origem
Eusébio +10: 2 pontos perdidos

domingo, 29 de novembro de 2009

2 pontos perdidos

Minuto 93, canto a favor do Benfica, 3 jogadores encarnados sobem para a grande área e nem sequer se fazem à bola...

No jogo de ontem estavam em causa 3 pontos, os mesmos que valeu a brilhante vitória contra a Naval, ou estava em causa não perder para os queques?

Na minha opinião, o Benfica fez ontem o seu pior jogo da época. Pior do que em Atenas (onde faltou carácter), pior que em Braga (onde não deixaram ir mais longe), pior que contra o Marítimo e Guimarães (onde fomos manifestamente infelizes). Em todos esses jogos, fomos fieis à nossa identidade e por uma razão ou outra não tivemos a felicidade que procurámos. Ontem cuspimos na nossa história. A atitude que Jesus recuperou e que me fez sonhar nos últimos meses desapareceu, dando lugar a uma equipa medrosa, cobarde e infeliz.

Confesso a minha estupefacção com as declarações de David Luiz e Jorge Jesus no final do jogo... a (falta de) atitude estampada na cara dos jogadores durante 90 minutos foi o retrato da falta de ambição assumida. O objectivo do jogo não foi a conquista de 3 pontos, mas afastar decisivamente o Sporting da luta pelo titulo... como se o Sporting não estivesse afastado da luta do titulo há muito, e fosse preciso um empate (o sexto em 11 jogos) contra o líder do campeonato para os arrumar de vez. Por muito que Jesus tente florear a questão, os lagartos respiraram de alivio no final do jogo e o próprio Carvalhal não disfarçou o bom resultado conseguido... E nós perdemos 2 pontos, contra uma equipa frágil e completamente destapada na defesa. Sinceramente, não vai haver muitos jogos tão fáceis como os de ontem.

Individualmente, Javi e Ramirez são estrelas de outra constelação e mereciam outra sorte. Impressionante a forma como Javi se enfureceu por não lhe conseguirem estancar o sangue. Quim também esteve bem...

DiMaria foi confrangedor e Aimar uma lástima... desde que foram os dois convocados para a selecção que parece que tudo lhes sai mal, com a particularidade de Aimar não parecer nada preocupado com o assunto... ontem saiu de campo aos 67 minutos com um sorriso nos lábios... preocupante. Os laterais voltaram a ser medíocres, tal como Sidney que não sabe ter a bola nos pés. Espero que com a sua lesão, Miguel Victor possa provar a Jesus quão enganado está a seu respeito. David Luiz regrediu para os níveis de Agosto e mais uma vez foi o principal municiador de ataque do adversário, com uma série de faltas absolutamente idiotas cometidas perto da área.

Proença fez uma boa arbitragem. Um erro grave ao ter decidido não ver a mão na bola de Polga que daria o 2º amarela antes dos 70 minutos. Embora seja um lance muito difícil de ver e de ajuizar, Caneira atinge Cardozo na face com uma violenta cotovelada. Se fosse no meio campo era falta e amarelo... mas na área não se assinalam aquelas faltas (excepto o Sr Jorge Sousa).

6 comentários:

dezazucr disse...

Finalmente um blogger que concorda comigo.
O jogo de ontem foi uma merda. O Benfica foi incapaz de ganhar e de se impôr a um dos piores sportings dos últimos anos e pior, dando-lhe motivação, pois não haja dúvidas que após este jogo eles saem de cabeça erguida, pois conseguiram roubar pontos ao maior rival.

O Benfica tinha aqui uma hipótese de deixar um sério aviso à concorrência e mostrar a sua personalidade.
Não o fez mais uma vez e começa a ser preocupante que em 3 jogos a doer Braga (líder do campeonato), Guimarães (jogo a eliminar) e sporting (derbi) o Benfica não tenha conseguido ganhar nenhum.
Perdeu 2 pontos para o Braga e permite ao porto aproximar-se.
Mais preocupante quando se aproxima-se a passos largos o jogo com o maior rival para o título, o porto. Já começo a duvidar se sequer conseguiremos manter a vantagem dos 3 pontos até esse jogo.

O pior é que a jogar assim estamos expostos aos erros dos árbitros, como ontem se viu. O Benfica para ganhar tem de jogar sempre como estava há semanas, a trucidar. Baixa o ritmo e não ganha, é certo.

Pior: Di Maria.
Melhor: Ramirez, com Javi e David Luiz a ajudar.

Preocupa-me também a baixa de forma do Maxi.

Diogo disse...

joao,

bom post. tenho mixed feelings sobre o jogo de ontem. por um lado, foi um ponto ganho, numa prova longa. por outro lado, foram 2 pontos perdidos. contra os queques.

o que mais me preocupou foi, como disseste, a falta de atitude e a casmurrice do jesus em jogos cruciais. a ver:

-sidnei: muito fraquinho...

-cesar: nao foi por ai que nao conseguimos marcar, mas sera' que apostar no coentrao nao teria partido a defesa do sporting logo de inicio?

-dimaria e aimar: a estrategia dos avencados comeca a dar resultados. desde que se comecou a falar no interesse do chelsea no dimaria que este se tem eclipsado. a ida do aimar 'a seleccao tambem parece ter impedido fazer com que o rapaz se concentre no que tem de fazer...

-maxi: pois e'... a operacao ao joelho tirou-lhe um pouco a agressividade que ele tinha... nao teria compensado por o amorim mais cedo tirando o maxi?

as escolhas do jesus comecam a preocupar. o aimar tinha de sair, mas a entrada do ruben para o seu lugar tirou objectividade 'a equipa. o felipe menezes ainda nao e' menino para estas andancas, mas nao seria melhor ter apostado num outro trunfo? o cardozo pareceu-me ter ficado em campo tempo demais, o di maria idem, para nao falar no maxi ou no sidnei.

notas positivas para o quim (muito atento, compensando a juventude dos centrais), javi garcia (que monstro de jogador!!!), ramires (parece que nao tem ja' 200 jogos nas pernas...) e saviola.

nota final para o proenca. nao perdemos por causa dele, mas com o benfica a jogar mal nem precisou de fazer muitas avarias. tirando a mao (CLARISSIMA) do polga (como e' que o fiscal de linha nao ve esta mao e' que me escapa, mas enfim...), e sendo capaz de irritar os jogadores do benfica, nao teve grande influencia no resultado.

farfalho, o maltês disse...

A mão de Polga foi dificil de ajuizar?

É o suficiente... não batam no ceguinho.


E a cena de o arbitro correr com o Javi no ultimo canto?
Tambem foi de dificil juizo.?

Na RTP tem mesma percepção dos lances nem repetem as imagens.


1 ponto ganho.

Sry Lanka disse...

Como portista, vi o jogo, e fiquei com a sensação q se o SLB carrega-se um cadito, os verdes borravam-se todos. No final do jogo, fiquei satisfeito plo empate. Não plos verdes, mas plo SLB. Pra mim, foram 2 pontos perdidos pó SLB. O JJ diz q foi um ganho. Bem, faz o seu papel, e foi sempre um derby. Os verdes arredados do titulo já tavam à muito. Braga, Naval, Guimarães, SCP. 4 jogos seguidos, 1golo marcado e aos 90m. Será que o desgaste das goleadas na parte inicial da época, não fazendo gestão de esforço, juntamente com o términus do efeito surpresa do novo SLB do JJ, começa a produzir os seus efeitos?? A concorrência espera q sim. Muitos dizem q sim...eu ainda mantenho as minhas dúvidas, embora torça para q seja assim. Esta jornada, temos jogos complicadíssimos. SLB - Académica...cuidado com esta Académica. Se jogarem como fizeram no Dragão no 1º jogo do Villas-Boas, olha-se pró campo e parece q nao ha espaço pa jogar! Excelente cobertura do campo. O Boas percebe da poda. Guima - FCP. Claramente jogo de tripla. E contra mim falo, com este FCP dos ultimos jogos, a hipótese do "2", ténue!

Joao disse...

Eu não questiono as escolhas do Jesus... Já percebi que o homem tem embirrações mas quem sou eu para o criticar... continuo a achar que temos o melhor plantel e o melhor treinador da Liga, e que isso em principio devia chegar para ganhar com 10 pontos de avanço.

Não critico as suas escolhas, mas posso criticar a atitude, e essa é que me deixou enfurecido. No jogo contra o Guimarães não jogámos bem mas houve querer. Contra os lagartos houve muito mais preocupação de não perder do que de ganhar... e isso é que eu acho deprimente...

Entrámos em campo muito cautelosos quando neste jogo era de entrar a partir com tudo que os queques em 15 minutos estavam a precisar de mudar as fraldas... e em vez disso fomos temerosos... para além de lhes darmos um ponto, ainda servirmos para aumentar a confiança deles.

O lance do Polga é clarissimo, então para o fiscal de linha é de bradar aos céus. Difícil de ajuizar é a cotovelada do Caneira no Cardozo.

b DE m disse...

Dificeis de ajuizar foram os mergulhos do Fucile e do UlK'orno... nem uma amarelo, por simulação.
Dificil de ajuizar aquilo que se passou no tunel do Braguilha, menos os dois jogos a Cardozo estes tão faceis de ajuizar... não obstante, cá fora nada terem visto.