origem
Eusébio +10: mau mau foi termos empatado em Copenhaga

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

mau mau foi termos empatado em Copenhaga

Disse aqui aquando do sorteio da Champions q ao Benfica o mais q se podia exigir seria a qualificacao para a UEFA mas q poderiamos sonhar em passar a fase de grupos.

O jogo de ontem assim o provou. Ao contrario de muita gente, sobretudo aqueles constipados q vao sempre para a luz de lenco no bolso, nao creio q o benfica tenha feito uma exibicao desastrosa ou muito menos q a culpa tenha sido do Fernando Santos.

Fomos esmagados nos primeiros 10 minutos, equilibramos nos 15 seguintes, e os ultimos 20 minutos da primeira parte foram todos nossos. Tivemos um lance muito perigoso com o Micolli isolado a nao chegar 'a bola e uma excelente jogada de envolvimento com o Katsouranis a cabecear ao lado quando tinha tudo para fazer o golo. Na segunda parte o jogo esteve muito dividido sem nenhuma equipa conseguir assumir o controlo do jogo. O Celtic marcou de uma forma algo feliz, o lado direito da defesa estava discompensado, surge um passe para a area, um remate q sai torto mas q vai direitinho aos pes de outro avancado q so tem de empurrar. Tal como no jogo com o Manchester o Benfica sente muito o golo, o Celtic recua mas o Benfica nao consegue impor pressao, ainda fazemos um grande remate 'a barra, mas e' o Celtic q amplia num lance de contra ataque onde o Petit Leo e Assis fazem uma demostracao pefeita de como nao se deve defender. O jogo caiu para eles mas podia muito bem ter caido para nos. SE a bola do katsouranis tem entrado, SE o remate do Nuno Assis tem ido 20 cms mais baixa, SE SE SE, perdemos mas nao fomos inferiores e temos de acreditar q podemos ganhar aos escoceses na Luz.

Incrivelmente concordo com muito do q disse o Fernando Santos no final do jogo. O benfica jogou bem, tem vindo a melhorar, tem vindo a mostrar mais consistencia, mas nao se compreende aquele desnorte depois de sofrermos o golo. Nao concordo quando o FS sacode a agua do capote e diz "nao podemos perder o controlo emocional", pois nao, nao se pode, mas a responsablidade e' dele q tem de trabalhar tactica e mentalmente com os seus jogadores como se responde a estas situacoes. Lembram-se do Mourinho ocasionalmente expulsar um jogador do treino para a equipa mecanizar as solucoes para aquele tipo de situacoes? O FS tem de assumir responsablidades e nao culpablizar os jogadores. Ja nao e' a primeira vez q o faz e qualquer dia sai-lhe o tiro pela culatra.

Ontem vi o jogo pela internet atraves da transmissao da UEFA.com. Curiosamente tive direito a ver todo o aquecimento e a accao no tunel antes da entrada para o relvado. Com os 22 jogadores perfilados prontos a entrar em campo, aparentemente todos tranquilos, O FS aparentava um nervosismo descabido e passava por entre eles dizendo "forca" vamos la" "sem medo" "e' agora"... seria essa a tactica? e mais nao digo...

E antes de entrar na maldicencia, repito, nao e' por acaso que o benfica esta no pote 3 e e' normal q nos qualifiquemos apenas para a UEFA. nao nos podemos enganar e pensar q agora vamos todos os anos aos quartos da champs e q podemos competir internamente com equipas com um orcamento q e' mais do dobro do nosso. Por as culpas no Fernando Santos (q ate tem algumas) e' simplesmente nao querer ver a realidade actual do Benfica.

E agora a maldicencia:

1 - O Alcides nao pode jogar nunca a lateral direito, MAS o Nelson nao e' o jogador q encantou os adeptos no inicio da epoca passada e a sua titularidade pode trazer muitos dissabores (tenho um palpite q o Paulo Jorge pode ser um Miguel). E para os q acusam o Alcides de todos os males, convem nao esquecer q se trata do mesmo Alcides q o ano passado fez grandes jogos contra o Manchester e o Liverpool. E se por acaso o FS tem optado pelo Nelson e temos sofrido 2 golos de canto, estavam hoje os constipados todos a dizer q a culpa era do treinador por nao ter posto o Alcides.

2 - O petit e' um excelente profissional mas tem uma inteligencia futebolistica do tamanho de uma ervilha. Muito dificilmente o Benfica ira longe com um jogador q nao compreende os principios fundamentais do jogo a ocupar a posicao mais fulcral do campo. Nao sao nenhuns genios mas jogam de pantufas e dao o litro, o Nuno Assis e o Katsouranis tem lugar nesta equipa.

3 - O lance do 2o golo e' um exemplo perfeito de como nao se deve defender. Primeiro o Petit a entrar em carrinho ao jogador q conduz a bola quando so tinha de impedir a sua progressao (tipico). Segundo o Leo q esta em 'no-man-land' algures entre os dois jogadores do Celtic quando se devia ter encostado ao jogador q se procurava desmarcar. Terceiro o Assis q perde a nocao da posicao do adversario e acaba por nao ter rins para interceptar o passe.

4 - O Benfica nao tem um patrao. Tem quem grite e de ordens, tem internacionais, tem quem refile com o arbitro, tem quem decida a face da moeda e tem quem faca de modelo para estilistas. Mas quando as coisas correm mal, seja medio defesa ou avancado, nao tem ninguem q se assuma como patrao da equipa, q procure a bola, q nao tenha medo de a ter nos pes, q cadencie o jogo, e q jogue virado para a baliza.

5 - Os benfiquistas de uma forma geral querem ver a equipa jogar com 2 pontas de lanca (e secretamente sonham com a entrada do mantorras), com dois extremos (Simao e Paulo Jorge), com um numero 10 (o maestro claro), medios criativos como o Karagounis e Assis, a consistencia do Petit e Katsouranis, laterais ofensivos como o Leo e o Nelson, e a imponencia do Alcides e Rocha nas alas. A solucao e' simples, em vez de acenarem lencos brancos ao FS por nao lhes fazer a vontade, vao para a sede da FIFA exigir uma alteracao das leis do jogo q permita ao Benfica jogar com 16 jogadores em vez de 11.

5 - Aquele equipamento creme com calcoes pretos e' nojento e o Benfica tem de entrar para estes jogos com o equipamento tradicional. Os srs da Adidas ja deviam ter percebido q o equipamento mais bonito foi inventado ha mais de 100 anos e tem calcoes brancos com camisola encarnada.


E para terminar numa nota mais positiva, ontem a minha filha viu o seu primeiro jogo do benfica ao meu colo. nao foi muito grave porque felizmente tinhamos aquele equipamento horroroso e ela nao comprendeu q aqueles fulanos eram O BENFICA. mesmo assim expliquei-lhe q os senhores de verde cheiravam mal (sao licoes q ficam para a vida) e ela ate se msotrou preocupada quando lhe disse q o Simao tinha um doi-doi. o q ela gostou mesmo foi das imagens das bancadas quando se via alguem a bater palmas... para o ano levo-a 'a Catedral. A moca ja esta registada mas esta na hora de ser baptizada.

4 comentários:

Diogo disse...

Bela posta Joao.

Tendo estado na Catedral ha' pouco tempo para ver os jogos com o Nacional e com o Manchester, percebe-se que o Benfica tem uma equipa boa. Pode nao ter um puto maravilha como um Anderson ou um Moutinho, pode nao ter um ponta de lanca matador como o van Nistelrooy, pode nao ter um extremo como o Cristiano Ronaldo. Mas temos uma equipa bastante razoavel. Concordo quando dizes que o Alcides nao pode ser lateral direito, que o Petit e' bom rapaz mas esta' na altura de se porem os bons a jogar, que o Paulo Jorge e' um puto com garra e que quer e' jogar mesmo que seja a guarda redes, e que o Nuno Assis e' o nosso novo Maniche. E que o Mantorras, por muita mistica que traga, por muito que envergue a camisola como ninguem, nunca sera' o novo Eusebio (para comecar, ha' nao sei quantos anos na primeira divisao ainda nao percebeu que se so' estiver com o guarda redes 'a frente quase de certeza que vai estar fora de jogo...).

Se concordamos que, com o que se tem, talvez um 4-4-2 seja a melhor opcao, nao se pode culpar o FS por tudo o que se passa, mas tambem nao se pode compreender como e' que, depois de tanta indisciplina no inicio da epoca e de tanto desnorte em alguns jogos, ele se desculpabilize e simplesmente diga que "situacoes destas nao podem acontecer". Pois nao. Mas o Trapattoni so' precisou de dizer uma vez 'a imprensa que a equipa nao podia sofrer golos a partir de uma bola parada a nosso favor. Deu a sua licao, fez as necessarias correccoes e o que aconteceu e' que a equipa se tornou um muro defensivo, muito consistente e sem erros infantis.

Quanto a usar o Paulo Jorge como lateral tenho as minhas reservas. Tudo porque perdemos um extremo se o fizermos. Isto porque o Manu nao e' o jogador que o Benfica precisa. O Nelson perdeu o gas, o Alcides nao me parece uma aposta acertada para lateral (mesmo que tenha feito bons jogos nessa posicao e qe traga alguma altura quando a equipa defende bolas paradas). Por agora vai servindo, mas talvez seja preciso rever esta posicao para o futuro.

Acho que, dada a indisponibilidade do maestro (o tal patrao de que falas), precisamos de jogar com o Nuno Assis como box-to-box, o Katsouranis a aguentar o meio campo, o Simao e o Paulo Jorge nas alas e o Miccoli e o Nuno Gomes na frente. E' preciso mecanizar a equipa num sistema e usar esse sistema independentemente do adversario, para que a equipa passe a jogar de "olhos fechados" como se costuma dizer. No fundo, fazerem como faziam com o Trap, que conseguiu fazer com que todos os jogadores saberem o que fazer em todos as alturas do jogo, compensando quando era preciso e atacando quando podiam. Atacar com 9 e esperar que o Petit trave os avancados adversarios e o mesmo que mandar o Petit para a rua logo no inicio do jogo.

Eu nao sou nenhum genio da bola, mas so' de ver os jogadores a aquecer contra a Naval e contra o Manchester percebi logo que ha' jogadores que... enfim... Ver que o Beto so' consegue dar 3 toques seguidos enquanto o Miccoli nunca deixa a bola cair e mesmo de costas a poe onde quer... ai ai...

Resumindo: os constipados ainda se vao arrepender de nao usarem o lenco so' para limpar o ranho. Porque a nossa equipa e' a melhor do Mundo. Temos e' tido azar. Mas a equipa tem de acalmar e perceber que mais minuto menos minuto a bola entra e que nao e' por estarem 9 la' na frente que a probabilidade de ela entrar e' maior. E' preciso consistencia e paciencia.

Diogo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Diogo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vail disse...

É assim mesmo João. Tens que continuar com essas lições. Nada como começar a aprender, e que o baptismo corra da melhor forma :)