origem
Eusébio +10: contas

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

contas


O anuncio das contas do FCPorto referente 'a epoca 05-06 evidenciaram o ja esperado descalabro financeiro com um prejuizo de mais de 30 milhoes de euros. O Papa veio rapidamente por agua na fervura ao dizer q tal se devia exclusivamente 'a politica de manutencao dos seus craques. Estava evidentemente a referir-se ao Leo Lima, Leandro, Sokota, Leandro do Bonfim, Sonkaya, Claudio Pitbull, Jorginho, Ezequias, Areias e Sonkaya. Os media, como de costume, louvaram o mago da gestao desportiva, e ninguem se lembrou de perguntar "sr presidente, e o campeao da europa Benny McCarthy e o prodigio brasileiro Diego?" Foram todos unanimes em considerar q este feito de ganhar a Taca UEFA e a Champions, e continuar a acumular prejuizos so pode estar de facto 'a altura de um predestinado como PC. A outra desculpa - contas por saldar com o Dynamo de Moscovo - para alem de ser uma pequena gota no mar de dividas, vem tambem realcar a intelegencia deste gestor q nao precisou de garantias de pagamento para negociar com um pseudo-milionario russo. O Rei vai nu, deixem-no andar.

Esta questao das dividas e' alarmante sobretudo quando comparada com os orcamentos dos clubes para a corrente epoca. O FCPorto tem um orcamento a rondar os 60 milhoes de Euros. Desde ja ficamos a saber q mesmo vendendo o seu melhor ponta de lanca e o seu meio-campista mais talentoso/famoso, foi capaz de gerar receitas q permitiram cobrir apenas metade desse orcamento... e' obra!!! como o orcamento se manteve para a actual epoca, e' de esperar q o FCPorto necessite de 60 milhoes de euros em receitas extraordinarias so para equilibrar as contas da epoca passada e da actual. Ora partindo do principio q nao vao ganhar a Liga dos Campeos, quanto vale entao o plantel azul e branco? Helton (ja leva 2 frangos este ano), Luxo (ainda nem apareceu), Pepe (vejam o video do arsenal, Quaresma (nem 'a seleccao vai), Anderson (tem ainda muito para mostrar), Postiga (ahahahaha)... quem sobra? Assuncao, Bosingwa, Meireles, Ibson, Lisandro... ponham-nos todos no mesmo saco e talvez 10 milhoes de euros. Os q acham q estou enganado sao os mesmos q acham q o marselha vai dar 10 milhoes pelo Ricardo Costa... lembra-me o Beto q todos os anos ia para o Real Madrid.

Mais para os nossos lados, o relatorio de contas da epoca passada aponta para um prejuizo de 1,5 milhões de euros (o ano anterior tinha sido de 2,3 milhoes). Se a este valor somarmos a verba referente a metade do passe do Manuel Fernandes estao as dividas saldadas. Notavel dado o facto de nao termos tido receitas extraordinarias relevantes para alem de uma excelente campanha europeia. Quanto aos nossos activos, deixo para um futuro post um comparativo do nosso plantel actual com o de ha 5 anos atras... so para deixar um cheirinho: 7 internacionais portugueses, 3 internacionais brasileiros, 2 internacionais gregos, 1 internacional mexicano, varios internacionais esperancas. Preocupante apenas o facto de andarmos tao mal representados nas seleccoes jovens... espero q seja algo q o novo centro de estagio e q o trabalho do António Carraça resolva a medio prazo.

1 comentário:

Joao disse...

A opiniao do MST diz tudo, o caso e' mesmo grave:

Verdadeiramente aterrador o resultado do exercício 2005/06 apresentado pela SAD do FC Porto: 30,4 milhões de euros de prejuízo, ou seis milhões e oitocentos mil contos, na moeda antiga. Mais assustador ainda, foram as razões apresentadas para este défice de exploração: o afastamento na primeira fase da Liga dos Campeões e o facto de se ter optado por não vender nenhum dos grandes jogadores (o que não é bem correcto, visto que sempre se vendeu o McCarthy e o Diego e só se compraram segundos ou terceiros planos). E assustador, porque isto significa que a SAD do FC Porto assume só conseguir equilibrar as contas, ou ao menos menorizar os prejuízos, através de receitas extraordinárias, que espera conseguir realizar todos os anos. Ou seja, tal como o País, o FC Porto vive com o que não tem, acima das suas possibilidades. Mas, enquanto o País já começa a reagir e o objectivo principal da politica financeira é hoje reduzir o défice das contas públicas até chegar ao ponto de equilíbrio, já no FC Porto continua a contar-se com a venda extraordinária do património ou com epopeias desportivas para poder continuar a gastar o que se gasta no resto. Aparentemente, o FC Porto só é viável financeiramente se conseguir vencer a Liga dos Campeões ou se conseguir vender um jogador por milhões. Só que nem de dez em dez anos se ganha uma Liga dos Campeões e nem de cinco em cinco anos aparece um Deco ou um Anderson. E, aliás, uma e outra coisa são incompatíveis: não se pode ganhar uma Liga dos Campeões sem um Deco ou um Anderson. Dir-me-ão que também se pode ganhar primeiro com eles e depois vendê-los. Pois pode: mas para ganhar a taluda duas vezes só mesmo alguém que compra os bilhetes premiados depois do sorteio, para lavar dinheiro.