origem
Eusébio +10: bem ou mal pagos?

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

bem ou mal pagos?

o maisfutebol tem hoje um artigo interessante onde descreve os vencimentos dos arbitros portugueses. Entao e' assim:

Árbitros: jogo da Bwin Liga, 850 euros; jogo da Liga de Honra, 620.
Auxiliares: jogo da Bwin Liga, 425 euros cada; jogo da Liga de Honra, 310 euros cada.
Os observadores dos árbitros recebem 150 euros por cada jogo em que são chamados a intervir. Além destas verbas, que são a principal remuneração, os árbitros auferem ainda 320 euros mensais (pagos onze vezes por ano) a título de subsídio de treino.

Muito ou pouco?

Parece-me bastante para 2 horas de trabalho. No entanto, algum de nos estaria disposto a passar pelo que eles passam para ganhar qq coisa como 20,000 Euros por ano? A violencia (fisica e sobretudo psicologica), a pressao permanente, o enchovalho publico, etc... eu nao o faria... Tdos sabemos q um avancado pode falhar um golo de baliza aberta sem vir dai grande mal ao mundo, mas se um arbitro nao ve um penalti vai ser trucidado pela opiniao publica durante uma semana. reparem q mesmo num jogo sem casos, um arbitro nao deixa de ser pressionado, insultado, ameacado e cuspido.

A vida de arbiro nao deve ser facil. E de facto nem eu estaria disposto a arbitrar um jogo por 850 Euros nem eles estao. Nao admira q a classe seja de facto tao susceptivel 'a corrupcao: as jantaradas, as mulheres, as viagens, as joias e os quinhentinhos.

Nos Estados Unidos as coisas passam-se de forma algo diferente. Os arbitros sao principescamente pagos:
Baseball: entre $100,000 a $280,000 dollars mais $50,000 para despesas. Um unico jogo dos play-offs vale $20,000 mais despesas.
NBA: entre $90,000 a $225,000.
Hoquei: entre $115,000 a $220,000.
Futebol Americano: $25,000 a $70,000 por apenas 16 jogos.

Se por um lado sao muitissimo bem pagos, por outro, qualquer suspeita de corrupcao da direito a imediata irradiacao. Todos os arbitros tem codigos de conduta muito apertados e nao ha margem para suspeicao pois isso representa o fim da industria. Nao so os dirigentes e atletas pagam multas gigantescas se criticam um arbitro, como qualquer suspeita representa o fim da carreira de um arbitro. Nestes seis anos em q vivo nos EUA, nao me lembro de um unico caso de corrupcao ligado ao desporto profissional (ha o doping mas isso e' outra historia) e a unica situacao menos clara q envolvia arbitros estava relacionada com fuga aos impostos.

Conclusao, ter arbitros bem pagos faz com que sejam mais dificeis de comprar? Se os nossos arbitros ganhassem um ordenado de futebolista (200,000 Euros por ano) sera q se vendiam por uma pulseirinha de ouro ou por uma mulata?

3 comentários:

Nuno disse...

João, parece-me que a coisa não pode ser vista em termos absolutos. Se pensarmos que os árbitros são cámones que arbitram em part-time, então a vida deve-lhes correr bem: 20000€ por ano é um bom salário per se, mas é definitivamente um excelente meio-salário. E depois tem que se ter em conta que não há responsabilidades: erros crassos que foram cometidos continuam sem ter consequências. O Lucílio Baptista anda há anos, semana a semana, a roubar descaradamente, e continua a arbitrar sem que nada se passe. O Martins dos Santos andou anos, semana a semana, a sodomizar os olhos dos espectadores, e nada se passou. Se querem ser ainda mais bem pagos, parece-me que isso tem que estar associado a responsabilizacão: fazes porcaria, vais cavar batatas para outra horta, que nesta não tocas mais na enxada. Conclusão: para amadores irresponsáveis, parece-me que o facto de eles ganharem nuns fins de semana o mesmo que eu ganho por ano é lisonjeiro q.b..
Claro que há a possibilidade que disseste: com salários mais caros, são mais difíceis de corromper. Mas isso parece-me um raciocínio perigoso, tipo dar os USA aos taliban para os gajos não rebentarem com mais aviões ou whatsoever. Os polícias e os GNR também se queixam muito que se ganhassem mais não se deixariam corromper com tanta facilidade. Ou seja, deixavam-se corromper na mesma, mas cobravam melhor. A solucão para este problema não me parece que passe por melhores salários, mas por maior percentagem de preenchimento nas cadeias. Certamente que se um (um, ao menos!) arguido do apito dourado passasse três anos a dividir a cela com um Ricardão, a coisa comecava a fiar mais fino... e pelo menos podiam continuar a brincar aos apitos, se bem que me parece que o blow seria aplicado noutras actividades...

Joao disse...

tenho q concordar...

Cassiano disse...

Para amadores recebem como "bons profissionais"