origem
Eusébio +10: como competir?

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

como competir?

O Real Madrid vendeu hoje 7 anos de transmissoes televisivas por 800 milhoes de euros. 114 milhoes de euros por anos. O equivalente a vendermos 6 Simoes ou 12 Migueis todos os anos!!!

1 comentário:

Diogo disse...

Eu ia postar uma coisa sobre galaxias e outros corpos celestes depois de ter lido a noticia mas tu foste mais rapido.

E', de facto, um campeonato fora do nosso alcance. A meu ver ha' galaxias, estrelas, planetas e luas neste nosso universo futebolistico. Galaxias incluem Real Madrid, Barcelona, Man U, Chelsea, Liverpool ou Arsenal, por exemplo. Estrelas sao os craques da bola: Shevchenko, Ballack, Beckham, Ronaldinho, Robinho, Lampard, Owen, Iniesta, Pirlo, Xavi, Messi e outros que tais. Planetas sao aqueles clubes com alguma projeccao, aqueles que a maioria das pessoas conhece: Valencia, Lyon, Werder Bremen.

Depois ha' as luas. Corpos celestes de alguma dimensao, mas nao tao conhecidos. Aqui se encaixa o Benfica. Porto e Sporting fazem parte do po' solar e de gases rarefeitos.

Mas a mesma analogia pode ser usada para definir o tamanho dos futebois. Porque nunca havera' em Portugal, por muitos europeus e campeonatos do mundo que se organizem, ou muitas LIgas dos Campeoes que se ganhem, ou finais da Uefa a que se cheguem, cadeias de televisao que facam um contrato com um clube num valor de 1 centesimo do valor que o Real fez. Por isso e' que ganhar uma champions, embora nos deixe muito felizes, pouco importara' para elevar o nosso estatuto como corpo celeste.

E eu tenho muito orgulho de apoiar uma lua. Muito mais do que apoiar uma galaxia. E prefiro ter a minha "lua" a ganhar campeonato atras de campeonato do que ver as galaxias jogarem um futebol chato e sem interesse.

Mas no fim, quando as estrelas se aproximam da "lua" havera' sempre uma galaxia mais ao pe'. O Messi, o Maradona, o Lampard, o Ballack e jogadores desse calibre nunca pisarao os relvados do futebol portugues. Temos o Nuno Gomes com muito gosto. E temos um Simao de encantar. E um Katsouranis limpinho. Mesmo um Quaresma ou um Moutinho a dar toques mais engracados.

Mas nao queiram que, sem ovos, os clubes portugueses facam muitas omoletes. Deem-se por contentes com aquelas que vamos fazendo.