origem
Eusébio +10: Aprendeste alguma coisa Jesus?

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Aprendeste alguma coisa Jesus?

Está percebido Jesus?
Viste a diferença ABISSAL entre este Benfica e o dos últimos jogos?
Aprendeste finalmente a lição?

Hoje estou orgulhoso. Orgulhoso do Benfica e também de mim, treinador de bancada que não percebe nada de bola, mas que ando desde o inicio do campeonato a questionar o desenho táctico de Jesus e a sua obsessão por Bruno César e Gaitan, dois cancros no meio campo do Benfica.

Após as miseráveis exibições dos últimos tempos, Jesus optou por um esquema muito mais parecido com um 4x3x3, onde Saviola e Nolito descaiam nas alas, e Aimar e Witsel partilhavam a batuta do meio campo.

Nolito respondeu exactamente da mesma forma que no inicio do campeonato. Com golos, desequilíbrios, garra, coragem e determinação. Fez mais uma exibição brutal, individual e colectiva, e comprova-se que o que Jesus lhe fez (primeiro obrigando-o a ser médio e depois relegando-o para o banco) é um atentado contra os interesses do Benfica. E Jesus sabe-o perfeitamente, tendo agindo com dolo, privilegiando os seus interesses (o badocha que ele descobriu no banco de suplentes do Corinthias) contra um fução que lhe foi imposto oriundo do modesto Barcelona B . Espero que a lição tenha sido apreendida. Jesus deve um pedido de desculpas a Nolito (ainda por cima depois das patéticas afirmações que fez) e a todos os Benfiquistas que têm sido privados de ver este enorme jogador.

Segundo ponto, a exclusão de Gaitan resultou em muito maior controlo e qualidade de posse de bola no meio campo do Benfica. É inqualificável como Jesus insiste em Nico no meio campo, só por marcar um grande golo a cada lua cheia, ainda que perca 95% das bolas que recebe. Nico só tem uma solução, que passa por jogar 20 metros adiantado no terreno (como jogou hoje Saviola) quintuplicar a sua agressividade e aumentar a sua produtividade ofensiva. Caso contrário nunca se irá afirmar como um jogador de topo. Poderá enganar alguém que compre jogadores pelo DVD, mas nunca será um jogador consistente. Ou Jesus vê isto ou espero sinceramente que o Gaitan saia do Benfica o mais rapidamente possível.

Parabéns a todos os jogadores, particularmente Garay (que marcou o primeiro de muitos golos), Jardel (que cresce a olhos vistos), Maxi, Javi e claro, Witsel e Aimar. Saviola não produz para o que recebe e o seu ciclo tem mesmo de acabar rapidamente. Saúdo ainda mais uma oportunidade dada a Rodrigo e Nelson Oliveira que são dois enormes diamantes.

E agora, fica aberta a caixa dos comentários para todos os acéfalos que costumam vir para aqui acusar-me de ser antibenfiquista por criticar Jesus e as suas opções.

6 comentários:

João disse...

E que mancha preta asquerosa era aquela na camisola do Benfica???

Impressão minha ou na camisola do Cardozo a estampagem até estava por cima de parte do símbolo do glorioso?

Manuel disse...

A diferença não esteve na mudança da táctica do Benfica do JJ, como insinuas, mas sim na postura táctica do Beira Mar que tentou jogar de igual para igual com o Benfica, ao contrário dos outros que colocam o autocarro em frente à baliza. E o facto de começarmos o jogo a perder, em vez de a ganhar, o que fez com que os jogadores dessem corda aos cordões das botas e começassem a correr.

Eu não percebo nada de táctica mas ainda consigo ver isso. Tudo o resto que se diga não passa de conversa da treta de pessoas com a presunção e a pretensão de saberem de futebol.

E o que me dizem do Emerson e do Jardel hoje? Para não variar, e ainda de acordo com as vossas abalizadas opiniões, o Merdeson foi o pior jogador em campo, não acham?

Unknown disse...

As minhas críticas são 2:
1.ª - o Benfica jogou claramente em 442 e não em 433 com um losango assimétrico à semelhança do que fazia no ano em que foi campeão, com Nolito no lugar do di Maria e com o Witsel no lugar do Ramires.
2.ª - dizeres o que disseste do Saviola é não entenderes porque é que a equipa nunca poderá jogar tão bem como jogou hoje sem o Saviola. Não é a questão da velocidade, mas sim a questão do jogo que permite, dos apoios, das linhas de passe, do jogo entre linhas, do recuo do aimar porque sabe que o Saviola fecha na posição ofensiva dele. é preciso muita inteligência e saber muito de futebol para jogar assim e o Benfica não tem outro jogador que possa jogar assim, a menos que ponhas o Nolito na posição do Saviola, mas aí nunca terás 3 jogadores que sabem o que se tem que fazer, porque o Witsel nunca poderá jogar tão à frente como joga o Nolito (isto é perto da área em permanência, alternando a busca da linha de fundo com o corte para dentro).
Não perceber isso é não perceber a essência do futebol das tabelas do Benfica.
De resto, a diferença de aplicação defensiva entre o Nolito e o Gaitan ou o Bruno César é por demais gritante.
Não acho que seja por uma questão de intencionalidade do Jesus, acho que o lance do primeiro golo do Nolito, embora tenha sido golo, deve ter levado o Jesus ao desespero pela fucisse do Nolito.

Diogo disse...

joao,

pois e'. depois de muito martelarmos, la' o homem pos quem devia nos lugares onde devia e o resultado foram 5 que podiam ter sido mais 3 ou 4.

nolito e' um monstro e aimar e' gigantesco. notou-se que a entrada do gaitan fez com que a equipa passasse a carburar so' com meio pistao, porque o homem nao tem classe nem pedalada para um benfica demolidor. resultado: a equipa perdeu gas e genica.

agora so' queria mesmo era um trio atacante com nolito na esquerda, rodrigo na direita e cardozo/nelson/saviola no meio.

um aparte: o saviola pode ser daqueles jogadores por quem nao se da' nada. ainda para mais e' franzino e baixo. mas continuo a achar que e' um fora de serie que e' sistematicamente incompreendido. a sua cultura tactica e' brilhante. eu por mim gostava de o ter no benfica por muitos mais anos. ate' teve um post meu ha' umas semanas, quando ja' todos lhe andavam a fazer a cova.

Diogo disse...

e a adidas e a tmn ja' se andam a fazer ao murro na mesa outra vez... voltaram as caixas publicitarias... estamos mal.

João disse...

o criterio editorial é claro: posts sobre futebol, ficam; posts sobre o meu benfiquismo, flush.