origem
Eusébio +10: BES Stars Fund

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

BES Stars Fund

Depois da grande exibição de Sidney no Dragão, fiquei mesmo a pensar que estava na altura de LFV vender uma fatia da sua mais recente "estrela" aos amigos do BES.

Bem dito bem feito, e hoje já se fazem capas de jornais a dar destaque ao interesse da banca em comprar uma percentagem do passe do Brasileiro. Em Inglaterra, onde esta prática dos fundos de investimento comprarem passes de jogadores é simplesmente proibida (dah), o próprio Guardian dá destaque ao Benfica Stars Fund, entrevistando o director do Fundo de Investimento Mobiliário do BES (double dah) que sublinhou os benefícios da ligação: "O clube tem a vantagem de partilhar o risco com novas contratações e no desenvolvimento de jovens jogadores. O fundo é regulado, e todos os seus negócios são transparentes".

Vamos então analisar esta questão:

1. O fundo, por muito que lhe chamem Benfica, é do BES... Não é dinheiro do Benfica, é dinheiro do BES. Os jogadores deixam de pertencer ao Benfica, para ser posse BES. O Fundo seria do Benfica, se fosse o Benfica que usasse o seu capital para contratar jovens promessas para as nossas camadas jovens ou para rodar noutros clubes. Logo, este fundo, não devia chamar-se Benfica Stars Fund, mas sim BES Stars Fund.

2. O fundo do BES, tal como disse o seu responsável (o tal que é do BES e não do Benfica) de uma forma muito honesta, serve para o Benfica partilhar o risco na contratação de jovens jogadores. Por jovens, entenda-se, jogadores de reconhecido potencial em fase de crescimento. Enquadram-se aqui o Rodrigo, Jara, Balboa, Alipio, Faria ou Gaitan. Se o BES Stars Fund quisesse partilhar o risco com o Benfica na contratação de jovens jogadores que estão a dar os primeiros passes como profissionais, eu ficaria encantado da vida. Por mim, acredito na transparência e necessidade de realizar este tipo de negócios, ainda que tenha sempre muito receio que haja influências externas para promover estes jogadores ao invés dos que são só nossos.

3. O fundo, como disse o seu responsável, devia servir para CONTRATAR jovens jogadores PARA o Benfica, e não AO Benfica. A venda de percentagens das NOSSAS promessas é o oposto do que devia ser o objectivo do fundo. Que lógica tem vender agora percentagens do passe de jogadores como Roderick ou Nelson Oliveira? Gastamos tanto dinheiro para contratar putos da argentina, e depois os que são nossos e não vêm pendurados a um monte de empresários andamos a vende-los às mijinhas ao BES?

4. A venda de uma percentagem do passe do Sidney nesta fase é um erro colossal (ou então é pura fraude). Agora que o rapaz tem finalmente uma porta aberta para a titularidade e que se mostrou em altíssimo nível num jogo de exigência brutal, vamos vender uma parte do passe que só pode obviamente valorizar-se? Onde é que está o risco da operação? Se o BES vai avaliar o Sidney em 10 milhoes e comprar uma parte do seu passe, por mim podem avaliar em 15 milhões que eu também quero investir as minhas poupanças!!!

3 comentários:

Diogo disse...

e' verdadeiramente pornografico o que se passa com o fundo de jogadores (ou, mais correctamente, fundo de investimento). o benfica inscreveu a equipa de futebol do bes na liga. e' surreal. pensar que nem o roderick, nem o nelson oliveira, nem outros miudos formados nas escolinhas, sao do benfica, e' simplesmente preocupante.

mas para o ano vamos ter mais 3 argentinos, 4 brasileiros, 1 servio, 5 chineses e meia duzia de russos, todos muito promissores, todos comprados pelo fundo, todos a jogarem pelo benfica... e vamos emprestar o roderick e o nelson, que precisam de rodar ate' serem dispensados em definitivo...

quanto e' que se deve ao fundo? sera' que nao se pode pagar o que se deve e fechar o fundo de vez? nao me chateia que nao se tenha dinheiro para comprar o di maria. chateia-me andar a "oferecer" o manto sagrado ao bes para que meia duzia de banqueiros ganhem mais uns trocos por ano.

Manuel disse...

Leio aqui muito disparate sobre o Fundo. O Fundo não é do BES mas sim dos investidores que lá colocam dinheiro. O BES apenas tem a responsabilidade da sua gestão. Não está (ainda) aberto a toda a gente, ou a todos os sócios do Benfica que lá queiram investir, mas poderá vir a estar no futuro.

Sem entrar mais em pormenores pois, francamente, não tenho pachorra nem tempo para professor, tenho a dizer que é muito vantajoso para o Benfica, pois resolve situações de necessidades de liquidez de curto prazo. O Benfica não perde dinheiro. E também detém 15% desse fundo.

PS. Os jogadores portugueses também fazem, e podem fazer parte do fundo. É triste ver pessoas (benfiquistas, presumo eu) que não percebem nada de nada, a mandar bitaites e opiniões sobre algo que não entendem nem compreendem, apenas porque lhes apetece dizer mal do Benfica. Parecem os andrades...

Joao disse...

Manuel,

Dou de barato que para além do BES poderá haver outros investidores no fundo... mas isso não altera uma virgula quanto ao seu funcionamento e objectivo.

Eu concordo contigo que este tipo de fundo pode ser muito importante para o Benfica, colocando jovens jogadores de qualidade ao serviço do clube, que de outra forma nunca teríamos capacidade de contratar. Eu veria com muito bons olhos a partilha do risco em jogadores como Javi, Roberto, Rodrigo, Kardek, Balboa, Jara ou Gaitan.

O que eu não aceito é que este fundo sirva, tal como tu dizes, para resolver os problemas de liquidez da SAD através da venda (às mijinhas e em saldo) dos nossos anéis. Onde é que está a partilha do risco na venda dos passes do David Luiz, do Sidney, do Roderick ou do Nelson Oliveira?

Nota que eu não tenho nada contra a existência de investidores que coloquem jogadores na rota do Benfica, com as devidas contrapartidas para ambas as partes. O que eu não tolero é a politica da SAD do Benfica relativamente à venda de algumas das suas jóias a qualquer fundo que seja.