origem
Eusébio +10: a cereja em cima do bolo

terça-feira, 24 de outubro de 2006

a cereja em cima do bolo



Tudo comecou no estadio do Bessa. João Ferreira, um militar e um homem com principios, consegue no primeiro jogo do campeonato expulsar tres jogadores do Benfica, algo nunca antes visto num clube com mais de 100 anos de historia. Se as expulsoes de Petit e Nuno Gomes sao aceites, ja o Manu por uma entrada q nem toca no adversario viu vermelho directo. Tanta coragem e discernimento nao teve na hora em q deveria ter expulso o Ricardo Silva ou amarelado o Lucas ou o Mario Silva. Ja se sabe q no Bessa dao pau os visitados e levam amarelos os visitantes... ha coisas q nao mudam.

No segundo jogo tivemos a sorte de ter um tal de Pedro Henriques (o melhor árbitro português) de visita a Luz. Se a sua prestacao foi imaculada, ja os seus assistentes erraram q se fartaram e sempre contra o benfica. Ficaram registados dois foras de jogo assinalados ao Paulo Jorge e Nuno Assis quando os jogadores seguiam isolados para a baliza.

Proximo jogo e entra em cena Lucilio Baptista q conseguiu expulsar o pequeno Leo com 2 amarelos num minuto, aparentemente por este se lhe ter dirigido a bater palmas o q foi entendido como uma atitude intimidatoria. Curiosamente Lucilio Baptista parece ter encontrato os tomates entretanto pois na jornada seguinte nao ficou minimamente incomodado quando o Pepe insultou toda a sua familia. No entanto, Lucilio mostrou um criterio discplinar extremamente coerente: quando um jogador do benfica faz falta leva sempre amarelo, quando um do Pacos faz falta nao leva.

O fregues seguinte foi Paulo Pereira q contra o Aves nao teve grandes hipoteses de brilhar. Mesmo assim fechou os olhos a uma agressao de Anilton sobre Simao e conseguiu anular um golo (lindo) ao Micolli.

A sexta jornada contra o Leiria trouxe uma grande novidade. Nao, o arbitro nao foi Antonio Costa (seria a 4a vez consecutiva) e pela primeira vez desde a era camacho vencemos no Liz. Para tal deve ter contribuido um tal de Paulo Baptista q cometeu a proeza de nao ter expulso ninguem nem ter anulado nenhum golo ao Benfica. Tentou em vao um dos seus assistentes q assinalou mal 3 foras de jogo nos primeiros minutos sempre a prejudicar o Benfica.

Depois veio a famosa Xistrada: 15 cartoes amarelos, um penalti nao assinalado a favor do Benfica, um golo anulado ao Nuno Gomes, e o Micolli a ser expulso sem ter feito uma falta em 90 minutos. Como se costuma dizer, parece de encomenda. Parece nao, foi de facto de encomenda... mas tal como na Amazon, as encomendas vao sendo enviadas em varias parcelas...

A ultima parcela e' o arbitro designado para o Porto-Benfica - nem mais nem menos q Lucilio "A Testemunha" Baptista - a cereja em cima de um bolo q vem ganhando forma nas ultimas sete jornadas.

Q resta ao Benfica entao fazer... A minha preferida, por e simplesmente nao se deslocar ao Porto e perder por falta de comparencia. Em termos de resultado nao deve fazer grande diferenca pois as nossas hipoteses devem ser diminutas. Como tal podemos aproveitar esta oportunidade para descansar o pantel e comecar a preparar um jogo verdadeiramente importante como o da proxima quarta contra o Celtic. A segunda hipotese e' enviar as reservas com instrucoes claras de partir tudo o q mexe. Nao so permitia poupar o plantel como proporcionaria um espectaculo televisivo inigualavel. A terceira hipotese, e a q menos me agrada, e' ir ao Porto jogar o jogo pelo jogo sabendo de antemao q o campo vai estar inclinado. A unica coisa q me agrada neste cenario e' aproveitarmos esta oportunidade para fazermos um grandecissimo escarcel relativamente ao q se passa na arbitragem nacional. Os jogadores podiam entrar em campo a comer chupa-chupas, fruta e cafe com leite, ou podiam despejar centenas de pequenos apitos dourados pelo relvado durante o aquecimento, ou a minha preferida usarem t-shirts a dizer "LEVE UM AMARELO PERGUNTE-ME COMO"

7 comentários:

Diogo disse...

Boa posta. Mas eu nestas coisas de arbitros, desde que sou pequeno, prefiro optar pela resignacao. Ou seja, eu sei que o estadio vai estar inclinado, que o apito so' vai apitar quando os nossos rapazes tocarem na bola, que foras de jogo ao milimetro vao ser tirados ao nuno gomes enquanto o lisandro vai estar 5 metros fora de jogo mas nada e' assinalado.

Resta entao honrar o clube. Ir para a guerra e ter a mentalidade vencedora de que e' para ganhar. E nao e' o FS no tunel dizer "vamos la'" ou "e' agora". E' o Simao, o Petit, o Nuno Gomes, o Kikin, o Leo, o Quim, entrarem em campo com cara de poucos amigos, darem o litro, marcarem 2 golos, entrarem calados e sairem mudos. Porque mesmo com 9 ou 8 vamos la' para ganhar porque somos os melhores do mundo. E nao ha' cafes, putas, viagens ou relogios de ouro que vao fazer com que o Benfica seja o maior clube portugues.

Entrar calados, marcar 2, sair mudos. Porque escumalha nao merece respeito nem ouvir o que os verdadeiros artistas tem para dizer.

Em ultima, a melhor resposta seria uma camisola 'a guarana': "Sera'...?" Levantada pelo Nuno Gomes no primeiro golo. O Kikin complementaria com um "Pela falta de apito?" no segundo golo.

Joao disse...

pelo menos o Leo convinha nem entrar no autocarro. este porco do Lucilio expulsou-o o ano passado nas antas por uma falta em q nem toca no adversario e este ano por ter batido palmas...

Joao disse...

e tambem foi o gajo q expulsou o Rocha quando o Deco tropecou numa rajada de vento...

Joao disse...

e ainda o q nao viu uma cotovelada do Valente ao Geovanni e uma entrada de pitos as costas do Fernando Aguiar qd ganhamos a Taca ao Mourinho.

Nuno disse...

A da t-shirt "leve um amarelo e pergunte-me como" é um verdadeiro momento de poesia. :D :D :D
Benfica ESMAGA!

D'Arcy disse...

De facto, já toda a gente estava à espera do compadre Lucílio para este jogo... ainda assim, e apesar de todas as 'estórias' com o Lucílio mencionadas, a 'melhor' arbitragem de que tenho memória deste senhor foi em Alvalade, no jogo que daria o título à lagartagem ao fim de 18 anos, e que ganhámos com o golo do Sabry. Nunca vi coisa tão caseira na vida. Conseguiu inventar 459 livres perigosos a favor dos lagartos, bem ao jeito do André Cruz, para ver se aquilo dava alguma coisa. Aquilo foi de tal forma que até amigos meus lagartos admitiram que a arbitragem tinha sido 'caseirinha' (e para um lagarto admitir isto, já dá para imaginar o que foi).

Uma correcçãozinha: lembro-me de outro jogo em que o Benfica também teve três jogadores expulsos, e desta vez em pleno estádio da Luz (estava a ver o jogo ao vivo, por isso lembro-me bem). O jogo foi contra o Torreense, árbitro foi o Jorge Coroado (outro grande amigo nosso), e os felizes contemplados foram o Paulo Sousa, o César Brito, e o Pacheco. O jogo acabou empatado a zero.

Ah, e o árbitro tradicional das nossas deslocações em Leiria era o António Costa, não o Paulo. Este ano não deu para o mandar porque ele entretanto retirou-se ;)

Joao disse...

bem aparecido D'Arcy
Ja esta corrigido, apesar de nao haver grande diferenca entre o Paulo e o Antonio Costa.