origem
Eusébio +10: naturalmente, o benfica esmaga

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

naturalmente, o benfica esmaga

Nao escrevo aqui nada ha uns tempos... sobretudo porque nao sei bem o que dizer.
O Benfica ganhar dois jogos seguidos por 3-0 deixa-me como que... indiferente! Estamos a jogar um futebol bonito, ofensivo, golos e momentos espectaculares, os jogadores estao empenhados, confiantes e motivados, e parece q ninguem se lembra do nome do treinador... enfim, voltou a normalidade e eu tenho muito pouco a acrescentar.

Gostava de partilhar um artigo excelente do DIARIO DE UM ULTRA. Um dos meus blogs preferidos, um benfiquista q sente o benfica como eu. Que prefere o velho estadio da Luz (o das bancadas de cimento q levavam 120,000) 'a nova catedral. Que nunca assobiou um jogador do benfica (nem um ex-jogador). Que a unica exigencia e' empenho. Que ficou vagamente incomodado por so termos dado 3-0 ao Celtic quando estava perfeitamente ao nosso alcance marcarmos outros tantos:

"O Benfica, avidamente consumido por mim, precisa de impossíveis para me fazer disparar de alegria. Como uma droga da qual abusámos e que já não dá prazer. Para mim, que sou um crítico apertado, o Benfica nunca joga bem, o Nuno Gomes nunca será bom - mesmo com dois golos no Dragão - e torna-se claro que só velhas guardas italianas se podem sentar no banco. Tudo o resto é sempre insuficiente, mau e não chega. O Benfica só me faz sorrir quando vence um rival ou quando é perfeito a toda a linha. Tudo o resto não é mais que a obrigação do Benfica. Sou como um pai detestável, que mesmo que o filho tire 19,8 pergunta para onde foram as outras duas décimas."


Soltas:

- Ja aqui disse ha algumas semanas e volto a repetir. Esta na altura de rodar os guarda-redes. Apoiei a decisao do Fernando Santos de apostar no Quim para guarda-redes titular, e apoiei a sua decisao de o manter na equipa depois de algumas exibicoes menos conseguidas. Nos ultimos dois jogos o Quim nao cometeu nenhum erro com graves consequencias e eu aproveitaria a deixa para trocar de guarda-redes. Sem ondas. Gestao do plantel. O Quim tem acumulado erros atras de erros nos ultimos 5-6 jogos. Alguns grosseiros (frango contra o Pacos), outros menos mediaticos mas recorrentes (incapacidade de agarrar ou socar um cruzamento). Temo q o Benfica tenha 3 guarda-redes bonzinhos sem nenhum deles ser verdadeiramente bom. Confio no trabalho do FS e creio q melhor do q ninguem deve saber qual dos 3 estara melhor preparado. Eu gostava de ver de novo o Moreira pois parece-me de entre os tres o mais regular. Mas tambem nao excluo completamente a hipotese de dar nova oportunidade ao Moretto. Creio q o Quim tem errado demasiado e esta na altura de mostrar aos outros guarda redes q o trabalho deles e' valorizado e q o Benfica tambem conta com eles.

- Vai estalar qualquer dia uma grande bronca em relacao 'a lesao do Rui Costa. Disse-me um passarinho q o Rui nao so tem a temporada feita como provavelmente a carreira. O silencio a q se tem sujeitado e' uma enorme demostracao do seu benfiquismo. Um benfiquismo de q eu sempre desconfiei e agora reconheco e admiro.

- Segundo a imprensa desportiva, o Petit fez dois grandes jogos contra o Celtic e contra o Beira-Mar. Apesar do excelente golo, da raca e da entrega q levam o comum adepto a idolatrar o Petit, eu continuo a acha-lo o elo mais fraco do nosso meio campo. Tivessem todos os nossos jogadores o coracao do Petit e seriamos campeoes europeus. Acho-o um exemplo de profissionalismo e dedicacao e gostava de o ver por muitos anos de aguia ao peito. No entanto, chamem-lhe uma embirracao minha, mas continuo a achar q o Petit nao tem o equilibrio e o rigor tactico q se exige ao pendulo do meio campo. No jogo com o Celtic perdeu tres bolas nos primeiros tres minutos e continua a mostrar deficiencias nas movimentacoes defensivas.

- Perdi a conta, mas creio q o Nelson tem 5 assistencias nos ultimso 4 jogos. Critiquei-o aqui ha algumas semanas, dizendo q ele ainda estava muito verde. Estava enganado. Defensivamente continua a ter muito q aprender, mas tem um talento e uma capacidade fisica q fazem dele uma mais valia deste plantel.

- O q eu gosto mais no actual plantel do Benfica nao e' o Nelson, o Micolli, o Simao, o Luisao ou o Nuno Gomes. O q eu gosto mesmo e' de ver no banco o Anderson, o Alcides, o Karagounis, o Karyaka, o Paulo Jorge, o Mantorras e o Kikin. O Benfica tem um plantel muitissimo equilibrado e adaptado as exigencias das provas q disputa. Na minha opiniao o melhor plantel dos ultimos 20 anos. Os meus parabens 'a dupla Veiga e Vieira q conseguiram este feito sem ter entrado em loucuras.

- O anormal do MST, depois de mais de uma semana para reflectir sobre o classico das Antas, achou por bem continuar a apregoar o linchamento publico do Katsouranis. O grego, assassino, pedofilo e canibal, destruiu premeditadamente a carreira ao maior genio futebolistico de sempre, sujeitando-o ao sofrimento e invalidez para toda a eternidade. ALGUEM SE IMPORTA DE MANDAR ESTA BESTA ENFIAR A CABECA DENTRO DO PROPRIO CU E VER Q TAL SE ESTA POR LA?

- Nao podemos renovar contrato com o Katsouranis? Ate 2012 com uma clausula de rescisao de 100 milhoes de euros?

- Depois da estrondosa vitoria sobre o Celtic, todos os benfiquistas correram para a calculadora e comecaram a tracar cenarios. Revolta. As perspectivas sao negras e nem duas vitorias garantem o apuramento. O empate em copenhaga foi um ponto ganho ou dois perdidos? Perguntem ao Manchester! Temos q acreditar q finalmente a sorte se cruzou comnosco e q nos vai acompanhar nas proximas semanas. A derrota do Machester na Dinamarca foi, na minha opiniao, muitissimo importante: obriga o Manchester a ganhar em Glasgow para garantir o apuramento e mantem o Copenhaga na corrida o q vai levar o Celtic a ter uma deslocacao muito compliacada 'a Dinamarca em Dezembro. Hipoteticamente, se ganharmos ao Copenhaga e se apanharmos na ultima jornada o Manchester ja apurado, quem sabe poderemos ser felizes. Temo q mais um golito contra o Celtic pudesse vir a dar muito jeito nas contas finais.

- A finta. O rodopio do Micolli sobre a bola deixando o defesa do Beira Mar especado foi dos momentos mais geniais q tive o prazer de assistir. Costumo ser pragmatico ao ponto de comentar q fintas nao valem pontos e q os golos de trivela nao valem mais do q os marcados com o cu. Tambem nunca fui grande admirador do Micolli, pois independentemente do seu talento, o facto de ele medir 1.63m faz-me alguma confusao. Hoje dou o braco a torcer. O Micolli e' de facto muito grande. E o actual sistema tactico onde deambula por toda a frente de ataque em trocas com o Simao e o Nuno Gomes faz dele um jogador ainda maior.

- Os benfiquistas de uma forma geral nao gostam do losango: nao gostam do Simao sem ser a extremo esquerdo, nao gostam do Nuno Assis a interior ou do Katsouranis a fechar o lado direito, nao gostam de ver o Paulo Jorge e o Karagounis no banco e sobretudo querem q o Mantorras e o Kikin tambem tenham oportunidades. OS BENFIQUISTAS PODEM IR TODOS CHUCHAR NO DEDO. Este sistema e' de longe o q mais potencia os nossos valores individuais. O Micolli e o Nuno Gomes fazem uma roda viva no ataque, o Simao deambula por toda a frente, apoiando ora o Nelson ora o Leo, criando espacos para as entradas do Assis e do Katsouranis. A equipa esta equilibrada e todos parecem saber o seu papel em campo. Merito ao Fernado Santos q demorou mas finalmente conseguiu montar esta equipa.

VIVA O BENFICA

5 comentários:

Nuno disse...

Boa discussão, João.

Também estou de acordo com a cena do guarda-redes. Mas por que é que nos últimos jogos tem sido o Moretto a ir para o banco? Comeco a desconfiar que o Moreira foi uma grande promessa. E pronto.

E do Rui Costa? Ontem também ouvi uma conversa estranhíssima na Antena 1, em que o lagarto de servico também sugeriu que o Rui Costa estava mais que arrumado. Estou curioso, e ansioso. Seria uma catástrofe ter acabado assim a carreira do maestro. Não queres desenvolver a estória e contar o que te disse o passarinho?

Joao disse...

o q me disseram e' q ha muita gente no mundo futebolistico a dizer q ele estava arrumado e q o rui costa esta emocionalmente devastado. Onde ha fumo costuma haver fogo. Se se tratasse de uma rotura normal nao havia este secretismo ha volta do rui costa. ele nao diz nada, o fs nao diz nada. so dizem q nada sabem. cheira-me q estao a proteger alguem q fez merda da grossa para tentar proteger a imagem do clube.

creio q o moreira e o moretto tem alternado o banco com a bancada, mas posso estar errado.

Diogo disse...

joao,
como sempre uma analise cuidada a que pouco se pode acrescentar. Uma nota so' sobre o Miccoli:

quando estive em portugal em setembro e tive o prazer de ir 'a Luz ver 2 jogos do benfica, o Miccoli comecou sempre no banco (contra o nacional e contra o manchester). Quando os jogadores subiram ao relvado para o aquecimento, os suplentes entreteram-se, num pequeno circulo, a trocar a bola e a dar toquinhos na bola. O simples acto de conseguir controlar a bola de qualquer maneira pode nao parecer relevante mas e'. O Miccoli, entre o Nelson, Beto, Moreira, Miguelito, Mantorras, nunca deixa a bola cair no chao, controla-a como ninguem, brinca com ela como se fosse a coisa mais natural do mundo. No ponto oposto esta' o Beto, que da' 3 toques e a bola cai, levando mesmo os colegas a gozar com ele.

Em resumo: 1,63m sao tao validos como os 1,85m do Ronaldinho. Quando se tem jeito, tem-se jeito, independentemente da altura.

Nuno disse...

Eu posso confirmar isso pessoalmente: tenho 1,85m e o máximo de toques que consigo dar na bola é dois - um quando chuto e outro quando, ocasionalmente, a bola me cai em cima. :D

Joao disse...

concordo tanto contigo diogo. quando eu era um jovem universitario em lisboa fartava-me de ir ao estadio da luz ver os treinos. isto eram os tempos do autuori, do manel jose, do heinkens... aquilo era de chorar! O joao pinto era um oasis num deserto de cepos. eu costumava dizer ao meu pai depois dos jogos "tu se queres ver porque e' q eles nao ganham vai ver os treinos". lembro-me perfeitamente de ver um exercicio em q um lateral tinha q conduzir a bola pelo meio de uns pinos, fazer uma abertura para um medio q tinha de fintar uma cadeira e centrar tenso, e estava um avancado q tinha de finalizar de primeira SEM GUARDA REDES. Os prodigios conseguiram completar o exercicio e marcar um golo ao fim de 10 tentativas!!!