origem
Eusébio +10: cheira mal

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

cheira mal

in www.sportugal.pt

O Benfica deve uma verba de 300 mil euros ao agente FIFA Zdenko Ilicic pela transferência de Kikin Fonseca para a Luz. Quem o afirma é Zlatko Petricevic, mediador do negócio e um dos responsáveis pela vinda do avançado mexicano para o clube. O croata já tentou falar inúmeras vezes com José Veiga e Luís Filipe Vieira, mas sem êxito. Do presidente nem sequer obteve resposta, do homem forte do futebol encarnado afirma ter recebido um telefonema com ameaças graves.

Para melhor esclarecer o caso, Zlatko Petricevic conta ao Sportugal como tudo se passou. “Conheço muito bem o Kikin dos tempos em que jogava no Yucatán. Fui eu que o recomendei a grandes clubes na Europa”, começa por dizer o treinador croata a viver na Alemanha. E foi na Alemanha que aconteceram os primeiros contactos entre Petricevic, o agente FIFA Ilicic e José Veiga. “Apresentei o Kikin ao Ilicic e eles assinaram um contrato para o Ilicic o representar no negócio com o Benfica”, refere.

Zlatko Petricevic mediou as negociações e conta que reuniu, “a 3 ou 4 de Julho", em Estugarda, com José Veiga, em nome do Benfica. "Existe inclusive uma carta onde o Sr. José Veiga expressa interesse no Kikin através da minha recomendação.” A partir daí o desfecho é conhecido. A 27 de Julho o ponta-de-lança ingressou no Benfica, proveniente do Cruz Azul, do México. Quando o negócio já estava fechado, Petricevic afirma que nenhum dos clubes se disponibilizou a pagar aquilo que ele e Ilicic tinham direito pela concretização do negócio.

"Kikin era jogador livre"
A verba em causa é de 300 mil euros, 10% do valor que o Benfica pagou pelo jogador ao Cruz Azul. “O Benfica pagou 4 milhões de dólares (pouco mais de 3 milhões de euros) pelo Kikin que não devia ter pago, pois ele era um jogador livre. Isso só pode ter sido algum negócio mal explicado”, acusa Petricevic. Agora o mediador de Ilicic no negócio sente-se prejudicado e diz que o seu nome está em causa junto da FIFA, pois José Veiga recusa-se a pagar o montante pedido pelo agente do jogador neste negócio. “Isto é uma irresponsabilidade tremenda deste dirigente do Benfica. Quem me pediu o trabalho foi José Veiga, e fui a Portugal tentar falar com ele e com o Kikin mas não consegui”, explica.

E aqui as acusações ao director-geral da SAD encarnada sobem de tom. “Ele não me atende o telefone, mas quando consegui falar com o Sr. Veiga disse-me que eu podia tentar aquilo que quisesse para receber o dinheiro porque não ia conseguir”, afirma em tom revoltado Petricevic. “Controlo a imprensa portuguesa e o Benfica, aqui mando eu! Os jornalistas só escrevem o que eu digo, por isso não vais receber o dinheiro”, foi o que José Veiga terá respondido, segundo o mediador croata. Zlatko Petricevic trabalhou como secretário técnico na selecção do Irão, durante o Mundial da Alemanha, equipa que estava no grupo de Portugal.

Para ilustrar melhor a situação, Petricevic conta que conheceu um jornalista português durante a competição e que mais tarde lhe contou o caso numa conversa informal, ao que o jornalista lhe terá respondido: “No meu jornal não podemos escrever nada sobre isso”.

Confrontado pelo Sportugal com estas graves acusações, o director-geral da SAD remeteu-se a uma curta declaração: "Não quero falar sobre esse assunto!"

FIFA terá de resolver
Tal como o Correio da Manhã adiantou na passada semana, o caso já seguiu para a FIFA. "Já lá está há dez dias e na próxima semana espero ter novidades”, confirma Petricevic, ao Sportugal. O croata diz ter enviado à FIFA uma carta com provas do contrato assinado entre Ilicic e Kikin e relatos das diligências que efectuou no processo, e afirma-se convicto de que a verba será paga, “pelo jogador e pelo Benfica”. “Não se trata só de receber o dinheiro, é uma questão de recompensar quem trabalha com profissionalismo. Creio que tudo isto é culpa de José Veiga, ele deve ter dito ao Kikin que pagava tudo”, continua Petricevic.

Zlatko Petricevic diz ainda que o internacional mexicano só foi para o Benfica pela "amizade pessoal" que existia entre José Veiga e Zdenko Ilicic. “O presidente do Dínamo de Zagreb é meu amigo e pediu-me se podia levar o jogador para a Croácia. Clubes como o Marselha e o Hamburgo também estavam interessados nele”, acrescenta. O Cruz Azul, clube onde Kikin actuava antes de representar o Benfica, também foi contactado por Petricevic: “Falei pessoalmente com o presidente, o Sr. Alvarez, que me pediu o favor de manejar isto com cuidado.”

Em resumo, Ilicic e Petricevic alegam que terão a receber 300 mil euros do Benfica, verba negociada em nome do clube da Luz pelo seu director-geral que, agora, José Veiga se recusa a pagar. O caso foi entregue na FIFA... Resta esperar pelas consequências, no caso da razão não assistir ao emblema encarnado.

Terá o Benfica adquirido um jogador por 3 milhões de euros - o mesmo valor pago pelo Sporting por Liedson há três épocas... - que poderia ter vindo a custo zero?

Sem comentários: