origem
Eusébio +10: garantias

segunda-feira, 16 de julho de 2007

garantias

Estranhei há uns tempos quando li uma entrevista ao Zoro onde este afirmava que apesar de ter muitas ofertas, o que o atraiu mais no Benfica seria a garantia de ser titular. Estranhei mas não liguei.

Parece que o Benfica está prestes a contratar um guarda redes alemão de 32 anos e que o que parece estar a encravar o negócio seria a exigência do jogador que aparentemente queria garantias. Em relação à contratação em si não tenho nada a dizer. Por norma não gosto da politica de comprar jogadores velhos com ordenados elevados. Como diz o Berardo, não dão mais valia nenhuma. Mas como o objectivo do Benfica não é dar mais valias mas sim ganhar jogos de futebol, acho muito bem que numa posição como a de guarda redes se aposte na segurança. Confesso que desconfio sempre de guarda redes que gostam de marcar golos. Os guarda redes é suposto serem os tipos que ninguém dá por eles, cuja confiança e segurança fazem deles invisíveis. Além disso esta questão das garantias cheira a esturro. Se o homem for bom joga, se não for não joga. Porque razão quer ele jogar à força? está preocupado com os colossais Quim e Moreira? Mais não digo. Lembro-me que há uns anos não gostei quando o Benfica se lembrou de ir buscar um belga de 30 e tal anos e ainda hoje esse foi o melhor sapo que já tive de comer. Espero que este Butt não seja de facto um rabo, mas outro sapo.

Voltando às garantias. Se o Zoro e o Butt querem garantias, cá vão elas: Camaradas irmãos, se vocês forem bons de bola, a malta garante que vai curtir bué de vocês. Vamos bater-vos palmas, comprar as camisolas com o vosso nome, pedir-vos autógrafos e dar-vos palmadinhas nas costas. Por outro lado, garantimos que se fizerem merda faremos da vossa vida um inferno. Vamos assobiar o vosso nome e fazer sons guturais cada vez que tocam na bola. Vamos insultar as vossas mulheres, maes e todos os vossos parentes e amigos. Vamos ameaça-los de morte e pegar fogo ao vosso carro até simpaticamente voces arranjarem um clube que esteja disposto a pagar pelo vosso passe uma quantia razoável. De sua exc o sr. Butt entende-se por bom de bola o facto de não sofrer golos dentro da pequena área (estamos um bocadito traumatizados nesse aspecto), ser discreto e seguro. Do sr Zoro, que seja um muro instransponivel e que passe a bola redondinha para os pés dos colegas. Simples, não?

Entretanto o resto da pre-epoca evolui na mais pacata tranquilidade. Voltou a novela Simao desta vez sem o fulgor de outros anos. Desta vez o presidente foi claro: clausula de rescisao, 25 milhoes a pronto, o cheque em nome de sport lisboa e benfica, boa tarde. Ta tudo dito.

Parece que desistimos de comprar mais avançados (fica o Dabao, quanto mais não seja para dar algum alento à miudagem das camadas jovens), ainda se procura um lateral direito (deus é grande e atento), e um extremo (porque o coentrão ainda tem muita porrada para levar), e ranhoso do Anderson vai à vida e no lugar dele um miudo internacional argentino (dificilmente será pior). Bases are loaded!!!

Parece evidente que o FS tem um modelo de jogo definido (442 losango) com opções para todos os lugares, e a possiblidade de alterar para um modelo 4231 (com dois extremos) com alguma qualidade.

LOSANGO:
GR Butt (com Quim e Moreira a alternar como 2ª opção)
DD Nelson (ainda sem alternativa)
DC Luisao e Zoro (David Luiz)
DE Leo (Miguelito)
T Petit (Katso ou Fernandes)
INT Katso e Costa (com o Assis e Fernandes a rodar frequentemente)
10 Simão (Costa)
A Cardoso e Gomes (Bergessio, Dabao e Mantorras!!!)

Quando a coisa corre mal entram os extremos
GR Butt (com Quim e Moreira a alternar como 2ª opção)
DD Nelson (ainda sem alternativa)
DC Luisao e Zoro (David Luiz)
DE Leo (Miguelito)
T Petit e Katso (Fernandes)
10 Costa
EE Simao (Bergessio)
ED Coentrão (Bergessio)
A Mantorras (Cardozo, Dabao, Bergessio, Gomes)


ESMAGA!!!!!!!!!!!

8 comentários:

Joao disse...

olhando para esta equipa, o que me continua a preocupar são os defesas centrais... se o luisao se volta a lesionar pode ser um descalabro.

Diogo disse...

joao,
concordo. essa das garantias e' boa. a malta garante que o butt, o zoro, o coentrao, e todos os novos reforcos, nao serao maltratados no clube. ainda garantimos ordenados em dia, custos para mudancas para lisboa, e ate' lhes damos um cartao de socio para poderem ir ao cinema mais barato. mas garantias para jogar, essas serao dadas no dia-a-dia, com a condicao pre existente de que no jogo anterior nao fizeram merda.

quanto aos teus 11, pouco mais a dizer. acho que temos *obrigacao* de comecar a ganhar os jogos 30 minutos antes destes comecarem, como disse aqui ha' tempos. Nao e' por falta de jogadores, a nao ser um outro central e um lateral direito (ja' me conformei que o miguelito e' para ficar e tem de ser a alternativa ao nelson).

so' nao sei quanto ao mantorras ser o nosso homem na frente no 4-2-3-1. talvez o dabao ;) o chinoca marca em todos os treinos, ou e' impressao minha? joga 10 minutos e marca um golo ou li mal? parece ter jeito para a coisa do encosto: encosto do pe' na redondinha para ela ultrapassar a linha. coisa que andamos 'a procura ha' uns tempos...

Joao disse...

pus ali o mantorras meio no gozo. é evidente que o Mantorras nao e´a alternativa.

O papel do Mantorras continuará a ser o de entrar a 10 minutos do fim naqueles jogos em que parece que podiamos la estar todo o dia e nao marcamos um golo.

Diogo disse...

==errata==

miguelito: alternativa ao leo, claro. nao ao nelson.

Diogo disse...

sim, percebi. alias, percebe-se pelos pontos de exclamacao. sera' sempre talisma, nunca alternativa. e' o bergessio e o gomes ou o cardozo, com o dabao a entrar 'as vezes e o mantorras a sentar no banco nos dias em que chover...

Joao disse...

Algo que na dá direito a post mas merece um comentário é o facto de o FCPorco ter renovado o contrato com o Quaresma. Depois de terem vendido as pratas todas (Anderson, Pepe e Luxo), dao uma prenda aos adeptos renovando com o cigano e dizendo em voz grossa que é inegociável. Lembre-se que há menos de um mês o Pepe e o Luxo também eram inegociáveis.

Confesso que me agrada muito este cenário. Eles venderam os jogadores (por números bem mais baixos do que se fala para ai) que fazem a diferença, que ganham campeonatos. O Pepe fazia metade da defesa do Porto (MST dixit) e marcou golos muito importantes. O Luxo com pés de veludo também corria todo o campo e fartou-se de marcar golos.

O Quaresma, e sem desprimor pelo seu talento, tanto marca o golo da jornada como está cinco jogos sem fazer uma finta. Além disso tem sempre aquela apetência para que os adversarios lhe acertem com as bochechas nos cotovelos que acaba por ser desagradavel. Ele que fique por lá muitos anos a mamar uns 2 milhoes por ano que eu não perco o sono por causa disso.


PS - Outro por quem os especiais ainda vao chorar muito é o caceteiro do Caneira. Acreditem que do Nani não vão ter saudades, mas aquele gajo a dar pau em tudo o que mexe dava muito jeitinho. É com gajos daqueles que se fazem equipas campeas.

Diogo disse...

eu nao vou perder sono por nada do que se passe para os lados daqueles que se acham nossos rivais. mas ver os bimbos a despacharem tudo quanto e' jogador para ver se tapam buracos financeiros da' vontade de rir. o anderson ja' foi, o pepe tambem, o lucho esta' de malas feitas, o hugo almeida nem quis voltar, e cheira-me que o quaresma ira' para o atletico, ja' que 20 milhoes fazem mais jeito 'a cabristanagem bimbica e que o benfica nao vai abrir mao dos principios (25 milhoes, cash, e nao ha' margem a negocio).

os lagartos tem uma sorte do catano. o nani nao vale 25 milhoes, o ferguson ja' disse que se calhar nao foi a altura indicada para o comprar, etc etc. depois vao buscar o derlei como se nos deixasse chateados, e perdem um central experiente e que dava mais seguranca que o polga.

mas, como muito ja' falamos aqui, eles e' que fazem os bons negocios. nos estamos ao sabor da corrente. assim seja. nao nos chateiam. ja' agora: prefiro uma chuteira do simao rota do que as chuteiras engraxadas do quaresma. e parece que o sindicato dos jogadores tambem.

PS: Trivela e' uma palavra que nao sei de onde deriva. deve vir do brasileiro. porque trivela nao consta de dicionarios portugueses. pelo menos que tenha visto. pelo que percebo, o passe de trivela e' feito com a parte de fora do pe', quando o atacador roca na bota e lhe da' um spin invulgar. alguem se lembrou de perguntar ao quaresma se ele se inspirou no drulovic?

dezazucr disse...

eu cheira-me mais que o Butt vem mais para 3º guarda-redes do que outra coisa. Até porque até agora ainda só ouvi baboseiras dos jornais e tal, como essa da garantia da titularidade, de alguém do Benfica ainda não ouvi palavra sobre esse sujeito. Saiu o Moretto, foram buscar um gajo, desta vez com mais qualidade ou nome sei lá que o Zach Thorton, mas para o banco.