origem
Eusébio +10: mijando fora do penico

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

mijando fora do penico

Do alto do meu Benfiquismo (que deve ser mais rasca que o dos demais), tenho vindo a testemunhar o que mais temo poder vir a acontecer ao nosso glorioso clube... Não estou a falar das arbitragens (de facto miseráveis), nem do Roberto (de facto medíocre), nem dos 9 pontos perdidos em 4 jornadas (impensável)... Estou a falar da choraminguisse instalada, ao jeito de vocês sabem quem...

Fizemos a pré-época de peito cheio... Champions para aqui e para acolá... entrevistas e mais entrevistas... sobranceria a rodos... nem parecia haver necessidade de disputar o campeonato porque o vencedor estava mais que encontrado... Os Andrades venderam os seus dois melhores jogadores e contrataram o Noddy e o Grilo Falante... a grande contratação do Sporting foi o Maniche, está tudo dito... Só o Braga nos poderia meter algum respeito mas de certeza que este ano o trabalho que o Jesus lá deixou feito se ia começar a diluir e todos iam ver a massa de que é feito o Estava-a-olhar-para-a-relva.

No entanto, confirmem por favor os seguintes factos relativos à preparação do plantel:

- A SAD vendeu DiMaria (por 25M e sabe-se lá mais o quê) e contratou para o seu lugar um #10 de 22 anos (por 8.5M). Vendeu ainda o Ramirez e conseguiu o empréstimo de Salvio, um avançado de 20 anos, por 2 milhões (por 20% do passe).
- A SAD comprou ainda Jara (5.5 milhões) para a posição de Saviola e Weldon; Roberto por 8.5 milhões (um jogador que custou 1 milhão ao Atletico depois de uma época como titular do Huelva, fez a primeira volta como 3º guarda redes e a segunda volta como titular do Saragoça); e Rodrigo (6 milhões) para ser imediatamente emprestado ao Bolton.
- A SAD vendeu Makukula (por valores não divulgados), Halliche (por 2.5), emprestou Miguel Victor (para ficar com Fabio Fario), Yebda e Urreta (que foi considerado o melhor jogador da 2ª volta do campeonato Uruguaio).
- A SAD não conseguiu encontrar no mercado nenhum lateral direito que possa ser alternativa a Maxi, nenhum lateral esquerdo que possa ser alternativa a Coentrão, e nenhum médio/extremo esquerdo ou direito que possam ser alternativas minimamente semelhantes a DiMaria ou Ramirez.
- Ficaram no plantel quatro jogadores para a posição 10 (Aimar, Martins, Gaitan e Menezes), três para a posição 6 (Javi, Airton e Ruben), um médio esquerdo (Peixoto) e zero médios direitos... qualquer outro arranjo não passa de meras adaptações de jogadores não rotinados.
- A SAD não renovou contratos até agora com qualquer dos Mundialistas ou dos jogadores ditos com mercado (Coentrão, Maxi, Luisão, David Luiz e Cardozo).
- A SAD renovou o contrato de Jorge Jesus, tendo este passado de 500 mil euros para 2.4 Milhões anuais (segundo o Correio da Manhã).


Já agora, confirmem por favor o seguinte relativamente à relação do clube com as instâncias desportivas:

- LFV apoiou publica e descaradamente a nova direcção da Liga de Clubes, encabeçada pelo braço direito de PC;
- LFV passou o Verão a elogiar o "parceiro" e "amigo" Joaquim Oliveira;
- LFV tomou o partido de Carlos Queiroz na sua guerra particular contra a Federação, o Secretário de Estado do Desporto e a Comissão Nacional Anti-Dopagem.


E por fim estes em relação aos primeiros jogos da época:
- O Benfica foi batido inequivocamente pelo FCP, num jogo em que os Andrades deram uma demonstração categórica de garra e ambição, e onde os jogadores do Benfica cometeram várias agressões de fazer corar o Bruno Alves.
- Na primeira jornada os adeptos receberam a equipa com gritos de "campeões somos campeões" enquanto se refastelavam nas cadeiras à espera da chuva de golos... O Benfica acabou por perder com a Académica, num jogo sem casos e onde não criou praticamente uma oportunidade de golo. Roberto serviu de bode expiatório (algo injustamente) passando incólumes os jogadores de campo (excepto Coentrão) que mais refastelados estiveram durante os 90 minutos.
- Na segunda jornada perdemos por 2-1 (com o golo solitário já em descontos), onde os frangos de Roberto e a má arbitragem de Pedro Proença esconderam mais uma exibição confrangedora quer a nível técnico quer mental.
- Na terceira jornada Roberto salva os únicos pontos conquistados até agora, num jogo muito complicado, ao defender um penalti que daria o empate quando ainda restavam 70 minutos e apenas 10 jogadores.
- Na quarta jornada, nova exibição confrangedora num jogo onde o Vitória teve as melhores ocasiões e onde Olegário Benquerença tudo fez para impedir o Benfica de jogar.


Feito o exercício, onde é que está a surpresa?

- Estamos a ser roubados? claro que estamos... duma forma ainda mais vergonhosa do que no passado... não só estamos a ser roubados como os nossos adversários estão a ser levados ao colo (vejam os jogos de Porto, Braga e Sporting da terceira jornada... porque será? se calhar alguém deu de mão beijada a faca e o queijo aos ratos mais ressaibiados do barco e ainda lhes estendeu uma passadeira vermelha e ofereceu uns canapés... queriam o quê?

- Não jogamos nada de nada? pois, parece que afinal o plantel maravilha que calhou a Jesus este ano está um bocadinho desiquilibrado.

- A equipa é uma sombra da do ano passado? pois, é o que costuma acontecer quando há jogadores que podiam ter ido para outro lado ganhar mais dinheiro e ficaram por cá com os mesmos ordenados do ano passado... a motivação ficou-lhes esquecida algures em África... ou então perdeu-se algures no meio dos caracóis.


E agora? Bom, o primeiro problema é o mercado já estar fechado porque senão podíamos ir buscar um Freddy Adu qualquer que iria empolgar as massas pelo menos até Outubro. Segundo problema, despedir Jesus depois de lhe dar 2 anos de contrato por 2,4m/ano custa quase tanto como um Rodrigo e ainda por cima há um monte de adeptos com t-shirts a dizer JESUS É O SENHOR. Terceiro, culpar Rui Costa depois de o ter secundarizado é um bocado redutor... Sobram então os alvos do costume...

Vamos então culpar os árbitros pelo nosso insucesso e pela nossa incapacidade interna. Já agora, como o vamos fazer: com inteligência, ameaçando pela calada, pressionando na véspera dos jogos, usando-os como alvo na motivação dos adeptos e dos jogadores, mostrando a toda a classe o pesadelo que é afrontar o Benfica? Ou vamos chorar como uns bébés depois do mal estar feito?


Agora a sério: usar os árbitros como desculpa é um atentado à identidade do Benfica... fazê-lo como bébés chorões é, lamentavelmente, o primeiro passo para a sportinguização.



PS - Parece que amanhã há Champions e o árbitro não vai ser da AF do Porto. Começa-me a cheirar que os lenços não tardam... tenham bom senso e virem-se para a tribuna. É lá que mora o responsável e o principal culpado.

18 comentários:

Anónimo disse...

Perdemos com a Académica num jogo sem casos? Foda-seeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Quanto ao resto do post concordo plenamente com as críticas à direcção...

Mas a afirmação sobre o jogo com a Académica devia dar direito a um processo disciplinar... Foda-se!

LF disse...

Um post lamentável, que num momento tão delicado, atenta contra os interesses do Benfica.

Benfiquistas assim fazem pouca falta ao clube. E são a razão de não sermos tão grandes como deviamos.

Académica sem casos ???!!!??
Com franqueza...

MRC disse...

Concordo com muitos dos reparos que foram feitos neste post, mas não posso deixar passar em claro esta afirmação: "O Benfica acabou por perder com a Académica, num jogo sem casos e onde não criou praticamente uma oportunidade de golo". Eh pá...essa afirmação pretendia ser irónica ou é apenas uma piada de mau gosto???!! Ou então já adoptou aquela máxima de alguns "jornalistas" que comentam com aquela habitual bonomia comprometida com o sistema: "ah, pois de facto o Benfica foi muito prejudicado, mas jogou tão mal que nem se pode queixar". O que é isto? Então os roubos agora são uma espécie de justiça aplicada para penalizar a nossa equipa quando joga mal? Tenha pachorra!!!!!! Sabe o que interessa agora? Pugnar para que o comunicado de ontem dos órgãos sociais do SLB não seja apenas mais uma declaração de intenções para inglês ver! TEMOS QUE APOIAR A EQUIPA NO NOSSO ESTÁDIO! TEMOS QUE FAZER A VIDA NEGRA A APITADORES CORRUPTOS E A JORNALEIROS SUBMISSOS! TEMOS QUE GARANTIR QUE LFV NÃO VENDE OS DIREITOS TELEVISIVOS À OLIVEDESPORTOS! TEMOS QUE GARANTIR QUE NÃO ENTRA DINHEIRO DE BENFIQUISTAS NAS RECEITAS DE BILHETEIRA DOS OUTROS CLUBES! Se estas medidas forem levadas a sério algo vai mudar...não tenham dúvida.

Joao disse...

Camaradas,

Em relação ao comentário sobre o jogo com a Académica, começo por dizer que adiei a minha ida para férias para ir ao Estádio da Luz apoiar a equipa nesse jogo em particular... do que me lembro desse jogo foi o mergulho patético do Aimar e muitos pedidos de penalti... nenhum deles fundamentado. Lembro-me também de ter entrado cedo no estádio e de ter visto todo o aquecimento da equipa, percebendo logo que algo não estava como antes tal a rebaldaria...

No entanto, fui agora reler o que disseram alguns jornais e blogs (como a Tertulia ou o Não Se Mencione...) e não há qualquer referência aos supostos casos. Queiram por favor os ilustres visitantes elucidar-me e apresentar os seus argumentos para que me possa defender do processo disciplinar.

Caro LF, para benfiquistas que se acham mais benfiquistas do que eu, tenho uma palavra: BARDAMERDA. Lamentável não é o post, mas os factos que relato. Se não concorda com algum terei todo o prazer em discuti-lo em mais pormenor.
Sou sócio há 20 anos e as minhas filhas desde que nasceram, apoio as modalidades, sou accionista, tenho um lugar cativo, e estou todos os jogos na Luz a apoiar a equipa sem nunca ter assobiado um jogador que vista o manto sagrado. Se isso não me dá o direito de apontar o dedo a quem na realidade atenta contra os interesses do meu clube, repito: BARDAMERDA para si e para todos os Benfiquistas como você.

Caro MRC, repito o que disse acima... diga-me por favor que casos foram esses no jogo com a Académica porque eu sinceramente não me recordo... o que me lembro foi de termos jogado muito tempo contra 10 jogadores enfiados no seu meio campo e não termos apresentado o mais pequeno fio de jogo sem ser pontapés para a área e no meio da confusão pedir penaltis. Sem ironias e com toda a sinceridade, foi esta a leitura que fiz do jogo... revendo agora o que foi escrito na altura noutros blogs, não fui o único a ver o jogo assim. Em relação aos seus outros comentários, acho profundamente lamentável o comunicado emitido ontem. Concordo numa coisa, e numa apenas: ser implacável na negociação com a Olivedesporto.

Disse-o há algumas semanas neste blog: o preço pelos direitos televisivos para a época 2012/13 está a venda por 30 milhões e sobe ao rácio de 1 milhão por cada linha de fora de jogo enviesada e cada penalti branqueado. Pelas minhas contas, já vamos em 35 milhões e por este andar é melhor o Joaquim ir buscar depressa o livro de cheques.

Anónimo disse...

Ora bem:
- Saviola abalroado por um jogador da Académica;
- no mesmo lance o Javi Garcia leva um pontapé dentro da área;
- jogador da Académica corta a bola com a mão dentro da área, a jogada prossegue junto à linha. A bola sai, pelo menos, uma vez na tromba do fiscal-de-linha... E... 2-1 para a Académica!

Caro João, se não recordas os lances, deixo aqui um conselho: na próxima vez que fores ver um jogo, atravessa a 2ª circular, dirige-te ao Colombo. Tem lá uma farmácia. Compra umas vitaminas para a cabeça porque estás com graves problemas de memória! E talvez a Multiópticas também seja um bom local para te dirigires, pois se estiveste no estádio e não viste nada...
Saudações Gloriosas

Bola7 disse...

ora bem...

Joao disse...

No estádio estava eu... e vi os jogadores protestarem tanto que fiquei mesmo com a sensação que tinha havido 5 penalties...

Sinceramente, depois de ver o pouco que a Sportv tinha para mostrar, fiquei envergonhado com o mergulho do Aimar, e não concordo com os dois lances que referes... são paneleirices... desculpa, mas se alguém marcasse um penalti num lance semelhante contra o Benfica eu ficaria fodido. penalties desses só vi marcar a favor dos andrades.

o lance de mão na bola, fiquei na altura com essa sensação ao ver a reacção dos jogadores, mas na TV percebe-se que não há nada... a tua tv deve ser melhor que a minha... A bola fora, ouvi falar disso mas sinceramente não vi o lance... não sei se estava ou não estava... talvez não tenha sido do interesse da Sportv mostrar.

já agora, os lances que referes desculpam o facto do Benfica ter dado meio jogo de avanço? ou o facto do Peixoto ter perdido a bola cada vez que lhe tocou? ou a imbecilidade da falta que o David Luiz faz que dá origem ao primeiro golo?

MRC disse...

Caro João,

Poderia mencionar um lance em que o Saviola foi atropelado dentro da grande área (literalmente, não se trata de exagero de linguagem). Podia também mencionar o lance em que o Javi Garcia foi pontapeado dentro da grande área (também não se trata de exagero de linguagem). Eram 2 penalties claros, e que obviamnente poderiam mudar o jogo! E já nem falo do exagero ao nível dos cartões amarelos, que aliás continuou nas jornadas posteriores. Não se surpreenda se há 6ª jornada tivermos 4 ou 5 jogadores nucleares castigados com o 5º amarelo. Não quero com isto dizer que o Benfica jogou bem...pelo contrário, foi uma sombra de si próprio! Porém, isso não justifica que possamos ser roubados...e não me venham com as teorias do "errar é humano" e etc, pois já estou queimado demais para acreditar nessas balelas! Procurei no youtube vídeos dos lances desse jogo, mas infelizmente os resumos disponíveis online, elaborados pela Sportv não contêm qualquer lance polémico. Mas se visse o resumo do jogo nessa noite veria que não se trata de imaginação minha...

Saudações benfiquistas.

Joao disse...

"Compreendemos e associamo-nos ao movimento de indignação que desde sexta-feira varre o país. Face à adulteração da verdade desportiva, queremos pedir aos sócios e adeptos do Benfica que continuem a apoiar, de forma inequívoca e sem reservas, a equipa nos jogos que o Benfica realiza no Estádio da Luz, mas que se abstenham de se deslocar aos jogos fora de casa."

Como se eu precisasse de mais uma razão para odiar LFV...

Joao disse...

Caro MRC

Concordo consigo que a Sportv tudo fez para branquear os lances polémicos desse jogo. Até concordo que o lance do Saviola é falta, mas sinceramente, é daqueles que há 20 por jogo e percebo que não tenha sido assinalado. O pontapé na sola do Javi, sinceramente, é demasiado casual e inócuo para ser penalti... friamente, todos esses lances constituem uma infracção às regras, mas diga-me uma coisa: se fossem assinalados contra o Benfica não ficaria furioso?

Nós podemos ver os slow-motions de todos os cantos e encontrar 20 penalties por jogo... mas isso não invalida o facto do Benfica não ter jogado a ponta dum peido... o resto é musica.

Diogo disse...

joao,

parabens pelo post e parabens pelas respostas a alguns comentarios. nao sei onde andaram muitos destes "benfiquistas" que agora aparecem de peito feito porque fomos roubados na 6a feira. criticamos aqui, neste mesmo blog, varias posturas que viriam a dar no que se viu. avisamos para as amizades perigosas com o jaquim da tv e o novo cerebro do polvo no cadeirao da liga. ninguem tugiu nem mugiu.

este campeonato vamos penar muito. nao so por esses factos mas pela sobranceria que temos vindo a avisar desde o recta final da epoca passada ('a volta da 25 jornada andava tudo de papo feito). agora andamos a colher as tempestades que colhemos, quando o que precisavamos era de solidez e rumo. as promessas vas de champions, de jogadores a ou b, as vendas nao compensadas do ramires e do di, o apagamento do DL... tudo isto culminou em um comeco de epoca miseravel.

mas parece que os outros e' que sao mais benfiquistas que nos porque se revoltaram na 6a...

enfim...

Anónimo disse...

Sim, realmente o gajo da Académica deve ser um paneleiro... Da forma que se atirou ao Saviola. Se consideras isso um lance normal, tudo bem... Então a minha tv não será melhor nem pior que a tua, será apenas diferente!

Nunca leste nenhuma afirmação minha dizendo que esses erros desculpam a má exibição do Benfica. Mas parece que és daqueles que considera que quando o Benfica não joga bem, não devem ser marcados penalties (ainda que existentes) a seu favor... Será assim uma espécie de "castigo divino merecedido". É pá, se assim for deixa o blog e candidata-te a um lugar n'O Jogo. Serás lá recebido de braços abertos!

MRC disse...

João,

Não poderia ficar furioso caso esses lances fossem assinalados contra o Benfica. Faltas são faltas e quando existem devem ser assinaladas! E por favor não vamos entrar no campo das intensidades, pois essa história é da auditoria de um tal Pôncio e até nos fica mal! O que eu gostava de ver era as regras a serem aplicadas SEMPRE, mesmo quando o Benfica joga mal! Não me consigo conformar que defenda que por o Benfica jogar mal os erros de arbitragem são admissíveis, toleráveis, e naturais. Os lances em concreto a que me refiro seriam penalty em qualquer parte do mundo...só não são aqui! Já pensou que apesar de estarmos a jogar mal, apesar da pré-época ter sido conduzida da forma que foi, podíamos mesmo assim estar a apenas 3 pontos do 1º classificado, e portanto não estaríamos aqui neste momento, provavelmente, com tantos discursos inflamados? È que infelizmente eu sei como isto vai acabar pois já assistimos a este filme: vai acabar com grande parte dos adeptos a assobiar a equipa e a pedir a cabeça do Jesus numa bandeja! E pronto..lá teremos LFV a fazer esse favor, a anunciar mais um novo ciclo e um mandato desportivo e a sair livre de mais uma embrulhada. Eu não quero ver essa tragédia!!! Neste momento acho que seria importante implementar algumas das medidas propostas pelos órgãos sociais. Mas cabe a todos fazê-lo, e inclusivamente à direcção lutar semanalmente para que isso se cumpra...senão será apenas mais um episódio da tragédia em que isto vai terminar...para o Benfica.

Joao disse...

Não vou continuar a discutir se foi ou não penalti... já te disse... se marcassem esse penalti contra o Benfica ficava fodido... e acho q tu tb...

o que eu acho é que antes de nos queixarmos dos erros dos outros temos de olhar para os nossos. Uma politica assente na desculpabilização é meio caminho andado para o DESCALABRO.

Para mim, o Benfica será sempre o clube do "hoje vamos ganhar por quantos?" e nunca o do "hoje não nos deixaram ganhar".

Joao disse...

Caro MRC,

Jesus é bom demais para ser cruxificado pelos adeptos.

O próximo a sair vai ser o LFV... não há mais desculpas e não há mais Rui Costas...

Anónimo disse...

A forma de ver certos lances bem como a reacção à crítica, varia de pessoa para pessoa.
Ou seja há pessoas que vêm um jogo e vêm 5 penalties e há outras que não vêm um sequer. Mas mais, essas mesmas pessoas que não vêm nenhum dos 5, não vêm nada de anormal quando os nossos inimigos são compensados com lances idênticos.
Quanto à crítica, há pessoas que sentem ter o direito de criticar seja quem for e ao mesmo tempo não admitem serem criticados. Quando são, pensam estar no direito de mandar essas pessoas para toda a parte usando linguagem imprópria.
Deixo apenas esta pequena reflexão:
Imagine ter sido eleito por uma esmagadora maioria de 92% e vir alguém criticá-lo com ou sem razão depois de ter admitido algo como "Como se eu precisasse de mais uma razão para odiar LFV...".
Sinceramente - tem condições para criticar alguém que assumidamente odeia?
Já agora deixo o desafio para reagir a esta crítica sem ser mal educado.
Saudações Benfiquistas
Tony Salta

Joao disse...

camarada,

eu listei uma série de factos que me parecem absolutamente incontestáveis. pedi-vos que os contestassem e parece que dos 20 ou 30 pontos que levantei só a arbitragem do jogo com a Académica não é consensual.

a critica que eu faço a LFV não é de hoje, vem de há muito tempo, e está muito bem suportada por factos que conspurcam a gloriosa história do Benfica.. acho inacreditável que se apoie no facto de LFV ter sido eleito com 92% dos votos, numa eleição que é uma afronta aos princípios básicos da democracia, um atentado aos estatutos do clube, e quanto mais não seja, uma completa pouca vergonha que revelou bem o carácter de LFV.

Estou tão aberto à critica que o desafio a rebater qualquer dos factos que enunciei... se quiser até lhe dou razão nos penaltis do jogo com a Académica... mas virem para aqui dizer que sou menos benfiquista que os outros só porque não lambo o cu do LFV, isso, tenha paciência.