origem
Eusébio +10: pequenas vitorias com denominador comum

terça-feira, 29 de setembro de 2009

pequenas vitorias com denominador comum

o inicio avassalador do benfica tem entusiasmado os adeptos e tem aziado os nossos opositores. ja' provocamos 2 chicotadas psicologicas (1 peca por tarde) e ja' temos uma melhor media de golos que e' a melhor na europa. a tudo isto esta' intimamente ligado o jj. e muito temos que lhe agradecer por tal. mas ha' outras pequenas vitorias que por vezes passam despercebidas. a ver:

1) o regresso de aimar 'a seleccao. vitoria, essencialmente, do telmo firmino. era um jogador que vinha para se reformar, que estava acabado, que nao podia jogar mais que 45 minutos sem correr o risco de parar 3 meses. passados 2 anos, e' a estrela maior da companhia, e' o mago que todos os argentinos conhecem, e renasce para o futebol que nem fenix, com esperancas renovadas de levar a argentina ao mundial e o benfica 'a vitoria no campeonato.

2) saviola e javi garcia. no real estavam os 2 perdidos. se o primeiro admite ainda nao ter mostrado 1 decimo do que pode fazer (o que revela uma enorme humildade, que me agrada muito), o segundo foi logo catalogado de refugo e sarrafeiro, mesmo sem ter tocado na bola. passados 3 jogos europeus e 6 jogos na terrinha, javi e' a referencia defensiva do nosso meio campo, com um pulmao e uma capacidade futebolistica acima da media. saviola e' um desequilibrador nato e so' precisa de mais jogos nas pernas e mais confianca, mas o rapaz ve-se que anda felicissimo.

3) o novo di maria. quique flores sentou-o no banco em deterimento do reyes. quando o fez jogar, eram 10 minutos aqui e ali. foi aos jogos olimpicos e esplanou naqueles campos da bola algo por que nos queriamos que ele fizesse com o manto sagrado vestido. jesus devolveu-lhe a irreverencia e a liberdade para ser criativo. e' certo que se deixa entusiasmar tanto que ainda faz muitos disparates, mas e' um jovem com enorme margem de progressao e que ainda pode dar muito. umas chapadas para tirar as manias de se querer mudar para todos os clubes de futebol e vai ao lugar...

4) o diamante coentrao. tal como di maria, quique nao foi 'a bola com ele. na sua saida para o zaragoza dizia "sou melhor que di maria". fabio, amigo, hoje nao duvidamos. e' jovem como o argentino, mas muito mais objectivo. e' mais certinho, esta' mais crescido, faz menos asneiras. voltou do rio ave com vontade de se impor e aos poucos conquista o seu espaco. para ja', conseguiu ganhar a confianca de muitos adeptos. a titularidade esta' para breve.

5) cardozo, o homem golo. a epoca passada passou-a, incompreensivelmente, tapado por suazo. quando teve que mostrar, marcou 17 golos em 22/23 jogos. ainda assim, quique torceu sempre o nariz. jesus sabia quem era cardozo e nao pensou 2 vezes quem faria parte do ataque do benfica: cardozo + 1. reaparece nesta epoca de faro apurado, a confirmar o rotulo de matador. arrisca-se a entrar no panteao dos deuses e fazer companhia a eusebio, nene, rui aguas e mannique...

6) aposta de lfv. podemos nao gostar do homem ou de duvidar de algumas escolhas, mas embirrou que era o jesus e embirrou bem. o benfica continua a crescer em numero de socios, a benfica tv esta' a mostrar-se um sucesso, a cotacao do benfica na bolsa e' maior que a dos 2 outros clubes junta (!!!), o benfica e' badalado por meia europa fora. uma aposta claramente ganha que trara' beneficios a muito curto prazo. podemos nao ganhar a liga europa, ou o caneco da cerveja, ou o campeonato, mas lfv pode ter encontrado em jj a razao para ficar na direccao muitos anos.


BENFICA SEMPRE!!!

11 comentários:

Nuno disse...

Benfica 'a Benfica!

Se isto dura ate' ao fim da epoca, rebentamos com tudo e ha' um tumulto no estadio da corrupcao.

Este ano nem com os arbitros nos hao-de sequer chegar aos calcanhares!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Não acham q o JJ é um cadito passado dos carretos?! Não seria aconselhável, depois de tar a ganhar por 2 ou 3, dizer á equipa..."agora calma aí...nada de correrias, façam antes correr a bola". Mas não! É sempre a bombar como se não houvesse amanha. O problema é q há amanha, pa semana, pos mêses q vem, muito jogo! É q o Braga no ano passado, terminou a época com 12 jogadores! Na minha óptica de mister de bancada, pensava assim, e até sacava fora logo q pudesse os mais utilizados. Mas pronto. Aguardemos os resultados...la pa Maio!

Diogo disse...

anonimo #2,

ainda bem que es treinador de bancada! eu quero o meu benfica a massacrar do primeiro ao ultimo minuto. confio em absoluto na equipa medica, nos preparadores fisicos e na gestao eficiente do plantel. preocupa-me mais as viagens intercontinentais do aimar, cardozo, di maria e maxi que jogarem a 150% todos os jogos.

anonimo #1: estas enganado, nos nao pensamos em voces. voces e' que nao deixam de pensar em nos, ja' que passam a vida a visitar blogs benfiquistas e a comentar as noticias do GLORIOSO em tudo o que e' jornal online... assim se ve a GRANDEZA do BENFICA, 'a qual voces nunca chegarao!

Anónimo disse...

Ganhem lá nos blogs...aí vcs são muito bons...de facto...palavras...levá-as...títulos...nem por isso!

Diogo disse...

o que vos chateia mesmo e' que dentro das 4 linhas, onde conta, nos estamos a dominar, e a dominar muito. e isso da' muita azia para os vossos lados. porque voces sabem que nem com herois de banda desenhada ou a desviar jogadores da luz la' chegam este ano... e por este andar, e esperando que o jj fique la' muitos anos, nos proximos anos tambem andarao a olhar para cima...

Joao disse...

diogo... nem é para responder, é só para apagar...

Grande análise ao trabalho do JJ! A empatia com a equipa é uma coisa impressionante. Sinto que não vamos esmorecer à primeira falha. Nada nos vai conseguir parar.

Tiago disse...

Não sei se já viram que o benfica vendeu parte dos passes de 12 jogadores incluindo bastantes juniores.

Parece-me vergonhosa a forma como se está a publicitar isto de uma forma vitoriosa quando na verdade é uma vergonha tremenda. No meio do lote encontram-se grandes esperanças como o Nelson Oliveira.

Diogo disse...

tiago,

na verdade, ainda nao percebi muito bem o que e' esse tal "stars fund" (talvez materia para um post futuro? talvez outros amigos bloguistas ja' o tenham feito?), mas se bem perceb o benfica nao vendeu passes.

o que me parece que se passa e' o seguinte: o benfica deve dinheiro ao espirito santo e nao tem como o pagar a nao ser vendendo jogadores. para tal, cria um fundo de investimento em que uma porcao dos passes de alguns jogadores (ve bem quem foram os eleitos: todos jovens com grande mercado...) e' partilhada com o fundo, ficando o restante posse do benfica. ou seja, se alguma vez o nelson oliveira for vendido ao real madrid por 200 milhoes de dolares, o espirito santo recebe 25% da transaccao. a partir do momento que a divida esteja saldada, o benfica fica com credito com o espirito santo, por intermedio do "stars fund", o que implica que se podera' fazer um investimento em jogadores cada vez mais caros, ja' que o banco tera' a garantia de retorno financeiro e comparticipacao no activo movel do clube.

pelo menos, e' assim que eu percebo essa do stars fund...

alguem quer esclarecer?

Tiago disse...

Sempre que vendemos/alienamos passes perdemos controlo sobre o destino dos jogadores. Senti isso no caso do Manuel Fernandes.

Seja como for parece-me um erro.

Diogo disse...

mas acho que aqui o caso e' diferente. simplesmente porque o benfica e' parte interessada (e maioritaria) no desenrolar do negocio. nao e' um MSI. por isso, tendo controlo sobre a maioria do passe do jogador, o benfica tera' sempre a ultima palavra a dizer sobre qual a proposta a aceitar.

e pensando mais no tema, querera' o benfica investir em porcoes de passes de jogadores jovens de outros clubes com os quais possa ter ou nao cooperacoes? ou seja, veremos nos o BSF (benfica stars fun) investir, por exemplo, 10% no passe de um jovem como o Macheda, que joga no Manchester, tendo a contrapartida financeira de uma possivel venda desses jogadores? este investimento seria feito pelo BES em nome do Benfica?