerda o rapaz seria capaz de fazer estragos valentes.

O Coentrao precisa de rodar. Nao duvido que tenha potencial, mas esse sim deveria ir ate' ao restelo passar 6 meses.

O ultimo jovem mais problematico e' o Adu. Nao e' um extremo, e ainda ninguem (nem mesmo quando jogava aqui no DC United ou no Salt Lake) percebeu que ele e' um playmaker parece. Quando o rapaz foge para o meio o jogo muda um bocadinho. Acho que empresta-lo talvez nao seja a melhor solucao, se ele puder aprender coisas com o Rui Costa. Uns minutinhos aqui e ali com o apoio do Maestro podem fazer deste rapaz um jogador genial.

Os restantes:
O Andres Diaz e' um misterio. O Dabao precisa de mais jogo (estrela? boavista?), o Bergessio precisa de qualquer coisa (os golos que ele falhou... ai ai ai...), o Luis Filipe precisa de voltar a Braga (mais um jogo para esquecer, mesmo nao tendo um trabalho desmesurado... passes errados, cruzamentos falhados.... enfim...), o Zoro pareceu-me muito seguro e capaz de lutar por um lugar no eixo, o Miguelito vai dando para os descansos do Leo.

Precisamos de facto de um extremo direito, e talvez um "Tiago" (o verdadeiro era bom, um como ele nao era mal pensado... sera' que o Milan nao quer emprestar o Gattuso?). De resto, e tal como disse no inicio da temporada, acho que este plantel e' bom. Tem faltado a redondinha abanar as redes, o que trara' mais confianca.

Diogo disse...

side note:
WHAT A COMEBACK!!!!!! GO RED SOX!!!!

O Pedroia, o Youkilis e o Drew decidiram os ultimos jogos. O Pedroia fez mesmo um jogo fenomenal ontem.

Nuno disse...

Parece-me bem.
Mas gostava que o presidente explicasse 'a malta o porque do Andres Dias ter atravessado o Atlantico para vir aterrar em Lisboa e pairar pelo Seixal. Sim, que o gajo nunca deve ter pisado a relva da Catedral... estas fantochadas cheiram a marosca, e e' pena que o presidente LFV, que tanto tem feito para limpar o nome que outros sujaram bem sujo, se associe a estas coisas.
De resto, desde que o Luis Filipe seja emprestado, doado, dado, ou mesmo dado como inapto (nao fisicamente, coitado do gajo, mas tecnicamente, assim tipo como eu, que tambem nao consigo fazer dois passes certos a mais de dois metros), esta' tudo bem.
Estou um bocadinho desactualizado no que toca a extremos-direitos. Tendo em conta que o Paneira esta' mais ou menos velho e que o Diamantino treina equipas que eliminam o Benfica da Taca de Portugal, alem do Schweinsteiger nao me estou a lembrar de ninguem. Sugestoes?

Diogo disse...

eu ate' podia jogar a extremo diretio, mas ja' tenho 31 anos e os meus cruzamentos sao assim como um lancamento de dados sem repeticoes: random.

assim, off the top of my head, lembro-me de rapazes como o ribery, mas nao acredito que ele queira sair do bayern. de certeza que o camacho tera' ja' um ou 2 uruguaios, colombianos, argentinos ou peruanos debaixo de olho.

Joao disse...

as noticias do dia confirmam a minha teoria... camacho vai rodando os jogadores pelas posicoes mas essas, as posicoes, manteem-se inalteraveis.

2 medios centro, um 10, 2 alas, e 1 avancado. resta seber quem joga onde... Do trio Rodriguez, Di Maria e Assis, mais ou menos qq um se pode adaptar á esquerda, centro ou direita. talvez o segredo passe por ai. apesar de eu entender que dada a dificuldade que a equipa tem tido em establizar seria benefico cada um ficar no seu sitio e cimentar as rotinas. Pessoalmente eu gostava de ver o Rodriguez no meio com o Di maria na esquerda...

Custa-me a compreender o que se passa com o Zoro que no pouco que tem jogado parece estar em optima forma. Depois do excelente jogo do Katso no meiocampo este sabado nao entendo bem porque volta para central (apesar de eu achar que dos 6 que ja jogaram a central ele é o melhor). De qualquer forma nao acho isto chocante. a nossa defesa tem sido claramente o elo mais fraco da equipa, se o Camacho acha que o Katso vai dar mais seguranca, acho muito bem, do meio campo para a frente há muitas solucoes.

Joao disse...

confirma-se muito do que eu disse:

"Katsouranis deverá jogar ao lado de Luisão no centro da defesa, no meio-campo estarão Rui Costa e Binya, no ataque Cardozo ao lado de Bergessio. Em aberto está a ala direita, onde a opção é entre Luís Filipe ou Maxi Pereira e Nuno Assis ou Di Maria."

Na direita andamos a remendar buracos. Eu apostava no Assis na primeira parte... quando as coisas comecarem a correr mal aposto que sai o Bergessio para entrar o Di Maria.

O Bergessio a jogar no apoio do avancado vai ser de chorar. vamos passar o jogo a bombear bolas para a área, coisa que os escoceses nao devem gostar nada...

Diogo disse...

aposto no maxi e di maria na direita... embora o nuno assis tenha feito um bom jogo no sabado nao me parece que o camacho va' apostar nele a titular.

o bergessio vai ser o elemento mais fraco e sai ao intervalo para entrar o nuno assis e subir o rui costa. (mas isto sou so' eu a dizer.... ate' gostava de ver o adu atras do cardozo, com o di maria na esquerda e o rodriguez na direita, e com o rui a pensar o jogo em terrenos mais recuados -- mais tipo um box-to-box com ideias)