origem
Eusébio +10: calma....

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

calma....

Foi de facto dificil assistir ao jogo de ontem, e a vitoria do Celtic foi particularmente desmoralizante.

No entanto não creio que seja caso para atirar já a toalha ao chão e despedir presidente, treinador e jogadores.

Há uma serie de factos que sao incontornaveis:
- o shakthar tem uma excelente equipa que este ano investiu mais de 70 milhoes de euros em jogadores.
- o benfica tem uma equipa muito pouco adaptada e sobretudo muito inexperience nestas andanças
- a actual equipa tem pouquissimo tempo de treino e muitos jogadores completamente desajustados das posicoes que têm vindo a ocupar.
- o flagelo das lesões continua.

OK, tudo isto sao desculpas e a seu tempo dever-se-à responsabiblizar o culpado por mais este catastrofico incio de epoca (e esse culpado é só um). No entanto, não acho que seja justo criticar a equipa ou até o treinador. todos eles estao a fazer o melhor que sabem e a nós resta-nos por um lado apoiar, e por outro mentalizarmo-nos que esta equipa nao tem qualidade para passar a fase de grupos nem para ganhar o campeonato. talvez para o ano estejam mais entrosados e com 2 ou 3 contratacoes pontuais se consiga fazer uma grande equipa assente mun modelo de jogo solido. Esperemos que no proximo Verão haja mais bom senso.

Ate la, é preciso dar tempo ao tempo, esperar que a sorte nos volte a bafejar, as bolas vão voltar a entrar e os penalties vao passar a ser assinalados.

Algumas consideracoes tecnico tacticas:

- Binya entrou ao som dos assobios mas rapidamente a equipa ganhou algum confianca com a sua presenca no meio campo. Gostei dele contra o Estrela e ontem ainda mais gostei. Tem ainda muitissimo para aprender, tivesse o Benfica um plantel mais seguro e ele deveria rodar mais um ou dois anos, como não tem, provavelmente vai ter de aprender mais depressa. Tem um coração enorme, uma presenca fisica brutal, passa razoavelmente bem a bola tanto curto como longo, remata forte, joga para a frente, faz faltas demais e tem um lancamento lateral como eu nunca tinha visto. Fiquei siderado a ver o Camacho roubar a bola das maos do Maxi e a chamar o Bynia para ser ele a fazer o lancamento e depois rendi-me a ver que ele pos a bola na area como muitos nem conseguem fazer com o pé. No momento actual do benfica nao me parece de desprezar esta capacidade invulgar. A meu ver, é aproveitar todas as oportunidades para por os nossos gigantes na area sempre que possivel (Cardozo, Katso, Luisao, EdCarlos, Nuno Gomes) e bolas la para cima até uma cair no sitio certo...

- O Maxi Pereira comeca a tornar-se num novo Beto. De novo, nada mais injusto. Ja deu para perceber o que ele é capaz e nao é capaz de fazer. Se os socios acham que por o assobiarem ele vai correr mais depressa, fintar todos os adversarios e marcar golos em catadupa entao assobiem. O Maxi é lento e nao tem capacidade de drible. Quem o contratou devia sabe-lo... eu percebi isso ao fim de 5 minutos. Felizmente o Maxi limita-se a fazer o que sabe, defender bem, passar a bola curto e rapido, e centrar para a area. Eu nao lhe peco mais do que isso e nao o vou assobiar na esperanca de ele fazer algo que nao sabe... Ja o DiMaria tentar remates a 30 metros da baliza quando tem 4-5 colegas dentro da area à espera do centro, isso sim, devia dar direito a rescisão com justa causa.

- o Rodriguez é um jogador extraordinário e nem percebo como foi possivel ir buscar um jogador desta qualidade a custo zero...

- É muito dificil para mim compreender o valor do katsouranis. Pareceu-me que estava a ser um excelente central e que teria perdido a corrida para o meio campo. A lesão do Petit trouxe-o às origens e fez um excelente jogo contra o Sporting. Ontem não gostei particularmente dele. Defensivamente pareceu-me chegar sempre atrasado e ofensivamente faltou sempre uma ponta de sorte. No final, as estatisticas da UEFA indicavam que foi o jogador que mais kilometros correu (o dobro do Rui Costa). Tiro-lhe o chapeu e não volto a questionar a sua entrega. Ele joga de sapatos de veludo e se nao dou por ele é porque corre sem pisar a relva.

- a nossa defesa foi confrangedora. O Luiao esta irreconhecivel, medroso e refilão. Nao impõe qualquer autoridade na área, e até o Ed Carlos parece ter mais noção do que está a fazer... Era arrepiante como por vezes andavam todos a correr atras da bola e largavam as marcacoes e depois pareciam putos numa rabia a tentar cheirar a bola... muito muito mau e verdadeiramente preocupante.

- O DiMaria parece-me estar a criar um problema tactico nesta equipa. Como é bom parece que tem de ser sempre titular, no entanto parece nao encaixar em nenhuma posicao. Faria sentido ele jogar num 4-3-3 para jogar descaido no ataque sobre a esquerda, no entanto não há rigorosamente ninguem para fazer esse papel sobre a direita, so mesmo o Rodriguez para desenrascar.... Um meio campo bem blindado com o Katso, Bynia e Costa devia funcionar bem... Por outro lado agradava-me muito voltar ao losango para jogarmos com dois avancados fixos na area e nesse caso o DiMaria estava fora. Bynia a trinco, Katso (ou Assis, para o katso ir para central) na direita, Rodriguez na esquerda e Costa a 10. Na frente Cardozo e MANTORRAS. Coxo ou nao coxo, o que esta equipa precisa é de espantar umas bruxas.



go red sox go

6 comentários:

dezazucr disse...

O maior problema da equipa foi falhar lá à frente, até porque oportunidades não faltaram, algumas delas bem flagrantes. 22 remates. 22! Não houve falta de produção atacante, houve foi falta de eficácia.

Mas a sorte terá de virar.

Aos que já cascam em Camacho (que lembro, só cá está há 1 mês, com uma equipa que não foi construída por ele), defendendo o FS pergunto-me o que ele fez o ano passado em que aí sim, tinhamos a melhor equipa dos últimos anos.

Disseste bem, e já ando a bater nisto há muito. Do ano passado, saiu Simão, Micolli e Karagounis. Quem os substituiu?. Vieram miúdos sem experiência nenhuma - o único que se revela reforço é o Rodriguez porque já tinha estado 1 ano no PSG - a precisar adaptar-se ao futebol mais exigente europeu.

Aos que se deliciaram com a contratação do Di Maria, sempre lhes disse que fico contente, mas não é nenhum reforço com "R" grande. Isto porque é jovem, e quando assim é, independentemente do talento, é demasiado inconstante. Tanto é capaz de fazer um jogo espectacular hoje, como desaparecer em 5 jogos. Da mesma forma como é capaz de fazer uma boa jogada aos 15m e desaparecer o resto do jogo. Para além das indefinições nas finalizações das jogadas. Ainda não sabe quando há de rematar ou quando há de passar. É bom, mas é verde.

Realço novamente o Rodriguez. O único reforço até agora.

De resto bato mais um pouco na inexperiência da equipa. Tirando o Rui, o Nuno, o Luisão e o Kats é só putos, sendo que muitos deles só começaram a jogar na europa este ano.

E o Petit faz muita falta. Já o disse "n" vezes. Não gosto do Katsouranis no meio campo. Ainda menos se não está lá o Petit. O Kats é lento e pouco aguerrido. Demasiado tenrinho para a posição.

Para mais, por mais que me tenha irritado ontem, e chamado todos os nomes possíveis e imaginários, a verdade é que estamos neste momento a fazer a pré-época.

O que salta à vista, no entanto, é que o Benfica continua sem um ponta de lança que marque, e realço, marque golos. É só isso que peço. A equipa até já mostra que produz jogo atacante em quantidade e até qualidade suficiente, tais foram as oportunidades flagrantes de golo, mesmo antes de sofrermos o revés. Falta quem empurre a redondinha. E para isso é, ou tem de ser indeferente se se joga com 1,2,3 ou 7 pontas, é preciso é que alguém a meta lá dentro.
Por isso nem vale a pena discutir se é 1 ou 2. Neste momento é 0.

Joao disse...

estamos em sintonia... mas eu acho que o Cardozo é um excelente jogador(apesar de nao ter pe direito nenhum) e com a equipa mais equilibrada ele vai marcar muitos golos... alias, ao seu lado, ate o nuno Gomes vai conseguir marcar alguns golos...

Nuno disse...

Contrariamente ao comentario anterior, o problema maior nao me parece ser a patetica incompetencia para marcar golos, mas a grotesca incompetencia da equipa para defender (nao estou a falar da defesa, mas dos movimentos defensivos) e sobretudo a incompreensivel insistencia suicida em perder bolas quando se esta a partir para o ataque - absolutamente inacreditavel.

O Maxi e' uma nulidade a meio-campo, mas e' provavelmente o melhor lateral direito do plantel. Portanto, resolviam-se dois problemas de uma vez.

O Rodriguez. Tenho que lhe mandar um pedido de desculpas. Disse tanto mal dele, e afinal e' o unico que se aproveita. Fiquei impressionadissmo, foi o segundo jogo dele que vi, nao tem medo de ter a bola, quando a tem procura envolver outros companheiros, quando nao a tem desmarca-se. Absolutamente excelente. Se bem entendi, tem contrato so para este ano - RENOVAR E JA!!!!!!! Senao para o ano esta no Porto...

Nao percebo como e' que o Cardozo falha tres ou quatro ocasioes brutais. Nem como e' que em duas delas cabeceou de tal maneira mal que a bola saiu pela lateral... inacreditavel. E nao compro tretas de adaptacoes - a bola pesa o mesmo no paraguai...

Por que e' que o Bynia nao joga de inicio? Tambem nao percebo o que e' que o Di Maria anda la' a fazer, faz lembrar aqueles jogos da seleccao ha quatro anos em que o Ronaldo andava o jogo inteiro a armar-se em parvo e jogava sempre.
Finalmente, que raio de instrucoes tinha o Nuno Gomes ontem? So apareceu numa jogada, e nao me parece que seja culpa dele.
Mantorras, volta depressa.

E o Mourinho, nao quer conversar?

(O discurso derrotista do Camacho irrita-me.)

Joao disse...

Nuno, acho que tens TODA A RAZAO. o problema nem sequer esta na qualidade técnica dos defesas, são os movimentos defensivos que são dignos de uns putos de 10 anos a jogar na rua. Talvez ate pior porque na rua havia sempre um puto maior que nos mardava marcar alguem e nos com medo de acabar na baliza o melhor era mesmo marcar ao homem em vez de andarem todos a correr atras da abola.

100% de acordo em relacao ao Rodrigues, Bynia e DiMaria.

Quanto ao Camacho já não. Nao creio que ele esteja a ser derrotista... ele esta é a ser realista! E por muito menos foi o FS para a rua.

Diogo disse...

ok, admito que o meu comentario inicial foi a quente. mas ha' coisas queme fazem especie, como se diz la' para os lados da minha rua.

vou pegar em pontos que todos falaram para mostrar o porque ando nervoso.

- o maxi fez 1 jogo em que gostei dele. foi quando jogou a medio interior, ao lado do katsoranis. ai, pareceu-me util, combativo, e com alguma nocao do que devia fazer, dada a posicao em que jogou: passe curto, simples, e rapido a soltar a bola. agora, querer fazer dele qualquer coisa diferente, nao. nao acho que seja extraordinario. acho que e' mesmo muito vulgar. pode encaixar 'as vezes, mas nunca me vai encher as medidas.

- o di maria: e' de facto um fora de serie. mas precisa de umas lambadas nas trombas para aprender a jogar simples. eu volto a defender que a posicao dele e' aquela para a qual ele foi contratado: ala esquerdo. jogar com ele a ala direito, a 10, ou solto andando de um lado para o outro, tirando espaco aos colegas e atrapalhando algumas jogadas, nao funciona. condicionantes do plantel? talvez. mas acho que ele e' um jogador daqueles que farao a diferenca. senta-lo no banco 'as vezes podia ajudar a ele perceber que o jogo e' para a equipa e para jogar simples e eficaz.

- o cardozo: longe de mim criticar o moco. outro jogador que fara' a diferenca. e' forte, alto, e chuta bem. acho que precisa de uma pausa de 1 semana, para ganhar folego (1 jogo parado nao lhe trouxe de volta as forcas todas) para ver se ele deixa de desaparecer no fim dos jogos.

- o rodriguez faz-me lembrar o poborski ou o paneira. a bola so' esta' perdida quando o arbitro apitar. ate' la', e' jogo. vai a todas, luta, procura jogo, oferece jogo, faz tabelas... um ala 'a antiga. gosto muito dele. espero que nao de o estouro.

- o luisao: acho que o luisao precisa do banco. basicamente a titularidade foi-lhe oferecida assim que os medicos disseram que podia jogar. tudo bem, nao temos centrais aos molhos, mas ele anda a jogar que nao se percebe: nervoso, refilao, assustado. nem eu a jogar a central sou tao nervoso... o edcarlos parece um mozer ao pe' do luisao, tal e' a calma e a valentia com que tenta segurar a defesa.

- o katsoranis. continuo a achar que o katsoranis e' dos melhores jogadores que chegou ao benfica nos ultimos tempos. mas, tal como o luisao, anda muito refilao. a trinco tem jogos em que nao lhe correm tao bem as coisas, mas acho que pode formar um meio campo forte com um jogador que o complemente (como o petit). o bynia talvez, mas e' verdinho e faz faltas a mais em 30 minutos de jogo de cada vez.


em resumo, e concordando que andamos agora a fazer a pre-epoca (prevejo um arranque a serio daqui por 2 jornadas), ha' que afinar mecanismos. porque nao assustar os titulares da mesma maneira que se fez ao cardozo? "di maria tem de descansar, joga o coentrao ou o adu no lugar dele", "luisao precisa de calma, vou dar ao miguel vitor mais minutos", "o luis filipe tem de aprender a jogar 'a bola". nao sera' que picar os jogadores os trara' de volta 'a realidade?

so' mais um ponto. tenho que concordar com o nuno: o discurso do camacho e', nesta altura, mais derrotista que realista. acho que o camacho tera' um futuro brilhante 'a frente do benfica e esta' a precisar de tranquilidade (na forma de vitorias). mas e' preciso passar para a imprensa o que acredito que ele passa para os pupilos: somos os melhores do mundo e vamos dar a volta 'a ma' sorte. vamos a leiria para ganhar por 7-0, vamos a glasgow para virar a historia na champions. mesmo que o plantel seja inexperiente, mesmo que ate' achemos que nao temos estaleca para tao grandes objectivos, essa mensagem tem de ser passada a jogadores, dirigentes, media, e adeptos. somos o benfica. somos a raca, a forca e o querer. nos vamos dar a volta e vamos ganhar tudo o que houver para ganhar! faca chuva ou faca sol!

Diogo disse...

fazendo a analogia red sox-iana:

antes dos playoffs andavam a tremelicar, os jogos com os yankees foram nerve wrecking. acabaram por ganhar a divisao e ontem deram uma tareia nos angels.

os nossos playoffs vao comecar em leiria.