origem
Eusébio +10: lembrar campeões

segunda-feira, 2 de julho de 2007

lembrar campeões

Parece que começa hoje o campeonato do mundo de sub-20. Os putos que este ano vão ao Canadá provavelmente ainda andavam de fraldas aquando da mítica final de Riade, e de xuxa dois anos mais tarde quando em Lisboa o nosso Rui Costa marcou o penalti da vitória e correu direito a mim. Confesso que tenho umas saudades imensas da Velha Catedral.


Queria deixar aqui esta maravilha do Luís Freitas Lobo:

"Chamaram-lhe geração dourada. Mais do que títulos, eles criaram uma nova mentalidade de jogador português. Em vez daquele que, ao intervalo, ia ter com as estrelas adversárias pedindo-lhes para trocar a camisola e sentia um terrível complexo de inferioridade quando jogava no estrangeiro, surgiram jogadores de nariz no ar, atrevidos, conservando a nossa «latinidade» muito própria no trato da bola, mas com outra confiança, sem a lágrima fácil de outrora. Conta Carlos Queiroz que uma vez, nesses tempos, quando estavam no aeroporto à espera de embarcar para um Europeu de Sub-18, surgiu Paulo Futre, então o único jogador português a brilhar no estrangeiro. Os miúdos correram logo para ele, pedindo-lhe autógrafos. Todos, menos um. Por sinal, o mas pequeno e novinho. Franzino, com o cabelinho louro. Ficou num canto. Quando Queirós lhe perguntou porque também ele não ia ter com Futre, o miúdo respondeu: “Sabe, professor, o meu sonho é um dia o Futre vir pedir-me um autógrafo a mim!”. Esse miúdo era o João Pinto."


PS - Parabéns, o Eusébio+10 comemora hoje o seu 300 post!!!

4 comentários:

Diogo disse...

essa nova geracao, que deu a conhecer ao mundo do futebol o potencial do jogador portugues, so' peca por nunca ter ganho uma competicao enquanto "graudos". mas esses miudos mostraram que os outros tambem se podiam vergar 'a nossa qualidade.

e se hoje putos como o cristiano, o quaresma ou o moutinho andam todos empertigados e se julgam os maiores do mundo, muito devem a jogadores como o Rui Costa, o JVP, o Figo e outros que tais.

no entanto, e' pena que apenas uma mao cheia de estrelas de riade e de lisboa tenham tido oportunidade para brilhar. mas a todos eles temos de estar agradecidos por terem tirado o futebol portugues, desde as camadas jovens ate' ao fuetbol profissional, das trevas e do esquecimento.


PS: 300? Ja'? Vamos a fazer mais 300 esta epoca.

Joao disse...

O nosso reforço Fábio Coentrão tem futebol nos pés. No entanto, parece ter tanto de talento como de vedetismo insuportável. Alternou as fintas com uns mergulhos patéticos. As tatuagens e o penteadinho à punk oxigenado não prometem nada de bom. Para mim é uma carta fora do baralho. Talvez depois de 1 ano a levar porrada do Petit nos treinos e umas boas ensaboadelas do Rui Costa e do Simao se faca alguma coisa de jeito do rapaz, porque talento tem ele.

Diogo disse...

agora que tenho tv portuguesa, nao tenho tempo para ver televisao. nao me chateia nao ver agora, mas isto e' ate' o benfica comecar a jogar...

JaNa 16 disse...

Aiii falar mal do Fábio Coentrão nao vale eel e 1 grande jogador!!!
ja agora eu gostava de saber ele tem esmo tatuagens?! Onde?!