origem
Eusébio +10: os numeros

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

os numeros

Vou dar de barato que 25 milhoes é um valor razoável pelo David Luiz, mas gostava de desconstruir o que vai acontecer a esses 25 milhões:

- O Fundo de Investimento (que tem o nome do Benfica mas na prática é do BES) é detentor de 25% do passe, ou seja, o que compraram por 4.4 milhões há um ano vendem agora por 6.25 milhões... ainda dizem que não há dinheiro fácil...

- O Vitória da Baía, por ser o clube formador, tem direito a 5% do valor total da transferência, recebendo assim 1.25 milhões.

- O empresário do jogador (Giuliano Bertolucci), salvaguardou uma percentagem de 20% sobre a transferência e arrecadou assim 5 milhões (dizem que tem boa relação com LFV... pudera!!!).

Feitas as contas, o Benfica recebe METADE do valor propalado - 12.5 milhões!!!

A esse valor podemos somar os 4.4 milhões pagos pelo fundo (mas que já foram contabilizados o ano passado), podemos ainda somar o hipotético jogo particular, e até podemos somar o valor associado a objectivos... mas a minha experiência diz que é mais provável o Benfica vir a pagar 5 milhões pelo passe do Paulo Ferreira do que alguma vez vir a receber qualquer dinheiro extra por esta transferência... é um feeling que eu tenho... e enquanto o dinheiro não aparecer nos relatórios financeiros, para mim é como se não existisse... vou esperar por ele sentado ao lado dos dois jogadores invisíveis que vieram do Atlético de Madrid.

Quanto à inclusão do Matic no negócio, é muito difícil avaliar quanto pode valer... lembram-se dos 8 milhões em que foi avaliado Pelé e agora não só não vale um chavo como é um encargo enorme em termos de salários? Temo que Matic possa ser mais do mesmo. Matic custou 1.3 milhões ao Chelsea e nunca calçou até ser emprestado ao Vitesse... No entanto, se vem avaliado em 5 milhões, podemos concluir que o seu passe triplicou num ano!!! E para que interessa ao Benfica um médio defensivo de 21 anos (com um salário Londrino) quando já temos Javi e Airton? Temo também que mais depressa se tornará num pesado encargo do que propriamente numa mais valia... a menos que Javi seja o próximo a embarcar... e aí sim, vou mesmo chorar.

Resumindo e concluindo, lembram-se de LFV ter acalmando os sócios após mais um exercício financeiro com um prejuízo a rondar os 30 milhões, alegando que bastava ao Benfica vender dois jogadores para realizar 60 milhões de euros?! Aí estão eles, DiMaria e David Luiz, creme de la creme, jovens internacionais de inegável valor vendidos aos dois clubes (financeiramente) mais poderosos do mundo!!! E sabem que mais? Preparem-se para mais um ano no vermelho, porque o que entra é sempre muito menos do que o que sai... estes 12.5 milhões não dão para pagar o Gaitan, o Jara e o Oblak.

Reafirmo que 25 milhões pelo passe do David Luiz não é um valor baixo. O que é absolutamente vergonhoso e desonesto são os contornos de todos os negócios onde LFV anda metido... Se o Benfica não tem capacidade para contratar jogadores e tem de servir de montra aos interesses dos bancos e dos empresários, então que isso seja publicamente assumido... não vejo mal nenhum nisso... agora chega de mentir aos sócios... basta de hipocrisia... o Benfica acumula prejuízos financeiros ao mesmo ritmo dos falhanços desportivos, e no entanto anda a dar de mamar a muita gente. Já o disse aqui muitas vezes: o Benfica deixou de jogar o campeonato dos pontos, e passou a jogar o campeonato da valorização de jogadores. Percebem agora porque é que Kardek tem jogado tanto (e cada vez pior) enquanto Nuno Gomes definha na bancada? O Nuno Gomes vai dar dinheiro a ganhar a alguém?

Camaradas, Vale e Azevedo é um menino do coro a comparar com esta canalha...

6 comentários:

Nuno disse...

Joao, tem graca. Ontem quando estava a escrever o post, tinha na ideia de acabar com a frase "tenho impressao que o Vale Tudo era um menino ao pe' desta malta". Acabou por nao ser preciso, tu disseste tudo.

E nao me admirava nada que fossemos mesmo comprar o Paulo Ferreira por uma porrada de massa.

Desconfio que o LFV ainda vai dentro por lavagem de dinheiro.

Joao disse...

qual lavagem? é tudo claro como a água... o mais deprimente é que isto é feito nas nossas barbas e ninguém quer ver... esta situação está escarrapachada nos relatórios de contas, onde o passivo é galopante e os prejuízos se acumulam e ninguém questiona porquê.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Trapalhadas disse...

Ainda n tinhas visto isto assim desta maneira...afinal nao sobra quase nada e parecia tanto...

Diogo disse...

trapalhadas,

so' nao ve as coisas assim como o joao as descreveu quem nao anda a tomar atencao. ja' ha' muito que alertamos para o facto de o benfica nao ter, na verdade, controlo sobre muitos dos passes dos jogadores da equipa senior de futebol. a alienacao de passes ao Benfica Stars Fund, os negocios com o joorabchian, os esquemas com o atletico, os emprestimos dos brasileiros... tudo isto e' preocupante.

neste momento o benfica, como o joao disse e bem, tem de se assumir como um clube de transicao de jogadores de futebol. nao nos podemos andar a enganar. ganhamos o campeonato o ano passado com jogadores que nao eram nossos e todos o sabiamos: o ramires veio por uma epoca e todos sabiamos; o di maria ha' muito que estava de saida; o david luiz so' nao foi mais cedo porque senao o reinado lfv acabava no verao e ter-se-ia descoberto o verdadeiro buraco.

lfv, dso, e outros membros da direccao da sad e dos corpos sociais do benfica tem de sair. enquanto nao sairem e nao se der lugar a outros caminhamos para um regime mubarakiano em que todos dizemos que sim a promessas surreais e batemos palmas ao emprestimo de jogadores da qualidade do salvio enquanto pagamos balurdios por jogadores como o gaitan.

esta' na hora de abrir os olhos, nao sera'?