origem
Eusébio +10: na bola

domingo, 29 de outubro de 2006

na bola

Ha muito tempo que nao me ria tanto. Confesso que depois da dura derrota de ontem, so mesmo este comunicado do FCPorco para me levantar a moral. Ainda dizem que rir nao faz bem:

"A coincidência de mais um atentado ao futebol espectáculo.
O futebol é um desporto que costuma destacar os melhores artistas, aqueles nos surpreendem repetidamente e enchem estádios, reforçando a magia do espectáculo. Anderson é um desses craques. O prodígio do F.C. Porto diverte-se com uma bola nos pés e encanta quem dirige o olhar para a sua arte. Anderson é um valor que o jogo deve proteger.
Este sábado, porém, Anderson foi vítima da violência de uma equipa que, a ter em conta a folha disciplinar, não é propriamente bem comportada. Os dados da Liga Portuguesa de Futebol Profissional não mentem: Mesmo com um jogo em atraso, a tal equipa «vítima» já somou 25 cartões amarelos e cinco vermelhos e tem o segundo pior registo do campeonato 2006/07. Sintomático.
O que se passou ontem no Estádio do Dragão foi mais um atentado ao futebol espectáculo, uma coincidência lamentável que roubou ao desafio um dos seus maiores pólos de interesse. Precisamente como na temporada passada, no mesmo local do terreno, no meio-campo, junto aos bancos de suplentes, o jogador que mais podia desequilibrar foi intencionalmente atingido com violência por um grego, confirmando a teoria de quem vê estes casos como manobras planeadas.
Há um ano foi Lisandro Lopez, derrubado ao minuto 21. Desta vez foi Anderson, ao minuto 31. E o cenário de coincidência sai reforçado com nova constatação: o árbitro era o mesmo e a opção de não sancionar o lance e o agressor, da mesma nacionalidade e adquirido na respectiva época, foi decalcada...
Alguma Comunicação Social deste domingo é clara e inequívoca: «pancada» (O Jogo, pág. 3), «partir a perna» (O Jogo, pág. 18), «varrido do jogo» (O Jogo, pág. 5) e «entrada violenta» (A Bola, pág. 5) são referências taxativas acerca da gravidade da ocorrência.
Estas sim são situações que devem ser definitivamente banidas do futebol. Se, todavia, continuarem a repetir-se, sem a resposta célere e adequada dos órgãos competentes, ninguém poderá acusar o F.C. Porto de deixar de apostar em artistas que ajudam a encher o campo dos adversários, para passar a apostar em atletas robustos capazes de resistir à violência e dançar ao som da mesma música."

9 comentários:

Nuno disse...

Eu acho que nem sequer vale a pena estar a comentar estes javardos. Tenho pena do puto, que se lixou com isto, mas se fosse eu a mandar, no jogo da Luz o Beto entrava a cinco minutos do fim para escavacar não um perónio mas dois fémures ao jogador que estivesse mais à mão.
O Benfica e o Katsouranis deviam por o ordinário nojento que assina o comunicado com os cornos bem assentes no banco dos réus mais próximo. Sinceramente, há javardos que só à base de murro bem assente no focinho é que lá vão.

D'Arcy disse...

Quem passa a vida a idolatrar jogadores da estirpe de um Paulinho Santos, Jorge Costa ou André não consegue conceber que estas coisas aconteçam por acaso ou azar.

Diogo disse...

primeiro: acredito que tenha sido mais por azar do miudo que por maldade do Katsouranis que ele tenha partido a perna.

No entanto, sera' assim tao estranho que o FS tenha dito aos 2 trincos "se apanharem o puto a jeito mandem-no para o balneario"? Sao coisas que acontecem no futebol muito frequentemente (vide: POrto na Champions na eqpoca em que o foram campeoes, Chelsea-Barcelona em que o Messi e' posto fora do jogo pela famosa entrada do Del Horno, equipas do Jaime Pacheco a distribuir fruta, etc etc etc). E' chato porque o miudo ainda e' novo. Mas ja' aprendeu que quando os jogos sao mais a serio (i.e., contra o Benfica) ou e' expulso ou a malta poe-no fora de jogo.

E como o D'Arcy fez mencao, e' incrivel que as mesmas bestas que acharam uma barbara cotovelada do Paulinho Santos ao JVP sao acontecimentos do jogo nao percebam que estes acidentes acontecem, e sem a mesma intencionalidade javarda com que esse senhor trazia para os relvados.

Joao disse...

A entrada do katsouranis parece-me muito semelhante aquela que o Nuno Gomes sofreu no restelo o ano passado e q o pos KO para os jogos com o barcelona. o defesa joga a bola mas atinge o adversario com a perna 'de tras'. No entanto a entrada sobre o Nuno Gomes foi muito mais violenta e mais por tras. Lembro-me q o tal defesa disse q lamentava muito a lesao mas q ja andava no futebol ha muito tempo e q tinha a consciencia tranquila pois tinha entrado limpo.

Pois... mais uma vez as regras q regem este desporto deixam muito a desejar. permite-se este tipo de desarme (jogar na bola) mas no entanto castiga-se o excesso de impeto (algo extremamente ambiguo).
Nao me parece q a entrada do Katsouranis seja maldosa, e considero-a no limite do excesso de impeto. Nao me escandaliza q o arbitro deixe seguir como nao achava mal marcar falta... qualquer accao disciplinar seria absurda.

O puto Anderson precisa de perceber q se tenciona passar um jogo a correr pelo meio-campo com a bola colada aos pes vai sofrer muitas entradas como aquela. algumas vao ser limpas (so bola), outras vao ser falta (so homem), muitas vao ser uma mistura (um pe na bola outro no homem), mas em todas o Anderson vai ficar mal tratado.

Enquanto as regras do jogo nao mudarem e o tackle continuar a ser permitido, jogadores talentosos como ele ou aprendem a largar a bola ou vao passar muito tempo no estaleiro... o resto e' musica.

Para terminar, quantas entradas semelhantes tem um jogo de futebol sem ninguem ligar nenhuma? No Boavista do Jaimao umas vinte pelo menos... e outras tantas ficavam por assinalar. so porque a vedeta partiu a perna (q pelos vistos estava carunchosa) as virgens ficaram logo todas ofendidas.


(D'Arcy, na mouche como sempre)

Joao disse...

Por um lado isto e' daquelas coisas q nem se deve dar muita importancia, por outro estes Porcos sao especialistas em repetir uma mentira tantas vezes q ate aposto q daqui por umas semanas o Katsouranis sera pior q o Materazzi e ve amarelos so por olhar para o arbitro.

Impunha-se ao Benfica convocar uma conferencia de imprensa unicamente para passar um video com os melhores momentos de algumas vedetas azuis e brancas: assim de cabeca occorre-me uma entrada a pe juntos do Couto ao Isais no Jamor, dois ou tres momentos Paulinho Santos vs Joao Pinto, a cotovelada do Valente no Geovanni, o pontape do Maniche no Aguiar, um best off do Andre, e claro aquelas entradas por tras do Jorge Costa ao Whea. ninguem do Benfica aparecia na sala de imprensa e o video ficava la a passar em repeat ate os jornalistas se fartarem.

Simultaneamente o Benfica divulga q contactou uma casa de apostas em Londres a perguntar qual o retorno numa aposta em q para o ano o Papadoupolos parte o terceiro metatarso so Vieirinha aos 41 minutos de um Porto-Benfica em frente ao banco de suplentes encarnada. Parece q o esta em 1,000,000,000 para 1. O mantorras foi o primeiro a entrar com todas as suas poupancas.

Joao disse...

o benfica respondeu tambem em comunicado...

http://www.slbenfica.pt/Info/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_comunicadofutebolsad_301006_39679.asp

continuo a achar a minha sugestao muito mais eficaz e original.

Joao disse...

Recomendo MUITO a leitura da cronica do MST na Bola de hoje. E' por estas e por outras q enquanto 9 milhoes de portugueses parecem idolatrar este anormal, se eu alguma vez o vir na rua enfio-lhe com um calhau da calcada nos cornos. Emainada!

Joao disse...

Esta confusao a volta da intencionalidade por tras da lesao do Anderson esta a dar muito jeito a duas ou tres pessoeas:

- ao dept medico do porto q re-enviou para o terreno de jogo um atleta com uma fractura do peronio e rotura de ligamentos no tornozelo.

- ao Veiga pois toda a gente se esqueceu da triste figura q fez no banco

- ao FSantos q mais uma vez comeu tres.

- Ao Jesualdo q ganhou sem saber como.

- Ao Quim q mais uma vez frangou.

Nuno disse...

João, eu também acho que a tua sugestão era mais eficaz. Mas concordarás comigo que numa discussão sem nível, o menos embrutecido cala-se primeiro. E se o Benfica se está a calar primeiro, está muito bem. Só é pena não se terem calado há mais tempo. O Benfica é um clube popular, mas não é um clube popularucho. E se o Benfica quer ser respeitado, tem que se dar ao respeito. Este comunicado foi uma boa forma de se dar ao respeito, embora não esteja especialmente bem redigido. A única resposta que me parece ser necessário dar, é a seguinte: no dia do Benfica-FCMaia na Catedral, colocar no cacifo de cada jogador uma cópia do comunicado que o FCMaia anonimamente colocou na página deles. E depois, os jogadores que facam o resto, se assim entenderem. Dez-a-zero serve como resposta, para mim. Mas tudo o que for de seis-a-zero para cima já se aceita. Desde que no fim, o Capitão Simão vá à conferência de imprensa dizer que o Benfica dedica a vitória ao Katsouranis, ao Anderson, com votos de rápida recuperacão, caso ainda não esteja a 100%, e àqueles que querem o submundo porque só na lama é que sobrevivem.