origem
Eusébio +10: Boas e más notícias

domingo, 29 de outubro de 2006

Boas e más notícias

O Eusébio+10 é um blogue que tem provavelmente uma das mais altas densidades de pré-pê-agá-dês por contribuinte da blogosfera (visto que só temos 25% de pê-agá-dês), e por isso parece-me que é nosso dever pensar. Pensar faz bem à saúde, desde que não se abuse. Por exemplo, Sócrates fartou-se de pensar, e deu no que deu: mataram-no, que é uma coisa que faz pessimamente à saúde. O filósofo, naturalmente. Resolvi, portanto, compilar uma série de aspectos que me parece constituirem boas e más notícias, para a malta pensar nisso e noutras coisas de que não me tenha lembrado.

3-2 - não se pode dizer que seja boa notícia, mas tendo em conta que aos 20 minutos achei que íamos comer cinco secas, até se engole. A reaccão da segunda parte foi uma boa notícia. Andarmos a sofrer três golos por jogo é giro, dá assim um aspecto quântico à coisa, ou levamos três ou não levamos nenhum, isso é coisa para desmotivar os adversários, só de pensar que têm que enfiar três lá dentro se quiserem ganhar ficam logo aflitos, e vai daí tungas, ganhamos nós. Só que, sendo indiscutivelmente giro, às vezes é chato, porque os nossos rapazes fiam-se na virgem, que é do conhecimento geral que já nem ao Scolari ouve, e não acautelam a produtividade atacante necessária de quatro ou mais, e acabamos a levar na trombeta. Sempre entretem, mas é chato.

Katsouranis - já é a terceira vez, ou coisa assim, que o rapaz vai lá às alturas e, aplicando um determinado vector forca no corpo esférico que voa na sua direccão, o desvia para o sítio certo. E joga bem com os pezitos, e tem ganas, e tudo, e tudo, e tudo. Sejas bem-vindo, e fica cá a jogar assim por muitos anos. E obrigado ao treinador, que foi ele que o escolheu. Duas boas notícias: o treinador consegue identificar um bom jogador, a malta foi buscá-lo, e ele é de facto bom. Afinal, são três, uma boa notícia grátis. Dá sempre jeito.

primeiro golo de ontem - péssima notícia. Pensei que golos destes só acontecessem no maneijare, e mesmo assim não são tão óbvios. Um golo a três toques, com a defesa colocada. O Argel tinha corrido toda a gente à castanhada depois de a equipa sofrer um golo destes. O central, porque está de frente, só TEM que ganhar a bola. Quem quer que esteja a apoiar (e temos dois trincos, suponho que chegue...) só TEM que a apanhar a seguir. Agora, perder uma bola daquelas, deixar os outros rematar sem pressão, e depois o guarda-redes não apanhar uma bola que vai a três à hora (esta era daquelas que o Moretto apanhava com um dedo, rodopiava na outra mão, dava três toques com a cabeca e quando a ia finalmente agarrar, escapava-lhe o polegar direito e fazia auto-golo... mas agarrava-a...) é muito má notícia.

papelinho - parece que algures na segunda parte, o treinador mandou um papelinho com o Mantorras para o Nuno Assis e o Petit lerem. Segundo A Bola, eles leram atentamente. Não sei se terão cocado o cocuruto, num gesto sempre demonstrativo de altíssima actividade cerebral, mas acredito em A Bola, porque A Bola é um jornal que tem crédito. Isto pode parecer uma coisa banalíssima, um papelucho, que treta, se fosse uma epopeia, tipo "Petit encarregou-se do nono canto da epopeia de ontem" dava muito mais jeito, mas sejamos modestos, que isto de epopeias costuma vir uma de quinhentos em quinhentos anos e é sempre uma dor de cabeca para os estudantes do secundário, que nunca conseguem perceber nas primeiras duzentas e setenta e quatro vezes o que raio é que o planeta Júpiter está lá a fazer ainda por cima ao lado de um bêbedo compulsivo, de uma ninfomaníaca e de um gajo que só pensa em porrada e guerra e anda a ver se se orienta com a jovem aquela. Portanto, poupemos as geracões vindouras a mais epopeias, e voltemos ao luxo do papelucho. É uma conjuncão de indiscutíveis boas notícias: o treinador viu qualquer coisa, acha que não está bem, e quer mudar (só aqui, vão três); resolve escrever num papelito, o que implica que sabe escrever, e acopla o papelito ao Mantorras, mandando os dois lá para dentro (cinco); Mantorras percebeu e entregou o papelito ao destinatário (sete), que partilhou com o outro destinatário (espírito de solidariedade e de equipa, priceless como nos anúncios do Mastercard; oito) e ambos leram atentamente. Esta é a parte melhor da conjuncão das boas notícias: primeiro, conclui-se que tanto o Petit como o Nuno Assis sabem ler - dá sempre jeito ter um meio-campo alfabetizado; segundo, se leram o que o treinador escreveu, é sinal que ainda fazem caso do que ele diz - fundamental!. Portanto, muitas boas notícias.

Nuno Gomes - obrigado. Vai marcando que a gente gosta. De preferência até deixar de ser notícia.

Kikin Fonseca - cheira-me, meu rapaz, que tu és má notícia. Não leves a mal, eu não leio muitos jornais americanos portanto não considero que os mexicanos sejam intrinsecamente más notícias. Até são porreiros, e com uns chapéus giros, e é sempre acolhedor quando estamos a fazer qualquer coisa nos EUA e o amiguito diz assim meio constrangido abla español?, e fica sorridente e trata-nos logo com muito mais calor humano se a gente diz que sim e que não somos dos servicos de imigracão. Portanto, genericamente, eu até gramo de mexicanos. Além disso, têm umas praias porreiras, ao que parece - ainda não me nelas banhei, mas lá hei-de ir. E uma terra com praias porreiras é, geralmente, uma terra com um povo porreiro (alguém alguma vez ouviu falar de praias porreiras na Alemanha? Ou na Coreia do Norte? voilà!). Mas tu, meu bom Kikin, além de teres um nome que é esquisito (dou-te o crédito de isso ser um diminutivo, ou qualquer coisa assim, não imagino um pai a chamar isso a um filho...), resmungas muito, resmungas muito EM PÚBLICO, tens uma equipa mexicana de televisão a visitar-te todas as semanas como se fosses o Ronaldinho, e jogas pouco, ainda por cima, ao que parece, não especialmente bem. Por isso, ouve o conselho que dei ao Ricardo Rocha aí há uns meses, e CALA-TE. Treina, trabalha, mas cala-te. Que é para ver se não ficas uma notícia ainda pior, como aquelas dos ataques suicidas em Bagdade, que são todas tão más e são tantas que a gente até deixa de fazer caso. E isso é má notícia...

Presidente LFV - foi boa notícia ter ido ao estádio. Goste ou não do presidente da colectividade adversária, o Presidente do Benfica TEM QUE IR AO ESTÁDIO, ACOMPANHAR A EQUIPA. Se quiser ir para a tribuna VIP, que vá, se quiser cumprimentar a direccão adversária que cumprimente, se não quiser não cumprimente. Mas está lá. Um líder está sempre lá. Se preferir, vá para a bancada onde está a malta do SLB. Será sempre bem-vindo. Outros, não lembremos quem porque isso é má notícia, o fizeram, e a coisa até correu bem, não só em termos demagogopopularuchos, mas também em termos de motivacão dos jogadores e de vitórias e tudo, e tudo, e tudo. Além disso, o presidente até parece que é sócio da colectividade que ontem jogava em casa, por isso podia, e devia, só para chatear, ir comprar os bilhetes que lhe deixassem, oferecer os que não precisasse a adeptos simpáticos e bem-educados, irem todos para a bancada apoiar o Benfica.

Presidente LFV - má notícia o permanente vomitado verbal com o bimbo-mor, sobretudo antes dos jogos. Não tenho mais pachorra para este toma lá-dá cá. Lá na minha terra, costuma dizer-se que os cães ladram e a caravana passa. Não querendo ofender os cães, sugiro vivamente que o presidente LFV vá passando, e deixe os reles a javardar sozinhos. O Benfica é um clube popular, que vem de povo, que significa não elitista nem regionalista, nem chauvinista, nem outra coisa qualquer terminada em ista como híbrido arguido-testemunha da Sirene de Lata Lucílio Baptista, mas não é um clube popularucho, nem uma colectividade de Alguidares de Baixo, sempre aos gritos com o presidente dos Alguidares de Cima. Presidente, dar importância a quem a não tem é o pior elogio que se pode fazer aos reles. Deixemo-los afogar no nojo que os circunda. É sabido que o desespero estimula o uso das cordas vocais, por isso eles que gritem, mas que gritem sozinhos.

José Veiga - independentemente dos méritos que este camone tem na blindagem do balneário e num eventual espírito de equipa, etc., etc., etc., é tempo de alguém o mandar calar. Uma coisa é falar à imprensa para defender os jogadores, motivar, whatever. Outra, é continuar a lavagem pública de roupa suja do seu divórcio do bimbo-mor. Não sei se os casamentos mono-genéricos já são permitidos em Portugal, ou se eles casaram no estrangeiro. Nem quero saber. Mas ainda quero saber ainda menos de divórcios gay. Eu gosto mesmo é de futebol e, sobretudo, do Benfica. E como atalha periodicamente a Guardiã do Mito, a malta do Benfica não está interessada em desavencas e assuntos conjugais entre dois sócios do clube dos quinhentinhos. E se não gosta da senhora que faz limpeza aos balneários dos bimbos, ou do gajo que muda os pneus do autocarro dos bimbos, guarde isso para quando ele lá for em termos pessoais. Nenhum director do Benfica tem problemas com funcionários de colectividades determinadas pela simples razão que os directores do Benfica não conhecem essas pessoas. Se o Jaquim da Silva, quando era trolha, andou a beber umas bejecas com o Manel da Côxa, que pinta as paredes do estádio da outra colectividade, isso é uma conversa pessoal. E as conversas pessoais não se têm quando se está a trabalhar. Portanto, trabalhar, e caladito. Má notícia.

como a coisa está a correr este ano - não é má notícia, mas também não é boa notícia. Com o jogo em atraso, podemos ficar a três pontos do primeiro lugar, isto orienta-se. A equipa marca que se farta, e isso é uma excelente notícia. A onda de lesões não larga, e apesar disso a coisa vai-se aguentando. Boa notícia. Mas vai-se aguentando numa montanha-russa, ganhamos quatro zero, perdemos três zero, e assim sucessivamente. Ou seja, estabilidade, nem vê-la. Uma equipa pode ter processos ofensivos lindos e fantásticos e fulminantes e tudo, e tudo, e tudo, mas nenhuma equipa aguenta marcar seis golos por jogo, e consequentemente nenhuma equipa sobrevive sem defender decentemente. Diz a sabedoria popular que os ataques ganham os jogos, mas as defesas ganham os campeonatos. Individualmente, a nossa defesa tem jogadores de altíssimo nível. Temos bons trincos. Temos mais alternativas que há dois anos, e que o ano passado, no que respeita a jogadores defensivos. Há dois anos, a equipa defendia razoavelmente e era acusada de catenaccio porque tínhamos um treinador italiano. O ano passado, a equipa teve uma organizacão táctica espectacular em algumas fases da época - nos jogos com o Liverpool, aquilo mais parecia xadrez, toda a gente sabia exactamente onde estar, quando estar e como estar. Brilhante. Se os jogadores são os mesmos, e com algumas novidades interessantes, como é possível que este ano tenhamos processos defensivos patrocinados pela Brisa - autoestradas atrás de autoestradas? E como é que alguns jogadores o ano passado eram quase máquinas (Anderson, excelentes jogos, não é o Beckenbauer mas esteve a alto nível apesar de uns quantos erros em momentos cruciais; Alcides fez quase sempre bem a lateral direita) e este ano esses mesmos jogadores metem mais água que as unidades de engarrafamento da Vitalis? Não quero estar aqui a bater no treinador, mas os problemas tácticos resolvem-se durante a semana nos treinos, e não nas conferências de imprensa depois dos jogos.

Mantorras - faz lá falta aquele espírito de "o quê, méu? Estamos a perder dois à zero? Num quero saber, méu! A gente vai ganhar por cinco à dois e éu vou marcar os oito golos, méu!". Mantorras é o Benfica. Pena que Koeman nunca tenha percebido isso. Com joelho ou sem joelho, Mantorras é sempre boa notícia.

Benfica esmaga. Mas isso não é notícia.

6 comentários:

Diogo disse...

Nuno, bem analisado. Eu previ a derrota do nosso querido clube nao por duvidar dos nossos rapazes (serao sempre os melhores do Mundo e nem o Chelsea consegue suplantar isso) mas por duvidar dos mecanismos que estao implementados por esta altura. Como tu dizes, a equipa tem mais profundidade, mais solucoes, mas parece que cada epoca que comeca tem de se voltar ao prinvipio e ensinar aquela malta a jogar 'a bola. A repeticao e' uma forma de ensino, segundo consta, mas precisar de 3 epocas para aprender a estar no sitio certo na altura exacta da' indicios de burrice. Ou entao tem de se comecar a dar queijo 'a rapaziada...

Boa analise ao Kikin. Se me parecia uma ideia que ate' poderia ser interessante, esta' provado que e' um flop. Recambiar o jogador antes de cair em desgraca e' o melhor que se pode fazer. Esperar que os nossos avancados nao se lesionem muito ate' janeiro e arranjar um rapazito com mais jeito la' para a frente. OS mexicanos que eu conheco idolatram-no, mas parece-me que o campeonato mexicano e' fraquito...

Perdemos um jogo, nao o campeonato. O discurso pessimista do Simao nao fez muito sentido, principalmente com um jogo em atraso. Vamos levantar a cabeca e pensar que e' uma prova de regularidade e que no fim seremos coroados reis.

Joao disse...

Grande posta Nuno!!!

Em jeito de rapidinha, deixo algumas consideracoes:

- afinal o Nuno Assis e' o nosso melhor jogador

- o Quim e' muito mal batido no segundo golo. as imagens dao a ilusao de ser um grande golo, mas o Quim esta tao mal colocado ('a frente do primeiro poste) q ate mete do.

- no terceiro golo, parece-me ser o Nuno Gomes q esta a cobrir o Moraes e q depois de a bola lhe passar por cima se abstrai da jogada deixando o brasileiro ir livremente para a pequena area onde so tem de empurrar para a baliza. A culpa nao e' do Luisao pois nunca largou o seu homem.

- como e' possivel esta defesa sofrer tantos golos? na minha opiniao nao tem nada a ver com a qualidade dos defesas, mas da forma como a equipa se move como um todo.

- um medio centro precisa de fazer muito mais do q desarmes e carrinhos. precisa de saber trocar a bola. este meio campo precisa desesperadamente de talento... mas com 2 avancados e 2 alas nao sobra ninguem. tacticamente continuamos um caos.

- o mantorras e' o maior ate ser apanhado em 5 foras de jogo seguidos e a malta perder a cabeca.

- o veiga devia ser despedido HOJE... inqualificavel.

- o Luisao pisou um gajo com 20 minutos de jogo... podia ter sido o sexto vermelho da epoca.

Diogo disse...

uns pontos rapidos:

- Gosto do Katsouranis. Tenho dito. O rapaz tem jeito, joga bem com a bola nos pes, nao se limita a distribuir fruta.

- Nuno Assis: garra, querer, vontade de mudar as coisas. Sera' sempre 3o opcao, mas tem lugar na equipa.

- Paulo Jorge: Se ha' coisas que nao percebo e' porque e' que se manda um gajo que acabou de sair de uma lesao para titular num jogo contra o Porto. Por mim, entrava na segunda parte para deseiquilibrar e recuperar ritmo e confianca. Nao foi por ele que perdemos o jogo, mas trata-se apenas de uma gestao de recursos mais cuidada. Estou mesmo a ver o Rui Costa voltar a ser titular assim que os medicos disserem que ele esta' bom e a lesao debelada.

- Anderson: Epa', homem, acorda! O Anderson e' bom jogador, mas esta epoca anda a fazer muita asneira. Talvez por o Rocha a titular para o obrigar a trabalhar mais nao fosse mal pensado.

- Kikin vs. Mantorras: 2 joelhos tortos vs. meio joelho. Dificil escolha, preincipalmente porque o dono do meio joelho nao sabe quando esta' fora de jogo. Mas o Kikin e' bom que comece a mostrar trabalho. Ainda nao se mostrou opcao valida para substituir o Nuno Gomes ou o Miccoli, e nao e' pelo esquema tactico ja' que temos jogado com 2 avancados.

- Nuno Gomes: Esta' provado que o homem rende mais com um amigo la' na frente. Continua rapaz!

Joao disse...

Finalmente consegui ver um resumo decente do jogo.

Mais uma vez fomos de uma enorme infelicidade... somos uma equipa infeliz como o treinador q a orienta... este benfica comeca-me a lembrar a armada Inglesa dos tempos da Rainha Vitoria... nao so os capitaes incapazes eram despromovidos como os azarados tambem. A Rainha nao se podia dar ao luxo de ter um capitao q soubesse muito de mar mas q tivesse o azar de estar sempre na rota dos corsarios.

enfim... la vou eu pela maldicencia...

Temos q nos concentrar nos pontos positivos. temos uma excelente equipa, temos feito excelentes jogos, temos finalmente jogadores de qualidade no banco e opcoes para os lesionados, vamos acreditar q isto nao passa de uns maus espiritos e q rapidamente a fortuna nos encontre (porque nos nao a sabemos procurar).

Carla disse...

Muito boa análise, sim senhor!mas oh Nuno, alguma razão por o nome do Mantorras não estar a negrito?! :)

Nuno disse...

É que não quis ser racista... ;)