origem
Eusébio +10: a sequela

sexta-feira, 27 de julho de 2007

a sequela

Esta saida anunciada do Veiga é perfeitamente surreal. Então o homem não tinha já saido há uns meses depois do fisco lhe ter ido a casa confiscar o plasma?

Era capaz de jurar que há menos de duas semanas o presidente tinha anunciado que quando o veiga resolvesse os seus problemas judiciais teria as portas abertas para regressar... mas afinal não.... o veiga sempre esteve lá. E esteve de tal maneira que tanto empresário como clube se dão ao luxo de emitir um comunicado a anunciar a separação.

Isto tudo se resume de uma forma simples. O Veiga começou a ganhar muito protagonsimo na sua guerra privada com PC. Foram declarações infelizes, gestos obscenos e a tal penhora judicial. O Vieira achou por bem dizer "Zé, temos que manter a dignidade, eu conto contigo mas tu vais ter que te afastar das objectivas". E assim foi, o Vieira precisava de um operacional e não hesitou em chamar o Veiga quando foi preciso ir buscar o Zoro a Italia e o Cardoso à Argentina. Va se la saber como tem sido o Veiga remunerado... Adiante, O Vieira continua a ser o rei e senhor de todo o futebol e o Veiga apesar de estar na sombra acha que continua a ser influente. Acontence que o Vieira vende o Simao atraves do Jorge Mendes e compra dois argentinos sem recurso a intermediarios. O Veiga perde as comissoes (e que comissoes) e percebe que afinal não tem o poder que pensava. Não passa de um moço de recados do Vieira. Entendeu afastar-se de vez do Benfica.

Mas será assim tão simples. E quais são as consequências desta separação? Sabe-se que o Veiga apesar de já não ser empresario encartado, representa muitos jogadores do benfica. Aliás, nao representa só jogadores. É unha com carne com Fernado Santos, com o Moura, com o filho do Moura que é preparador, com o gajo do Porto que foram buscar para a formação.

Temo que esteja a haver uma pequena revolução lá dentro e que o Presidente dentro do seu estilo quero posso e mando porque o presidente sou eu, é capaz de não ter as coisas tão controladas como isso. Temo que estas confusões internas possam ter consequencias muito mais graves dentro de toda a estrutura e plantel do que a saida do nosso melhor jogador. Espero estar enganado e que isto não seja nada. Acho no entanto que o Benfica precisa de uma pessoa como o Veiga (de preferencia sem ser Dragao de Ouro) que conheca os meandros do mundo do futebol.

3 comentários:

Diogo disse...

joao,
nao sei como interpretar esta separacao. por um lado podes ter razao na tua analise e a saida definitiva do veiga do benfica pode ter consequencias graves. mas sera' assim?

o veiga nunca saiu do benfica, mesmo com a penhora. alias, como foi reportado na altura, ele apenas se afastou de funcoes para exonerar o clube que lhe pagava os ordenados de quaisquer complicacoes. tera' sido a mando do presidente? talvez, mas ao menos o benfica nao andou com o nome a ser arrastado pela lama.

quanto a jogadores e equipa tecnica: sim, o veiga e' responsavel por muitas das contratacoes que se fizeram de ha' 4 anos para ca' (mais ou menos). nao tanto pelas vendas, ja' que o clube, a meu ver, tenta comprar a maioria dos passes dos jogadores para nao haver ca' empresarios a chatear. mas se o veiga sai chateado e ameacar levar x ou y, o clube, personificado pelo presidente, tem de lembrar o sr. veiga, e x ou y, que, enquanto x ou y forem funcionarios do clube, com ordenados em dia e contracto para cumprir, nao vao a lado nenhum. se forem, vao tambem fazer uma visita ao juiz da comarca de lisboa, divisao de lei do trabalho.

e concordo contigo: sera' que nao se arranja uma aguia de ouro que conheca o lado negro da bola? pois e', era o gaspar ramos. e esse que fique por onde anda...

Joao disse...

parece que afinal a relacao acabou a bem... aparentemente nao ha birras.


entretanto soube hoje que o Adu ganha qq coisa como US$550,000 por ano. ou seja 400 mil euros... a dividir por 12... cerca de 6 mil contos por mes. Pensava que ele ganhava 5 vezes mais.

Se o Aducalha fazer uns jogos bons na Champs, vai valer ouro. Todos os clubes estao deseperados por conquistar novos mercados e o Adu pode ser uma porta para se chegar aos Estados Unidos. Se o mocito calha marcar um golao que passe na Eurosport, BINGO!

Unknown disse...

algo me diz que se o Diaz e o Di Maria chegaram ontem as 13 horas a Madrid e 24 horas depois ainda nao estao em Lisboa, por esta altura ja assinaram por outro clube qualquer... e' so um pressentimento...